NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2581 Mensagem por Bourne » Qui Mar 08, 2012 8:30 pm

A F1 é cara por causa do sistema doentio que implantaram no fim dos anos 1990.

Por que o sistema é o culpado dos custos? Primeiro, não permitem a venda de carros completos ou serviços de engenharia entre equipes. Por exemplo, poderíamos não ter dois carros de ponta, mas quatro ou seis do mesmo fornecedor com pinturas diferentes. Segundo, a mudança na pintura dos carros é burocrática e não se pode ter patrocinares com pinturas diferentes para cada carro. Isso não é absurdo. Ocorre em quase todas as categorias por que o automobilismo é um esporte individual. O patrocinador e os fãs gostam mais do piloto do que da equipe. Terceiro, o desenvolvimento não é limitado. Só te obrigam a torrar dinheiro com aerodinâmica ao invés de outra coisa. O que custa não é o carro, mas o desenvolvimento da peça do pico que vai te dar 0,001 por volta.

Lá nos anos 1980 e começo dos 1990, dava para contar nos dedos os funcionários das equipes. Tinha piloto que conhecia a equipe inteira pelo nome. As soluções de suspensão ativa da Williams, desenvolvimento de motores, câmbio eram avanças espetaculares, mas não eram caros.

No fim dos anos 1990, as montadoras vendo o cenário econômico favorável encostaram o caminhão de dinheiro e começaram a despejar. Vieram Mercedes, Renault, Honda, Toyota e BMW. Mais o auxílio de patrocinadores pesados de outras áreas. Então as equipes começaram a crescer e gastar em desenvolvimento. A McLaren-Mercedes chegou a ter um orçamento de um bilhão de dólares, Honda, Toyota chegavam perto. O carro da Brawn que ganhou o campeonato de 2009, custou R$ 1,5 bi para Honda.

O que a FIA fez foi começar a limitar onde achava que poderia cortar custos. Veio a lista de limitação de testes, motor, câmbio, eletrônica, etc... O que sobrou foi aerodinâmica. Assim, as equipes começaram jogar dinheiro para desenvolver a aerodinâmica. Hoje em dia não é menos de 300 funcionários com orçamentos US$ 200-300 milhões. O setor de aerodinâmica no túnel de vento e simulação no CDC funcionam 24/7. Param só para manutenção no equipamento. Isso para desenvolver uma peça para ganhar 0,001 segundos por volta. Na prática e mudo real não serve para nada, só para a F1.

Não adiantou. O que cortou os custos foi a crise financeira mundial de 2007/2008. As montadoras e patrocinadores sumiram ou reduziram o investimento. Das montadoras sobrou apenas a Mercedes e Ferrari. A Honda, Toyota e BMW desistiram. A Renault mudou a filosofia e virou fornecedora, apenas. Hoje a única que continua descarregando dinheiro é a Mercedes na própria equipe. Não se até quando dura.

Sinceramente, a F1 correu ou corre o risco de virar a moto GP atual. O grid era para uns 40, mas não tem 20 correndo. Ano passado foi ver os resultados de uma corrida e largaram 16. Culpa da elevação de custos provocado pelas montadoras que colocaram regras absurdas para as beneficiarem. Por exemplo, motor de 800 cilindradas que ninguém usa. Vendo a situação a diretoria deu um soco na mesa, mudou as regras e permitiu motos "preparadas", derivadas das de rua. Vai encher o grid.

Outras categorias conseguem ser multimarca sem canibalismo e elevar os custos a estratosfera. Como exemplo: DTM que tem Mercedes, BMW e Audi; Le Mans que tem Toyota e Audi; FIA GT; e Nascar com Ford, GM, Toyota. Acharam um jeito de não se matarem e terem carros diferentes. É claro que exige alguns milhões de dólares, mas nada absurdo para categorias top e nem se compara ao custo da F1.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2582 Mensagem por Bourne » Qui Mar 08, 2012 9:02 pm

O negócio de vender carros e serviços de engenharia não seria ruim para grandes e pequenas.

