F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Não resta dúvida que o F-5E é muito bom no combate aproximado, tanto que foi ou ainda é usado como avião agressor nos EUA. Nisso é bom, mas já está superado nessa arena também.
Então, não é de surpreender que tenha ou que tivesse um bom desempenho em exercícios desse tipo.
Mas o F-5E pode ser considerado inadequado para uma guerra por diversos motivos, dentre eles a baixa autonomia e persistência em combate e payload ridículo. Foi retirado da frente pela USAF no Vietnam e teve desempenho de mediano a ruim atuando como aeronave secundária na guerra Irã x Iraque.
Segundo o database do Acig.info, foram 11 vitórias contra 33 derrotas (segundo pude observar).
Então é bobagem ficar falando dessa vitórias em exercícios quando o que vale é a guerra.
É um avião sem glórias.
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Então, não é de surpreender que tenha ou que tivesse um bom desempenho em exercícios desse tipo.
Mas o F-5E pode ser considerado inadequado para uma guerra por diversos motivos, dentre eles a baixa autonomia e persistência em combate e payload ridículo. Foi retirado da frente pela USAF no Vietnam e teve desempenho de mediano a ruim atuando como aeronave secundária na guerra Irã x Iraque.
Segundo o database do Acig.info, foram 11 vitórias contra 33 derrotas (segundo pude observar).
Então é bobagem ficar falando dessa vitórias em exercícios quando o que vale é a guerra.
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Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sex Ago 12, 2011 11:12 pm, em um total de 1 vez.
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Iranian Air-to-Air Victories 1976-1981
http://www.acig.info/CMS/index.php?opti ... &Itemid=47
Iranian Air-to-Air Victories, 1982-Today
http://www.acig.info/CMS/index.php?opti ... &Itemid=47
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Iranian Air-to-Air Victories, 1982-Today
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Corrigindo, foram 27 vitórias contra 34 derrotas.Penguin escreveu:Iranian Air-to-Air Victories 1976-1981
http://www.acig.info/CMS/index.php?opti ... &Itemid=47
Iranian Air-to-Air Victories, 1982-Today
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Não porque de acordo com o livro sobre a Aviação de Caça Iraniana na Guerra Irã-Iraque o F-5 não era prioridade para o Mig-25.henriquejr escreveu:Mas os MIG-25 do iraquianos só serviam para fugir? Será que não existiria a possibilidade de se imaginar algum deles ter resolvido deixar de fugir, utilizando da sua grande velocidade, pra enfrentar um F-5E?
Ninguém em sã conciência vai mandar o F-22 para abater um T-25 Universal.
O Mig-25 quando utilizado como caça era para 'lidar' com os F-14 e os F-4 e para fornecer escolta para os Tu-22 em missão de bombardeio.
O abate de um por um F-5 até aonde consta era quando ele já tinha sido danificado por um Tomcat.
O F-5 não é um "lixo" nem nada disso... ele é uma boa aeronave e um bom projeto sim e lendo sobre o F-20 mostra realmente que aerodinamicamente e Northrop no F-5 fez um excelente trabalho para as "nações aliadas" como parte do programa "IFA" (Air Force's International Fightet Aircraft).
A realidade é que sob o ponto de vista "americano" o F-5 já nasceu como "segunda linha".
Desculpem, mas é a verdade apesar dos méritos muito bons do projeto.
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
O F-5E foi desenvolvido como um caça accessível, que pudesse ser adquirido pelos aliados dos EUA em número considerável e que pudesse se contrapor ao Mig-21.cb_lima escreveu:Não porque de acordo com o livro sobre a Aviação de Caça Iraniana na Guerra Irã-Iraque o F-5 não era prioridade para o Mig-25.henriquejr escreveu:Mas os MIG-25 do iraquianos só serviam para fugir? Será que não existiria a possibilidade de se imaginar algum deles ter resolvido deixar de fugir, utilizando da sua grande velocidade, pra enfrentar um F-5E?
Ninguém em sã conciência vai mandar o F-22 para abater um T-25 Universal.
O Mig-25 quando utilizado como caça era para 'lidar' com os F-14 e os F-4 e para fornecer escolta para os Tu-22 em missão de bombardeio.
O abate de um por um F-5 até aonde consta era quando ele já tinha sido danificado por um Tomcat.
O F-5 não é um "lixo" nem nada disso... ele é uma boa aeronave e um bom projeto sim e lendo sobre o F-20 mostra realmente que aerodinamicamente e Northrop no F-5 fez um excelente trabalho para as "nações aliadas" como parte do programa "IFA" (Air Force's International Fightet Aircraft).
A realidade é que sob o ponto de vista "americano" o F-5 já nasceu como "segunda linha".
Desculpem, mas é a verdade apesar dos méritos muito bons do projeto.
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Na década de 80 tinha um livro, creio de de Bill Gunston, com as seguintes equivalências:
F-5A -> Mig-19
F-5E -> Mig-21
F-20 -> Mig-23 e Mig-29
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Foi o que disse... ele foi o resultado do projeto IFA
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Li que muitas vezes esses combates terminavam sem nenhuma manobra, pois o F-5 ficava baixo e o Mirage alto. O F-5 esperando o Mirage descer para o combate manobrado e o Mirage esperando o F-5 subir e perder energia com o pouco motor.
Acabava que um não subia e o outro não descia!
