MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Hader

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2281 Mensagem por Hader » Qua Dez 28, 2011 8:23 pm

ha um ditado que considero mui valido: o diabo sabe, não porque é sábio. O diabo sabe porque é velho.
Eu sempre falo isso... 8-]

Bender

#2282 Mensagem por Bender » Qua Dez 28, 2011 8:32 pm

pafuncio escreveu:
Bender escreveu:

Bender, ha um ditado que considero mui valido: o diabo sabe, não porque é sábio. O diabo sabe porque é velho.

Grande abraço, velho homem de lata.
8-] napinha pro amigo curtir... :mrgreen: falei napinha! :roll:

Imagem
Elisabetta Canalis

Abraços!

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#2283 Mensagem por pafuncio » Qua Dez 28, 2011 8:39 pm

Hader, eu ia te mandar um abraco, mas o post supra do bender me desconcertou ..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Saludos.

ps - bender, vai na tua caixa de mps. :wink:

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Hader

#2284 Mensagem por Hader » Qua Dez 28, 2011 8:41 pm

Este post do Bender desconcentrou todo mundo... :mrgreen:

pafuncio
Sênior
Sênior

#2285 Mensagem por pafuncio » Qua Dez 28, 2011 8:45 pm

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
PRick

#2286 Mensagem por PRick » Qua Dez 28, 2011 8:48 pm

Resumindo;

A carne é fraca! :lol: :lol:

[]´s

FoxTroop
Sênior
Sênior
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#2287 Mensagem por FoxTroop » Qua Dez 28, 2011 9:25 pm

Depois de ler estes posts todos do Prick (e ter ficado Canalis-ado pela foto colocada pelo caro Bender) cheguei a uma única conclusão; Os brasileiros que eu conheço pessoalmente (e são bastantes) têm mentido descaradamente sobre o custo de vida no Brasil vs Portugal. Não vejo como possa ser de outro modo, mas....... espera lá.......... Lembrei-me agora de outra hipótese..... :roll: :roll:

Imagem
pafuncio
Sênior
Sênior

#2288 Mensagem por pafuncio » Qua Dez 28, 2011 9:31 pm

FoxTroop escreveu:Depois de ler estes posts todos do Prick (e ter ficado Canalis-ado pela foto colocada pelo caro Bender) cheguei a uma única conclusão; Os brasileiros que eu conheço pessoalmente (e são bastantes) têm mentido descaradamente sobre o custo de vida no Brasil vs Portugal. Não vejo como possa ser de outro modo, mas....... espera lá.......... Lembrei-me agora de outra hipótese..... :roll: :roll:

Especulo que a mulherada aqui é mais barata. Isso impacta sobremaneira o custo de vida ... [091] [100] [081] [078]

Bender

#2289 Mensagem por Bender » Qua Dez 28, 2011 10:18 pm

pafuncio escreveu:
FoxTroop escreveu:Depois de ler estes posts todos do Prick (e ter ficado Canalis-ado pela foto colocada pelo caro Bender) cheguei a uma única conclusão; Os brasileiros que eu conheço pessoalmente (e são bastantes) têm mentido descaradamente sobre o custo de vida no Brasil vs Portugal. Não vejo como possa ser de outro modo, mas....... espera lá.......... Lembrei-me agora de outra hipótese..... :roll: :roll:

Especulo que a mulherada aqui é mais barata. Isso impacta sobremaneira o custo de vida ... [091] [100] [081] [078]
Este item de luxo não faz parte da minha cesta básica nem natalina há tempos 8-] :roll: ,mas é um mercado estável,depende somente se o produto é de primeira ou se é patinho ou acem. 8-]

Mas ao colega FoxTrop diria o seguinte,existem diversos estudos mundiais sobre o custo de vida nas principais cidades do mundo,a Economist sempre faz o seu,a consultoria Mercer faz o seu e mais uns duzentos caras fazem os deles.

Os resultados nunca batem apesar de alguns destes estudos abrangerem mais de 130 itens de consumo e seviços de cada local.

O que é certo é que é mais caro morar e viver em cidades que são grandes centros financeiros e de negócios,as chamadas metrópoles,e mais barato viver em cidades mais periféricas e até interioranas,isso é normal pois nestes centros de negócios estão as maiores oportunidades de emprego e salários melhores em todos os níveis.