As pequenas teriam a oportunidade de ter um carro competitivo gastando pouco. Chutando uns US$ 30 mi por temporada para brigar por vitória. Quem sabe até eu me animava e montava Bourne Racing. Poderiam permitir carros individuais e com patrocinadores diferentes.

As grandes mais carros para ganhar quilometragem e testar melhor acertos e desenvolvimentos. Semelhante ao ocorre na Nascar. Por exemplo, os Ford estavam muito bem para Daytona, ganharam e colocaram um carro em terceiro. Na pista seguinte de Phoenix, um oval curto, as Toyotas arrebentaram. Na DTM as três montadoras acontece parecido. O domínio vaira de pista para pista. Além do que ajuda a reduzir custos.

Quem não gostaria seriam as médias como Williams. Por que iria mostrar que eles não sabem fazer carro. Então, reaprender ou compram equipamento de outra.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2583 Mensagem por akivrx78 » Sex Mar 09, 2012 7:43 am

Massa se diz tranquilo perto do fim de contrato e almeja renovação
Piloto fica sem vínculo com a Ferrari após a temporada 2012

Publicação:
08/03/2012 14:54

O contrato do brasileiro Felipe Massa com a Ferrari acaba após a temporada 2012 da Fórmula 1 e o posto do piloto é um dos mais cobiçados do grid. Apesar dos boatos que apontam sua substituição na escuderia italiana, o piloto paulista se diz tranquilo para disputar o Mundial e tentar mostrar ao time que merece ter seu vínculo renovado.

Massa chegou à Ferrari em 2006 após duas boas temporadas com a Sauber e esteve perto de conquistar o Mundial de F-1 em 2008, quando foi o segundo colocado, superado por apenas um ponto pelo britânico Lewis Hamilton. Nos últimos anos, no entanto, ele tem sofrido para acompanhar os primeiros colocados e foi superado por seu companheiro Fernando Alonso.

“A gente sempre tem um contrato, no meu caso de dois anos, com a Ferrari e está nesse segundo ano. É trabalhar 100% para renovar e continuar no time. Isso não é diferente do que já aconteceu várias vezes na minha carreira. Estou no meu sétimo ano na Ferrari e isso não me preocupa”, garantiu o brasileiro, nesta quinta-feira, em São Paulo.

O desempenho de Massa no Mundial de 2012 da Fórmula 1 é visto como crucial pelos dirigentes Ferrari para que ele renove seu vínculo com a escuderia. A última vitória do brasileiro na categoria foi no Grande Prêmio do Brasil de 2008. O último pódio, no Grande Prêmio da Coreia do Sul de 2010.

“A gente nunca entra no carro pensando em outras coisas. Só naquilo que você vai fazer, que é guiar. O que está em volta não entra na cabeça do piloto, pelo menos na minha, e a gente pode trabalhar 100% para fazer um bom resultado. E isso acontecendo estar no segundo ano de contrato não seria nenhum problema”.

A temporada 2012 da Fórmula 1 tem início marcado para 18 de março, no Grande Prêmio da Austrália. No ano passado, o brasileiro foi o sétimo colocado da prova vencida pelo alemão Sebastian Vettel.

http://www.superesportes.com.br/app/1,1 ... acao.shtml




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2584 Mensagem por Bourne » Sex Mar 09, 2012 7:59 pm

O Felipe será convidado a se retirar em 2013. Motivo é que precisam de um culpado ou, melhor, de muitas cabeças para justificar por que a equipe não anda como de 2008 para trás. Porém não precisa se sentir sozinho, junto provavelmente vão o Domenicalli e um monte de gente da parte técnica. Hoje em dia o único que dorme tranquilo na Ferrari é Senhor Fernando Alonso, talvez nem tanto por causa da russinha. :lol:




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2585 Mensagem por Guillermo Muñoz » Sáb Mar 10, 2012 1:49 am

