FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FAB NEWS

#3016 Mensagem por Paisano » Dom Jul 08, 2012 9:10 pm

Esse Senhor Joseph Kovac atualmente não está trabalhando para o concorrente da EMBRAER na licitação da USAF?




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Re: FAB NEWS

#3017 Mensagem por Túlio » Dom Jul 08, 2012 9:18 pm

Parece que ele tinha algo a ver com o Coreano. Que fale o quanto quiser, pelo que li foi pura besteira mesmo...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: FAB NEWS

#3018 Mensagem por osolamaalua » Dom Jul 08, 2012 10:07 pm

Pessoal desculpe, mas o engenheiro Kovacs é um baita engenheiro e tem muito conhecimento. Tem certas coisas que nõa se deve falar, leiam meus posts e batam com o que esta no texto colocado pelo senhor Dall. Nenhuma maquina é perfeita, ela pode ter particularidades que tem que ser desvendadas. É um produto novo que ainda tem coisas a aprimorar, não levem nada a perfeição. Se o F22 dá defeito imagina A-29.




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Re: FAB NEWS

#3019 Mensagem por Túlio » Dom Jul 08, 2012 10:09 pm

As FARC discordariam, cupincha, têm levado na cabeça direto e sem falhas... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: FAB NEWS

#3020 Mensagem por osolamaalua » Dom Jul 08, 2012 10:16 pm

Não podemos confundir capacidade dos sistemas de armas com a plataforma de armas. O que foi dito é que a aeronave cresceu muito da sua original. É uma aeronave nova e como aeronave nova pode ter caracteristicas diferente da sua origem o T-27. O avião é muito bom, só que tem tido alguns acidentes e incidentes. Mas vida que segue. Queria mesmo é discutir a compra do F-X mas como não tem mais, vou dormir.




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Re: FAB NEWS

#3021 Mensagem por Pablo Maica » Seg Jul 09, 2012 2:02 pm

Exatamente agora em SM temos um KC-137 indo para pouso e 8 ou 10 F-5 voando em formação.




Um abraço e t+ :D




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Re: FAB NEWS

#3022 Mensagem por Hermes » Seg Jul 09, 2012 9:04 pm

Eu achei interessantes as afirmações do Sr. Kovacs, mas não para o Super Tucano e sim para pensarmos em um substituto para os Tucanos, que um dia haverão de dar baixa. Será que a Embrarer ou a FAB já não deveria estar pensando em algo assim?




...
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Re: FAB NEWS

#3023 Mensagem por JT8D » Seg Jul 09, 2012 9:17 pm

hmundongo escreveu:Eu achei interessantes as afirmações do Sr. Kovacs, mas não para o Super Tucano e sim para pensarmos em um substituto para os Tucanos, que um dia haverão de dar baixa. Será que a Embrarer ou a FAB já não deveria estar pensando em algo assim?
Sempre achei que a Embraer deveria ter desenvolvido um substituto para o Tucano. É um mercado que ela dominava e que deixou de mão beijada para os concorrentes.

[]´s,

JT




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Re: FAB NEWS

#3024 Mensagem por Hermes » Seg Jul 09, 2012 11:31 pm

Penso isso também, seria um degrau abaixo do Super. Não sei se o racioncínio das montadoras de automóveis poderia ser aplicado ao mercado aeronáutico, mas elas produzem carros que se adequam a todos os gostos e assim ocupam todos os nichos, tal como o Novo Uno, o Pálio e o Punto que são semelhantes em tamanho, mas diferentes no público. Acho que a Embraer poderia pensar nisso, fazendo um Tucano mais avançado para quem quer somente treinar e o Super Tucano para quem quer treinamento avançado e ataque.




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Re: FAB NEWS

#3025 Mensagem por Thor » Seg Jul 09, 2012 11:40 pm

Cassio escreveu:
Alitson escreveu:Agora o A-29 virou um “fazedor de viúvas”... :roll: E os assentos da Martin Backer não prestam... :roll:

Quase 10? Bem, até aonde sei foram 6 em 7 anos, sendo 2 com capacidade de recuperação. :evil:
Finalmente um post mais sensato... finalmente.

Olhem bem, 6 acidentes (7 se consideramos que um dos protótipos caiu durante um vôo de ensaios, e 8 com o do Equador).

Destes casos, sabemos que 3 foram devido a condições atmosféricas e que apenas um "caiu" depois de bater numa antena, restando então 5 cujas circustâncias não sabemos.

É sabido que ocorreram 5 ejeções, sendo que 3 sobreviveram e 2 faleceram. Uma das ejeções ocorreu com a aeronave de lado, e muito próxima ao solo, totalmente fora do "envelope de ejeção", e portanto causando a morte do piloto. Ou seja, das 5 ejeções que se tem notícias, em 4 os assentos funcionaram como previsto... e em apenas uma não se sabe ainda o que ocorreu (esta última).

São mais de 150 aviões entregues (todos os operadores), com alta taxa de utilização, pilotados por pilotos nem sempre experientes... (em um dos acidentes da FAB o piloto era um aspirante ainda). Em 7 anos, 7 acidentes... bem não vejo porque se alarmar.

