Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3466 Mensagem por jauro » Qui Jul 28, 2011 5:33 pm

Não entendo que droga é essa que compraram na década de 90 que não durou 12anos. Os M41 os M113 rodam até hoje, idem os M60.

E agora como ficarão os RCB? Com 17 A5? Nem isso?
Sendo assim os RCC voltarão a ser quaternários?

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#3467 Mensagem por FABIO » Qui Jul 28, 2011 5:36 pm

amigo Jauro não dá para aproveitar ao menos 30 leo 1a1 be? também não entendo como
esses veiculos se acabaram tão rápido, derreteram?? seria mais uma caso de dinheiro
público mal aplicado :?:

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#3468 Mensagem por joao fernando » Qui Jul 28, 2011 5:39 pm

jauro escreveu:Não entendo que droga é essa que compraram na década de 90 que não durou 12anos. Os M41 os M113 rodam até hoje, idem os M60.

E agora como ficarão os RCB? Com 17 A5? Nem isso?
Sendo assim os RCC voltarão a ser quaternários?
Bem...um tem o FMS e é facil de manter

Já o outro é europeu...

Ps - Nem me refiro a caças e outros, e a resistencia de certos setores para manter esses trecos operando né...

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#3469 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Jul 28, 2011 5:40 pm

eligioep escreveu:Qual motor nacional rende, no mínimo, 750 cv? E o torque do V12, que é tudo num peso-pesado?
Não tem....
Que, que, que......
750 cv???? Mole! Para alguns foristas tudo se resolve fácil, facil!
Ou é falta de grana, ou é robalheira, ou é falta de vontade, ou qualquer outra coisa. Não se fala em planejamento , administração de recuros ou outras coisas chatas. O negócio é comprar!

A história é muito simples: ou gasta-se dinheiro em programas de longo prazo como o Guarani ou continua-se comprando material usado, mas as pessoas com "tara" pelo PODEROSO LEO II, que até o Chile tem, ou o FANTASTICO T-72 do pobre Chaves, não conseguem ver isso, mesmo a gente escrevendo aqui mil vezes......

Outra coisa, o dinheiro gasto nos Leo 1A5 não dava para comprar os Leo 2A4!

Abraços,
Paulo

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
P. K. Liulba

#3470 Mensagem por P. K. Liulba » Qui Jul 28, 2011 6:47 pm

eligioep escreveu:
P. K. Liulba escreveu:Pergunta: Não temos nenhum motor nacional que possa substituir o MTU?
Não há possibilidades de se usinar peças deste motor no Brasil, com tantas fábricas de auto-peças rezando por serviço?
Qual motor nacional rende, no mínimo, 750 cv? E o torque do V12, que é tudo num peso-pesado?
Não tem....
Mas capacidade de usinar auto peças, não temos?
Não se pode usinar peças desse motor e outras? Não somos os únicos com Leo 1A5. O Chile também tem alguns... Aliás, quando da aquisição dos CC's, não de adquiriu peças de reposição?

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#3471 Mensagem por eligioep » Qui Jul 28, 2011 8:09 pm

Não....!!!!!!!!!!
No suply.... :shock:

Editado pela última vez por eligioep em Qui Jul 28, 2011 8:23 pm, em um total de 1 vez.
Hader

#3472 Mensagem por Hader » Qui Jul 28, 2011 8:16 pm

Gente, fazer uma peça não é este passeio. Não é pegar um cabra bom em metrologia, medir tudo e sair usinando. Tem muita coisa que sem os desenho originais e completos você não faz mas nem a pau. Engenharia reversa é muitíssimo mais complicado do que pode parecer. Sem falar que sairia por um preço altíssimo.

[]'s

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1965 vezes
Agradeceram: 798 vezes

#3473 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Jul 28, 2011 9:19 pm

Hader escreveu:Gente, fazer uma peça não é este passeio. Não é pegar um cabra bom em metrologia, medir tudo e sair usinando. Tem muita coisa que sem os desenho originais e completos você não faz mas nem a pau. Engenharia reversa é muitíssimo mais complicado do que pode parecer. Sem falar que sairia por um preço altíssimo.

[]'s
Sai mais barato que desenvolver do zero. A China que o diga.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#3474 Mensagem por helio » Qui Jul 28, 2011 9:26 pm

