Saudades da VARIG
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38006
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5748 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Saudades da VARIG
SAUDADES DA VARIG
Quase sempre, quando há solenidade importante, com presença de autoridades, aparece um grupo de aposentados da Varig com cartazes afirmando que foram abandonados assim como foi a empresa. Uma série de 13 telegramas da Embaixada americana no Brasil, divulgada pelo Wikleaks, confirma esta de denúncia. Aliás, como grande parte dos vazamentos, trata-se de algo que todos sabiam. O governo hesitou entre salvar a Varig e entregá-la à iniciativa privada. Naquele momento, estava pressionado pela crise do mensalão e se recusou a repassar para a empresa R$1 bilhão, relativo à divida oficial com ela.
A crise aérea, com atrasos, greves de controladores e a incapacidade da Anac foram alguns dos temas dos telegramas críticos. De fato, o governo Lula não respondeu como devia às necessidades do setor. Nem as companhias, que ficam meio escondidas na história, mas também são responsáveis.
Um dos mais interessantes telegramas revela uma fonte do Planalto justificando ideologicamente o abandono da Varig: por que financiar a elite se os pobres andam de ônibus e metrô? Esta fonte não podia imaginar que o setor estava crescendo e os pobres, progressivamente, teriam acesso ao meio de transporte mais rápido. Se a justificativa for sincera, como explicar o foco no trem-bala agora, etapa em que grande parte das populações metropolitanas ainda sofre com o transporte cotidiano?
Foi um erro deixar a Varig morrer. Não sei se resistiria ao novo momento da aviação brasileira. Mas a verdade é que saneada, a empresa teria chance num mercado que cresce 20 por cento ao ano. Os americanos mencionam o mensalão e dúvidas sobre o papel no estado como elementos que inibiram o governo. Os aposentados e funcionários, as vezes, vão mais longe e insinuam que interesses comerciais também tiveram peso. É o tipo de história que ainda levará algum tempo para ser contada com precisão.
Por: Fernando Gabeira
Fonte: Estadao
http://www.asasbrasil.com.br/flight/?p=1380
Eu também tenho saudades da Varig.
Nos idos tempos em que trabalhava com serviços de Catering no AIEG em Manaus, apesar da impáfia e da falsa modestia das tripulações e mesmo do pessoal administrativo que trabalhava conosco, dava gosto de ver aquele povo todo, de andar e olhar imponente, altivo, orgulhoso do trabalho e da empresa. Como se fossem a maior e melhor empresa do mundo.
Naquela época, mesmo perto do começo de sua derrocada, a Varig sempre foi e creio continua sendo aos olhos de muitos brasileiros, um símbolo de tudo de bom que este país pode ser.
Lembro-me perfeitamente que a TAM tinha um único voo, num FOkker 100, e madrugada, com poucas pessoas,e que fazia mais paradas do que a linha de ônibus Interbairros. Era uma verdadeira maratona. E eu olhava para aquele pessoal as tres/quatro horas da manhã sem perder o sorriso e a pose, como bem ensinara o saudoso Cmte Rolim Amaro. Nem imaginávamos que um dia aquela empresa tão miúda poderia se quer chagar perto de ser como uma Varig da vida. Mas o tempo se encarregou de provar o contrário...
Infelizmente, os ensinamentos de Amaro parece terem sido esquecidos ou postos de lado, e a TAM anda a cometer os mesmos erros da Varig e que lhe levaram a falência.
Agora, também infelizmente, ao ver o mercado aéreo nacional graçando em recursos e investimentos no campo privado, com a nova onda de pax novos ricos e a classe mádia voltando a voar, parece-me que os conceitos de "boa viagem" quanto a conforto, atendimento e serviço de bordo ficaram perdidos no tempo e foram deixados para trás, junto com a Varig. É impressionante como somos tratados como gado dentro das aeronaves que voam nos céus brasileiros.
O lucro substituiu a gentileza e presteza, e o financismo tecnoburocrático despachou a satisfação de voar para as revistas de viagens.
Realmente. Voar no Brasil ficou muito mais fácil mesmo. Só não ficou melhor que pegar o ônibus das 6hs para ir pra casa.
abs
Quase sempre, quando há solenidade importante, com presença de autoridades, aparece um grupo de aposentados da Varig com cartazes afirmando que foram abandonados assim como foi a empresa. Uma série de 13 telegramas da Embaixada americana no Brasil, divulgada pelo Wikleaks, confirma esta de denúncia. Aliás, como grande parte dos vazamentos, trata-se de algo que todos sabiam. O governo hesitou entre salvar a Varig e entregá-la à iniciativa privada. Naquele momento, estava pressionado pela crise do mensalão e se recusou a repassar para a empresa R$1 bilhão, relativo à divida oficial com ela.
