Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Su-35 News

#4021 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 11, 2012 10:05 pm

Andei pesquisando em uns sites russos e tenho algumas informações interessantes para compartilhar:

Radar Irbis E do Su-35BM

Diâmetro da antena: 900mm
Número de módulos: 1772
Alcance de Detecção:
alvo 3m² = 350-400 km
alvo 1m² = 300 km (caça LO)
alvo 0,5m² = Mais de 240 km (caça LO)
alvo 0,1m² = Mais de 165 km (caça LO)
alvo 0,01m² = 90 km (caça VLO = furtivo)
Angulo de visão = 240º (120º para cada lado)
:shock: :shock: :shock: Parece um AWAC´s.

Descobri porque não ficamos com o Su-35.
Teriamos que vender os nossos E-99 e adquirir um AWAC´s bem maior e mais potente.
Tipo E-190 ou E-390.
Já que seria muita sacanagem operar um caça com este radar e m combinação com um AWAC pequeno. :lol: :lol: :mrgreen:

Outra dificuldade é que o Su-35BM leva 11.500 kg de combustível INTERNO.
Isto geraria mais custo, já que teríamos que cancelar o KC-390 e projetar uma aeronave revo de maior porte.
O KC-390 não teria capacidade para reabastecer completamente 2 Su-35BM. :shock: :twisted: :twisted:

E ainda os russos divulgam o RCS como sendo entre 0,5-2m².




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

Re: Su-35 News

#4022 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 12, 2012 12:12 am

O Brasil e os brasileiros merecem é Gripen.
E olhe lá!

Quem nasceu para ser porteiro, nunca vai morar na cobertura.




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qui Jan 12, 2012 12:36 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: Su-35 News

#4023 Mensagem por Boss » Qui Jan 12, 2012 12:21 am

Nós já temos o que merecemos.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Carlos Mathias

Re: Su-35 News

#4024 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 12, 2012 12:37 am

Luiz, todos estes parâmetros foram confirmados em testes.

Mas a fAB gosa pelo NORA da SELEX.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62999
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6853 vezes
Agradeceram: 7142 vezes
Contato:

Re: Su-35 News

#4025 Mensagem por Túlio » Qui Jan 12, 2012 8:18 am

Luís Henrique escreveu: Outra dificuldade é que o Su-35BM leva 11.500 kg de combustível INTERNO.
Isto geraria mais custo, já que teríamos que cancelar o KC-390 e projetar uma aeronave revo de maior porte.
O KC-390 não teria capacidade para reabastecer completamente 2 Su-35BM. :shock: :twisted: :twisted:

Aí entra o que sugeri: fazer com o 390 o mesmo que os ianques fizeram com o STARLIFTER: acrescentar 'plugs' à frente e à ré da asa, aumentando a capacidade do avião. Claro, no caso do avião Americano já havia um SEP das turbinas e capacidade não aproveitada de sustentação nas asas, já o 390 eu diria que vem na medida (se bem que quase todos os aviões maiores da EMBRAER foram e inclusive ainda estão sendo 'esticados'). A meu ver, este alongamento preencheria a capacidade de abastecimento de dois FLANKERS com folga...

Resta saber se haveria QAV... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Hader

Re: Su-35 News

#4026 Mensagem por Hader » Qui Jan 12, 2012 1:57 pm

O KC-390 teria sobra para isso sim. Mas não corremos o risco de ter que pensar nestas hipóteses... :evil:

[]'s




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Su-35 News

#4027 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jan 12, 2012 3:21 pm

Carlos Mathias escreveu:Luiz, todos estes parâmetros foram confirmados em testes.

Mas a fAB gosa pelo NORA da SELEX.
Aquele que enxerga 120km. :? :?

O Su-35BM serviria de AWAC´s e de REVO para os Gripen. :twisted: :twisted: :twisted:

Não da nem para iniciar uma comparação.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: Su-35 News

#4028 Mensagem por Petry » Qui Jan 12, 2012 3:43 pm

Luís Henrique escreveu:Andei pesquisando em uns sites russos e tenho algumas informações interessantes para compartilhar:

Radar Irbis E do Su-35BM

Diâmetro da antena: 900mm
Número de módulos: 1772
Alcance de Detecção:
alvo 3m² = 350-400 km
alvo 1m² = 300 km (caça LO)
alvo 0,5m² = Mais de 240 km (caça LO)
alvo 0,1m² = Mais de 165 km (caça LO)
alvo 0,01m² = 90 km (caça VLO = furtivo)
Angulo de visão = 240º (120º para cada lado)
:shock: :shock: :shock: Parece um AWAC´s.

Descobri porque não ficamos com o Su-35.
Teriamos que vender os nossos E-99 e adquirir um AWAC´s bem maior e mais potente.
Tipo E-190 ou E-390.
Já que seria muita sacanagem operar um caça com este radar e m combinação com um AWAC pequeno. :lol: :lol: :mrgreen:

Outra dificuldade é que o Su-35BM leva 11.500 kg de combustível INTERNO.
Isto geraria mais custo, já que teríamos que cancelar o KC-390 e projetar uma aeronave revo de maior porte.
O KC-390 não teria capacidade para reabastecer completamente 2 Su-35BM. :shock: :twisted: :twisted:

E ainda os russos divulgam o RCS como sendo entre 0,5-2m².
E se for um Su-35 vendo outro Su-35, em qual ele se enquadraria? 1m² ? 0,5 m² ?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62999
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6853 vezes
Agradeceram: 7142 vezes
Contato:

Re: Su-35 News

#4029 Mensagem por Túlio » Qui Jan 12, 2012 4:40 pm

Petry escreveu:
Luís Henrique escreveu:Andei pesquisando em uns sites russos e tenho algumas informações interessantes para compartilhar:

Radar Irbis E do Su-35BM

Diâmetro da antena: 900mm
Número de módulos: 1772
Alcance de Detecção:
alvo 3m² = 350-400 km
alvo 1m² = 300 km (caça LO)
alvo 0,5m² = Mais de 240 km (caça LO)
alvo 0,1m² = Mais de 165 km (caça LO)
alvo 0,01m² = 90 km (caça VLO = furtivo)
Angulo de visão = 240º (120º para cada lado)
:shock: :shock: :shock: Parece um AWAC´s.

Descobri porque não ficamos com o Su-35.
Teriamos que vender os nossos E-99 e adquirir um AWAC´s bem maior e mais potente.
Tipo E-190 ou E-390.
Já que seria muita sacanagem operar um caça com este radar e m combinação com um AWAC pequeno. :lol: :lol: :mrgreen:

Outra dificuldade é que o Su-35BM leva 11.500 kg de combustível INTERNO.
Isto geraria mais custo, já que teríamos que cancelar o KC-390 e projetar uma aeronave revo de maior porte.
O KC-390 não teria capacidade para reabastecer completamente 2 Su-35BM. :shock: :twisted: :twisted:

E ainda os russos divulgam o RCS como sendo entre 0,5-2m².
E se for um Su-35 vendo outro Su-35, em qual ele se enquadraria? 1m² ? 0,5 m² ?

Ver sei lá, mas SE ENFRENTAR A VALER causaria provavelmente o Dia do Juízo, pois escrito está nos Evangelhos de São Mathias que:

1.1 - Um Flanker sempre acerta o alvo que ataca. É uma certeza divina.
1.2 - Um Flanker nunca é atingido e muito menos destruído. É uma impossibilidade divina.

Agora, imagines um combate real entre Flankers. AMBOS atingiriam e destruiriam seus alvos mas ao mesmo tempo é IMPOSSÍVEL que qualquer um deles seja atingido e muito menos destruído.

Eis, caros irmãos, o PARADOXO FINAL que seria seguido pelo inevitável fim do universo...


PS.: [003] [003] [003] [003]




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: Su-35 News

#4030 Mensagem por Petry » Qui Jan 12, 2012 5:45 pm

Mas é 2012, tudo pode acontecer. Michel teló é top 1 nas rádios holandesas e belgas, por que não Su-35 x Su-35?

