FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: FAB NEWS

#3046 Mensagem por Skyway » Qua Jul 18, 2012 11:28 pm

Andre Correa escreveu:Eu acho que o C-130 faz um "barulho" muito maior do que os P-3, e mais grave... pelo menos os de Portugal.
Sério? Mesmo usando os mesmos motores e hélices similares? Interessante. :D




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3047 Mensagem por Andre Correa » Qua Jul 18, 2012 11:50 pm

Skyway escreveu:
Andre Correa escreveu:Eu acho que o C-130 faz um "barulho" muito maior do que os P-3, e mais grave... pelo menos os de Portugal.
Sério? Mesmo usando os mesmos motores e hélices similares? Interessante. :D

Pois, não sei se o desenho de cada aeronave influencia alguma coisa, pois eu sempre sei quando é uma ou outra a passar aqui, pois moro ao pé de uma Base da Força Aérea Portuguesa (e da Base Naval de Lisboa), e passam bem baixo já aqui, antes de entrarem na final.

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: FAB NEWS

#3048 Mensagem por Skyway » Qua Jul 18, 2012 11:52 pm

Deve ser alguma relação na posição do motor na asa, ou perfil de voo, sei lá. :lol:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3049 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Jul 19, 2012 10:34 am

Aqui em SSA os P-3 sempre fazem vôos a baixa altura dando muitas voltas em torno da Base, principalmente fim de tarde adentrando a noite.

O barulho dele parece mesmo mais agudo que o C-130.




_______________________________________________.
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: FAB NEWS

#3050 Mensagem por Justin Case » Qui Jul 19, 2012 11:54 am

Skyway escreveu:Deve ser alguma relação na posição do motor na asa, ou perfil de voo, sei lá. :lol:
Amigos, bom dia.

A principal causa de ruído de motores a jato (e turboélice) é a diferença de velocidade entre o fluxo de ar que sai do escapamento e aquele que flui por fora do conjunto motor.
Um mesmo motor pode utilizar soluções de escapamento diferentes. Um escapamento mais longo e mais estreito entrega um fluxo de ar com maior velocidade e mais alinhado (a maior "quebra" de velocidade, em relação ao fluxo externo, torna o ruído mais significativo).
Um escapamento mais curto e de maior diâmetro, por sua vez, proporciona um volume de ar maior, mas com menor velocidade (menos ruído).
Os motores turbofan são bem mais silenciosos porque existe um fluxo de ar com velocidade intermediária (aquele que é impulsionado pelo fan, mas não entra no conjunto compressor/câmara/turbina do motor a jato).
Outras fontes de ruído são os acessórios, tais como turbinas do ar condicionado, geradores, etc.
São meus palpites sobre o assunto.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Poti Camarão
Sênior
Sênior
Mensagens: 819
Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
Localização: Natal - Brasil
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

Re: FAB NEWS

#3051 Mensagem por Poti Camarão » Qui Jul 19, 2012 7:24 pm

Fábio Nascimento escreveu:Aqui em SSA os P-3 sempre fazem vôos a baixa altura dando muitas voltas em torno da Base, principalmente fim de tarde adentrando a noite.

O barulho dele parece mesmo mais agudo que o C-130.
Exatamente o que estão fazendo aqui em Natal! Só que aqui é começo da noite. Daí que não consegui distinguir o avião. Mas acho que é mesmo um P-3.

Mas alguém aí sabe dizer a finalidade desse treinamento?




Imagem
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3052 Mensagem por Fábio Nascimento » Sex Jul 20, 2012 10:39 am

Aqui em SSa o objetivo é qualificar os pilotos em aproximação e pouso, principalmente por instrumentos.