A crise aérea, com atrasos, greves de controladores e a incapacidade da Anac foram alguns dos temas dos telegramas críticos. De fato, o governo Lula não respondeu como devia às necessidades do setor. Nem as companhias, que ficam meio escondidas na história, mas também são responsáveis.
Um dos mais interessantes telegramas revela uma fonte do Planalto justificando ideologicamente o abandono da Varig: por que financiar a elite se os pobres andam de ônibus e metrô? Esta fonte não podia imaginar que o setor estava crescendo e os pobres, progressivamente, teriam acesso ao meio de transporte mais rápido. Se a justificativa for sincera, como explicar o foco no trem-bala agora, etapa em que grande parte das populações metropolitanas ainda sofre com o transporte cotidiano?
Foi um erro deixar a Varig morrer. Não sei se resistiria ao novo momento da aviação brasileira. Mas a verdade é que saneada, a empresa teria chance num mercado que cresce 20 por cento ao ano. Os americanos mencionam o mensalão e dúvidas sobre o papel no estado como elementos que inibiram o governo. Os aposentados e funcionários, as vezes, vão mais longe e insinuam que interesses comerciais também tiveram peso. É o tipo de história que ainda levará algum tempo para ser contada com precisão.
Por: Fernando Gabeira
Fonte: Estadao
http://www.asasbrasil.com.br/flight/?p=1380
Eu também tenho saudades da Varig.
Nos idos tempos em que trabalhava com serviços de Catering no AIEG em Manaus, apesar da impáfia e da falsa modestia das tripulações e mesmo do pessoal administrativo que trabalhava conosco, dava gosto de ver aquele povo todo, de andar e olhar imponente, altivo, orgulhoso do trabalho e da empresa. Como se fossem a maior e melhor empresa do mundo.
Naquela época, mesmo perto do começo de sua derrocada, a Varig sempre foi e creio continua sendo aos olhos de muitos brasileiros, um símbolo de tudo de bom que este país pode ser.
Lembro-me perfeitamente que a TAM tinha um único voo, num FOkker 100, e madrugada, com poucas pessoas,e que fazia mais paradas do que a linha de ônibus Interbairros. Era uma verdadeira maratona. E eu olhava para aquele pessoal as tres/quatro horas da manhã sem perder o sorriso e a pose, como bem ensinara o saudoso Cmte Rolim Amaro. Nem imaginávamos que um dia aquela empresa tão miúda poderia se quer chagar perto de ser como uma Varig da vida. Mas o tempo se encarregou de provar o contrário...
Infelizmente, os ensinamentos de Amaro parece terem sido esquecidos ou postos de lado, e a TAM anda a cometer os mesmos erros da Varig e que lhe levaram a falência.
Agora, também infelizmente, ao ver o mercado aéreo nacional graçando em recursos e investimentos no campo privado, com a nova onda de pax novos ricos e a classe mádia voltando a voar, parece-me que os conceitos de "boa viagem" quanto a conforto, atendimento e serviço de bordo ficaram perdidos no tempo e foram deixados para trás, junto com a Varig. É impressionante como somos tratados como gado dentro das aeronaves que voam nos céus brasileiros.
O lucro substituiu a gentileza e presteza, e o financismo tecnoburocrático despachou a satisfação de voar para as revistas de viagens.
Realmente. Voar no Brasil ficou muito mais fácil mesmo. Só não ficou melhor que pegar o ônibus das 6hs para ir pra casa.
abs
Carpe Diem
Re: Saudades da VARIG
Eu?apesar da impáfia e da falsa modestia das tripulações
Que maldade...
Mas havia uns bobos sim, mas eram minoria.
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: Saudades da VARIG
Gente boba sempre existira, em qualquer cor de cia., ou pai's. Mas essa massificacao a que o colega se referiu, acredito ser em todo o mundo, um movimento de todas as cias. Ganhar pouco em muitos. Ao contrario de antes, quando aeronaves tinham grandes e espacosos lugares. Mas quem tem espaco, paga a conta. Era para os ricos. Tudo bem que pode se questionar ate onde deve-se apertar o povo, para baratear as passagens, mas, no geral, popularizou-se a aviacao. Outro exemplo: antigamente nao tinha essa de voar de madrugada na nacional, mais barato, nao...chegava a noite, aviaozada tudo p/dormir...mas o preco do leasing nao parava de cobrar. E toma no custo das passagens.
