Su-35 News
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- Luís Henrique
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Re: Su-35 News
Andei pesquisando em uns sites russos e tenho algumas informações interessantes para compartilhar:
Radar Irbis E do Su-35BM
Diâmetro da antena: 900mm
Número de módulos: 1772
Alcance de Detecção:
alvo 3m² = 350-400 km
alvo 1m² = 300 km (caça LO)
alvo 0,5m² = Mais de 240 km (caça LO)
alvo 0,1m² = Mais de 165 km (caça LO)
alvo 0,01m² = 90 km (caça VLO = furtivo)
Angulo de visão = 240º (120º para cada lado)
Parece um AWAC´s.
Descobri porque não ficamos com o Su-35.
Teriamos que vender os nossos E-99 e adquirir um AWAC´s bem maior e mais potente.
Tipo E-190 ou E-390.
Já que seria muita sacanagem operar um caça com este radar e m combinação com um AWAC pequeno.
Outra dificuldade é que o Su-35BM leva 11.500 kg de combustível INTERNO.
Isto geraria mais custo, já que teríamos que cancelar o KC-390 e projetar uma aeronave revo de maior porte.
O KC-390 não teria capacidade para reabastecer completamente 2 Su-35BM.
E ainda os russos divulgam o RCS como sendo entre 0,5-2m².
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alvo 0,1m² = Mais de 165 km (caça LO)
alvo 0,01m² = 90 km (caça VLO = furtivo)
Angulo de visão = 240º (120º para cada lado)
Parece um AWAC´s.
Descobri porque não ficamos com o Su-35.
Teriamos que vender os nossos E-99 e adquirir um AWAC´s bem maior e mais potente.
Tipo E-190 ou E-390.
Já que seria muita sacanagem operar um caça com este radar e m combinação com um AWAC pequeno.
Outra dificuldade é que o Su-35BM leva 11.500 kg de combustível INTERNO.
Isto geraria mais custo, já que teríamos que cancelar o KC-390 e projetar uma aeronave revo de maior porte.
O KC-390 não teria capacidade para reabastecer completamente 2 Su-35BM.
E ainda os russos divulgam o RCS como sendo entre 0,5-2m².
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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Su-35 News
O Brasil e os brasileiros merecem é Gripen.
E olhe lá!
Quem nasceu para ser porteiro, nunca vai morar na cobertura.
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Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qui Jan 12, 2012 12:36 am, em um total de 1 vez.
Re: Su-35 News
Luiz, todos estes parâmetros foram confirmados em testes.
Mas a fAB gosa pelo NORA da SELEX.
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Re: Su-35 News
Luís Henrique escreveu: Outra dificuldade é que o Su-35BM leva 11.500 kg de combustível INTERNO.
Isto geraria mais custo, já que teríamos que cancelar o KC-390 e projetar uma aeronave revo de maior porte.
O KC-390 não teria capacidade para reabastecer completamente 2 Su-35BM.
Aí entra o que sugeri: fazer com o 390 o mesmo que os ianques fizeram com o STARLIFTER: acrescentar 'plugs' à frente e à ré da asa, aumentando a capacidade do avião. Claro, no caso do avião Americano já havia um SEP das turbinas e capacidade não aproveitada de sustentação nas asas, já o 390 eu diria que vem na medida (se bem que quase todos os aviões maiores da EMBRAER foram e inclusive ainda estão sendo 'esticados'). A meu ver, este alongamento preencheria a capacidade de abastecimento de dois FLANKERS com folga...
Resta saber se haveria QAV...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Su-35 News
O KC-390 teria sobra para isso sim. Mas não corremos o risco de ter que pensar nestas hipóteses...
[]'s
[]'s
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Re: Su-35 News
Aquele que enxerga 120km.Carlos Mathias escreveu:Luiz, todos estes parâmetros foram confirmados em testes.
Mas a fAB gosa pelo NORA da SELEX.
O Su-35BM serviria de AWAC´s e de REVO para os Gripen.
Não da nem para iniciar uma comparação.