Amigos
Hoje estava em viagem o dia todo, e só agora pude verificar as noticias tristes que o rmturchielo e o eligioeP postaram.
Achei um pouco estranho o estado tão precário dos 1BE ,pois em 2009 quando visitei o 1ºRCC pela ultima vez, pude constatar o 1ºEsq. inteiro 100% operacional, tanto em mecanica como em sistema de tiro. Andei em 2 deles e estavam em bom estado.
Eu e o Bacchi estivemos na AMAN no ano passado e lá tem um pelotão de 1BE em bom estado.
Recentemente o Francisco Ferro, editor da revista T&D esteve visitando a AMAN, e pelas fotos lá tiradas durante a visita os Leo 1BE estão em atividade. Deu pena de ver umas fotos que ele tirou de um pelotão completo de M41C encostado num canto, entretanto em perfeito estado(externo).
Quanto ao comentário do Jauro comparando o 1BE com o M41,M60,M108 sempre insisti em afirmas que o produto dos EUA pode não ser o melhor mas sempre tiveram como caracteristica um alto indice de disponibilidade.
Além de uma manutenção fácil (o M60 é muitíssimo mais simples que os Leopard, fazendo com que o alto consumo de combustivel se compense pelo baixo custo de manutenção), os EUA por ser o país da fartura e desperdicio até há poucos anos, fabricaram não só os M60 mas também os sobressalentes em grandes quantidade, coisa que os europeus não fazem.
O Leopard tem uma mecanica complicada, um enorme motor que entra justo no compartimento a ele destinado. Uma simples troca de correias requer a retirada completa do motor.
Sinceramente não vejo como reformar os 1BE, pois não existem mais peças no mercado. Adquirir 1A5 de outros paises daria na mesma pois só encontrariamos tão detonados quanto.
Uma vez eu e o Paulo estavamos discutindo (dando uma viajada na maionese) de uma solução paliativa equipando 1 ou 2 RCC com Leo 2, mas o pesadelo logistico seria enorme.
Se de fato os 1BE vão ser todos sucateados, ao menos isto vai forçar o EB a tomar uma atitude ,que pode ser desde a desativação de alguns RCB até a compra de emergencia de outros blindados.
A conferir

Abraços

Hélio

Hader

#3475 Mensagem por Hader » Qui Jul 28, 2011 9:50 pm

Cross escreveu:
Hader escreveu:Gente, fazer uma peça não é este passeio. Não é pegar um cabra bom em metrologia, medir tudo e sair usinando. Tem muita coisa que sem os desenho originais e completos você não faz mas nem a pau. Engenharia reversa é muitíssimo mais complicado do que pode parecer. Sem falar que sairia por um preço altíssimo.

[]'s
Sai mais barato que desenvolver do zero. A China que o diga.
Estou falando das peças...Você desenvolveria do zero um pistão para um motor que saiu de linha faz vinte anos? Claro que não. Faria engenharia reversa na peça, gastando uma pequena fortuna para usinar uma centena? Também acho que não. É por isso que nesta situação é melhor encostar.
E outra coisa: há muito de lenda nestas "engenharias reversas" chinesas. Muita coisa os chineses compraram e pagaram, mas sem alarde. Outras não dá para chamar de engenharia. A menos que espionagem tenha mudado de nome.

[]'s

gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#3476 Mensagem por gogogas » Qui Jul 28, 2011 10:03 pm

Se esses leo 1 A 1 ja estão nesse estado ,porque manter operacional os M-41 também ,que é muito mais velho do que os Leo 1A1 ,acho que seria interessante comprar uns M-60 da Espanha ,até um tempo desse eles estavam oferecendo a um país que não me lembro agora !!!!!!!!!!! :D

Gogogas !
helio
Sênior
Sênior

#3477 Mensagem por helio » Qui Jul 28, 2011 10:13 pm

gogogas escreveu:Se esses leo 1 A 1 ja estão nesse estado ,porque manter operacional os M-41 também ,que é muito mais velho do que os Leo 1A1 ,acho que seria interessante comprar uns M-60 da Espanha ,até um tempo desse eles estavam oferecendo a um país que não me lembro agora !!!!!!!!!!! :D
Talvez uma das alternativas seria colocar os M60 indisponiveis em serviço novamente. Peças existem no mercado,bata pagá-las

Hélio

helio
Sênior
Sênior

#3478 Mensagem por helio » Qui Jul 28, 2011 10:15 pm

gogogas escreveu:Se esses leo 1 A 1 ja estão nesse estado ,porque manter operacional os M-41 também ,que é muito mais velho do que os Leo 1A1 ,acho que seria interessante comprar uns M-60 da Espanha ,até um tempo desse eles estavam oferecendo a um país que não me lembro agora !!!!!!!!!!! :D
Talvez seja possivel recolocar os M60 indisponiveis em serviço

Hélio

gogogas
Sênior
Sênior

#3479 Mensagem por gogogas » Qui Jul 28, 2011 10:15 pm

helio escreveu:
Talvez uma das alternativas seria colocar os M60 indisponiveis em serviço novamente. Peças existem no mercado,bata pagá-las

Hélio
Concerteza uma solução boa ,o EB ja emprega esses cc ...melhor M-60 do que nada ,ja que não adianta modernizar os Leo 1 A 1 !!!!!! :mrgreen:

Gogogas !
gogogas
Sênior
Sênior

#3480 Mensagem por gogogas » Qui Jul 28, 2011 10:17 pm

Os portugueses devem ter também varios M-60 na reserva ,acho que eles poderiam vender também !

Gogogas !
Responder