Bourne, e se vc não esta ligado con a FÓRMULA 1 e adoura carrinhos dos US-citizens, então o qué faz por este tópico dando os seus palpites chatos e jogando m... na FERRARI????
Vai pra a sua nascar, vai!!!
Me-deixe a FÓRMULA 1 tranquila, e a FERRARI voltar a ser campeã em ambas as categorias pra dar um tapa na boca de muitos!!
A FERRARI não precisa ajuda nenhuma da FIA não! FOi outra equipe, uma british dum cara de nome de drinque que roubou um peojeto completo de Maranello e só foi punida com uma multinha de E100 milhões, quando deberia ter sido vanida do campeonato em andamento e da mais 1.
Tem muito cara aparecido que não gosta da FERRARRI, mas FERRARI=FÓRMULA 1 .... e nãi há mais nada que dizer!!




Solo vencerá el que esté mejor preparado!!
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2586 Mensagem por Andre Correa » Sáb Mar 10, 2012 1:59 am

Guillermo Muñoz escreveu:Bourne, e se vc não esta ligado con a FÓRMULA 1 e adoura carrinhos dos US-citizens, então o qué faz por este tópico dando os seus palpites chatos e jogando m... na FERRARI????
Vai pra a sua nascar, vai!!!
Me-deixe a FÓRMULA 1 tranquila, e a FERRARI voltar a ser campeã em ambas as categorias pra dar um tapa na boca de muitos!!
A FERRARI não precisa ajuda nenhuma da FIA não! FOi outra equipe, uma british dum cara de nome de drinque que roubou um peojeto completo de Maranello e só foi punida com uma multinha de E100 milhões, quando deberia ter sido vanida do campeonato em andamento e da mais 1.
Tem muito cara aparecido que não gosta da FERRARRI, mas FERRARI=FÓRMULA 1 .... e nãi há mais nada que dizer!!

Estou a dar uma ADVERTÊNCIA ao usuário Guillermo Muñoz pelo mesmo motivo que já lhe foi chamada a atenção anos atrás.

Vou repetir o aviso:

Uma vez que o usuário Bourne não provocou ninguém aqui no fórum, e se ele é contra uma scuderia ou outra, isso é uma opinião pessoal dele, e não cabe ao senhor partir para uma ofensa por causa disso.

Sem mais.




Audaces Fortuna Iuvat
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2587 Mensagem por Bourne » Sáb Mar 10, 2012 2:10 am

Gosto de corrida. Assisto mesmo as chatas da F1 atual, até suporto os carrinhos vermelhos. Continuarei escrevendo meus palpites chatos no tópicos. Não gosta. Não leia. :wink:

O fórum serve para opinar. Não concorda com que escrevo, tem toda a liberdade de contra-argumentar.

Abaixo os testes da GP2 de hoje (ou ontem)
Teste em Barcelona/2º dia (tempos combinados):

1º. Esteban Gutiérrez (MEX/Lotus), 1min29s154 ( 77 voltas )
2º. Davide Valsecchi (ITA/Dams), 1min29s318 ( 63 )
3º. Tom Dillmann (FRA/Rapax), 1min29s455 ( 58 )
4º. Max Chilton (ING/Marussia Carlin), 1min29s456 ( 77 )
5º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham), 1min29s490 ( 66 )
6º. James Calado (ING/Lotus), 1min29s509 ( 71 )
7º. Fabrizio Crestani (ITA/Lazarus), 1min29s581 ( 40 )
8º. Nigel Melker (HOL/Ocean Racing), 1min29s632 ( 64 )
9º. Fabio Onidi (ITA/Coloni), 1min29s679 ( 48 )
10º. Stéphane Richelmi (MON/Trident), 1min29s694 ( 59 )
11º. Luiz Razia (BRA/Arden), 1min29s748 ( 82 )
12º. Jolyon Palmer (ING/iSport), 1min29s849 ( 58 )
13º. Stefano Coletti (MON/Coloni), 1min29s918 ( 73 )
14º. Marcus Ericsson (SUE/iSport), 1min29s977 ( 51 )
15º. Fabio Leimer (SUI/Racing Engineering), 1min30s047 ( 52 )
16º. Nathanael Berthon (FRA/Racing Engineering), 1min30s055 ( 59 )
17º. Julián Leal (COL/Trident), 1min30s075 ( 79 )
18º. Rio Haryanto (INO/Marussia Carlin), 1min30s211 ( 50 )
19º. Josef Král (TCH/Addax), 1min30s250 ( 70 )
20º. Johnny Cecotto (VEN/Addax), 1min30s287 ( 80 )
21º. Simon Trummer (SUI/Arden), 1min30s477 ( 24 )
22º. Rodolfo González (VEN/Caterham), 1min30s680 ( 70 )
23º. Jon Lancaster (ING/Ocean Racing), 1min30s724 ( 55 )
24º. Felipe Nasr (BRA/Dams), 1min30s740 ( 61 )
25º. Ricardo Teixeira (ANG/Rapax), 1min31s406 ( 59 )
26º. Giancarlo Serenelli (VEN/Lazarus), 1min32s872 ( 57 )
Luiz Razia fazendo o trabalho dele. Está no caminho. O cara é gente boa.