Mas é claro que todo acidente precisa ser investigado e melhorias (de projeto, de doutrina de emprego, de treinamento, de...) sempre são necessárias e bem vindas.

A FAB operou 166 aeronaves Xavante, e perdeu cerca de 70 deles em acidentes... A FAB recebeu 133 aeronaves Tucano, e perdeu pouco mais de 30 em acidentes.

Ou seja, aeronave com altos índices de operação (horas voadas), frotas grandes, e sujeitas e pilotos com menos experiência em missões de treinamento... igual a maior índice de acidentes. Alguma novidade nisso?
O acidente de Boa Vista, que eu me lembre, foi a chegada do esquadrão com 8 aeronaves, regressando após uma campanha de emprego no estande de Cachimbo. Devido as distâncias que sabemos na Amazônia, o ponto de decisão para alternar para o pouso já havia passado, e devido a meteorologia estar boa ainda, eles prosseguiram para Boa Vista. Quando no início da descida, entrou um CB imprevisto que fechou a pista, com chuvas e ventos que impossibilitaram o pouso justo na hora de chegada deles. Ficaram circulando, aguardando melhoria, combustível acabando, sem ter como voltar a Manaus ou outro aerodromo que operasse IFR. Alguns tentaram procedimento instrumento, dentro do "monstro" e não conseguiram pousar. Luzes de baixo nível se acendendo. Alguns pousando em estradas de chão. Outro forçaram a barra no procedimento IFR, com visibilidade abaixo dos mínimos para a categoria, o que levou à colisão com a antena e a fatalidade de um dos pilotos que perdeu o controle a baixíssima altura. Não vejo que o problema foi do avião.
Não se sabe o que aconteceu agora, mas quando se decola, entrando em condições IMC, é comum o piloto se desorientar e entrar em atitude anormal... ou seja, novamente, se não houve pane no HUD ou BFI, a aeronave não contribuiu com o acidente... em minha opinião.
Abraços




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Re: FAB NEWS

#3026 Mensagem por Everson Garcia » Seg Jul 09, 2012 11:45 pm

Túlio escreveu:As FARC discordariam, cupincha, têm levado na cabeça direto e sem falhas... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Os iraquianos levaram na cabeça tbém assim como o taleban, o que levou inclusive a ROYAL AIR FORCE a analisar seriamente o super tucano!!!!




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Re: FAB NEWS

#3027 Mensagem por Everson Garcia » Seg Jul 09, 2012 11:49 pm

Thor escreveu:
Cassio escreveu: Finalmente um post mais sensato... finalmente.

Olhem bem, 6 acidentes (7 se consideramos que um dos protótipos caiu durante um vôo de ensaios, e 8 com o do Equador).

Destes casos, sabemos que 3 foram devido a condições atmosféricas e que apenas um "caiu" depois de bater numa antena, restando então 5 cujas circustâncias não sabemos.

É sabido que ocorreram 5 ejeções, sendo que 3 sobreviveram e 2 faleceram. Uma das ejeções ocorreu com a aeronave de lado, e muito próxima ao solo, totalmente fora do "envelope de ejeção", e portanto causando a morte do piloto. Ou seja, das 5 ejeções que se tem notícias, em 4 os assentos funcionaram como previsto... e em apenas uma não se sabe ainda o que ocorreu (esta última).

São mais de 150 aviões entregues (todos os operadores), com alta taxa de utilização, pilotados por pilotos nem sempre experientes... (em um dos acidentes da FAB o piloto era um aspirante ainda). Em 7 anos, 7 acidentes... bem não vejo porque se alarmar.

Mas é claro que todo acidente precisa ser investigado e melhorias (de projeto, de doutrina de emprego, de treinamento, de...) sempre são necessárias e bem vindas.

A FAB operou 166 aeronaves Xavante, e perdeu cerca de 70 deles em acidentes... A FAB recebeu 133 aeronaves Tucano, e perdeu pouco mais de 30 em acidentes.

Ou seja, aeronave com altos índices de operação (horas voadas), frotas grandes, e sujeitas e pilotos com menos experiência em missões de treinamento... igual a maior índice de acidentes. Alguma novidade nisso?
O acidente de Boa Vista, que eu me lembre, foi a chegada do esquadrão com 8 aeronaves, regressando após uma campanha de emprego no estande de Cachimbo. Devido as distâncias que sabemos na Amazônia, o ponto de decisão para alternar para o pouso já havia passado, e devido a meteorologia estar boa ainda, eles prosseguiram para Boa Vista. Quando no início da descida, entrou um CB imprevisto que fechou a pista, com chuvas e ventos que impossibilitaram o pouso justo na hora de chegada deles. Ficaram circulando, aguardando melhoria, combustível acabando, sem ter como voltar a Manaus ou outro aerodromo que operasse IFR. Alguns tentaram procedimento instrumento, dentro do "monstro" e não conseguiram pousar. Luzes de baixo nível se acendendo. Alguns pousando em estradas de chão. Outro forçaram a barra no procedimento IFR, com visibilidade abaixo dos mínimos para a categoria, o que levou à colisão com a antena e a fatalidade de um dos pilotos que perdeu o controle a baixíssima altura. Não vejo que o problema foi do avião.
Não se sabe o que aconteceu agora, mas quando se decola, entrando em condições IMC, é comum o piloto se desorientar e entrar em atitude anormal... ou seja, novamente, se não houve pane no HUD ou BFI, a aeronave não contribuiu com o acidente... em minha opinião.
Abraços
Tomara que não seja outro xavante!!!!!!!!!!!!