Por que ao meu ver, o mais correto é comparar a relação RCS/Radar do que apenas um. Pois um avião pode até ter um radar "menos" potente, mas se seu RCS for bem menor, compensa. Assim como não adianta ter o radar que vê mais longe, se está na aeronave que é vista muito mais longe.

Digamos que pela Tabela o rafale tenha um rcs de 0,1m² enquanto o Su-35 tem 1 m². Quando o Su-35 começar a "ver" o rafale, é possivel que o rafale já tenha "visto" o Su-35.




Carlos Mathias

Re: Su-35 News

#4031 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 12, 2012 7:12 pm

Essa conversa de RCS para aviões que carregam armas e tanques em cabides externos é balela, não existe avião furtivo ou mais ou menos furtivo com tanques, armas e cabides espalhados pelas asas.

Sobre quem veria quem antes, na verdade ambos os RWR detectariam as emissões bem antes de poderem ser detectados como alvos válidos.

Se alguém ligar o radar, aparece no RWR do outro, e todos são bons.

Se ambos ligarem - que seria o caso se não estiverem atuando sob o apoio de um AWACS - aí eu apostaria no SU-35 achando o Rafale bem antes.

Imagem

Se o Rafale ejetasse todas as armas e todos os tanques e voasse uma proa direta contra o SU-35BM para poder mostrar um ângulo em que seu RCS fosse de 0,1 m2, por essa tabela vê-se que seria visto a 70~90 milhas náuticas.
Ou seja, ele estaria pelado e sereia detectado a 126 Km, no mínimo.
Seria um pato na lagoa, sem comb. para fugir nem armas para morrer ao menos lutando.

Mesmo que o Rafale visse antes, teria que chegar no mínimo a 100 Km para lançar o Meteor, ou menos ainda para lançar o MICA.
Esses nºs são de alcances máximos e ótimos, ou seja, a melhor situação possível para lançar as armas.

Mas agora entra uma grande vantagem de uma antena PESA/AESA móvel.

A 100Km, com certeza o Rafale já teria sido visto, e mesmo que disparasse um Meteor, bastaria ao SU-35 virar e colocá-lo a 90º do seu eixo de tiro para diminuir o alcance do míssil em NO MÍNIMO 50%.
O alcance diminui mais ainda, porque o SU-35 se deslocando lateralmente obrigará o Meteor a voar numa curva de perseguição, apontando para o ponto futuro, ou seja gastando energia.

Durante essa manobra de F-Pole, o SU-35 manteria o Rafale travado o tempo todo, sem jamais perdê-lo de "vista".

Assim, um R-77 poderia ser lançado contra o Rafale e este, ou manobraria, ou seria atingido.
Para manter o Meteor informado da posição do alvo (que está virando 90º e afastando), o Rafale teria que mantê-lo no seu cone radar de 60º a frente.
Para isso, teria que manter uma proa direta em direção ao alvo, ou ao menos na direção deste em no mínimo 30º (60º= 30º+30º).
Assim, se desviar do R-77 com uma F-Pole, perde o tiro do Meteor, que ele tem poucos para gastar.

Se tentar manter o alvo no radar, arrisca tomar um R-77 de frente e provavelmente dentro da NEZ dessa arma.
O Meteor voaria numa longa curva e o R-77 num vôo direto contra o alvo. Quem chega primeiro no seu alvo????

Nesse momento, o Rafale ( e qualquer outro caça que dependa de tanques externos) já terá ejetado seus tanques para melhorar a perfomance aerodinâmica, resultando ter apenas seu comb interno daí para frente.
E os tanques tomaram o lugar de valiosos mísseis, ou seja, tem poucos tiros para gastar.

Por outro lado, um Su-35BM não ejeta nada e mantém todo o comb. o tempo todo = mais tempo de manobra, mais persistência, mais capacidade de perseguição, jogo de gato e rato, ou mesmo "fuga".

Fuga entre aspas porque um SU-35 pode voar mais rápido, por muito mais tempo.
Sem tanques= muito menos arrasto e muito mais armas.

E isso tudo contra o melhor caça da bost-list!

Não vou nem comentar sobre tijolos e fantasmas. :x

Como se percebe facilmente, o SU-35BM está numa categoria bem acima dos caças medíocres que o Brasil selecionou para sua bost-list.

O Brasil merece é ....... mesmo.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Su-35 News

#4032 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jan 12, 2012 10:16 pm

Petry escreveu:
Luís Henrique escreveu:Andei pesquisando em uns sites russos e tenho algumas informações interessantes para compartilhar:

Radar Irbis E do Su-35BM

Diâmetro da antena: 900mm
Número de módulos: 1772
Alcance de Detecção:
alvo 3m² = 350-400 km
alvo 1m² = 300 km (caça LO)
alvo 0,5m² = Mais de 240 km (caça LO)
alvo 0,1m² = Mais de 165 km (caça LO)
alvo 0,01m² = 90 km (caça VLO = furtivo)
Angulo de visão = 240º (120º para cada lado)
:shock: :shock: :shock: Parece um AWAC´s.

Descobri porque não ficamos com o Su-35.
Teriamos que vender os nossos E-99 e adquirir um AWAC´s bem maior e mais potente.
Tipo E-190 ou E-390.
Já que seria muita sacanagem operar um caça com este radar e m combinação com um AWAC pequeno. :lol: :lol: :mrgreen:

Outra dificuldade é que o Su-35BM leva 11.500 kg de combustível INTERNO.
Isto geraria mais custo, já que teríamos que cancelar o KC-390 e projetar uma aeronave revo de maior porte.
O KC-390 não teria capacidade para reabastecer completamente 2 Su-35BM. :shock: :twisted: :twisted:

E ainda os russos divulgam o RCS como sendo entre 0,5-2m².
E se for um Su-35 vendo outro Su-35, em qual ele se enquadraria? 1m² ? 0,5 m² ?
Já vi fontes dizerem que o RCS é inferior a 1m².
Nestas novas buscas encontrei entre 0,5 e 2 m².
Creio que onde exista a maior redução da RCS seja na área frontal da aeronave.
Acredito então que seria o 0,5m² ou algo próximo a isso.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Su-35 News

#4033 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jan 12, 2012 10:26 pm

Petry escreveu:Mas é 2012, tudo pode acontecer. Michel teló é top 1 nas rádios holandesas e belgas, por que não Su-35 x Su-35?

Por que ao meu ver, o mais correto é comparar a relação RCS/Radar do que apenas um. Pois um avião pode até ter um radar "menos" potente, mas se seu RCS for bem menor, compensa. Assim como não adianta ter o radar que vê mais longe, se está na aeronave que é vista muito mais longe.

Digamos que pela Tabela o rafale tenha um rcs de 0,1m² enquanto o Su-35 tem 1 m². Quando o Su-35 começar a "ver" o rafale, é possivel que o rafale já tenha "visto" o Su-35.
A questão do RCS só significa vantagem quando a diferença está na Ordem da RCS.

Ou seja, uma aeronave de caça sem redução, uma aeronave caça LO (com trabalhos de redução da RCS) e uma aeronave VLO/Furtiva.
Se uma aeronave antiga possui RCS de 20 e a outra possui RCS de 15m² a diferença na detecção é MÍNIMA. Da mesma forma um Su-35 pode possuir uma RCS de 1m² e o Rafale uma RCS de 0,1m² que não vai mudar o fato de que um possui um radar de alcance médio e o outro um radar de longo alcance.

Claro que armados a RCS dos dois não será tão diferente. Mas mesmo que fosse o Flanker estaria em vantagem no 1x1.

O alcance máximo do RBE2AA é estimado em 200 km.
Isto significa que para uma aeronave LO este alcance também vai cair.
O alcance máximo do IRBIS-E é estimado em 400 km.
Veja, não são 400 km contra bombardeiros que possuem RCS de 100 m², são 400 km contra caças que possuem RCS de 3m².

Assim, o Rafale NECESSITA operar com aeronaves AWAC´s.




Editado pela última vez por Luís Henrique em Qui Jan 12, 2012 10:28 pm, em um total de 1 vez.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Su-35 News

#4034 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jan 12, 2012 10:27 pm

Carlos Mathias escreveu:Essa conversa de RCS para aviões que carregam armas e tanques em cabides externos é balela, não existe avião furtivo ou mais ou menos furtivo com tanques, armas e cabides espalhados pelas asas.

