FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Paisano
- Sênior
- Mensagens: 16163
- Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
- Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
Esse Senhor Joseph Kovac atualmente não está trabalhando para o concorrente da EMBRAER na licitação da USAF?
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62305
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6529 vezes
- Agradeceram: 6899 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
Parece que ele tinha algo a ver com o Coreano. Que fale o quanto quiser, pelo que li foi pura besteira mesmo...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- osolamaalua
- Avançado
- Mensagens: 514
- Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 44 vezes
Re: FAB NEWS
Pessoal desculpe, mas o engenheiro Kovacs é um baita engenheiro e tem muito conhecimento. Tem certas coisas que nõa se deve falar, leiam meus posts e batam com o que esta no texto colocado pelo senhor Dall. Nenhuma maquina é perfeita, ela pode ter particularidades que tem que ser desvendadas. É um produto novo que ainda tem coisas a aprimorar, não levem nada a perfeição. Se o F22 dá defeito imagina A-29.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62305
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6529 vezes
- Agradeceram: 6899 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
As FARC discordariam, cupincha, têm levado na cabeça direto e sem falhas...





“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- osolamaalua
- Avançado
- Mensagens: 514
- Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 44 vezes
Re: FAB NEWS
Não podemos confundir capacidade dos sistemas de armas com a plataforma de armas. O que foi dito é que a aeronave cresceu muito da sua original. É uma aeronave nova e como aeronave nova pode ter caracteristicas diferente da sua origem o T-27. O avião é muito bom, só que tem tido alguns acidentes e incidentes. Mas vida que segue. Queria mesmo é discutir a compra do F-X mas como não tem mais, vou dormir.
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 9023
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 328 vezes
- Agradeceram: 573 vezes
Re: FAB NEWS
Exatamente agora em SM temos um KC-137 indo para pouso e 8 ou 10 F-5 voando em formação.
Um abraço e t+
Um abraço e t+

