![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Tens os links para acesso aos documentos?Túlio escreveu:Sobre desenvolver mesmo coisas como estão sendo faladas aqui, melhor consultar o complicadíssimo R-105 antes, nem protótipo dá para fazer sem autorização do DFPC...![]()
Esta sua idéia é coincidente com a minha do motor-foguete de combustível híbrido, mas em um nível bem diferente. Para se chegar a um míssil em si, mesmo que apenas um primeiro estágio para o já existente A-Darter, será necessário desenvolver diversos sistemas (motor, estrutura, eletrônica e sistemas de controle, energia e acionamentos, acoplamento com o próprio A-Darter, sistema de lançamento e suas conexões, etc...). Isso tudo é muito específico, complexo, e bastante caro. Estaríamos falando de um investimento de pelo menos alguns milhões de reais ao longo de alguns anos até se chegar a um protótipo-conceito que pudesse ser mostrado aos interessados (as FA´s e as próprias empresas que desenvolvem o A-Darter). Eu pessoalmente não tenho a menor idéia de onde tiraria os recursos para isso, e em muitas áreas envolvidas, como na eletrônica, meu conhecimento na verdade é bem pequeno.1- (já lançada no fórum) Criação de um míssil AAe de médio alcance, baseado no A-Darter. Ele teria dois estágios, sendo o primeiro estágio podendo ser guiado via rádio, e o segundo sendo praticamente um A-Darter comum que teria sua guiagem tradicional, para os últimos quilômetros da interceptação.
Uma torre AAe é um sistema mecanicamente muito complexo, volumoso, bastante caro, e além disso já existem diversos modelos testados e aprovados disponíveis no mercado. Novamente não tenho a menor idéia sobre como obter recursos para desenvolver algo assim (embora pessoalmente possa contribuir com detalhes específicos do projeto, inclusive modelos de engenharia em 3D). E mesmo que eu tivesse os recursos dificilmente os aplicaria em um produto deste tipo, para ter depois que competir com outros fabricantes que atuam neste mercado e já tem uma tradição de décadas. Uma iniciativa assim só poderia ser tomada se partisse das próprias FA´s (em função da obtenção de automonia estratégica ou redução dos custos), e elas com certeza iriam procurar para isso empresas já estabelecidas, experientes e que tivessem os recursos necessários. Não é algo para uma empresa nova escolher como seu primeiro produto.2- Criação de uma torre AAe para instalação em veículos nacionais, consistindo em dois canhões de 30mm, mais um reparo (ao menos) quádruplo de mísseis de curto alcance. Possibilidade de integração de sistemas já utilizados, como Fila, Canhão da Ares, e míssil nacional (MAS 5.1? A-Darter? Piranha com Booster?). Otimização para operação contra bombas em planeio e mísseis. Uma torre dessas (muito semelhante ao Pantsir, mas com menor alcance), poderia ser montada no Chassis do Leopard, Urutu III, Caminhões e navios.
Esta idéia é bem interessante, principalmente se puder ser aplicada a bombas guiadas e planadoras. E tem um nível de complexidade relativamente baixo, podendo em princípio ser desenvolvida a por uma pequena empresa iniciante.Túlio escreveu:Mas creio que tem coisa mais fácil e igualmente útil: que tale uma cobertura RAM/MARE facetada para bombas comuns de aviação? Se o avião não é stealth ao menos a bomba é e ainda ajuda a reduzir o RCS total, absorvendo parte da irradiação eletromagnética enviada contra a aeronave. E, numa Incubadora Tecnológica, a gente não iria mexer com propelentes nem explosivos...![]()
Qualquer contribuição é válida. Em apresentações para possíveis financiadores apresentações Powerpoint e documentos com nome fantasia da empresa e logo impressionam, passam um ar de seriedade (confesso que não entendo muito bem porquê, mas é assim). Torna também mais fácil se referir ao assunto, ao invés de dizer "a potencial empresa formada por membros do DB" coloca-se apenas o nome e pronto.Boss escreveu:Já poderíamos fazer a parte mais fácil (nome e logotipo)...
LeandroGCard escreveu:Qualquer contribuição é válida. Em apresentações para possíveis financiadores apresentações Powerpoint e documentos com nome fantasia da empresa e logo impressionam, passam um ar de seriedade (confesso que não entendo muito bem porquê, mas é assim). Torna também mais fácil se referir ao assunto, ao invés de dizer "a potencial empresa formada por membros do DB" coloca-se apenas o nome e pronto.Boss escreveu:Já poderíamos fazer a parte mais fácil (nome e logotipo)...
Se quiser invente alguma coisa e mande para nós a sugestão, que ela será bem vinda.
Leandro G. Card
É só escolher um nome genérico, que não remeta a coisa nenhuma. Como Raytheon, Matra, General Dynamics ou até Mercedes. O símbolo também não precisa se referir a coisa nenhuma, como as estrelas da Chrysler e da Mercedes, as letras da MDBA, a seta da MATRA, etc... .Túlio escreveu:Tenho minha discordância, ao menos em princípio: se não fechamos questão ou sequer discutimos séria e profundamente sequer um único produto sobre o qual nos debruçarmos, qual a validade de um nome/logo antes do começo? Digamos que escolhamos agora AERONÓS tendo como logo umas asinhas com um círculo AN no meio (denotando vocação para a aviação) e quando resolvermos o que vamos estudar de verdade optemos por uma granada de mão termobárica e como subproduto uma versão lançada por bocal de fuzil, o nome/logo vai ficar estranho, não é?
Túlio, eu li o seu post anterior, mas sem querer menosprezar a idéia, não é algo para nós e sim para empresas já estabelecidas e bem grandes, de uma MDBA para cima, nem mesmo Avibrás e Mectron juntas poderiam encarar esta.Túlio escreveu:Eu sabia que não devia ter postado isso, ofuscou completamente o post anterior, que levei a manhã toda para elaborar, mesmo já tendo a idéia faz tempo.
Eu pensei em Engersys (Enger de Engenharia - o r é para diferenciar de tantas outras, Sys é de Systems, mas poderia ser Engersis se preferirem tirar o estrangeiro e ficar Sis de Sistemas).Túlio escreveu:Eu sabia que não devia ter postado isso, ofuscou completamente o post anterior, que levei a manhã toda para elaborar, mesmo já tendo a idéia faz tempo.
Tá tri, vamos bolar um nome, um slogan e um logo, tri?
Proponho:
Nome: SP Engenheiros & Tecnologias S/A.
Slogan: COMEÇANDO BEM PEQUENININHO PARA CRESCER!
Logo: sinto, não sei desenhar......fica pro BOSS!
PS.: que fim levou o GLAUBER? Criou o tópico e sumiu...