Entao, como tudo na vida, o passado teve coisas boas, mas muita coisa melhorou. Infelizmente, para nos, o que piorou bastante foi para os trabalhadores. Para variar...
Entao, como tudo na vida, o passado teve coisas boas, mas muita coisa melhorou. Infelizmente, para nos, o que piorou bastante foi para os trabalhadores. Para variar...
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Saudades da VARIG
A Varig era foda. Tenho certeza que ela faliu pq o CM sabotava os aviões, querendo que comprassem Tupolevs no lugar dos Boeings.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: Saudades da VARIG
x2Bolovo escreveu:A Varig era foda. Tenho certeza que ela faliu pq o CM sabotava os aviões, querendo que comprassem Tupolevs no lugar dos Boeings.
- Duka
- Avançado
- Mensagens: 693
- Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
- Localização: Lajeado, RS
- Agradeceu: 358 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Re: Saudades da VARIG
O maior problema da Varig era a falta de dono...
Conversando com funcionarios remanecentes da VEM, ouvense histórias muito tristes da rubalheira na empresa...
Conversando com funcionarios remanecentes da VEM, ouvense histórias muito tristes da rubalheira na empresa...
Abraços
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Saudades da VARIG
Pô, eu também tenho saudades...e olha que hoje eu trabalho na "Varig" (GOL - VRG linhas aéreas)...só o nome e as cores das aeronaves pintadas de VARIG é que são os mesmos, porque o resto não chega nem na unha dos dedos dos pés do que era a VARIG, infelizmente.
As vezes penso que minha empresa podia aproveitar as cerca de 20 aeronaves pintadas de VARIG que tem pra oferecer um serviço diferenciado, com a classe e conforto que a VARIG tinha...ao invés de utilizar aeronaves GOL e Varig sem diferença, para os mesmos voos e etc.
Glamour na aviação civil brasileira é coisa do passado.
As vezes penso que minha empresa podia aproveitar as cerca de 20 aeronaves pintadas de VARIG que tem pra oferecer um serviço diferenciado, com a classe e conforto que a VARIG tinha...ao invés de utilizar aeronaves GOL e Varig sem diferença, para os mesmos voos e etc.
Glamour na aviação civil brasileira é coisa do passado.
AD ASTRA PER ASPERA
- wagnerm25
- Sênior
- Mensagens: 3590
- Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 198 vezes
Re: Saudades da VARIG
Eu conheço o assunto superficialmente, mas percebo que há sempre alguma tentativa de imputar ao governo (esse e anteriores) a responsabilidade pela quebra da Varig. Me parece que a culpa principal foi da incompetência empresarial dos que dirigiram a empresa quando existia.
Estou errado?
Estou errado?
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38006
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5748 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: Saudades da VARIG
Sky, por estas e outras questões que fico pensando. Afinal de contas, o que a GOL ganhou efetivamente comprando a Varig, para no final, manter apenas o nome Varig, sem mais nada referente ao que se fez juz o sucesso da empresa durante seus mais de 80 anos?
Se era para manter a empresa e oferecer serviços diferenciados do público da GOL(o busão aéreo do Brasil), para um público especifico, que hoje no Brasil não é pouco, e que troca preço por conforto e qualidade de atendimento, então o por que da manutenção da marca sem difernciação de serviço? Economicamente não está fazendo diferença nenhuma para ambas a sempresas.
Hoje na realidade, temos diferentes nichos de mercado na aviação civil brasileira, que são mau atendidos, porque com o advento da GOL e o seu "jeito de voar", e a estrepidência geral das aéreas por lucro alto e rápido(o velho problema das empresas no Brasil), parece que todo mundo resolveu ser low cost low fare, incluisive a TAM.
Enquanto todo um público que era, e penso ainda hoje é/seria fiel a marca Varig, teve que se virar com a TAM, que a anos depois da morte do Cmte Rolim, vem descendo ladeira abaixo, distanciando-se cada vez mais em serviços e atendimento, do sonho daquele grande aviador e empresário, outros alegremente se jogaram nos braços da GOL e concorrentes por pura falta de opções.
Talvez agora com a AZUL, e a creio também a AVIANCA, ainda que em percentagens pequenas de participação no mercado, possamos ver a Varig renascer com uma nova visão de atendimento de mercado. Aquelas duas empresas estão procurando atender um nicho de público que encara o vôo como parte de suas férias ou encontra em um serviço de bordo diferenciado um fator referencial antes de comprar uma passagem, no caso dos muitos que viajam a serviço/trabalho, onde uma boa viajem faz parte também de um bom negócio.
As vezes fico pensando, se a GOL transferisse todos os 737-700 que possui para a VARIG, e comprasse os 787-800 para rotas nacionais e internacionais e ficasse somente com os modelos do 737 "800" e "900" na frota, poderia atender e concorrer naqueles nicho de marcado que ficaram de fora da concorrência das grandes ou mesmo trocaram as nacionais pelas estrangeiras nos voos para fora do país.
Quem sabe o Constantino junior não percebe esse filão, e nos brinda com voos e interligações nacionais e internacionais até a copa e olimpiadas em aeronaves nas quais os passageiros não sejam "ensanduichados" nos assentos ou sejam incentivados a uma "dieta" não esperada...
É um sonho. Mas que eu gostaria de poder rever as cores da "nossa" VARIG em uma nova roupagem empresarial, há isso eu gostaria...
E olha que quem está falando é um ex-fã da Transbrasil, e atual cliente fiel da TAM...
abs
Se era para manter a empresa e oferecer serviços diferenciados do público da GOL(o busão aéreo do Brasil), para um público especifico, que hoje no Brasil não é pouco, e que troca preço por conforto e qualidade de atendimento, então o por que da manutenção da marca sem difernciação de serviço? Economicamente não está fazendo diferença nenhuma para ambas a sempresas.
Hoje na realidade, temos diferentes nichos de mercado na aviação civil brasileira, que são mau atendidos, porque com o advento da GOL e o seu "jeito de voar", e a estrepidência geral das aéreas por lucro alto e rápido(o velho problema das empresas no Brasil), parece que todo mundo resolveu ser low cost low fare, incluisive a TAM.
Enquanto todo um público que era, e penso ainda hoje é/seria fiel a marca Varig, teve que se virar com a TAM, que a anos depois da morte do Cmte Rolim, vem descendo ladeira abaixo, distanciando-se cada vez mais em serviços e atendimento, do sonho daquele grande aviador e empresário, outros alegremente se jogaram nos braços da GOL e concorrentes por pura falta de opções.
Talvez agora com a AZUL, e a creio também a AVIANCA, ainda que em percentagens pequenas de participação no mercado, possamos ver a Varig renascer com uma nova visão de atendimento de mercado. Aquelas duas empresas estão procurando atender um nicho de público que encara o vôo como parte de suas férias ou encontra em um serviço de bordo diferenciado um fator referencial antes de comprar uma passagem, no caso dos muitos que viajam a serviço/trabalho, onde uma boa viajem faz parte também de um bom negócio.
As vezes fico pensando, se a GOL transferisse todos os 737-700 que possui para a VARIG, e comprasse os 787-800 para rotas nacionais e internacionais e ficasse somente com os modelos do 737 "800" e "900" na frota, poderia atender e concorrer naqueles nicho de marcado que ficaram de fora da concorrência das grandes ou mesmo trocaram as nacionais pelas estrangeiras nos voos para fora do país.
Quem sabe o Constantino junior não percebe esse filão, e nos brinda com voos e interligações nacionais e internacionais até a copa e olimpiadas em aeronaves nas quais os passageiros não sejam "ensanduichados" nos assentos ou sejam incentivados a uma "dieta" não esperada...
É um sonho. Mas que eu gostaria de poder rever as cores da "nossa" VARIG em uma nova roupagem empresarial, há isso eu gostaria...
E olha que quem está falando é um ex-fã da Transbrasil, e atual cliente fiel da TAM...
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38006
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5748 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: Saudades da VARIG
Antes que eu me esqueça, eu adoraria ver um MS-21 ou um Comac C-919 nas cores da Varig.
O novo 787-800 também ficaria muito bonito e ainda serviria tanto para o mercado interno como externo, dentro da América Latina.
Sky, tu que gostas dedar umas pinceladas em aviões, bem que poderias nos brindar com esta saudosidade, de ver "brilhar" novamente a estrela solitária na fuselagem destes aviões...
abs.
