Edit: Porta-Aviões Graff Zeppelin
Moderador: Conselho de Moderação
- gingerfish
- Sênior
- Agradeceram: 84 vezes
Edit: Porta-Aviões Graff Zeppelin
Será que alguém poderia postar alguma coisa sobre o único porta-aviões que a Alemanha teve durante a SGM?
Tenho curiosidade em saber do tema. Se houver por aí alguma autoridade no assunto, ou mero especulador, por favor, manifeste-se!
[[]]'s Ginger Fish!
Tenho curiosidade em saber do tema. Se houver por aí alguma autoridade no assunto, ou mero especulador, por favor, manifeste-se!
[[]]'s Ginger Fish!
A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
- Brigadeiro
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: Edit: Porta-Aviões Graff Zeppelin
Título editado. Estava muito vago.
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
- gingerfish
- Sênior
- Brigadeiro
- Sênior
Thiago
--------------
--------------
-
- Sênior
- Agradeceram: 9 vezes
Agora em português.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porta-avi% ... f_Zeppelin
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porta-avi% ... f_Zeppelin
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
- gingerfish
- Sênior
Entendi. Vi a coisa.
E os Estados Unidos? Na época, operavam quantos porta-aviões? Quantos submarinos?
E a Inglaterra? Alguém sabe?
Já ouviram dizer que os próprios estadunidenses operavam aqui, na costa brasileira, em submarinos, afundando alguns navios brasileiros, e a Alemanha sendo culpada? Isso como uma forma de pressionar o Brasil a entrar no confronto...
E os Estados Unidos? Na época, operavam quantos porta-aviões? Quantos submarinos?
Já ouviram dizer que os próprios estadunidenses operavam aqui, na costa brasileira, em submarinos, afundando alguns navios brasileiros, e a Alemanha sendo culpada? Isso como uma forma de pressionar o Brasil a entrar no confronto...
- Super Flanker
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Cara, a muitos anos atrás fiz essa mesmo pergunta. Não deu muito certo.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
- Brigadeiro
- Sênior
Meios da USN no início da guerra:gingerfish escreveu:Entendi. Vi a coisa.
8 NAe's;
17 Encouraçados;
15 Cruzadores;
266 Contratorpedeiros;
100 subs.
Todos esses meios estavam divididos entre os Oceanos Pacífico e Atlântico.
Mais tarde eu levanto os dados da RN.
Sobre a história dos torpedos americanos, bem...
Já ouvi e li muita história sobre isso (muitos deles de historiadores brasileiros), mas no contexto da época a coisa não encaixa bem por alguns motivos:
Em 1942 e primeiro semestre de 1943, a Kriegsmarine tinha quase "parado" o fluxo de navios para a Inglaterra, tendo afundado mais de 3 milhões de toneladas. Todos os navios se faziam necessários para conter as matilhas e a extensão da região de patrulha para o Atlântico Sul causava um enorme desconforto no Almirantado Britânico...
Vou citar abaixo um trecho do livro "O Brasil vai à Guerra" de Ricardo Seitenfus, que retrata a diplomacia brasileira entre 1937-1945:
"Houve tentativas, após o término da guerra, de considerar a Marinha de Guerra dos Estados Unidos responsável pelas perdas sofridas pela Marinha Mercante brasileira. Tal versão se sustentava no fato de que Washington pretendia obrigar o Brasil a declarar guerra ao Eixo, tornando este responsável, aos olhos da opinião pública, pelas agressões que havia praticado. Trata-se de versão fantasiosa pesas seguintes razões:
a) inexistência de prova material ou testemunhal;
b) os navios destruídos transportavam produtos estratégicos e mercadorias destinadas aos Estados Unidos;
c) uma eventual declaração de guerra por parte do Brasil ao Eixo teria, durante o primeiro semestre de 1942, um alcance apenas formal, pois após a assinatura dos acordos do início de março e da concessão das bases militares no Nordeste às forças americanas, o Brasil se encontra efetivamente ao lado dos Aliados;
d) vários sobreviventes reconheceram formalmente os submarinos alemães;
e) os dirigentes britânicos se opunham à entrada do Brasil na guerra, pois a marinha de guerra britânica deveria cobrir um espaço maior para o controle do Atlântico Sul. Por outro lado, Londres não percebia nenhuma vantagem da eventual entrada do Brasil na guerra e se opunha a ela." (SEITENFUS, Ricardo - O Brasil vai à Guerra, 3.a Edição, página 292, nota 71).