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Re: Su-35 News
E se for um Su-35 vendo outro Su-35, em qual ele se enquadraria? 1m² ? 0,5 m² ?Luís Henrique escreveu:Andei pesquisando em uns sites russos e tenho algumas informações interessantes para compartilhar:
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Re: Su-35 News
Petry escreveu:E se for um Su-35 vendo outro Su-35, em qual ele se enquadraria? 1m² ? 0,5 m² ?Luís Henrique escreveu:Andei pesquisando em uns sites russos e tenho algumas informações interessantes para compartilhar:
Radar Irbis E do Su-35BM
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Alcance de Detecção:
alvo 3m² = 350-400 km
alvo 1m² = 300 km (caça LO)
alvo 0,5m² = Mais de 240 km (caça LO)
alvo 0,1m² = Mais de 165 km (caça LO)
alvo 0,01m² = 90 km (caça VLO = furtivo)
Angulo de visão = 240º (120º para cada lado)
Parece um AWAC´s.
Descobri porque não ficamos com o Su-35.
Teriamos que vender os nossos E-99 e adquirir um AWAC´s bem maior e mais potente.
Tipo E-190 ou E-390.
Já que seria muita sacanagem operar um caça com este radar e m combinação com um AWAC pequeno.
Outra dificuldade é que o Su-35BM leva 11.500 kg de combustível INTERNO.
Isto geraria mais custo, já que teríamos que cancelar o KC-390 e projetar uma aeronave revo de maior porte.
O KC-390 não teria capacidade para reabastecer completamente 2 Su-35BM.
E ainda os russos divulgam o RCS como sendo entre 0,5-2m².
Ver sei lá, mas SE ENFRENTAR A VALER causaria provavelmente o Dia do Juízo, pois escrito está nos Evangelhos de São Mathias que:
1.1 - Um Flanker sempre acerta o alvo que ataca. É uma certeza divina.
1.2 - Um Flanker nunca é atingido e muito menos destruído. É uma impossibilidade divina.
Agora, imagines um combate real entre Flankers. AMBOS atingiriam e destruiriam seus alvos mas ao mesmo tempo é IMPOSSÍVEL que qualquer um deles seja atingido e muito menos destruído.
Eis, caros irmãos, o PARADOXO FINAL que seria seguido pelo inevitável fim do universo...
PS.:
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Su-35 News
Mas é 2012, tudo pode acontecer. Michel teló é top 1 nas rádios holandesas e belgas, por que não Su-35 x Su-35?
Por que ao meu ver, o mais correto é comparar a relação RCS/Radar do que apenas um. Pois um avião pode até ter um radar "menos" potente, mas se seu RCS for bem menor, compensa. Assim como não adianta ter o radar que vê mais longe, se está na aeronave que é vista muito mais longe.
Digamos que pela Tabela o rafale tenha um rcs de 0,1m² enquanto o Su-35 tem 1 m². Quando o Su-35 começar a "ver" o rafale, é possivel que o rafale já tenha "visto" o Su-35.
Por que ao meu ver, o mais correto é comparar a relação RCS/Radar do que apenas um. Pois um avião pode até ter um radar "menos" potente, mas se seu RCS for bem menor, compensa. Assim como não adianta ter o radar que vê mais longe, se está na aeronave que é vista muito mais longe.
Digamos que pela Tabela o rafale tenha um rcs de 0,1m² enquanto o Su-35 tem 1 m². Quando o Su-35 começar a "ver" o rafale, é possivel que o rafale já tenha "visto" o Su-35.
Re: Su-35 News
Essa conversa de RCS para aviões que carregam armas e tanques em cabides externos é balela, não existe avião furtivo ou mais ou menos furtivo com tanques, armas e cabides espalhados pelas asas.
Sobre quem veria quem antes, na verdade ambos os RWR detectariam as emissões bem antes de poderem ser detectados como alvos válidos.
Se alguém ligar o radar, aparece no RWR do outro, e todos são bons.
Se ambos ligarem - que seria o caso se não estiverem atuando sob o apoio de um AWACS - aí eu apostaria no SU-35 achando o Rafale bem antes.
Se o Rafale ejetasse todas as armas e todos os tanques e voasse uma proa direta contra o SU-35BM para poder mostrar um ângulo em que seu RCS fosse de 0,1 m2, por essa tabela vê-se que seria visto a 70~90 milhas náuticas.
