Andre Correa escreveu:Ok PRick, percebemos que não gostas do Super Hornet, mas é um caça polivalente, capaz de operar com sucesso um leque enorme de armamentos, mais do que comprovado em combate, e tao capaz que resultou em 500 unidades, e é a espinha dorsal da aviação de caça e ataque da Marinha dos Estados Unidos, aquela que, agrade, ou desagrade, é a maior e mais operacional no mundo.
Se eles aguentam a pauleira que são submetidos lá, sem cair, falhar, etc, é porque tem lá suas capacidades, pois na altura que foi desenvolvido, poderia ter sido substituido, já que era a época de ouro dos EUA... mas não foi.
Por isso, peço-lhe, acredito que em nome de muitos usuários, que paremos aqui com sarcasmos, etc, pois podes estar a coibir ou evitar que outros usuários entrem na conversa, com medo de serem perseguidos pela sua opinião.
Apesar da vossa imensa sabedoria em assuntos militares, a qual eu respeito muito, acredito que a USN tem capacidade de sobra, além da Boeing, de garantir as qualidades da aeronave que operam e produzem. Se a mesma é ideal ou não para o Brasil, relativamente ao Programa FX-2, temos aqui um tópico para discutir isso, mas aqui não é o local.
O que eu acho errado é perseguir cada post a contradizer com a vossa opinião, pois opinião é igual a nariz, e cada um tem o seu...
Desculpe-me ser muito directo, pois não sei ser de outra maneira, apenas acredito que o tópico pode desenvolver-se melhor se evitarmos sarcasmos ou repetições de critícas baseadas em opinião pessoal.
Olá André,
feliz Natal e um 2012 de enorme sucesso!
Pois bem, o PRick erra no tom, mas acerta na música; poucos se dão conta do recado (dele). É preciso entender antes de julgar (não é o seu caso, imagino).
O F/A-18 SH é uma maravilha em "tecnologia embarcada", mas está longe de ser tecnologicamente moderno. O desenho do caça não é bom, por exemplo. Um caça não vive apenas de radar e eletrônica embarcada, existem outras tecnologias, não visíveis, diga-se de passagem, que são tão importantes quanto.
O F-14 era um caça, aparentemente, completo, mas tinha suas limitações, principalmente no que tange ao ataque. Fez-se necessário um vetor realmente de ataque; até porque esta é uma das funções vitais de um caça "embarcado" -- criticar o F-18 por isto é uma falha enorme, ele é ótimo neste sentido; no meu leigo entendimento, o melhor que a marinha americana já teve. Caça naval não nasceu para ser de superioridade aérea, não primariamente -- não cobrem isto do F-18.
Por outro lado, o Brasil está selecionando um caça para a FAB, não para a MB (inicialmente). É o F-18 a melhor opção para o Brasil? Não sei! Mas se for, aceito e entendo perfeitamente.
Voltando ao PRick, não acho que ele age com sarcasmo no fórum, não mesmo. Estou convencido que ele é crítico de ideias preconcebidas e "idólatras", mesmo que ele seja, aparentemente, um "idólatra francês". Se não fui claro: pelo que leio dos posts do PRick ele não é um crítico das pessoas que pensam de maneira diferente das que ele pensa, mas sim das ideias que estas pessoas têm e ainda não perceberam -- Não se critica as pessoas ("pais das ideias"), mas não há mal algum em se criticar as "crias" (as ideias em si, boas ou más).
Pense assim, André, o PRick é um dos diferenciais do fórum, ou seja, independentemente do pensamento dele as contrapartidas intelectuais são sempre bem-vindas. Se não fui claro o bastante: é preciso haver questionamentos contrários para que no mundo haja equilíbrio. Isto não significa que eu concorde com o PRick o tempo todo, não, discordo em muito, mas faço questão de ler/ouvir opiniões distintas das minhas para que possa formar a minha própria. O problema que vejo: as pessoas julgam sempre que se sentem contrariadas, pois não conseguem ser imparciais e "usar e abusar" da oportunidade que surge quando alguém afirma algo diferente do que pensamos. Que tal abrir a mente "ao diferente" e repensar a própria opinião?
E lembre-se: a repetição à exaustação não é lavagem cerebral necessariamente, pode ser a oportunidade de fazer alguém pensar em algum momento de sua vida. Insisto, não estou defendendo o que o PRick diz, apenas estou dizendo que as pessoas aqui o julgam por ele saber o que "pensar e quer", o que é um erro -- cadê a reciprocidade em respeitar as diferentes opiniões? Esta coisa só vale por um lado e não para outro? Pensemos!
Abração!!!
PS: não é uma crítica pejorativa, ok?