Por isso torná-se uma discussão de inutíl esta dos preços da feira de domingo e dos super mercados,pois as feiras livres e super mercados das grandes cidades também são muito diversos e seletivos,na qualidade e origem de seus produtos e nos preços dos mesmos,diferenciando-se também em função de bairros de classe c,b ou a.

Comer pastel em feira é uma tradição em São Paulo,na feirinha perto da minha casa o bichinho custa 1 real, :| já na feira do Pacaembu onde vou as vezes comprar alguns itens de gastronomia made in france e italy, custa 4 reais. :roll:

Grande final
Pastel da Maria é eleito o melhor da cidade

Imagem
Na manhã desta segunda (22), os paulistanos conheceram os primeiros colocados do concurso O Melhor Pastel de Feira de São Paulo, organizado pela prefeitura. A grande vencedora desta edição foi a barraca Pastel da Maria, eleita a melhor também em 2009. O título de vice foi atribuído à Barraca da Soninha, que subiu ao pódio pela primeira vez. Já o campeão do ano passado, Pastéis Agena, ficou com a terceira posição. A grande final aconteceu das 8h30 às 11h na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, na Zona Oeste.

Nas grandes cidades do mundo existem produtos e serviços para todos os bolsos e gostos,portanto uma discussão de que é mais barato viver e consumir em uma cidade x de Portugal e outra y do Brasil nunca vai estabelecer qualquer verdade definitiva e absoluta,não tem base científica e estatística comparativa exata de tipo e perfil de localidade que seja possível de ser feita.

Mas também existem os índices McDonalds da vida,pra quem acredita,vai saber. :?

Esta aqui é da UBS 2011:

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as 19ª e 26ª mais caras do mundo para se viver, segundo estudo divulgado pelo banco suíço UBS. As mais caras são Oslo e Zurique.

Veja o ranking das 15 cidades mais caras do mundo:

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as 19ª e 26ª mais caras do mundo para se viver, segundo estudo divulgado pelo banco suíço UBS. As mais caras são Oslo e Zurique.

#1 – Oslo – pacote de serviços: US$ 139
#2 – Zurique – pacote de serviços: US$ 135
#3 – Genebra – US$ 133
#4 – Copenhagen – US$ 118
#5 – Estocolmo – US$ 117
#6 – Tóquio – US$ 112
#7 – Sidney – US$ 109
#8 – Helsinque – US$ 103
#9 – Toronto – US$ 102,80
#10 – Cingapura – US$ 102,40
#11 – Viena – 102
#12 – Paris – 100,90
#13 – Luxemburgo – 100,1
#14 – Nova York – 100
#15 – Londres – 99,80
Cidades Brasileiras
#19 – São Paulo – pacote de serviços: US$ 96,50
#26 – Rio de Janeiro – pacote de serviços: US$ 90,90

A instituição avaliou 73 cidades em todo o mundo e os critérios para definir o custo de vida incluiu um pacote com 122 bens e serviços, tais como moradia, alimentação, transporte público e privado, roupas e artigos doméstico.

Para se ter uma ideia, São Paulo já é considerada mais cara que Roma e Barcelona enquanto o Rio aparece a frente de Dubai, Amsterdã e Madri.

Se levarmos em conta o poder de compra doméstico SP e Rio caem para a 54ª e 58ª respectivamente.

---------------------------------------------

Abraços!

pafuncio
Sênior
Sênior

#2290 Mensagem por pafuncio » Qua Dez 28, 2011 10:50 pm

Floripa eh uma cidade sabidamente cara, muito cara (tbem vale para a mulherada local). Por exemplo, rodizios de churrasco tem preco medio superior a 45,00, sem o nivel das grandes cidades. Um muito bom aqui eh superior a 60,00/70,00.

Fui a uma cidade da serra catarinense, rancho queimado, visitar sitio de um amigo. 70 km rumo ao leste, regiao serrana, colonizacao alema, um outro mundo, em que pese aproximidade com floripa.

Rodizio de carne excelente (maminha, fraldinha/vazio, cupim, alcatra, contrafile, picanha), com saboroso acompanhamento caseiro-teutonico (saladas, arroz, feijao, farofa, bolinho de arroz, carnes picantes, repolhos), ao qual se acrescenta bufet de sobremesas simples e saborosas ( mousse de chocolate e tbem de maracuja, torta de chocolate, pudim de leite condensado e sagu). Local simples, mas limpo: R$
15,00, sem limite de alimentacao.