Ou seja, ele estaria pelado e sereia detectado a 126 Km, no mínimo.
Seria um pato na lagoa, sem comb. para fugir nem armas para morrer ao menos lutando.
Mesmo que o Rafale visse antes, teria que chegar no mínimo a 100 Km para lançar o Meteor, ou menos ainda para lançar o MICA.
Esses nºs são de alcances máximos e ótimos, ou seja, a melhor situação possível para lançar as armas.
Mas agora entra uma grande vantagem de uma antena PESA/AESA móvel.
A 100Km, com certeza o Rafale já teria sido visto, e mesmo que disparasse um Meteor, bastaria ao SU-35 virar e colocá-lo a 90º do seu eixo de tiro para diminuir o alcance do míssil em NO MÍNIMO 50%.
O alcance diminui mais ainda, porque o SU-35 se deslocando lateralmente obrigará o Meteor a voar numa curva de perseguição, apontando para o ponto futuro, ou seja gastando energia.
Durante essa manobra de F-Pole, o SU-35 manteria o Rafale travado o tempo todo, sem jamais perdê-lo de "vista".
Assim, um R-77 poderia ser lançado contra o Rafale e este, ou manobraria, ou seria atingido.
Para manter o Meteor informado da posição do alvo (que está virando 90º e afastando), o Rafale teria que mantê-lo no seu cone radar de 60º a frente.
Para isso, teria que manter uma proa direta em direção ao alvo, ou ao menos na direção deste em no mínimo 30º (60º= 30º+30º).
Assim, se desviar do R-77 com uma F-Pole, perde o tiro do Meteor, que ele tem poucos para gastar.
Se tentar manter o alvo no radar, arrisca tomar um R-77 de frente e provavelmente dentro da NEZ dessa arma.
O Meteor voaria numa longa curva e o R-77 num vôo direto contra o alvo. Quem chega primeiro no seu alvo????
Nesse momento, o Rafale ( e qualquer outro caça que dependa de tanques externos) já terá ejetado seus tanques para melhorar a perfomance aerodinâmica, resultando ter apenas seu comb interno daí para frente.
E os tanques tomaram o lugar de valiosos mísseis, ou seja, tem poucos tiros para gastar.
Por outro lado, um Su-35BM não ejeta nada e mantém todo o comb. o tempo todo = mais tempo de manobra, mais persistência, mais capacidade de perseguição, jogo de gato e rato, ou mesmo "fuga".
Fuga entre aspas porque um SU-35 pode voar mais rápido, por muito mais tempo.
Sem tanques= muito menos arrasto e muito mais armas.
E isso tudo contra o melhor caça da bost-list!
Não vou nem comentar sobre tijolos e fantasmas.
Como se percebe facilmente, o SU-35BM está numa categoria bem acima dos caças medíocres que o Brasil selecionou para sua bost-list.
O Brasil merece é ....... mesmo.
Sobre quem veria quem antes, na verdade ambos os RWR detectariam as emissões bem antes de poderem ser detectados como alvos válidos.
Se alguém ligar o radar, aparece no RWR do outro, e todos são bons.
Se ambos ligarem - que seria o caso se não estiverem atuando sob o apoio de um AWACS - aí eu apostaria no SU-35 achando o Rafale bem antes.
Se o Rafale ejetasse todas as armas e todos os tanques e voasse uma proa direta contra o SU-35BM para poder mostrar um ângulo em que seu RCS fosse de 0,1 m2, por essa tabela vê-se que seria visto a 70~90 milhas náuticas.
Ou seja, ele estaria pelado e sereia detectado a 126 Km, no mínimo.
Seria um pato na lagoa, sem comb. para fugir nem armas para morrer ao menos lutando.
Mesmo que o Rafale visse antes, teria que chegar no mínimo a 100 Km para lançar o Meteor, ou menos ainda para lançar o MICA.
Esses nºs são de alcances máximos e ótimos, ou seja, a melhor situação possível para lançar as armas.
Mas agora entra uma grande vantagem de uma antena PESA/AESA móvel.
A 100Km, com certeza o Rafale já teria sido visto, e mesmo que disparasse um Meteor, bastaria ao SU-35 virar e colocá-lo a 90º do seu eixo de tiro para diminuir o alcance do míssil em NO MÍNIMO 50%.