_______________________________________________.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39056
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6006 vezes
Agradeceram: 3376 vezes

Re: FAB NEWS

#3053 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 20, 2012 11:36 am

NOTÍCIAS

Aviação militar
BOEING PODE FORNECER PRÓXIMO AVIÃO PRESIDENCIAL

Presidente estaria em conversa com fabricante dos EUA

da Redação
Fontes ligadas ao governo federal disseram à agência Reuters que a presidente Dilma Rousseff estaria em conversa com a Boeing para a substituição do atual avião presidencial, um Airbus A319 VIP. De acordo com as informações, Dilma quer um avião maior e que não necessite de tantas escalas técnicas para reabastecimento. E o avião ideal seria um Boeing 747, modelo similar o usado pela presidência dos Estados Unidos. As fontes citam, ainda, as constantes viagens que a presidente Dilma e os futuros presidentes farão à China, pelo menos uma vez ao ano, e ressaltam que a "(.) comitiva presidencial não deve fazer tantas escalas técnicas". Se realizada, a compra do avião presidencial seria uma vitória simbólica nos esforços da Boeing em ganhar mercado na economia brasileira, a maior da América Latina e sexta do mundo.

fonte: http://aeromagazine.uol.com.br/voo-segu ... 3107-1.asp




Carpe Diem
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: FAB NEWS

#3054 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 20, 2012 3:22 pm

Tambem tive a impressao que o P3 e' mais barulhento que o C130. Mas e' so' isso, impressao. :)

Mudando de assunto, ontem(quinta-feira), passando por Brasilia, vi um KC135(ou 707 reformado) na base aerea de Brasilia. Estava escuro e nao dava para identificar a nacionalidade, com excessao de uma estrela branca no leme(chilenos? :shock: ) O probe era daquele tipo de lanca, dos americanos. Alguem sabe do que se trata? :)
Um outro aviador junto disse que na vespera houve varias passagens baixas de cacas sobre o aeroporto, mas nao soube identificar quais seriam.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: FAB NEWS

#3055 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 20, 2012 3:42 pm

Pelo visto esse parece ser Chileno que tem o KC-135 ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: FAB NEWS

#3056 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jul 21, 2012 10:25 pm

Olha, parece que o 1º/16 Adelphi vai mesmo se mudar para a BACG tão logo as instalações em construção naquela base fiquem prontas. Em contrapartida o 3º/8 GAv esquadrão Puma, uma vez que o Adelphi saia da BASC, deverá ocupar as instalações dos A-1.

A Fonte é o Cel Av(R1) A. C. Alamino via Revista ASAS, última edição.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3057 Mensagem por Alcantara » Sáb Jul 28, 2012 10:42 pm

Skyway escreveu:Deve ser alguma relação na posição do motor na asa, ou perfil de voo, sei lá. :lol:
Pesos diferentes devem levar a configurações diferentes de potência, passo e rotação das hélices, daí, mudanças na sonoridade podem ser plausíveis.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: FAB NEWS

#3058 Mensagem por talharim » Ter Ago 07, 2012 10:06 am

PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DO GALEÃO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo no- 67112.000402/2012-60; INEXIGIBILIDADE no- 003/ PAMAGL/
2012; OBJETO: Serviços de Suporte de Material, Manutenção
Programada e Não Programada, monitoramento e controle de
manutenção para as 24 aeronaves C99/VC99 e E-99/R-99, com vistas
a possibilitar a adequada Pronta-resposta Logística para garantia dos
Índices de disponibilidade necessários ao cumprimento das Missões
do 1º/2ºGT, do GTE e do 2º/6ºGAv;
CONTRATADA: EAI - EMBRAER AVIATION INTERNATIONAL;
VALOR ESTIMADO: US$ 130.096.891,28 (cento e trinta milhões,
noventa e seis mil e oitocentos e noventa e um dólares e vinte e oito
centavos americanos);
FUNDAMENTO LEGAL: Artigo 25, Caput, da Lei no- 8.666, de 21
Jun 93 e suas alterações posteriores;
JUSTIFICATIVA: Parecer Técnico no- 001/TTEC-CPR2/2012;
SOLICITANTE: Brig Ar Antonio Ricardo Pinheiro Vieira (Ordenador
de Despesas do PAMAGL); e RATIFICAÇÃO: Brig Ar PAULO
JOÃO CURY (Diretor da DIRMAB).




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39056
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6006 vezes
Agradeceram: 3376 vezes

Re: FAB NEWS

#3059 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 07, 2012 1:06 pm

Parece que a modernização de meia vida dos E-145 da FAB enfim vai sair.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: FAB NEWS

#3060 Mensagem por rodrigo » Ter Ago 07, 2012 1:24 pm

Parece que a modernização de meia vida dos E-145 da FAB enfim vai sair.
Acho que é uma compra para tapar um buraco na cadeia logística.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder