F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#46 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Ago 12, 2011 10:07 pm

Não resta dúvida que o F-5E é muito bom no combate aproximado, tanto que foi ou ainda é usado como avião agressor nos EUA. Nisso é bom, mas já está superado nessa arena também.
Então, não é de surpreender que tenha ou que tivesse um bom desempenho em exercícios desse tipo.
Mas o F-5E pode ser considerado inadequado para uma guerra por diversos motivos, dentre eles a baixa autonomia e persistência em combate e payload ridículo. Foi retirado da frente pela USAF no Vietnam e teve desempenho de mediano a ruim atuando como aeronave secundária na guerra Irã x Iraque.

Segundo o database do Acig.info, foram 11 vitórias contra 33 derrotas (segundo pude observar).
Então é bobagem ficar falando dessa vitórias em exercícios quando o que vale é a guerra.
É um avião sem glórias.

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Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sex Ago 12, 2011 11:12 pm, em um total de 1 vez.
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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#47 Mensagem por Penguin » Sex Ago 12, 2011 10:14 pm

Iranian Air-to-Air Victories 1976-1981
http://www.acig.info/CMS/index.php?opti ... &Itemid=47

Iranian Air-to-Air Victories, 1982-Today
http://www.acig.info/CMS/index.php?opti ... &Itemid=47




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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#48 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Ago 12, 2011 10:17 pm

Penguin escreveu:Iranian Air-to-Air Victories 1976-1981
http://www.acig.info/CMS/index.php?opti ... &Itemid=47

Iranian Air-to-Air Victories, 1982-Today
http://www.acig.info/CMS/index.php?opti ... &Itemid=47
Corrigindo, foram 27 vitórias contra 34 derrotas.

Iraqi Air-to-Air Victories since 1967
http://www.acig.info/CMS/index.php?opti ... &Itemid=47

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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#49 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 12, 2011 10:53 pm

henriquejr escreveu:Mas os MIG-25 do iraquianos só serviam para fugir? Será que não existiria a possibilidade de se imaginar algum deles ter resolvido deixar de fugir, utilizando da sua grande velocidade, pra enfrentar um F-5E?
Não porque de acordo com o livro sobre a Aviação de Caça Iraniana na Guerra Irã-Iraque o F-5 não era prioridade para o Mig-25.

Ninguém em sã conciência vai mandar o F-22 para abater um T-25 Universal. :wink:

O Mig-25 quando utilizado como caça era para 'lidar' com os F-14 e os F-4 e para fornecer escolta para os Tu-22 em missão de bombardeio.

O abate de um por um F-5 até aonde consta era quando ele já tinha sido danificado por um Tomcat.

O F-5 não é um "lixo" nem nada disso... ele é uma boa aeronave e um bom projeto sim e lendo sobre o F-20 mostra realmente que aerodinamicamente e Northrop no F-5 fez um excelente trabalho para as "nações aliadas" como parte do programa "IFA" (Air Force's International Fightet Aircraft).

A realidade é que sob o ponto de vista "americano" o F-5 já nasceu como "segunda linha".

Desculpem, mas é a verdade apesar dos méritos muito bons do projeto.

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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#50 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 13, 2011 11:55 am

cb_lima escreveu:
henriquejr escreveu:Mas os MIG-25 do iraquianos só serviam para fugir? Será que não existiria a possibilidade de se imaginar algum deles ter resolvido deixar de fugir, utilizando da sua grande velocidade, pra enfrentar um F-5E?
Não porque de acordo com o livro sobre a Aviação de Caça Iraniana na Guerra Irã-Iraque o F-5 não era prioridade para o Mig-25.

Ninguém em sã conciência vai mandar o F-22 para abater um T-25 Universal. :wink:

O Mig-25 quando utilizado como caça era para 'lidar' com os F-14 e os F-4 e para fornecer escolta para os Tu-22 em missão de bombardeio.

O abate de um por um F-5 até aonde consta era quando ele já tinha sido danificado por um Tomcat.

O F-5 não é um "lixo" nem nada disso... ele é uma boa aeronave e um bom projeto sim e lendo sobre o F-20 mostra realmente que aerodinamicamente e Northrop no F-5 fez um excelente trabalho para as "nações aliadas" como parte do programa "IFA" (Air Force's International Fightet Aircraft).

A realidade é que sob o ponto de vista "americano" o F-5 já nasceu como "segunda linha".

Desculpem, mas é a verdade apesar dos méritos muito bons do projeto.

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O F-5E foi desenvolvido como um caça accessível, que pudesse ser adquirido pelos aliados dos EUA em número considerável e que pudesse se contrapor ao Mig-21.

Na década de 80 tinha um livro, creio de de Bill Gunston, com as seguintes equivalências:
F-5A -> Mig-19
F-5E -> Mig-21
F-20 -> Mig-23 e Mig-29

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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#51 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 13, 2011 4:29 pm

Foi o que disse... ele foi o resultado do projeto IFA :)

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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#52 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Ago 13, 2011 4:34 pm

Li que muitas vezes esses combates terminavam sem nenhuma manobra, pois o F-5 ficava baixo e o Mirage alto. O F-5 esperando o Mirage descer para o combate manobrado e o Mirage esperando o F-5 subir e perder energia com o pouco motor.