O Nasr espero que seja adaptação e no começo da temporada começa a andar junto que está em segundo no treino.

Depois fuçar como anda o Foresti na World Series.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2588 Mensagem por P44 » Sáb Mar 10, 2012 8:38 am

Marechal-do-ar escreveu:
Bourne escreveu:Ainda precisa perguntar por que a F1 é cara?
Achei que fosse por causa do motor que dura duas corridas, ou do cambio que dura quatro ou...

Na Formula 1 os carros são decartáveis, refazer a suspensão a cada corrida é o de menos.

Acho que a principal graça da Formula 1 é a equipe, o esporte é caro? Sim, faz parte, as regras para baratear o esporte e torna-lo mais divertido assim como as regras anti-Schumacher que vieram antes estão estragando o esporte.

que regras são essas? :shock:




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2589 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Mar 10, 2012 8:44 am

P44 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Achei que fosse por causa do motor que dura duas corridas, ou do cambio que dura quatro ou...

Na Formula 1 os carros são decartáveis, refazer a suspensão a cada corrida é o de menos.

Acho que a principal graça da Formula 1 é a equipe, o esporte é caro? Sim, faz parte, as regras para baratear o esporte e torna-lo mais divertido assim como as regras anti-Schumacher que vieram antes estão estragando o esporte.

que regras são essas? :shock:
Limitador de velocidade.
Ele só podia correr até 180 Km/h...caso ultrapassase esta marca o carro explodia. Por isso o Alonso foi campeão naquela epoca. :mrgreen:

[003]




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2590 Mensagem por P44 » Sáb Mar 10, 2012 8:46 am

:lol: :lol: :lol: :lol:

Para mim o Schumacher foi um dos maiores batoteiros de todos os tempos na F1 , por isso fiquei curioso :mrgreen:




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2591 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 10, 2012 2:56 pm

P44, foram as diversas regras criadas para aumentar a "competitividade" do esporte, coisas como aumentar a pontuação do segundo colocado de 6 para 8 pontos entre outras.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2592 Mensagem por P44 » Sáb Mar 10, 2012 4:13 pm

Marechal-do-ar escreveu:P44, foram as diversas regras criadas para aumentar a "competitividade" do esporte, coisas como aumentar a pontuação do segundo colocado de 6 para 8 pontos entre outras.

Eu já nem faço ideia de qual é o actual sistema da pontuação. :mrgreen: Sou do tempo da velha guarda do 9-6-4-3-2-1, quando só pontuavam os 6 primeiros. Actualmente até o carro-vassoura pontua!