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Re: FAB NEWS

#3028 Mensagem por binfa » Ter Jul 10, 2012 12:24 pm

Grupo de Artilharia Antiaérea forma novos operadores e instrutores de simulador

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/original/13569/konus01.jpg

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Dez militares do Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (1º GAAAD), localizado em Canoas (RS), concluíram o estágio de operador e instrutor do Simulador 9F859 (KONUS) e Conjunto de Treinamento 9F663. Em cinco dias de instruções teóricas e práticas, realizadas de 2 a 6 de julho, o curso habilitou o grupo a conduzir instruções no simulador e conjunto de treinamento.

O treinamento, que totalizou 30 tempos de aula, foi conduzido pelos sargentos Klein e Chrzanowski, treinados na Rússia e, até então, os únicos instrutores do sistema.

De acordo com o Comandante do 1º GAAAD, Tenente-Coronel de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira, o processo de atualização e manutenção operacional do GAAAD será facilitado com os novos instrutores e operadores do sistema.

Fonte: 1º GAAAD




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Re: FAB NEWS

#3029 Mensagem por alcmartin » Qua Jul 11, 2012 12:34 am

Acho que esta havendo muita precipitacao aqui. O A29 agora e' o pau p/toda a obra na caca **da FAB, e por uma simples questao estatistica, sera' o que estara mais sujeito a acidentes. Assim como foi o Xavante. E' claro que todo acidente deve ser investigado e toda prevencao sera' feito para que nao se repita.
Mas troca-lo por jato nao melhoraria nada. Alias, a unica coisa que um A29 pode ser mais dificil que um jato e' o seu torque na decolagem. O resto, com certeza, sera' mais simples. Ate' porque um jovem tenente nele tera' uma experiencia de um ano na Academia no T27(similar), mais um ano em Natal e mais a experiencia nos 3ºs. Ou seja, uma boa carga de experiencia no modelo ou similar. Se fosse em outro modelo, estaria "zerando" essa experiencia.

Quanto ao texto do Kovacs, nao obstante sua enorme sapiencia, em minha opiniao ele foi "purista", pensando, e explanando, como projetista. Mas, no final, sempre quem manda e' o cliente, tendo o projetista que adaptar suas ideias as necessidades do operador, no custo beneficio. O exemplo do F16 no texto citado, na verdade e' o contrario do que o recorte do texto sugere. No texto inteiro, ele "reclama" do que fizeram com o F16, do modelo F16A, simples, para o bomb truck de hoje. Ou seja, o que foi feito com o T27/ A29, e' o mesmo que fizeram com o F16. Ou seja, e' um sucesso. :mrgreen: Custo beneficio. :wink:

** Aí, desculpem o teclado, sem o cedilha... :oops: nao é trocadilho!! :mrgreen:




Editado pela última vez por alcmartin em Qua Jul 11, 2012 11:38 am, em um total de 1 vez.
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Re: FAB NEWS

#3030 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 11, 2012 2:04 am

alcmartin escreveu:Acho que esta havendo muita precipitacao aqui. O A29 agora e' o pau p/toda a obra na caca da FAB, e por uma simples questao estatistica, sera' o que estara mais sujeito a acidentes. Assim como foi o Xavante. E' claro que todo acidente deve ser investigado e toda prevencao sera' feito para que nao se repita.
Mas troca-lo por jato nao melhoraria nada. Alias, a unica coisa que um A29 pode ser mais dificil que um jato e' o seu torque na decolagem. O resto, com certeza, sera' mais simples. Ate' porque um jovem tenente nele tera' uma experiencia de um ano na Academia no T27(similar), mais um ano em Natal e mais a experiencia nos 3ºs. Ou seja, uma boa carga de experiencia no modelo ou similar. Se fosse em outro modelo, estaria "zerando" essa experiencia.

Quanto ao texto do Kovacs, nao obstante sua enorme sapiencia, em minha opiniao ele foi "purista", pensando, e explanando, como projetista. Mas, no final, sempre quem manda e' o cliente, tendo o projetista que adaptar suas ideias as necessidades do operador, no custo beneficio. O exemplo do F16 no texto citado, na verdade e' o contrario do que o recorte do texto sugere. No texto inteiro, ele "reclama" do que fizeram com o F16, do modelo F16A, simples, para o bomb truck de hoje. Ou seja, o que foi feito com o T27/ A29, e' o mesmo que fizeram com o F16. Ou seja, e' um sucesso. :mrgreen: Custo beneficio. :wink:
x2.

Para ser honesto esses textos atuais do Kovacs me assustam tanto quanto os textos mais atuais to Ozires Silva.

Sério. :wink:

[]s
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