- Hermes
- Sênior
- Mensagens: 890
- Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
- Localização: Barra Mansa/RJ
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 132 vezes
Re: FAB NEWS
Eu achei interessantes as afirmações do Sr. Kovacs, mas não para o Super Tucano e sim para pensarmos em um substituto para os Tucanos, que um dia haverão de dar baixa. Será que a Embrarer ou a FAB já não deveria estar pensando em algo assim?
...
- JT8D
- Sênior
- Mensagens: 1164
- Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
- Agradeceu: 194 vezes
- Agradeceram: 100 vezes
Re: FAB NEWS
Sempre achei que a Embraer deveria ter desenvolvido um substituto para o Tucano. É um mercado que ela dominava e que deixou de mão beijada para os concorrentes.hmundongo escreveu:Eu achei interessantes as afirmações do Sr. Kovacs, mas não para o Super Tucano e sim para pensarmos em um substituto para os Tucanos, que um dia haverão de dar baixa. Será que a Embrarer ou a FAB já não deveria estar pensando em algo assim?
[]´s,
JT
- Hermes
- Sênior
- Mensagens: 890
- Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
- Localização: Barra Mansa/RJ
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 132 vezes
Re: FAB NEWS
Penso isso também, seria um degrau abaixo do Super. Não sei se o racioncínio das montadoras de automóveis poderia ser aplicado ao mercado aeronáutico, mas elas produzem carros que se adequam a todos os gostos e assim ocupam todos os nichos, tal como o Novo Uno, o Pálio e o Punto que são semelhantes em tamanho, mas diferentes no público. Acho que a Embraer poderia pensar nisso, fazendo um Tucano mais avançado para quem quer somente treinar e o Super Tucano para quem quer treinamento avançado e ataque.
...
- Thor
- Sênior
- Mensagens: 1558
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: FAB NEWS
O acidente de Boa Vista, que eu me lembre, foi a chegada do esquadrão com 8 aeronaves, regressando após uma campanha de emprego no estande de Cachimbo. Devido as distâncias que sabemos na Amazônia, o ponto de decisão para alternar para o pouso já havia passado, e devido a meteorologia estar boa ainda, eles prosseguiram para Boa Vista. Quando no início da descida, entrou um CB imprevisto que fechou a pista, com chuvas e ventos que impossibilitaram o pouso justo na hora de chegada deles. Ficaram circulando, aguardando melhoria, combustível acabando, sem ter como voltar a Manaus ou outro aerodromo que operasse IFR. Alguns tentaram procedimento instrumento, dentro do "monstro" e não conseguiram pousar. Luzes de baixo nível se acendendo. Alguns pousando em estradas de chão. Outro forçaram a barra no procedimento IFR, com visibilidade abaixo dos mínimos para a categoria, o que levou à colisão com a antena e a fatalidade de um dos pilotos que perdeu o controle a baixíssima altura. Não vejo que o problema foi do avião.Cassio escreveu:Finalmente um post mais sensato... finalmente.Alitson escreveu:Agora o A-29 virou um “fazedor de viúvas”...E os assentos da Martin Backer não prestam...
![]()
Quase 10? Bem, até aonde sei foram 6 em 7 anos, sendo 2 com capacidade de recuperação.
Olhem bem, 6 acidentes (7 se consideramos que um dos protótipos caiu durante um vôo de ensaios, e 8 com o do Equador).
Destes casos, sabemos que 3 foram devido a condições atmosféricas e que apenas um "caiu" depois de bater numa antena, restando então 5 cujas circustâncias não sabemos.
É sabido que ocorreram 5 ejeções, sendo que 3 sobreviveram e 2 faleceram. Uma das ejeções ocorreu com a aeronave de lado, e muito próxima ao solo, totalmente fora do "envelope de ejeção", e portanto causando a morte do piloto. Ou seja, das 5 ejeções que se tem notícias, em 4 os assentos funcionaram como previsto... e em apenas uma não se sabe ainda o que ocorreu (esta última).
São mais de 150 aviões entregues (todos os operadores), com alta taxa de utilização, pilotados por pilotos nem sempre experientes... (em um dos acidentes da FAB o piloto era um aspirante ainda). Em 7 anos, 7 acidentes... bem não vejo porque se alarmar.
Mas é claro que todo acidente precisa ser investigado e melhorias (de projeto, de doutrina de emprego, de treinamento, de...) sempre são necessárias e bem vindas.
A FAB operou 166 aeronaves Xavante, e perdeu cerca de 70 deles em acidentes... A FAB recebeu 133 aeronaves Tucano, e perdeu pouco mais de 30 em acidentes.
Ou seja, aeronave com altos índices de operação (horas voadas), frotas grandes, e sujeitas e pilotos com menos experiência em missões de treinamento... igual a maior índice de acidentes. Alguma novidade nisso?
Não se sabe o que aconteceu agora, mas quando se decola, entrando em condições IMC, é comum o piloto se desorientar e entrar em atitude anormal... ou seja, novamente, se não houve pane no HUD ou BFI, a aeronave não contribuiu com o acidente... em minha opinião.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
- Everson Garcia
- Intermediário
- Mensagens: 275
- Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
- Localização: sp-Brasil
- Agradeceram: 5 vezes
Re: FAB NEWS
Os iraquianos levaram na cabeça tbém assim como o taleban, o que levou inclusive a ROYAL AIR FORCE a analisar seriamente o super tucano!!!!Túlio escreveu:As FARC discordariam, cupincha, têm levado na cabeça direto e sem falhas...![]()
![]()
![]()
BRASIL ACIMA de TUDO
- Everson Garcia
- Intermediário
- Mensagens: 275
- Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
- Localização: sp-Brasil
- Agradeceram: 5 vezes
Re: FAB NEWS
Tomara que não seja outro xavante!!!!!!!!!!!!Thor escreveu:O acidente de Boa Vista, que eu me lembre, foi a chegada do esquadrão com 8 aeronaves, regressando após uma campanha de emprego no estande de Cachimbo. Devido as distâncias que sabemos na Amazônia, o ponto de decisão para alternar para o pouso já havia passado, e devido a meteorologia estar boa ainda, eles prosseguiram para Boa Vista. Quando no início da descida, entrou um CB imprevisto que fechou a pista, com chuvas e ventos que impossibilitaram o pouso justo na hora de chegada deles. Ficaram circulando, aguardando melhoria, combustível acabando, sem ter como voltar a Manaus ou outro aerodromo que operasse IFR. Alguns tentaram procedimento instrumento, dentro do "monstro" e não conseguiram pousar. Luzes de baixo nível se acendendo. Alguns pousando em estradas de chão. Outro forçaram a barra no procedimento IFR, com visibilidade abaixo dos mínimos para a categoria, o que levou à colisão com a antena e a fatalidade de um dos pilotos que perdeu o controle a baixíssima altura. Não vejo que o problema foi do avião.Cassio escreveu: Finalmente um post mais sensato... finalmente.
Olhem bem, 6 acidentes (7 se consideramos que um dos protótipos caiu durante um vôo de ensaios, e 8 com o do Equador).
Destes casos, sabemos que 3 foram devido a condições atmosféricas e que apenas um "caiu" depois de bater numa antena, restando então 5 cujas circustâncias não sabemos.
É sabido que ocorreram 5 ejeções, sendo que 3 sobreviveram e 2 faleceram. Uma das ejeções ocorreu com a aeronave de lado, e muito próxima ao solo, totalmente fora do "envelope de ejeção", e portanto causando a morte do piloto. Ou seja, das 5 ejeções que se tem notícias, em 4 os assentos funcionaram como previsto... e em apenas uma não se sabe ainda o que ocorreu (esta última).
São mais de 150 aviões entregues (todos os operadores), com alta taxa de utilização, pilotados por pilotos nem sempre experientes... (em um dos acidentes da FAB o piloto era um aspirante ainda). Em 7 anos, 7 acidentes... bem não vejo porque se alarmar.
Mas é claro que todo acidente precisa ser investigado e melhorias (de projeto, de doutrina de emprego, de treinamento, de...) sempre são necessárias e bem vindas.
A FAB operou 166 aeronaves Xavante, e perdeu cerca de 70 deles em acidentes... A FAB recebeu 133 aeronaves Tucano, e perdeu pouco mais de 30 em acidentes.
Ou seja, aeronave com altos índices de operação (horas voadas), frotas grandes, e sujeitas e pilotos com menos experiência em missões de treinamento... igual a maior índice de acidentes. Alguma novidade nisso?
Não se sabe o que aconteceu agora, mas quando se decola, entrando em condições IMC, é comum o piloto se desorientar e entrar em atitude anormal... ou seja, novamente, se não houve pane no HUD ou BFI, a aeronave não contribuiu com o acidente... em minha opinião.
Abraços
BRASIL ACIMA de TUDO
-
- Sênior
- Mensagens: 3584
- Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
- Localização: Rio Claro/SP
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Re: FAB NEWS
Grupo de Artilharia Antiaérea forma novos operadores e instrutores de simulador