Acabava que um não subia e o outro não descia! :P




Um abraço e t+ :D




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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#53 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 13, 2011 4:37 pm

Pablo Maica escreveu:Li que muitas vezes esses combates terminavam sem nenhuma manobra, pois o F-5 ficava baixo e o Mirage alto. O F-5 esperando o Mirage descer para o combate manobrado e o Mirage esperando o F-5 subir e perder energia com o pouco motor.

Acabava que um não subia e o outro não descia! :P

Um abraço e t+ :D
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Exatamente... ninguém quer entrar em desvantagem heeheh! :)

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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#54 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 13, 2011 5:15 pm

Taí então a razão pela qual li tantos textos sobre combate DESSIMILAR entre Mirage e F-5 e fiquei boiando, afinal, eram ambos CAÇAS SUPERSÔNICOS, como assim dessimilar? Então era isso...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#55 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 13, 2011 5:22 pm

Túlio escreveu:Taí então a razão pela qual li tantos textos sobre combate DESSIMILAR entre Mirage e F-5 e fiquei boiando, afinal, eram ambos CAÇAS SUPERSÔNICOS, como assim dessimilar? Então era isso...
Se entendi o que você está dizendo é que essa palavra é utilizada para representar combate simulado entre 2 vetores diferentes e o que diferencia é que o MIII é um caça concebido para combate a média/grande altitude e o F-5 é pequena/média.

Foi isso que entendi que você perguntou :)

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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#56 Mensagem por joao fernando » Sáb Ago 13, 2011 7:53 pm

Num combate emtre o MIII e o F5, o F5 caia. Por pane seca :twisted:

Mas que é um pequeno grande caça para exportação, é. Ainda




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Carlos Mathias

Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#57 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 13, 2011 10:57 pm

Mas os MIG-25 do iraquianos só serviam para fugir?
Sim, exatamente como os SR-71.




PRick

Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#58 Mensagem por PRick » Seg Ago 15, 2011 11:01 pm

O problema não é o F-5 ser um caça barato, pequeno, sem eletrônica e de fácil manuntenção, nem ter qualquer papel significativo em nenhum conflito. Mas que seja endeusado por uma força aérea que nada fez de significativo desde a Segunda Guerra.

Além de ter feito todo o possível para prejudicar o principal caça de sua força, o M-3 é reconhecido como um dos maiores projetos de todos os tempos. Com uma folha de combates que poucos caças no mundo tem.

Esse é o grande problema, que nossas FA´s com quase nenhuma experiência em conflitos ou qualquer outro feito digno de nota, resolva torpedear por motivos ideológicos um avião em detrimento de outro. E que continue fazendo isso de forma sistemática, por meio de boatos, fofocas e um monte de declarações discutíveis.

Numa situação de guerra real o M-3 se mostrou um caça consistente, contra inimigos iguais ou até superiores. Já o F-5 jamais podemos dizer isso. Só no Brasil um avião assim passou a ser endeusado.

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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#59 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 16, 2011 2:02 am

PRick escreveu:O problema não é o F-5 ser um caça barato, pequeno, sem eletrônica e de fácil manuntenção, nem ter qualquer papel significativo em nenhum conflito. Mas que seja endeusado por uma força aérea que nada fez de significativo desde a Segunda Guerra.

Além de ter feito todo o possível para prejudicar o principal caça de sua força, o M-3 é reconhecido como um dos maiores projetos de todos os tempos. Com uma folha de combates que poucos caças no mundo tem.

Esse é o grande problema, que nossas FA´s com quase nenhuma experiência em conflitos ou qualquer outro feito digno de nota, resolva torpedear por motivos ideológicos um avião em detrimento de outro. E que continue fazendo isso de forma sistemática, por meio de boatos, fofocas e um monte de declarações discutíveis.

Numa situação de guerra real o M-3 se mostrou um caça consistente, contra inimigos iguais ou até superiores. Já o F-5 jamais podemos dizer isso. Só no Brasil um avião assim passou a ser endeusado.

[]´s
Você não deixa de ter muita razão ... infelizmente :(

Mas somos a F Aérea do TF-33/F-80... acho que nós nos conformamos com esse papel 'terciario' mesmo no que diz respeito a aviação de Caça.

Só disparamos o nosso primeiro Matra 530 na década de 90 e até hoje não temos um missil anti-navio na FAB quando os argentinos já tinham em 1982... :(

A FAB tem os seus méritos é claro, mas no que diz respeito a av. de caça acho que somente hoje é que está até melhorzinha, mas está aquém (muito) do que poderia ser.

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Re: F-5E Tiger II vs Mirage III FAB

#60 Mensagem por Cunha » Ter Ago 16, 2011 5:53 am

cb_lima escreveu:A FAB tem os seus méritos é claro, mas no que diz respeito a av. de caça acho que somente hoje é que está até melhorzinha, mas está aquém (muito) do que poderia ser.

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É isso que não entendo... então por que todo esse disse-me-disse após o 07/09 do ano passado? Poxa, se a FAB nunca teve um caça de verdade e teria a chance, ali, na declaração do então presidente Lula de ter um Rafale, por que toda essa presepada? Foi por que o Lula "atropelou" o processo ou foi por que a FAB não quer outro avião a não ser que este seja americano?




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