O alcance diminui mais ainda, porque o SU-35 se deslocando lateralmente obrigará o Meteor a voar numa curva de perseguição, apontando para o ponto futuro, ou seja gastando energia.
Durante essa manobra de F-Pole, o SU-35 manteria o Rafale travado o tempo todo, sem jamais perdê-lo de "vista".
Assim, um R-77 poderia ser lançado contra o Rafale e este, ou manobraria, ou seria atingido.
Para manter o Meteor informado da posição do alvo (que está virando 90º e afastando), o Rafale teria que mantê-lo no seu cone radar de 60º a frente.
Para isso, teria que manter uma proa direta em direção ao alvo, ou ao menos na direção deste em no mínimo 30º (60º= 30º+30º).
Assim, se desviar do R-77 com uma F-Pole, perde o tiro do Meteor, que ele tem poucos para gastar.
Se tentar manter o alvo no radar, arrisca tomar um R-77 de frente e provavelmente dentro da NEZ dessa arma.
O Meteor voaria numa longa curva e o R-77 num vôo direto contra o alvo. Quem chega primeiro no seu alvo????
Nesse momento, o Rafale ( e qualquer outro caça que dependa de tanques externos) já terá ejetado seus tanques para melhorar a perfomance aerodinâmica, resultando ter apenas seu comb interno daí para frente.
E os tanques tomaram o lugar de valiosos mísseis, ou seja, tem poucos tiros para gastar.
Por outro lado, um Su-35BM não ejeta nada e mantém todo o comb. o tempo todo = mais tempo de manobra, mais persistência, mais capacidade de perseguição, jogo de gato e rato, ou mesmo "fuga".
Fuga entre aspas porque um SU-35 pode voar mais rápido, por muito mais tempo.
Sem tanques= muito menos arrasto e muito mais armas.
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Como se percebe facilmente, o SU-35BM está numa categoria bem acima dos caças medíocres que o Brasil selecionou para sua bost-list.
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Re: Su-35 News
Já vi fontes dizerem que o RCS é inferior a 1m².Petry escreveu:E se for um Su-35 vendo outro Su-35, em qual ele se enquadraria? 1m² ? 0,5 m² ?Luís Henrique escreveu:Andei pesquisando em uns sites russos e tenho algumas informações interessantes para compartilhar:
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alvo 3m² = 350-400 km
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E ainda os russos divulgam o RCS como sendo entre 0,5-2m².
Nestas novas buscas encontrei entre 0,5 e 2 m².
Creio que onde exista a maior redução da RCS seja na área frontal da aeronave.
Acredito então que seria o 0,5m² ou algo próximo a isso.
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Re: Su-35 News
A questão do RCS só significa vantagem quando a diferença está na Ordem da RCS.Petry escreveu:Mas é 2012, tudo pode acontecer. Michel teló é top 1 nas rádios holandesas e belgas, por que não Su-35 x Su-35?
Por que ao meu ver, o mais correto é comparar a relação RCS/Radar do que apenas um. Pois um avião pode até ter um radar "menos" potente, mas se seu RCS for bem menor, compensa. Assim como não adianta ter o radar que vê mais longe, se está na aeronave que é vista muito mais longe.
Digamos que pela Tabela o rafale tenha um rcs de 0,1m² enquanto o Su-35 tem 1 m². Quando o Su-35 começar a "ver" o rafale, é possivel que o rafale já tenha "visto" o Su-35.
Ou seja, uma aeronave de caça sem redução, uma aeronave caça LO (com trabalhos de redução da RCS) e uma aeronave VLO/Furtiva.
Se uma aeronave antiga possui RCS de 20 e a outra possui RCS de 15m² a diferença na detecção é MÍNIMA. Da mesma forma um Su-35 pode possuir uma RCS de 1m² e o Rafale uma RCS de 0,1m² que não vai mudar o fato de que um possui um radar de alcance médio e o outro um radar de longo alcance.
Claro que armados a RCS dos dois não será tão diferente. Mas mesmo que fosse o Flanker estaria em vantagem no 1x1.
O alcance máximo do RBE2AA é estimado em 200 km.
