LeandroGCard escreveu:É o que faz também a Suécia com seu caças, inclusive o Gripen, só lembrando.Penguin escreveu:Eu não acho que teremos um caça nacional nunca.
Teremos sempre uma célula desenhada pela Embraer, com um assento ejetor inglês um motor americano, um RWR frances, um radar israelense e assim por diante.
Isso é tão ruim assim? A Suécia fez errado ao desenvolver o Gripen, deveria ter adquirido F-16 ou M-2000?
Leandro G. Card
A Suecia fez muito bem em desenvolver o Gripen, porem existem algumas coisas que se tem na Suécia e não se tem no Brasil.
1) A Suécia tinha um claro inimigo e cenário de emprego para seus caças, para este cenário desenvolveu uma doutrina consistente que gerou um caça unico em requerimento. O Brasil tem um inimigo definido? Tem uma doutrina sugeneris? Tem algum requerimento de emprego especifico que só um caça nacional pode satisfazer?
2) A Força Aérea Suéca tem uns 15% do efetivo da FAB. É uma força aérea focada totalmente na avião de combate e não tem várias “necessidades sociais” como a FAB. A FAB aceitaria vender a sua fazenda de leite em Pirassununga para financiar os primeiros estudos sobre o seu novo caça nacional?
3) O parlamento sueco esta constantemente vigilante quando a qualidade se suas FA´s, fornecendo dinheiro quando necessário cobrando resultados quando necessário. O parlamentar mais votado do Brasil sabe onde a Suécia fica no mapa? Nossos oficiais generais aceitariam negociar com o parlamento um programa de caça nacional cuja contrapartida fosse uma redefinição de efetivos e pensões? Nossos poliricos topariam voar de EMB-120? Na Suécia a familia real e parte do parlamento voa de SAAB-340
4) Etc... etc.. etc..
E de mais a mais, vamos combinar a Suécia é neutra coisa nenhuma, esta alinhada aos EUA tendo a URSS / Rússia como principal inimiga. No dia que a Suécia contrariar os interesses dos EUA seus Gripen param de voar semanas depois.
A nossa realidade esta mais para a India e seu confuso programa de caça nacional do que para a Suécia.