Comi mui bem, meu pequeno filho adorou pantagruelicamente, agradavel surpresa. Fiquei feliz em perceber o restaurante cheio, ocupado pela popuacao local, em plena 3a feira, muitos deles pessoas simples, mas que estao consumindo. Tocante, muitos trabalhadores de uma empreiteira que realiza obra de recuperacao da br 282, felizes em derrubar fartas porcoes de costela. :mrgreen:

Duvido que em Portugal exista refeicao assemelhada. r$15,00.

Salu2.

Bender

#2291 Mensagem por Bender » Qua Dez 28, 2011 11:18 pm

É por ai mesmo,são muitas opções,fui muito a Lindoia interior de São Paulo,beira de Minas, minha vida inteira,teve época em que tinha a opção de comer um javali maravilhoso e também um bacalhau extraordinário do chef de cuisine João, do Bistrô Grão do Galo na estrada de Socorro a um preço mais "paulista" digamos assim,como também comer no restaurante de fogão a lenha de uma amiga minha, onde matavá-mos a dentadas selvagens um leitão a pururuca com mandioca frita e crocante,farofa de milho e tutu de feijão,tudo na fartura de tirar o chapéu por um preço único de 18 pilas!!! :shock: Era o fim do mundo,comia e chamava o Samu pra sair de maca. 8-] :mrgreen:

Fora a cachacinha mineira...ai meu Deus!!! :roll:

SDS.

pafuncio
Sênior
Sênior

#2292 Mensagem por pafuncio » Qua Dez 28, 2011 11:52 pm

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: koza boa, sô.

Ultima semana do ano, banquetes sem fim, bebedeiras interminaveis, recesso do trabalho. Amanha, churras aki em casa. Picanha de aberdeen angus, bisteca fiorentina, contrafile de hereford. Tudo na grelha, chimichurri, farofa, batata na brasa embrulhada com papel aluminio acompanhada com gorgonzola/champignon, ratatouille matada escoltada por salsa picante. Stellinha e heineken pra necessaria hidratacao. Vidinha mais ou menos, diria meu brôdi...

Ai, meu figado ta doendo desde já :mrgreen:

Saludos figadais.

PRick

#2293 Mensagem por PRick » Qui Dez 29, 2011 12:37 am

Um agora você lembrou bem, pastel de feira e caldo de cana, tudo por 1,50.

Imagem

[]´s

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#2294 Mensagem por Andre Correa » Qui Dez 29, 2011 3:33 am

PRick escreveu:
prp escreveu:Caro André, os preços da cesta básica aqui é mais barato, claro que não devemos comparar com a renda, mas em valores nominais é mais barato. E olha que arroz é caro por ser importado. Porém no Brasil se faz uma CB com 90 reais, em qualquer Super Mercado. Ou seja, tirando ortifrut e carnes com 90 pilas se passa o mês em uma família de 3 pessoas.

Talvez sua mãe olhou outros tipos que não fazem parte da CB no Brasil ai sim saindo mais caro. Tipo azeite, frutos do mar etc.

Mas os bens industrializados aqui são mais caros mesmo.

Não adianta ele continua vendos os dados estatísticos do DIEESE como se fosse algo oficial e real, e compara eles com preços extraídos diretamente de supermercados em Portugal. Quando o correto seria a simples comparação direta dos preços entre supermercados ou entre dados estatísticos com mesmas metodologias. Me parece claro que dá para comprar tudo o que o DIEESE postou de forma mais barata, porque não é esse o objetivo do estudo do DIEESE, que por sinal, é um instituto privado.

[]´s
Ou eu cresci a aprender um Português muito diferente do vosso, ou aqui em Portugal interpretamos o texto muitíssimo diferente do Brasil.

O DIEESE, agora por ser privado, e não mostrar os dados da maneira que gostavas, já não é mais válido né? Conveniente, digamos...

Mas vamos lá, no texto que já quotei 2x, diz que:
...verifica-se, nestes estabelecimentos quais as marcas ou tipos de maior procura pelos consumidores.
A partir destas informações é organizada a tabela de marcas dos produtos.
Esta tabela, definida a partir das marcas e ou tipos que apresentam maior frequência absoluta, compõe o painel de produtos cujos preços serão coletados.
Isso responde tudo, e pelo menos a mim, e aos outros colegas aqui que não estão a defender nada, chega, e contradiz o que estás a afirmar.

