Cougar_PH escreveu:E principalmente que a carga do growler é muito maior como CB_Lima disse pela sua especialização de ir na frente dos pacotes para interferir nos sistemas inimigos e o Rafale ao contrário o seu sistema é mais de defesa de ponto se podemos dizer assim então a capacidade dele provavelmente é muito inferior em alcance e potencia.
Olá Cougar,
sei que não encontrou a expressão mais adequada para dizer o que queria (mas consegui entendê-lo perfeitamente), mas sugerir que o Rafale (ou qualquer outro caça desta categoria) é um caça de "defesa de ponto" é o mesmo que compará-lo(s) ao F-5, por exemplo.
Tente pensar assim:
1) O Rafale é um caça verdadeiramente multi-missão/função (ou omni-role), isto é, um conceito moderno onde se busca, justamente, que um caça possa ter várias características em uma única plataforma e sem modificações específicas (leia-se plataforma dedicada), mesmo que isto implique em alguma limitação quando se analisa todas as características uma a uma. Isto se aplica ao Gripen, por exemplo, e não apenas ao Rafale (existem outros exemplos, claro).
2) O Growler, diga-se de passagem, um vetor de dar inveja ao mundo todo, é, gostemos ou não, uma plataforma dedicada, um conceito, hoje, ultrapassado. Claro que ele tem que ser melhor do que seus pares, afinal foi feito para ser uma plataforma específica (leia-se dedicada).
Assim sendo, não há como comparar coisas diferentes.
Um exemplo (absurdo): se o Growler tiver o mesmo desempenho do Rafale (com seu Spectre), então o problema (limitação) estará no Growler. Se o Rafale tiver (um chute) 80% da capacidade de um Growler, então não se justifica, em hipótese alguma, um elevado investimento no Growler. Minha opinião (chute): o Growler é muito superior.
Abração!