Loki escreveu:Nossa Leandro quanta gentileza, pode, ainda por gentileza, me elucidar onde escrevi tanta bobagem a ponto de está até um pouco certo?
Escrevi especificamente sobre as sondas, coloquei até a data que lembro, de cabeça, e ainda de cabeça não lembro em hora nenhuma ter sido grosseiro com você como você foi comigo.
Dei apenas minha humilde opinião e desculpe a minha ignorância.
Loki
Amigo Loki,
Por favor me desculpe se passei a impressão de estar criticando ou usando de ironia com relação às informações que você colocou, esta não foi de forma alguma a minha intenção. Apenas mencionei que além dos programas que você citou, o de sondas interplanetárias iniciado antes do desafio de Kennedy e o de estações espaciais iniciado após o pouso dos americanos na Lua, os soviéticos se engajaram sim em um enorme programa para colocar um homem na superfície de nosso satélite artificial, a ponto de construírem as naves tripuladas a serem utilizadas nesta missão (trabalho que foi aproveitado nas primeiras estações espaciais Salyut) e o enorme foguete N-1, que rivalizava com o Saturno-V e que tinha como único objetivo colocar cosmonautas russos na Lua. Isto aconteceu mesmo, e no seu post você dá a impressão de que este esforço não existiu.
Agora, como está claro no meu artigo, embora importante quando comparado com as outras iniciativas espaciais soviéticas este programa jamais chegou a rivalizar em termos de empenho e recursos com o programa Apolo, foi apenas mais um entre diversos outros programas de foguetes espaciais e mísseis militares que eram levados em paralelo pelo complexo científico-industrial da URSS na época. Os russos desde o princípio sabiam que um eventual pouso tripulado na Lua teria como objetivo basicamente a propaganda, com méritos científicos bem pequenos comparados com os custos envolvidos, e talvez por isso mesmo não tenham dado tanta importência assim a este programa como fizeram os EUA. E assim que a corrida à Lua foi encerrada se voltaram para suas estações espaciais, que por muitos anos lhes deram a primazia na pesquisa espacial mesmo após os americanos aproveitarem seu Saturno-V para lançarem a estação Skylab, que embora maior do que as Salyut não obteve o sucesso destas por falta de continuidade.
Então de fato você acertou ao mencionar os programas de sondas e de estações espaciais dos soviéticos, mas deixou de lado o esforço deles na conquista da Lua e foi só este detalhe que eu quis retificar com o meu post. Sem críticas ou ironias, apenas no espírito de registrar a informação mais completa.
Desculpe-me novamente se meu post anterior lhe causou qualquer incômodo, vou tentar tomar mais cuidado ao escrever no futuro.
Um grande abraço,
Leandro G. Card