Isto significa que para uma aeronave LO este alcance também vai cair.
O alcance máximo do IRBIS-E é estimado em 400 km.
Veja, não são 400 km contra bombardeiros que possuem RCS de 100 m², são 400 km contra caças que possuem RCS de 3m².
Assim, o Rafale NECESSITA operar com aeronaves AWAC´s.
Editado pela última vez por Luís Henrique em Qui Jan 12, 2012 10:28 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Su-35 News
Muita boa explanação....Carlos Mathias escreveu:Essa conversa de RCS para aviões que carregam armas e tanques em cabides externos é balela, não existe avião furtivo ou mais ou menos furtivo com tanques, armas e cabides espalhados pelas asas.
Sobre quem veria quem antes, na verdade ambos os RWR detectariam as emissões bem antes de poderem ser detectados como alvos válidos.
Se alguém ligar o radar, aparece no RWR do outro, e todos são bons.
Se ambos ligarem - que seria o caso se não estiverem atuando sob o apoio de um AWACS - aí eu apostaria no SU-35 achando o Rafale bem antes.
Se o Rafale ejetasse todas as armas e todos os tanques e voasse uma proa direta contra o SU-35BM para poder mostrar um ângulo em que seu RCS fosse de 0,1 m2, por essa tabela vê-se que seria visto a 70~90 milhas náuticas.
Ou seja, ele estaria pelado e sereia detectado a 126 Km, no mínimo.
Seria um pato na lagoa, sem comb. para fugir nem armas para morrer ao menos lutando.
Mesmo que o Rafale visse antes, teria que chegar no mínimo a 100 Km para lançar o Meteor, ou menos ainda para lançar o MICA.
Esses nºs são de alcances máximos e ótimos, ou seja, a melhor situação possível para lançar as armas.
Mas agora entra uma grande vantagem de uma antena PESA/AESA móvel.
A 100Km, com certeza o Rafale já teria sido visto, e mesmo que disparasse um Meteor, bastaria ao SU-35 virar e colocá-lo a 90º do seu eixo de tiro para diminuir o alcance do míssil em NO MÍNIMO 50%.
O alcance diminui mais ainda, porque o SU-35 se deslocando lateralmente obrigará o Meteor a voar numa curva de perseguição, apontando para o ponto futuro, ou seja gastando energia.
Durante essa manobra de F-Pole, o SU-35 manteria o Rafale travado o tempo todo, sem jamais perdê-lo de "vista".
Assim, um R-77 poderia ser lançado contra o Rafale e este, ou manobraria, ou seria atingido.
Para manter o Meteor informado da posição do alvo (que está virando 90º e afastando), o Rafale teria que mantê-lo no seu cone radar de 60º a frente.
Para isso, teria que manter uma proa direta em direção ao alvo, ou ao menos na direção deste em no mínimo 30º (60º= 30º+30º).
Assim, se desviar do R-77 com uma F-Pole, perde o tiro do Meteor, que ele tem poucos para gastar.
Se tentar manter o alvo no radar, arrisca tomar um R-77 de frente e provavelmente dentro da NEZ dessa arma.
O Meteor voaria numa longa curva e o R-77 num vôo direto contra o alvo. Quem chega primeiro no seu alvo????
Nesse momento, o Rafale ( e qualquer outro caça que dependa de tanques externos) já terá ejetado seus tanques para melhorar a perfomance aerodinâmica, resultando ter apenas seu comb interno daí para frente.
E os tanques tomaram o lugar de valiosos mísseis, ou seja, tem poucos tiros para gastar.
Por outro lado, um Su-35BM não ejeta nada e mantém todo o comb. o tempo todo = mais tempo de manobra, mais persistência, mais capacidade de perseguição, jogo de gato e rato, ou mesmo "fuga".
Fuga entre aspas porque um SU-35 pode voar mais rápido, por muito mais tempo.
Sem tanques= muito menos arrasto e muito mais armas.
E isso tudo contra o melhor caça da bost-list!
Não vou nem comentar sobre tijolos e fantasmas.
Como se percebe facilmente, o SU-35BM está numa categoria bem acima dos caças medíocres que o Brasil selecionou para sua bost-list.
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Aliás, eu não entendo porque os russos operam AWAC´s...
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