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Andre,Andre Correa escreveu:O AMX falta mais pontos para levar armamentos, fora o Radar... mesmo modernizado, ainda vai ser pouco...
Isso se for operar, pois para doutrinar, mais do que chega...
Carga útil para armamentos.sapao escreveu:Andre,Andre Correa escreveu:O AMX falta mais pontos para levar armamentos, fora o Radar... mesmo modernizado, ainda vai ser pouco...
Isso se for operar, pois para doutrinar, mais do que chega...
já sendo chato, vou voltar ao que falamos sobre horas de vôo: vai ser pouca carga para o quê?
Ou melhor, que tipo de alvo/missão?
Andre Correa escreveu: Carga útil para armamentos.
Com a chegada de novas aeronaves, em planos como o FX-2, podemos ter aeronaves de alta performance a fazer o primeiro ataque, mas depois de neutralizada as principais ameaças aéreas ou AAAe mais capacitadas, o ideial é ter-se uma aeronave capaz de fazer um "bomb/missile delivery" maior, sem a necessidade de várias aeronaves ou mais de uma missão para o ataque. Lançar JDAM's, JSOW, Anti-Radiação, Anti-Superfície, Guiadas a Laser, Foguetes, etc, para atacar edifícios, bunkers, Pistas, Radares, AAAe mais simples, e até mesmo alvos marítimos.
Sapao escreveu: Até onde sei, o A-1M tera capacidade de lançar todos esses armamentos. A ideia era de que houvesse uma versão "striker" do F-X para substitui-lo, mas não sei como anda esse planejamento.
Ter aeronaves mais baratas, é bom, e isso fica claro em conflitos de longa duração, e para isso temos o A-29, e teremos o A-1M.
Mas ainda falta um caça-bombardeiro com maior poder de fogo, falando de forma simples, para a FAB.
Sapão escreveu: O problema Andre, é que esse tipo de aeronave altamente especializada se tornou muito cara de se manter.
Que eu saiba, atualmente apenas a Russia e os USA tem bombardeiros dedicados, o alguns paises tem "caça-bombardeiros" como você disse, que são a mesma coisa que o A-1; e a grande maioria tem os caças "multi-função".
Ai voltamos ao custo beneficio: coma a modernização eu vou ter mais de 40 aeronaves dedicadas para ataque.
Com o preço da modernização do A-1, quantas e quais aeronaves de ataque eu conseguiria comprar?
Qual seria a opção para substitui-lo?
Valeria a pena o custo beneficio de comprar uma aeronave nova ao inves de modernizar 40 A-1?
Por exemplo o Yak-130, tem 8 pontos para levar armamentos, contra 5 do AMX:
Mas tem menos capacidade, ficando com 3.000kg, contra os 3.800kg do AMX, mas que peca em diminuir a possibilidade de variar os armamentos.
Sapao escreveu: Só que o A-1 tem a ponta das asas para levar missil, deixando todos os POD´s para carga. Na verdade ele tem 7 pontos duros contra 8 do YAK-130.
Então você tem um ponto duro a menos, mas leva 800kg a mais, o que para aviação é muita coisa!
No caso do AMX, se for operar em locais distantes, precisaria de 2 pontos para combustível, as pontas das asas para AA, e sobrava o que? 1 Ponto ventral. Caso houvessem 8 pontos, nessa configuração, ficava com 4 pontos disponíveis ainda, permitindo operar mais distante, sem a necessidade de reabastecer, pelo menos antes de efectuar a missão, e com maior variedade de armamentos disponíveis. Podia poder exemplo levar 2 Mísseis Anti-Radiação e bombas guiadas, além de 2 AA nas asas para auto-defesa.
Sapao escreveu: Só que você está raciocinando como o YAK-130, que NÃO faz reabastecimento em vôo!
O A-1 pode decolar exatamente como você falou (2 MAR+BOMBAS+IR na ponta da asas), abastecer e ir cumprir a missão. Isso porque a aeronave foi projetada para ter a mesma performance com a capacidade maxima de carga e por seu motor ser extremamente economico.
Alias, nenhuma aeronave de ataque/bombardeio hoje (tirando talvez o B-52) realiza uma missão sem ter um abastecedor de suporte exatamente por isso.
Agora, como eu disse, para um país pacífico, sem grandes pretensões militares, como o Brasil, para treinar o AMX Modernizado basta (sem demérito as suas capacidades, dentro do seu envelope de emprego), mas se precisar operar por grandes períodos, consistentemente, vai sentir na pele a falta de uma aeronave dedicada com maior capacidade.
Sapao escreveu: Pode ser que sim, por isso eu disse que existe a opção de "especializar" algumas unidades do F-X.
E como disse, estamos falando de 40 aeronaves e não de 12, e isso faz uma diferença muito grande.
No curto prazo, ele vai ser disparado a melhor/mais moderna plataforma de ataque da America Latina.
E aqui faço um desabafo: sempre tem aquele que fala que temos que pensar grande, não podemos pensar so no ambito regional, etc...
E eu concordo plenamente!!!
Assim como na aerea de Defesa, temos que pensar grande em tudo: que nossas universidades publicas tenham o mesmo padrão que as maiores/maiores universidades do Mundo; que nossos hospitais tenham o mesmo padrão que os melhores do mundo; que nossas estradas/portos/aeroportos/rodoviarias/terminais de metro e trem sejam iguais aos melhores do mundo; que nosso ensino basico e medio sejam iguais aos melhores do mundo e assim por diante.
Só que para isso, temos que dar uma passo de cada vez!
Se que quero ser ou ter um padrão de excelencia mundial, acho que devemos começar engatinhando para depois andar e lá na frente correr, sem atropelar as coisas.
Então ser o melhor da AL, no momento, para mim já está bom demais. E o que nós temos condições de pagar e manter OPERACIONALMENTE falando (não adianta comprar só para ficar desfilando no dia da Independencia) atualmente.
O que não se pode, e não vai acontecer, e se acomodar com essa situação.
Sabemos que o Brasil tem aspirações e responsabilidades maiores que a AL, mas temos que ter em mente que temos tambem muito mais deficiencias em outras areas que não a Defesa.
Hader escreveu:A do E-99 está ok sapão! Segue conforme planejado.
[]'s