Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1351 Mensagem por joao fernando » Sex Jun 24, 2011 3:37 pm

Sapão, por mais que sua argumentação seja impecavel e logica, não concordo :mrgreen:

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1352 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Jun 24, 2011 3:51 pm

Copello escreveu:Não sei mas acho que primeira classe pros Eua só UK, Israel etc. De resto tanto faz pra eles. Aí nós temos o Gripen na concorrência do FX, mas olhando pro F-16 último Block, que eu nem sei mais qual é será que ele perde em muito pro Gripen? pergunta de leigo pois ei que novas tecnologias tipo supercruise e baixo rcs só estão presentes em caças 4G.

Tambem concordo em parte que se comprassemos o F-16 ou Mirage pra linha de frente aguentaríamos eles por mais 30, mas seria menos pior que com F-5. Não vamos nos iludir acho que pra nossa realidade de Forças Armadas será mais fácil manter um 3G PLus do que um Rafale por exemplo.

Resumindo perdemos o tempo das mudanças e hoje temos que nos contentar com o que está ai. Infelizmente.
O F-16E/F é mais avião que o NG. Essa história de supercruise em avião de 4ª geração é prosopopéia flácida para adormecer bovinos. No Demo, havia apenas quatro mísseis ar-ar, com o agravante de que nem protótipo é. Quanto a aviões velhos, vc tem duas felicidades: na hora de comprar e de vender (se conseguir). VAMOS VER O HORIZONTE FUTURO em relação aos países de origem:

F-16C/D/E/F: saem de linha a partir de 2016
F/A-18/E/F: saem de linha a partir de 2020
Gripen NG: será que entram em serviço?
Rafale: saem de linha a partir de 2040
Typhoon: saem de linha a partir de 2040

Ou seja, mesmo que CONCEITUALMENTE OBSOLETOS, os caças europeus fornecem um horizonte mais amplo de utilização. Isso significa, no longo prazo, acesso a suprimentos novos. Hoje, os F-5EM precisam renovar o óleo todos os dias, porque as juntas do motor não são originais e não possuem as mesmas características das originais. Ou seja, quem adquirir caças antigos agora, terá grandes problemas no futuro distante (20/30 anos).

Alguém vai dizer que estou me contraditando, porque defendi, diversas vezes, o adiamento da F-X2 e a compra de caças tampão. Penso que seriam úteis por 10 anos, tempo suficiente para ver a evolução do mercado. Sinceramente, com a 5ª geração em vias de entrar em serviço em massa, corremos um sério risco de obsolescência em bloco de AVIÕES NOVOS!!! Espanta-me que a FAB não tenha percebido isso.

Abraços

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1353 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Jun 24, 2011 3:56 pm

Copello escreveu:Na Itália o Amx sempre é enviado para missões no OM e não deixa de cumprir nada. Sei que já passou da hora do país trocar o primeira linha, mas também não é essa porcaria toda que alguns dizem. Ele tem missões determinadas que pode cumprir muito bem. Se pra Itália presta porque não para nós ?
A Versão italiana é bemmmm superior a versão brasileira.
cb_lima escreveu:Tudo vai mudar quando a Modernização sair... mas nos últimos 20 anos o Am-X italiano sempre foi melhor do que o nosso.

E isso faz muita diferença.
O AMX NUNCA foi usado em ambientes de risco. Em Kosovo operou perto da fronteira com a Albânia, onde era mais seguro. No Afeganistão, não há defesa antiaérea. Ele não operou sobre a Líbia, onde a oposição seria bem maior. Os italianos mandaram os Tornados. Acho a modernização que vamos implementar neles ambiciosa demais. Por mim, padronizava os cockpits e colocava um GPS comercial. Ficaria mero US$ 1,5 milhão em lugar dos US$ 8 milhões que desperdiçaremos neles.

Pepê

Jacobs
Sênior
Sênior

#1354 Mensagem por Jacobs » Sex Jun 24, 2011 5:04 pm

Concordo com a colocação do Pepê. Para que colocar um radarzinho meia-boca (projetado a 20 anos atrás e que já está obsoleto).

Acho que deveriam integrar um pod designador laser, padronizar cockpit e pronto.

Imagem
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 247 vezes
Agradeceram: 561 vezes

#1355 Mensagem por Brasileiro » Sex Jun 24, 2011 5:13 pm

Pepê Rezende escreveu: Acho a modernização que vamos implementar neles ambiciosa demais. Por mim, padronizava os cockpits e colocava um GPS comercial. Ficaria mero US$ 1,5 milhão em lugar dos US$ 8 milhões que desperdiçaremos neles.

Pepê
Para o A-1 fazer aquilo que a FAB quer ele precisa tanto do radar quanto do IRST.

Se os italianos põem ou não o AMX em missões de risco é porque tem o Tornado para fazer a missão.

