henriquejr escreveu:Caro Bacchi.
POderia nos dizer o que levou a US ARMY adquirir um CC com propulsão a turbina no lugar de um motor a diesel, que deve ser muiito mais barato e economico no uso de combustível??? QUais as vantagens e desvantagens que uma propulsão tem em relação a outra???
Sempre tive essa duvida mas nunca tive a oportunidade que estou tendo agora para perguntar. Pelo que sei somente dois tipos CCs foram produzidos com propulsão a turbina, o M1 e um modelo russo, que não sei dizer qual!
Eu li vários livros sobre o programa do M1.
Não consegui encontrar uma explicação sobre a escolha da turbina a gás que me satisfizesse.
Por mais incrível que pareça uma das grandes qualidades mencionadas foi o de que a turbina não largava um jato de fumaça preta como diesel!!!! Parece piada!
Quem deu a palavra final nesta questão foi o Secretário (Ministro) da Defesa dos EUA na época (1975-1977). Nem mais nem menos do que Donald Rumsfeld.
Recentemente foi publicada sua autobiografia. Comprei-a por vários motivos. Um deles era ver o que escrevia sobre a escolha da turbina. Fiquei desapontado: nem uma palavra.
Nunca consegui descobrir qual a diferença exata em consumo, nem em desempenho. E com os testes do M1 da GM e do M1 da Chrysler, deveriam existir dados concretos. Como os fuzileiros navais fizeram a 1ª Guerra do Golfo com o M60 (motor diesel) seria possível obter dados comparativos de consumo. Não encontrei nada respeito.
Na União Soviética o programa de carro de combate a turbina foi:
•Ob'yekt 219 SP1 - Prototipo. Basicamente era um T-64T com a turbina GTD-1000T multi-combustivel com potencia de 1000 hp (746 kW).
•T-80 (Ob'yekt 219) (1976) – Primeiro modelo em produção.
Ao longo dos anos foram usadas as seguintes turbinas: 1,100 hp (820 kW) GTD-1000TF e 1,200 hp (895 kW) GTD-1000M.
Em 1985 foi abandonada a turbina e introduzido motor diesel de 1.006 hp (750 kW) modelo 6TD, dois tempos, de pistões opostos.
•T-80UD "Beryoza" (Ob'yekt 478B) (codigo OTAN: SMT M1989).
O motivo alegado foi alto consumo, e baixa confiabilidade.
No programa estadunidense FCS, tinha sido tomada (se não me engano) a decisão de usar motor diesel em toda a familia de veiculos.
Desculpe-me.
Bacchi