Outro fato também que torna a questão meio nebulosa é o fato de que a Marinha Americana patrulhava as nossas águas do Amapá ao Sul do Brasil, contando com a Quarta Frota de Ingrin, vários esquadrões de patrulha (inclusive com ataques comprovados a submarinos alemães na costa brasileira). Outra questão também é o fato de que em 31 de julho de 1943, o U-199 foi localizado por uma aeronave do VP-74 e foi atacado por este e mais dois aviões da Força Aérea Brasileira, tendo o seu fim com as cargas de profundidade do Catalina do Tenente Torres. Há outros relatos de submarinos afundados pela marinha americana, mas este em especial foi feito pela FAB...
Até mais!
Thiago
--------------
--------------
- Brigadeiro
- Sênior
Royal Navy em setembro de 1939:
15 Encouraçados e Cruzadores de Batalha (mais 5 em construção);
7 NAe's;
66 Cruzadores;
184 Contratorpedeiros;
66 subs
(estou desconsiderando os meios da Commonwealth).
Até mais!
PS.: minhas fontes:
http://www.naval-history.net/WW2CampaignRoyalNavy.htm
http://www.oldmagazinearticles.com/1930 ... _power_pdf
15 Encouraçados e Cruzadores de Batalha (mais 5 em construção);
7 NAe's;
66 Cruzadores;
184 Contratorpedeiros;
66 subs
(estou desconsiderando os meios da Commonwealth).
Até mais!
PS.: minhas fontes:
http://www.naval-history.net/WW2CampaignRoyalNavy.htm
http://www.oldmagazinearticles.com/1930 ... _power_pdf
Thiago
--------------
--------------
- gingerfish
- Sênior
Brigadeiro, obrigado pelas considerações!
- gingerfish
- Sênior
Pois é, às vezes, eu fico em dúvida em relação aos números... Tenho um documentário da editora Abril, chamado de 'A Guerra no Mar', e mostram umas cenas com infinitos navios, e eu penso assim: "Esse trem não acaba, não?". Mas era muita coisa!Super Flanker escreveu:Cara, a muitos anos atrás fiz essa mesmo pergunta. Não deu muito certo.
Quanto a submarinos, eu sei que a Alemanha teve mais de mil... Bastante coisa, não é?
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Só não foi ao mesmo tempo, salvo erro andou lá perto.gingerfish escreveu:Pois é, às vezes, eu fico em dúvida em relação aos números... Tenho um documentário da editora Abril, chamado de 'A Guerra no Mar', e mostram umas cenas com infinitos navios, e eu penso assim: "Esse trem não acaba, não?". Mas era muita coisa!Super Flanker escreveu:Cara, a muitos anos atrás fiz essa mesmo pergunta. Não deu muito certo.
Quanto a submarinos, eu sei que a Alemanha teve mais de mil... Bastante coisa, não é?
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- Brigadeiro
- Sênior
No site German Navy fala que foram mais de 1100 U-Boats construídos ao longo dos 6 anos da guerra. No site U-Boat.com, é mais específico, fala em 1153. Parece muito, mas muita coisa, mas temos que considerar que durante toda a campanha no Atlântico, os aliados afundaram muitos submarinos, além de construir uma frota de mercantes e de escoltas que iam além da imaginação... Isso obrigou a construção de subs em larga escala...
Até mais!
Até mais!
Thiago
--------------
--------------
- gingerfish
- Sênior
E foi uma estratégia inteligente dele, porque, embora em nome da maior das fiadap*t*c*es, ele quase acabou com logísticas enviadas à Inglaterra, viabilizando fome etc. Há até aquela frase bem famosa: "Existem dois tipos de navios de guerra - os submarinos e os alvos"... Mais de 1100, então... É de uma riqueza...!!! Fico impressionado com a capacidade industrial de 60 e poucos anos atrás, principalmente dadas as condições da Alemanha num período anterior e num país que, em termos de extensão, nem é muito grande... Imagina se Adolf Hitler constrói a mesma quantidade de porta-aviões???
"No Brasil se acham reunidas todas as condições para uma revolução que permitiria transformar um Estado governado e habitado por mestiços numa possessão germânica", dele, o terrível, Adolf Hitler...
Cuidado! Isso pode atrapalhar seus sonhos...
"No Brasil se acham reunidas todas as condições para uma revolução que permitiria transformar um Estado governado e habitado por mestiços numa possessão germânica", dele, o terrível, Adolf Hitler...
Cuidado! Isso pode atrapalhar seus sonhos...