NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6016 Mensagem por PRick » Qui Jul 08, 2010 12:12 pm

Oziris escreveu: 07 julho 2010
11h 45min

F-X2

Defesa @ Net

DefesaNet 07 julho 2010

Revista Cockpit - Suiça

Take Off

Caro Leitor,Defesanet continua com o seu lobie, o problema é a qualidade dele, esse texto é muito ruim, coisas que são colocadas como desvantagens e fatos que não se aplicam aqui, e são postados com muito pouco cuidado.

Pergunta tendenciosa: Você compraria um carro de uma concessionária chamada Sarkozy? Sim? Ou melhor não? E quanto a aeronaves do presidente com o mesmo nome? Por muitos bilhões?Ataque infantil e ideológico, já deixando claro que se trata de lobie

Pare! Perguntas que induzem uma resposta não são justas. E emoções não são adequadas à discussão sobre a sucessão dos Tigers. Portanto, vamos começar de novo:

Caro Leitor. O Rafale é uma aeronave linda (novamente emocional). E jatos bonitos são bons – esta é a regra. Eles são o sonho de muitos pilotos e fãs, inclusive deste autor. Contudo, o jato da França se vê em desvantagem em nosso país. O Rafale não é apropriado para a Suíça.Simples opinião, sem nenhum embasamento real.

Por quê?

Primeiramente: Nosso vizinho do oeste (ainda) não conseguiu achar um cliente de exportação. O Brasil está incerto, a Líbia provavelmente não é mais uma opção e, no Kuwait, o parlamento discorda; não há também prováveis clientes europeus. Isso significa dependência completa: o futuro destes jatos permanece com seu foco nas necessidades da força aérea e marinha francesa. Não há nenhuma possibilidade de se arcar os desejos suíços. Mesmo se houver clientes internacionais, o problema permanece. E mesmo neste caso, não há praticamente nenhuma sinergia aparente – o uso e a doutrina dos países mencionados acima são muito diferentes. O mesmo se aplica aos países do Oriente Médio – ou Índia, por exemplo.Essa é a primeira alegação lobista contra o Rafale, porém, o F-18E só tem um exportação, o Gripen NG nenhuma, então creio que não leva a lugar nenhum, ainda mais no nosso caso.

Em segundo lugar: Em comparação com o Eurofighter e o Gripen, a Dassault tem apenas alguns jatos em operação. A atual capacidade de fabricação está abaixo de uma aeronave por mês. Consequentemente, o número de horas até então voadas é consideravelmente inferior às horas de seus concorrentes. As informações vindas de Paris sobre custos operacionais e disponibilidade são também questionáveis – no sentido da frase de introdução. Por outro lado, a EADS e a Saab apresentam números reais. O Eurofighter foi introduzido em seis países, a Saab tem cinco forças aéreas e a Escola Britânica de Pilotos de Testes (ETPS) na sua lista de clientes. O jato monomotor da Suécia já esteve no ar por 120.000 horas. Estes são os fatos.Agora ele se entrega, está fazendo lobie para o Typhoon, só tem dois problemas aí, o Typhoon não está mais na disputa do FX-2, e ele apesar de ter produção e operação maior, é mais caro de comprar e operar, segundo todas as fontes, assim, esse papo furado de maior base instalada, nem sempre é sinônimo de menores custos.

Terceiro: O estado francês e a Dassault visaram independência – até (praticamente) o último chip. A estrutura da aeronave, os aviônicos, os sensores de radar, o motor, as armas... Mas este interessante voo solo tem um preço. O enorme esforço de desenvolvimento não tem nem 300 pedidos de compra (a EADS: mais de 700).Isso é uma grande vantagem para nós, e um dos principais motivos da adoção do Rafale por parte da FAB.

Quarto: A idéia do solo limita os clientes estrangeiros; por exemplo em termos de armamentos. É considerável o esforço de se integrar armas que não tenham procedência francesa – às custas do cliente. Para a Suíça, isso significa nenhuma sinergia com os F/A-18 ou custos de integração.Aqui também não existe qualquer desvantagem para a FAB, dado que as armas nacionais terão que ser integradas qualquer que seja o FX-2.

Quinto: A maioria dos países da União Européia têm problemas com seus orçamentos. A crise econômica e monetária também chegou na França. Prevalecem os planos de se fazer economias. Até hoje, o governo francês ainda não confirmou a compra de todas as 294 aeronaves planejadas. A redução do número de itens aumenta os custos por item. É irrelevante o preço discutido hoje para a compra dos Rafales. A conta será feita apenas, após um período de 30 anos. A Dassault não será capaz (não quer) o ônus de subsidiar a frota suíça por anos. Seus concorrentes se encontram em uma melhor posição.O Governo da França vem cumprindo todos os compromissos com o programa Rafale, ao contrário dos países envolvidos com o programa Typhoon, são esses que estão atrasando o andamento do desenvolvimento do caça, por sinal, o Rafale custa mais barato e está com seu desenvolvimento mais adiantado, além disso não estamos mais em crise, assim, mais um argumento furado para nós.

O desenvolvimento do Eurofighter tem o apio de quatro países parceiros; na Suécia, o governo assumiu explicitamente um compromisso pelos próximos 30 anos.O Governo da França fez o mesmo. E ao contrário do Consórcio Typhoon, não está comprando caças F-35.