Mas se a FAB entra em guerra não haverá escolha e o A-1 terá de ir para o pega, vai ter de enfrentar AAe, navios e os caças inimigos. Pra isso ele precisa de sensores, aviônica moderna, armamento ar-superfície inteligente e míssil ar-ar para auto defesa.

abraços]

----------------
amor fati
Copello
Intermediário
Intermediário

#1356 Mensagem por Copello » Sex Jun 24, 2011 6:42 pm

É justamente nesse ponto que eu quis chegar a 4G só está sendo positiva para os países que produziram. Para quem vai comprar não será tanto assim. Acho que a qualidade dos projetos tanto de F-16, F-18 e Mirage 2000 os tornam aptos a defesa aérea de países como o Brasil que não tem condições de ser uma FA top e nem querem.

Acho que o Chile é um exemplo de FA modernizaram o F-5 quando ela ainda dava um caldo e aprenderam uma doutrina que na época apenas o Peru tinha na América do Sul. Eles fizeram tudo na época certa e hoje têm uma força de caças que é bem melhor que a nossa.

Nós perdemos o fio da meada e vamos modernizar o AMX só agora, a modernização do AMX tinha que ter sido feita primeiro, acho o AMX mais capaz como arma( ataque, reconhecimento, alcance) que o F-5. O pior é que perdemos o tempo de todas as escolhas e agora temos que aguardar o F-X eterno. Pra mim caberia um Low-Hi AMX-M e um 3G Plus bem armado e na ponta dos cascos.

Imagem
Carlos Mathias

#1357 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 24, 2011 6:57 pm

Eles fizeram tudo na época certa e hoje têm uma força de caças que é bem melhor que a nossa.
Não, não tem não.

Cuidado com as aparências, já dizia o profeta . :mrgreen:

Copello
Intermediário
Intermediário

#1358 Mensagem por Copello » Sex Jun 24, 2011 8:46 pm

Não sei da questão operacional da Fach. Não sou muito aficcionado, mas em questão de vetores acho que eles estão melhores equipados com relação a caças.

Mas explica melhor porque a Fach não têm uma força de caças melhor que a nossa?

Imagem
Carlos Mathias

#1359 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 24, 2011 9:07 pm

Cara, olha só.
Essa questão de "ter" nem sempre é = poder usar como se quer, contra quem se quer e onde se quer.
Captou?

Se eu moro numa casa alugada, eu sou dono da casa ????
Eu posso mostrar a casa, trazer visitas, recebê-las bem, impressionar e tudo o mais.

Mas na verdade, quem é dono é o inquilino e ele manda eu sair na hora que ele quiser, basta uma desculpa qualquer.

A Venezuela viu que na verdade ela não era realmente dona dos seus F-16A.

Dependendo da situação de cada país, essa situação de "aluguel", digamos assim, é suficiente.

Para outros não é, ou não deveria se.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#1360 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 24, 2011 9:10 pm

Eu li aquela entrevista dos turcos que ao fazerem exercícios com os paquistaneses não poderiam deixar eles voarem nos seus F-16 até pouco tempo atrás e isso realmente foi sodas (sendo que a Turquia até "fabrica" F-16 por lá).

Manda quem pode e obedece quem não tem outra alternativa mesmo.

Se você está feliz com isso... não tem problema desde que seja esse o seu plano. :wink:

Esse é o plano do Brasil? :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#1361 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 24, 2011 9:11 pm

Pois é CB.
Eu acho que estamos no momento da decisão de que rumo vamos realmente tomar.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#1362 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 24, 2011 9:13 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é CB.
Eu acho que estamos no momento da decisão de que rumo vamos realmente tomar.
Sim, mas contanto que tomemos um rumo... está tudo ótimo :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Copello
Intermediário
Intermediário

#1363 Mensagem por Copello » Sex Jun 24, 2011 10:27 pm

Me desculpem mas isso não é motivo pra eles não terem uma força de caças melhor que a nossa. Até parece que nós teremos tratamento diferente. Quando a coisa fica preta a coleira aperta em qualquer cachorro vira-lata.

Imagem
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#1364 Mensagem por Luís Henrique » Sex Jun 24, 2011 11:04 pm

Até o final da década, mesmo que novos lotes não venham, tendo 36 Rafale F4 + 57 F-5M e 43 A-1M, estaremos muito bem em relação ao Chile ou a Venezuela.

Se completarmos a intenção de 120 aeronaves, se for 120 Rafale F4. Ai então... :twisted: :twisted:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

#1365 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 24, 2011 11:14 pm

Copello, qual é o míssil anti-radiação que os chilenos usam nos seus F-16 ?
Que armas eles podem e vão integrar nos F-16 "deles" ?
Quantas inspeções anuais eles permitem aos americanos nas bases deles ?
Que míssil guiado por HMS eles usam nos F-16 ?

Foi a escolha deles, mas acho que seria péssima para nós.

Se tomarmos um exemplo absurdo, de um conflito entre Brasil X Chile, os EUA teriam de escolher um lado, pois um ou outro se tornaria inimigo deles.

Pragmaticamente falando, quem eles escolheriam jogar no lixo?

Pense nas Malvinas, TIAR...

Responder