O novo 787-800 também ficaria muito bonito e ainda serviria tanto para o mercado interno como externo, dentro da América Latina.
Sky, tu que gostas dedar umas pinceladas em aviões, bem que poderias nos brindar com esta saudosidade, de ver "brilhar" novamente a estrela solitária na fuselagem destes aviões...
abs.
Carpe Diem
- prp
- Sênior
- Mensagens: 8862
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 413 vezes
Re: Saudades da VARIG
AVIANCA?
Tá de sacanagem?
Tenho amigos que voaram muito pela avianca na Colombia em voos longos sabe o lanche que ofereceram?
Nenhummmm.
Quem quiser tem que comprar e caro.
Faz a GOL parecer a VARIG de antigamente.
Tá de sacanagem?
Tenho amigos que voaram muito pela avianca na Colombia em voos longos sabe o lanche que ofereceram?
Nenhummmm.
Quem quiser tem que comprar e caro.
Faz a GOL parecer a VARIG de antigamente.
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Saudades da VARIG
prp escreveu:AVIANCA?
Tá de sacanagem?
Tenho amigos que voaram muito pela avianca na Colombia em voos longos sabe o lanche que ofereceram?
Nenhummmm.
Quem quiser tem que comprar e caro.
Faz a GOL parecer a VARIG de antigamente.
Mas cuidado pra não se enganar. A AVIANCA lá fora é praticamente outra comparada com a AVIANCA daqui de dentro. A AVIANCA aqui no Brasil realmente oferece serviço de bordo decente, comida de verdade e atendimento impecável. (Apesar dos voos deles quase sempre sairem atrasados.) A AVIANCA explora no Brasil esse conforto que muitos passageiros procuram e não encontram mais.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: Saudades da VARIG
Este ano viajei para os EUA pela DELTA, e os voos internos (NY-Orlando / Orlando-Detroit) também fiz pela Delta e posso dizer que, o voo internaciona (Guarulhos - NY / Detroit - Guarulhos), num B-767, o serviço de bordo foi muito bom... a refeição servida era bastante abundante e muito saborosa, podendo o passageiro escolher entre massas e frango num molho que esqueci o nome. Ja os voos internos, num MD-88, os serviços oferecidos não são muito melhores aos que a GOL oferece aqui no Brasil.
Outra coisa interessante é a diferença da forma de voar entre os pilotos das cias brasileiras e os da Delta.... Cada decolagem da Delta faz a viagem se tornar emocionante...para quem tem medo de voar eu não recomendo!!! kkk....
Creio que aquele "gramour" de voar de aviao acabou... hoje as pessoas, em sua grande maioria, procuram apenas por preço e disponibilidade de horários.. fica dificil alguma cia conseguir concorrer hoje em dia sem pensar no preço final de suas passagens!
Outra coisa interessante é a diferença da forma de voar entre os pilotos das cias brasileiras e os da Delta.... Cada decolagem da Delta faz a viagem se tornar emocionante...para quem tem medo de voar eu não recomendo!!! kkk....
Creio que aquele "gramour" de voar de aviao acabou... hoje as pessoas, em sua grande maioria, procuram apenas por preço e disponibilidade de horários.. fica dificil alguma cia conseguir concorrer hoje em dia sem pensar no preço final de suas passagens!
.
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Saudades da VARIG
FCarvalho escreveu:Antes que eu me esqueça, eu adoraria ver um MS-21 ou um Comac C-919 nas cores da Varig.
O novo 787-800 também ficaria muito bonito e ainda serviria tanto para o mercado interno como externo, dentro da América Latina.
Sky, tu que gostas dedar umas pinceladas em aviões, bem que poderias nos brindar com esta saudosidade, de ver "brilhar" novamente a estrela solitária na fuselagem destes aviões...
abs.
Posso até fazer sim, mas o negócio da GOL é Boeing mesmo. Eu sou doido pra ver um 787 na GOL, acho que tem tudo a ver e não é nada impossível. Até porque a GOL já opera com um novíssimo 737-800 Sky Interior que tem várias soluções desenhadas para o 787.
AD ASTRA PER ASPERA
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Saudades da VARIG
Outra coisa é que a Varig era apenas uma entre várias empresas que o Brasil tinha. Voos internacionais tinha ela, a Vasp, a Transbrasil e etc. Hoje tem apenas a TAM. Pra voos domesticos é TAM, Gol e Azul. Aquela época era melhor que hoje.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)