Não, não se alimenta correctamente uma família de 3 pessoas com 90 reais, nem com o dobro disso. Pode-se sim passar fome, e faltar muitas coisas, ou não morrer de fome, mas isso não é viver, é sobreviver... assim como eu posso passar 1 mes inteiro a comer bolacha ou salgadinhos, ou apenas pão puro, que vou gastar 0,50€ e a beber 3l de agua por dia, que gasto mais 0,30€, ou seja, gasto 24€ por mês, e não morro de fome.

A pesquisa do DIEESE é baseada nas marcas mais consumidas em cada estabelecimento, e é essa a intenção do DIEESE, mostrar o custo da cesta para o cidadão comum, ao alcance de todos. É óbvio que qualquer um, com um pouco mais de possibilidade, pode pesquisar mais preços, mas se espalha muito suas compras, gasta mais com transportes, e acaba por aumentar os custos. Ainda há os que mal tem tempo para ir ao supermercado por conta do trabalho, que pode tomar-lhe o maior tempo do seu dia, e por aí vai.

Aqui eu vejo isso como mais simples, pois temos uma boa rede de transportes, e até os Táxis são muito mais baratos, relativamente ao seu peso no ordenado, quando comparado ao Brasil, além dos transportes públicos, proximidade de grandes superficies comerciais à todos, etc.

E Bender, não, eu não estou na cola do PRick, mesmo porque ele iniciou o debate comigo, ao contestar meu post, mas sim, estou a servir-me do propósito de um fórum organizado, que é debater um assunto, ir buscar fontes, aprender, algo que normalmente, não faríamos sozinhos, se não houvesse um motivo qualquer. E o colega sabe muito bem que, se em algum momento eu estiver a lhe incomodar, basta contactar-me por MP que conversamos com isso. Eu tenho prazer em debater com o PRick, pois se todos tivessemos a mesma ideia, o mundo seria um lugar chato demais, além do que, aprendo muito enquanto debatemos, e quem quiser, pode aprender também.

Quanto ao casamento, fiques descansado, mas já houve quem chegou antes dele, pelo que já está atrasado aí por uns 15 anos e 3 filhos :lol:

[]'s

Audaces Fortuna Iuvat
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#2295 Mensagem por Andre Correa » Qui Dez 29, 2011 3:44 am

Bender escreveu:Esta aqui é da UBS 2011:

#1 – Oslo – pacote de serviços: US$ 139
#2 – Zurique – pacote de serviços: US$ 135
#3 – Genebra – US$ 133
#4 – Copenhagen – US$ 118
#5 – Estocolmo – US$ 117
#6 – Tóquio – US$ 112
#7 – Sidney – US$ 109
#8 – Helsinque – US$ 103
#9 – Toronto – US$ 102,80
#10 – Cingapura – US$ 102,40
#11 – Viena – 102
#12 – Paris – 100,90
#13 – Luxemburgo – 100,1
#14 – Nova York – 100
#15 – Londres – 99,80
Cidades Brasileiras
#19 – São Paulo – pacote de serviços: US$ 96,50
#26 – Rio de Janeiro – pacote de serviços: US$ 90,90

A instituição avaliou 73 cidades em todo o mundo e os critérios para definir o custo de vida incluiu um pacote com 122 bens e serviços, tais como moradia, alimentação, transporte público e privado, roupas e artigos doméstico.

Para se ter uma ideia, São Paulo já é considerada mais cara que Roma e Barcelona enquanto o Rio aparece a frente de Dubai, Amsterdã e Madri.

Se levarmos em conta o poder de compra doméstico SP e Rio caem para a 54ª e 58ª respectivamente.

---------------------------------------------

Abraços!
Lisboa está mais barata
Capital passou da 72ª para a 86ª posição da lista que avalia as cidades mais caras do mundo para expatriados. Luanda continua a liderar a tabela elaborada pela Mercer.

Catarina Nunes (www.expresso.pt)
0:01 Terça feira, 12 de julho de 2011

Lisboa é a 86ª cidade mais cara do mundo, de acordo com o estudo anual de Custo de Vida da Mercer que pelo segundo ano consecutivo dá a Luanda, em Angola, a liderança da tabela, seguida de Tóquio (Japão), N'Djamena (Chade), Moscovo (Rússia), Genebra (Suiça) e Osaka (Japão), todas elas mantendo os lugares ocupados em 2010.

O inquérito abrange 214 cidades em cinco continentes e mede o custo comparativo de cerca de 200 produtos em cada local, incluindo alojamento, transporte, comida, vestuário, artigos domésticos e lazer. O estudo é elaborado de forma a funcionar como ferramenta de empresas multinacionais e Governos para determinarem as remunerações dos seus colaboradores expatriados. Nova Iorque é considerada a cidade de referência, com a qual todas as cidades são comparadas e os movimentos da moeda são medidos face ao dólar norte-americano. O alojamento, o custo mais elevado para os expatriados, é determinante neste índice de classificação das cidades.