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2593 Mensagem por Bourne » Sáb Mar 10, 2012 11:20 pm

As regras não adiantarem nada e complicou outras chegarem na ponta. :lol:

O alemão pegou aquela conjunção que teve o melhor carro, na hora certa com os adversários errados. Só não ganhou mais um por que quebrou a perna em 1999. Em 2005, a conjunção astral mudou e apareceu a Renault com um carro perfeito, apesar do motor fraco, em conjunto com a Mclaren que quebrava toda a corrida. O kimi teve sorte de sair vivo. Uma nova dessa só daqui um século.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2594 Mensagem por Bourne » Seg Mar 12, 2012 2:40 am

Eu vejo o futuro :)

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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2595 Mensagem por Bourne » Qui Mar 15, 2012 7:11 pm

Como achar brechas no regulamento técnico :mrgreen:
FIA AVALIA E APROVA INOVAÇÃO TÉCNICA DA MERCEDESConceito aplicado na asa do W03 passou na inspeção comandada por Charlie WhitingJonathan Noble, do AUTOSPORT.com15/03/2012
Traseira do W03 da Mercedes (Andrew Ferraro/LAT)

Fonte: http://tazio.uol.com.br/noticia/fia-ava ... edes-1628/

As esperanças da Mercedes em ter um forte rendimento no início da temporada foram reforçadas com a confirmação da FIA de que o conceito radical aplicado na asa traseira é legal.

A equipe de Brackley causou interesse de seus rivais durante os testes, onde o W03 contava com uma própria versão da asa traseira que seguia o conceito do duto frontal – o que levantou suspeitas de que era ativado quando a asa traseira móvel era ativado.

Outras equipes questionaram a legalidade do sistema – que direciona o ar desde as extremidades da asa dianteira para ajudar a travar a asa e aumentar a velocidade em linha reta. Contudo, apesar de o sistema contar com os pilotos quando estes ativam o DRS, a FIA não tem dúvidas de que tudo está dentro do regulamento.

O representante técnico da FIA, Charlie Whiting, esclareceu a questão. “Algumas equipes questionam [a Mercedes] com base no pensamento de que o duto frontal está banido. Bem, o duto frontal não está banido”, afirmou.

“No final de 2010, todos usavam o duto frontal operado pelos pilotos. As regras que mudaram baniram, de forma específica, o uso do movimento do piloto na influência da performance aerodinâmica do carro. Isso foi generalizado ao ser chamado de duto frontal.”

“No início do ano passado, os engenheiros tentaram coisas diferentes, como abrir e fechar um duto tendo a interação da suspensão. Não permitimos, porque este não era o propósito principal de um sistema de suspensão – que é isolar o carro das imperfeições da pista.”

“Houve uma longa discussão entre o TWG [Grupo de Trabalho Técnico] no início do ano passado sobre isso. Parece que algumas equipes saíram da reunião com a impressão de que o duto frontal estava totalmente banido, independente do que fosse. Mas não estava.”

Whiting não revelou mais detalhes do funcionamento da Mercedes, mas afirmou que o sistema é completamente passivo.

“Parece que algumas equipes fazem isso quando o DRS é ativado, o que permite o ar a passar dentro de um duto e fazer outras coisas”, explicou.

“Isso é tudo o que posso dizer. Mas o sistema é passivo. Não há partes móveis nele, não interage com a suspensão, com nada. Portanto, não vejo uma regra que o proiba.”
Esse ano fica, mas no próximo devem banir. Assim, quem fez primeiro se beneficiou e, quem não fez, vai correr atrás para minimizar o prejuízo. Não duvido que a entrada de ar no bico da RedBull seja para isso. Provavelmente, incorporando novas funções aerodinâmicas e refrigeração ao fluxo de ar proveniente do bico. Segundo os especialistas e pilotos, os carros perderam 20% downforce e ficaram um segundo mais lentos em média. Quem lidar melhor com as perdas com o novo regulamente se dá bem.

Algo me diz que a Mercedes e Lotus vem forte. A primeira devido ao caminhão de dinheiro começar a fazer efeito e parecem ter conseguido um carro consistente em corrida. Nas atuais regras uma put@ vantagem. A segunda andou forte nos testes com os dois pilotos. Os carros poderiam estar fora do regulamento ou acertaram a mão do chassis. Ver o Kimi na frente até emociona.

A verdade só na qualificação e corrida.
Mesmo assim, as primeiras etapas dizem pouco sobre o equilíbrio de forças e potencial dos carros e pilotos. :|




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