Um abraço e t+
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Pablo Maica escreveu:Li que muitas vezes esses combates terminavam sem nenhuma manobra, pois o F-5 ficava baixo e o Mirage alto. O F-5 esperando o Mirage descer para o combate manobrado e o Mirage esperando o F-5 subir e perder energia com o pouco motor.
Acabava que um não subia e o outro não descia!
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Exatamente... ninguém quer entrar em desvantagem heeheh!
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Taí então a razão pela qual li tantos textos sobre combate DESSIMILAR entre Mirage e F-5 e fiquei boiando, afinal, eram ambos CAÇAS SUPERSÔNICOS, como assim dessimilar? Então era isso...
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Se entendi o que você está dizendo é que essa palavra é utilizada para representar combate simulado entre 2 vetores diferentes e o que diferencia é que o MIII é um caça concebido para combate a média/grande altitude e o F-5 é pequena/média.Túlio escreveu:Taí então a razão pela qual li tantos textos sobre combate DESSIMILAR entre Mirage e F-5 e fiquei boiando, afinal, eram ambos CAÇAS SUPERSÔNICOS, como assim dessimilar? Então era isso...
Foi isso que entendi que você perguntou
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Num combate emtre o MIII e o F5, o F5 caia. Por pane seca
Mas que é um pequeno grande caça para exportação, é. Ainda
Mas que é um pequeno grande caça para exportação, é. Ainda
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Sim, exatamente como os SR-71.Mas os MIG-25 do iraquianos só serviam para fugir?
Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
O problema não é o F-5 ser um caça barato, pequeno, sem eletrônica e de fácil manuntenção, nem ter qualquer papel significativo em nenhum conflito. Mas que seja endeusado por uma força aérea que nada fez de significativo desde a Segunda Guerra.
Além de ter feito todo o possível para prejudicar o principal caça de sua força, o M-3 é reconhecido como um dos maiores projetos de todos os tempos. Com uma folha de combates que poucos caças no mundo tem.
Esse é o grande problema, que nossas FA´s com quase nenhuma experiência em conflitos ou qualquer outro feito digno de nota, resolva torpedear por motivos ideológicos um avião em detrimento de outro. E que continue fazendo isso de forma sistemática, por meio de boatos, fofocas e um monte de declarações discutíveis.
Numa situação de guerra real o M-3 se mostrou um caça consistente, contra inimigos iguais ou até superiores. Já o F-5 jamais podemos dizer isso. Só no Brasil um avião assim passou a ser endeusado.
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Além de ter feito todo o possível para prejudicar o principal caça de sua força, o M-3 é reconhecido como um dos maiores projetos de todos os tempos. Com uma folha de combates que poucos caças no mundo tem.
Esse é o grande problema, que nossas FA´s com quase nenhuma experiência em conflitos ou qualquer outro feito digno de nota, resolva torpedear por motivos ideológicos um avião em detrimento de outro. E que continue fazendo isso de forma sistemática, por meio de boatos, fofocas e um monte de declarações discutíveis.
Numa situação de guerra real o M-3 se mostrou um caça consistente, contra inimigos iguais ou até superiores. Já o F-5 jamais podemos dizer isso. Só no Brasil um avião assim passou a ser endeusado.
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
Você não deixa de ter muita razão ... infelizmentePRick escreveu:O problema não é o F-5 ser um caça barato, pequeno, sem eletrônica e de fácil manuntenção, nem ter qualquer papel significativo em nenhum conflito. Mas que seja endeusado por uma força aérea que nada fez de significativo desde a Segunda Guerra.
Além de ter feito todo o possível para prejudicar o principal caça de sua força, o M-3 é reconhecido como um dos maiores projetos de todos os tempos. Com uma folha de combates que poucos caças no mundo tem.
Esse é o grande problema, que nossas FA´s com quase nenhuma experiência em conflitos ou qualquer outro feito digno de nota, resolva torpedear por motivos ideológicos um avião em detrimento de outro. E que continue fazendo isso de forma sistemática, por meio de boatos, fofocas e um monte de declarações discutíveis.
Numa situação de guerra real o M-3 se mostrou um caça consistente, contra inimigos iguais ou até superiores. Já o F-5 jamais podemos dizer isso. Só no Brasil um avião assim passou a ser endeusado.
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Mas somos a F Aérea do TF-33/F-80... acho que nós nos conformamos com esse papel 'terciario' mesmo no que diz respeito a aviação de Caça.
Só disparamos o nosso primeiro Matra 530 na década de 90 e até hoje não temos um missil anti-navio na FAB quando os argentinos já tinham em 1982...
A FAB tem os seus méritos é claro, mas no que diz respeito a av. de caça acho que somente hoje é que está até melhorzinha, mas está aquém (muito) do que poderia ser.
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB
É isso que não entendo... então por que todo esse disse-me-disse após o 07/09 do ano passado? Poxa, se a FAB nunca teve um caça de verdade e teria a chance, ali, na declaração do então presidente Lula de ter um Rafale, por que toda essa presepada? Foi por que o Lula "atropelou" o processo ou foi por que a FAB não quer outro avião a não ser que este seja americano?cb_lima escreveu:A FAB tem os seus méritos é claro, mas no que diz respeito a av. de caça acho que somente hoje é que está até melhorzinha, mas está aquém (muito) do que poderia ser.
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