Singapura, que subiu da 11ª para a 8ª posição, e São Paulo, que, desde a classificação de 2010, subiu 11 lugares para a 10ª posição, representam as novas entradas na lista das 10 cidades mais caras do mundo. Karachi (214) é considerada a cidade mais barata do mundo e o inquérito concluiu que Luanda é três vezes mais cara do que Karachi. Acontecimentos mundiais recentes, incluindo desastres naturais e perturbações políticas, tiveram impacto na classificação de muitas regiões, como flutuações da moeda, custo da inflação em bens e serviços e volatilidade nos preços do alojamento.

São Paulo e Rio são as mais caras das Américas

São Paulo (10ª) e o Rio de Janeiro (12ª) subiram 11 e 17 lugares, respetivamente, e são agora as cidades mais dispendiosas para expatriados, tanto na América do Norte como na América do Sul. Na América do Sul, Brasília (33) é a terceira cidade mais cara, uma subida de 37 lugares em relação à classificação do ano passado. Uma elevada inflação sobre bens e serviços levou Caracas, na Venezuela, a disparar na classificação, da 100ª posição de 2010 para a 51ª. La Paz (212), na Bolívia, e Managua (213), na Nicarágua, foram consideradas as cidades mais baratas da América do Sul.

Ocupando a 32ª posição, Nova Iorque é a cidade mais cara dos Estados Unidos. Los Angeles (77) e Chicago (108) registaram descidas significativas na classificação (22ª e 17ª posição, respectivamente), em virtude de a subida de preços de bens e serviços ter sido moderada em comparação com Nova Iorque. No entanto, Washington, na 108ª posição, subiu 3 lugares, devido ao aumento significativo dos preços do alojamento.

Portland (186) e Winston Salem (197) são as cidades mais baratas dos Estados Unidos. Subindo 17 lugares, Toronto (59) ultrapassou Vancouver (65) a cidade Canadiana mais cara do ranking, seguida de Montreal (79) e Calgary (96). Na 114ª posição, Ottawa é a cidade menos dispendiosa do Canadá.

Europa mais barata

Apenas três cidades europeias permanecem na lista das dez cidades mais caras. Moscovo (4) continua a ser a cidade mais cara da Europa na lista, seguida por Genebra (5) e Zurique (7). Oslo (15) desceu quatro lugares em relação ao ano anterior, enquanto Berna (16) subiu seis e Copenhaga desceu 7 lugares, da 10ª para a 17ª posição. Londres (18) é seguida por Milão (25) e Paris (27), ambas desceram dez lugares em relação ao ano passado. A São Petersburgo (29) segue Roma (34) e Viena (36). Subindo da 76ª posição de 2010, Estocolmo (39) teve uma das maiores subidas da região, devido à valorização da coroa sueca em relação ao dólar norte-americano.

Na 24ª posição, Tel Aviv desce cinco lugares em relação a 2010, mas continua a ser a cidade mais cara do Médio Oriente. Seguem-se Abu Dhabi (67), Dubai (81) e Amman (103), que desceram para as 17ª, 26ª e 20ª posições, respectivamente. As cidades australianas, por seu lado, registaram as subidas mais marcantes na classificação, devido a uma valorização da moeda local de quase 14% face ao dólar norte-americano. Sidney (14) subiu dez lugares, Melbourne passou da 33ª posição para a 21ª e Perth saltou 30 lugares, atingindo a 30ª posição. Adelaide (46) subiu 44 lugares, representando a maior subida do país. Singapura (8) juntou-se à lista das 10 cidades mais caras e é seguida por Hong Kong (9). Nagoya (11), no Japão, subiu 8 lugares, e Seul (19) desceu 5. Pequim (20), Xangai (21), Guangzhou (38), Shenzhen (43) e Taipé (52) representam outros exemplos de cidades asiáticas com elevada classificação.

Nova Deli (85) é a cidade mais cara da Índia, seguida de Bombaim (95) e Bangalore (180). Ainda na Ásia, Jacarta encontra-se na 69ª posição, Hanói na 136ª, Banguecoque na (88) e Kuala Lumpur na (104).
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/lisboa-esta-ma ... z1htpESmi2

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Responder