Bender escreveu:Zavva escreveu:Para mim os maiores concorrentes dos americanos são os Russos, afinal os franceses não recebem um pedido de exportação de caças novos a 10 anos.
Abs
São os dois maiores fabricantes e desenvolvedores,mas isso não os fazem "principais" concorrentes em todos os mercados,eles atuam em seus nichos de influência geopolitica e ideológica.
Esqueça a india,onde é politica de governos ter vários fornecedores de origens diferentes.
Agora olhe para os mercados tradicionais de russos e americanos,veja que que quem compra made USA,não vai comprar made in RU,e o inverso também vale,são clientes cativos.
A França independente, é franca atiradora mais no mercado dominado pelos produtos americanos do que no dos mercados dominados pelos russos que tem clientes cativos para os seus produtos, inclusive por serem mais acessíveis, que dos outros dois.
A França incomoda portanto mais os americanos em seus nichos do que russos,inclusive pela sua posição "política" ocidental e sua tecnologia também ocidental. O sucesso do Mirage é um dos exemplos,tirou vendas diretamente de produtos norte-americanos,a short list brasileira é uma das provas de que áreas de influência tradicionais recebem pressão para que se barre produtos russos,do outro lado vale o mesmo contra os americanos,e se tolera a intromissão francesa como um mal menor,eliminar a "intromissão" francesa fazendo do Rafale um fracasso absoluto,e fazendo a França a partir daí, a desenvolver um possível projeto futuro com seus pares tradicionais europeus,abandonando sua tradicional opção em ser "alternativa" independente a russos e americanos,seria sem dúvida uma vitória para os fabricantes de produtos made usa.
Interessante seria ver uma parceria russo/francesa que caldo daria em uma aeronave desenvolvida de forma conjunta,na minha opinião é muito importante a sobrevivência do produto Rafale,e não pensem que é por um prazer comunaz de ver a França espicaçando os yankes ou porque eu morro de amores pelo Rafale,é só pelo fato de continuar existindo essa opção única.
O Produto não vendeu até agora porque,encara o peso da influência gigante norte-americana nos nichos de mercado deles,em que disputou até agora,não por que seja ruim,é uma luta inglória essa,mas faz parte do jogo político.
Desculpe-me por ter me alongado.
SDS.