![Imagem](http://www.bordim.fot.br/content/galeria/PAMA_2011_53.jpg)
![Imagem](http://www.bordim.fot.br/content/galeria/PAMA_2011_P_2.jpg)
![Imagem](http://www.bordim.fot.br/content/galeria/PAMA_2011_49.jpg)
![Imagem](http://www.bordim.fot.br/content/galeria/PAMA_2011_51.jpg)
![Imagem](http://www.bordim.fot.br/content/galeria/PAMA_2011_52.jpg)
![Imagem](http://www.bordim.fot.br/content/galeria/PAMA_2011_39.jpg)
![Imagem](http://www.bordim.fot.br/content/galeria/PAMA_2011_40.jpg)
![Imagem](http://www.bordim.fot.br/content/galeria/PAMA_2011_27.jpg)
C-105 Amazonas (EADS CASA 295) em manutenção PAMA-SP
credito: Marcelo bordim
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
É verdade, um dos principais problemas inerentes ao projeto do F-5, é que tal deve ter quase umas 5 décadas de existência. Já sofre de DNA*.JL escreveu:Por melhor que seja o trabalho e realmente é um trabalho de maestria. O F5 continua com os problemas inerentes ao seu projeto inicial quando comparado com os caças de hoje.
Concordo plenamente, teria sido muito melhor ter investido em F-16's AM e BM. Temos que ser realistas, o F-5EM é um caça bem limitado em carga, potência e alcance. Bons pilotos e uma aerovave AEW&C fazem diferença mas não mágica.JL escreveu:Por melhor que seja o trabalho e realmente é um trabalho de maestria. O F5 continua com os problemas inerentes ao seu projeto inicial quando comparado com os caças de hoje. E muitos dos componentes são os mesmos que o original, há não ser que se reconstrua um avião novo usando a casca do velho.
Por melhor que fique, basta comparar um F5M versus um F16 com um up-grade equivalente.
Na minha modesta opinião: O pessoal da FAB esta fazendo o seu trabalho com louvor, mas o seu comando e o governo federal pisaram na bola em investir no F5. Se era para ficar operando um caça usado com aviônica israelense, o negócio era investir na plataforma do F16, que até hoje tem aeronaves usadas sobrando no mercado internacional e os israelenses são experts na aeronave. Poderiamos ter comprado células na Europa, dos EUA etc. Há para quem vai dizer que não daria certo por isso por aquilo. Dá uma olhada na Força Aérea Chilena que esta padronizando todos os seus caças no F16, que ainda hoje da um bom caldo.