Sobre quem veria quem antes, na verdade ambos os RWR detectariam as emissões bem antes de poderem ser detectados como alvos válidos.

Se alguém ligar o radar, aparece no RWR do outro, e todos são bons.

Se ambos ligarem - que seria o caso se não estiverem atuando sob o apoio de um AWACS - aí eu apostaria no SU-35 achando o Rafale bem antes.

Imagem

Se o Rafale ejetasse todas as armas e todos os tanques e voasse uma proa direta contra o SU-35BM para poder mostrar um ângulo em que seu RCS fosse de 0,1 m2, por essa tabela vê-se que seria visto a 70~90 milhas náuticas.
Ou seja, ele estaria pelado e sereia detectado a 126 Km, no mínimo.
Seria um pato na lagoa, sem comb. para fugir nem armas para morrer ao menos lutando.

Mesmo que o Rafale visse antes, teria que chegar no mínimo a 100 Km para lançar o Meteor, ou menos ainda para lançar o MICA.
Esses nºs são de alcances máximos e ótimos, ou seja, a melhor situação possível para lançar as armas.

Mas agora entra uma grande vantagem de uma antena PESA/AESA móvel.

A 100Km, com certeza o Rafale já teria sido visto, e mesmo que disparasse um Meteor, bastaria ao SU-35 virar e colocá-lo a 90º do seu eixo de tiro para diminuir o alcance do míssil em NO MÍNIMO 50%.
O alcance diminui mais ainda, porque o SU-35 se deslocando lateralmente obrigará o Meteor a voar numa curva de perseguição, apontando para o ponto futuro, ou seja gastando energia.

Durante essa manobra de F-Pole, o SU-35 manteria o Rafale travado o tempo todo, sem jamais perdê-lo de "vista".

Assim, um R-77 poderia ser lançado contra o Rafale e este, ou manobraria, ou seria atingido.
Para manter o Meteor informado da posição do alvo (que está virando 90º e afastando), o Rafale teria que mantê-lo no seu cone radar de 60º a frente.
Para isso, teria que manter uma proa direta em direção ao alvo, ou ao menos na direção deste em no mínimo 30º (60º= 30º+30º).
Assim, se desviar do R-77 com uma F-Pole, perde o tiro do Meteor, que ele tem poucos para gastar.

Se tentar manter o alvo no radar, arrisca tomar um R-77 de frente e provavelmente dentro da NEZ dessa arma.
O Meteor voaria numa longa curva e o R-77 num vôo direto contra o alvo. Quem chega primeiro no seu alvo????

Nesse momento, o Rafale ( e qualquer outro caça que dependa de tanques externos) já terá ejetado seus tanques para melhorar a perfomance aerodinâmica, resultando ter apenas seu comb interno daí para frente.
E os tanques tomaram o lugar de valiosos mísseis, ou seja, tem poucos tiros para gastar.

Por outro lado, um Su-35BM não ejeta nada e mantém todo o comb. o tempo todo = mais tempo de manobra, mais persistência, mais capacidade de perseguição, jogo de gato e rato, ou mesmo "fuga".

Fuga entre aspas porque um SU-35 pode voar mais rápido, por muito mais tempo.
Sem tanques= muito menos arrasto e muito mais armas.

E isso tudo contra o melhor caça da bost-list!

Não vou nem comentar sobre tijolos e fantasmas. :x

Como se percebe facilmente, o SU-35BM está numa categoria bem acima dos caças medíocres que o Brasil selecionou para sua bost-list.

O Brasil merece é ....... mesmo.
Muita boa explanação....

Aliás, eu não entendo porque os russos operam AWAC´s... :twisted: :twisted: :mrgreen:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
aquanostra
Júnior
Júnior
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Jan 19, 2011 9:31 pm

Re: Su-35 News

#4035 Mensagem por aquanostra » Qui Jan 12, 2012 11:43 pm

va entender...
comprovar...
acreditar...

eu acredito




Responder