Dez militares do Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (1º GAAAD), localizado em Canoas (RS), concluíram o estágio de operador e instrutor do Simulador 9F859 (KONUS) e Conjunto de Treinamento 9F663. Em cinco dias de instruções teóricas e práticas, realizadas de 2 a 6 de julho, o curso habilitou o grupo a conduzir instruções no simulador e conjunto de treinamento.
O treinamento, que totalizou 30 tempos de aula, foi conduzido pelos sargentos Klein e Chrzanowski, treinados na Rússia e, até então, os únicos instrutores do sistema.
De acordo com o Comandante do 1º GAAAD, Tenente-Coronel de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira, o processo de atualização e manutenção operacional do GAAAD será facilitado com os novos instrutores e operadores do sistema.
Fonte: 1º GAAAD





Dez militares do Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (1º GAAAD), localizado em Canoas (RS), concluíram o estágio de operador e instrutor do Simulador 9F859 (KONUS) e Conjunto de Treinamento 9F663. Em cinco dias de instruções teóricas e práticas, realizadas de 2 a 6 de julho, o curso habilitou o grupo a conduzir instruções no simulador e conjunto de treinamento.
O treinamento, que totalizou 30 tempos de aula, foi conduzido pelos sargentos Klein e Chrzanowski, treinados na Rússia e, até então, os únicos instrutores do sistema.
De acordo com o Comandante do 1º GAAAD, Tenente-Coronel de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira, o processo de atualização e manutenção operacional do GAAAD será facilitado com os novos instrutores e operadores do sistema.
Fonte: 1º GAAAD
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE
http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE

-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: FAB NEWS
Acho que esta havendo muita precipitacao aqui. O A29 agora e' o pau p/toda a obra na caca **da FAB, e por uma simples questao estatistica, sera' o que estara mais sujeito a acidentes. Assim como foi o Xavante. E' claro que todo acidente deve ser investigado e toda prevencao sera' feito para que nao se repita.
Mas troca-lo por jato nao melhoraria nada. Alias, a unica coisa que um A29 pode ser mais dificil que um jato e' o seu torque na decolagem. O resto, com certeza, sera' mais simples. Ate' porque um jovem tenente nele tera' uma experiencia de um ano na Academia no T27(similar), mais um ano em Natal e mais a experiencia nos 3ºs. Ou seja, uma boa carga de experiencia no modelo ou similar. Se fosse em outro modelo, estaria "zerando" essa experiencia.
Quanto ao texto do Kovacs, nao obstante sua enorme sapiencia, em minha opiniao ele foi "purista", pensando, e explanando, como projetista. Mas, no final, sempre quem manda e' o cliente, tendo o projetista que adaptar suas ideias as necessidades do operador, no custo beneficio. O exemplo do F16 no texto citado, na verdade e' o contrario do que o recorte do texto sugere. No texto inteiro, ele "reclama" do que fizeram com o F16, do modelo F16A, simples, para o bomb truck de hoje. Ou seja, o que foi feito com o T27/ A29, e' o mesmo que fizeram com o F16. Ou seja, e' um sucesso.
Custo beneficio. 
** Aí, desculpem o teclado, sem o cedilha...
nao é trocadilho!! 
Mas troca-lo por jato nao melhoraria nada. Alias, a unica coisa que um A29 pode ser mais dificil que um jato e' o seu torque na decolagem. O resto, com certeza, sera' mais simples. Ate' porque um jovem tenente nele tera' uma experiencia de um ano na Academia no T27(similar), mais um ano em Natal e mais a experiencia nos 3ºs. Ou seja, uma boa carga de experiencia no modelo ou similar. Se fosse em outro modelo, estaria "zerando" essa experiencia.
Quanto ao texto do Kovacs, nao obstante sua enorme sapiencia, em minha opiniao ele foi "purista", pensando, e explanando, como projetista. Mas, no final, sempre quem manda e' o cliente, tendo o projetista que adaptar suas ideias as necessidades do operador, no custo beneficio. O exemplo do F16 no texto citado, na verdade e' o contrario do que o recorte do texto sugere. No texto inteiro, ele "reclama" do que fizeram com o F16, do modelo F16A, simples, para o bomb truck de hoje. Ou seja, o que foi feito com o T27/ A29, e' o mesmo que fizeram com o F16. Ou seja, e' um sucesso.


** Aí, desculpem o teclado, sem o cedilha...


Editado pela última vez por alcmartin em Qua Jul 11, 2012 11:38 am, em um total de 1 vez.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: FAB NEWS
x2.alcmartin escreveu:Acho que esta havendo muita precipitacao aqui. O A29 agora e' o pau p/toda a obra na caca da FAB, e por uma simples questao estatistica, sera' o que estara mais sujeito a acidentes. Assim como foi o Xavante. E' claro que todo acidente deve ser investigado e toda prevencao sera' feito para que nao se repita.
Mas troca-lo por jato nao melhoraria nada. Alias, a unica coisa que um A29 pode ser mais dificil que um jato e' o seu torque na decolagem. O resto, com certeza, sera' mais simples. Ate' porque um jovem tenente nele tera' uma experiencia de um ano na Academia no T27(similar), mais um ano em Natal e mais a experiencia nos 3ºs. Ou seja, uma boa carga de experiencia no modelo ou similar. Se fosse em outro modelo, estaria "zerando" essa experiencia.
Quanto ao texto do Kovacs, nao obstante sua enorme sapiencia, em minha opiniao ele foi "purista", pensando, e explanando, como projetista. Mas, no final, sempre quem manda e' o cliente, tendo o projetista que adaptar suas ideias as necessidades do operador, no custo beneficio. O exemplo do F16 no texto citado, na verdade e' o contrario do que o recorte do texto sugere. No texto inteiro, ele "reclama" do que fizeram com o F16, do modelo F16A, simples, para o bomb truck de hoje. Ou seja, o que foi feito com o T27/ A29, e' o mesmo que fizeram com o F16. Ou seja, e' um sucesso.Custo beneficio.
Para ser honesto esses textos atuais do Kovacs me assustam tanto quanto os textos mais atuais to Ozires Silva.
Sério.

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