Sexto: É comum mencionar também as possibilidades de treinamento, em áreas de fronteira, como um argumento crucial para o Rafale. A EADS oferece possibilidades similares (ver relatório da página 12). Além disso, três países fronteiriços operam o Typhoon – é óbvio o potencial de cooperação para treinamentos coletivos. E a oferta da Suécia de voar sobre a nórdica “terra de ninguém” (Vidsel) também é tentadora: sem limitação de altitude inferior e de voos supersônicos, voos noturnos ilimitados (inverno), bem como voos por 24 horas seguidas no verão – incluindo uso de armas!Outra argumento furado para nós, o ÚNICO país europeu que vem aqui treinar é a França. Portanto, outra vantagem para a FAB escolher Rafale.

Sétimo: A aparência tomada pela Dassault na Suíça não está de acordo com as convenções locais. A prática de informações é horrível; surpreende até mesmo os torcedores inveterados do Rafale. Como é possível explicar isso? Uma das duas: a) não há nada para se dizer ou b) eles não ligam para o público suíço. Trata-se de uma percepção de estado “à la française”. Os leitores mais antigos de Cockpit devem se lembrar como a compra de excelentes aviões da França quase levou, uma vez, a uma crise constitucional. Em vista das atividades subversivas da GSoA (uma associação em prol de uma Suíça sem exército) e companhia, todos os riscos devem ser excluídos.O cara está se queixando porque a Dassault não deve estar anunciando em sua Revista! :twisted: :twisted:

Portanto:
Non merci, Monsieur le Président!

Atenciosamente
Max Ungricht
[]'s
Olha o lobie aqui está bem melhor que esse da Suiça, o Consórcio do Eurofight precisa trabalhar melhor por lá! :lol: :lol: :lol:

[]´s




ninjanki
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6017 Mensagem por ninjanki » Qui Jul 08, 2010 12:31 pm

Mais que isso, vale lembrar que há argumentos contra e à favor, e quem escreveu o artigo é claramente contra.(digo isso porque ele não colocou nenhum argumento à favor, logo o artigo tem um objetivo, que pode ou não ter alterado a objetividade de quem o escreveu...)

Por exemplo, o Gripen NG não tem praticamente nenhuma comunalidade com o Gripen C/D. A fuselagem é nova, as asas foram modificadas, o trem de pouso é novo, os aviônicos são novos(a própria SAAB afirma que são novos e estão sendo integrados através do Gripen Demo NG), o radar é recém-desenvolvido e deve usar gambiarras de software e ter problemas de hardware à resolver(montar um protótipo, dizer que funciona e despachar para a Índia é muito diferente de terminar o desenvolvimento, eliminar os bugs e problemas de confiabilidade e estar totalmente integrado, operacional e aprovado para uso...).

Quanto ao Eurofighter, sob a perspectiva Suíça, com os requerimentos deles, concordo que faz mais sentido, sendo uma solução multi-país, com armas Européias, e não francesas apenas, já integradas. Mas tecnicamente, o Eurofighter tem componentes ainda incompletos, como o radar AESA...

Allan




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6018 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jul 08, 2010 12:56 pm

Túlio escreveu:Até pode ser. Mais uma, agora sobre essa de energia: e o E99? Duas turbininhas de nada, será que...?
Não sou especialista mas, além do que o pessoal já falou, penso que os radares de controle de tiro (caças) precisam emitir muito mais potência do que os do tipo Erieye, principalmente por que trabalham em banda.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6019 Mensagem por Túlio » Qui Jul 08, 2010 1:47 pm

AlbertoRJ escreveu:
Túlio escreveu:Até pode ser. Mais uma, agora sobre essa de energia: e o E99? Duas turbininhas de nada, será que...?
Não sou especialista mas, além do que o pessoal já falou, penso que os radares de controle de tiro (caças) precisam emitir muito mais potência do que os do tipo Erieye, principalmente por que trabalham em banda.

[]'s

Como assim, em banda? Que eu saiba o Erieye opera nas bandas E/F... :?


PRick escreveu:O E-99 tem APU de maior potência, e é uma aeronave voltada para o Radar. No entanto, ele possui duas turbinas de 3.400 kgs, aqui o aumento de PC não é importante.

Que eu saiba a atual do Rafale tem mais de 5000 kg E ISSO SEM PC. Duas também. :wink:


João fernando escreveu:Não é Jamming, é cancelamento de emissão de radar.

Nisso que falei lá no inicio, que demanda energia e altissima capacidade de processamento.

Jamming é vc ligar 20 Kw de potencia, perto da antena do seu cliente (aquele em que vc vai lavar bombas e outros)

Mesmo com esa potencia, apaga o radar, tal a intensidade do sinal.

Interessante, isso está me parecendo EMP. Poderias explicar melhor?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6020 Mensagem por PRick » Qui Jul 08, 2010 1:52 pm

Túlio escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Não sou especialista mas, além do que o pessoal já falou, penso que os radares de controle de tiro (caças) precisam emitir muito mais potência do que os do tipo Erieye, principalmente por que trabalham em banda.

[]'s

Como assim, em banda? Que eu saiba o Erieye opera nas bandas E/F... :?


PRick escreveu:O E-99 tem APU de maior potência, e é uma aeronave voltada para o Radar. No entanto, ele possui duas turbinas de 3.400 kgs, aqui o aumento de PC não é importante.

Que eu saiba a atual do Rafale tem mais de 5000 kg E ISSO SEM PC. Duas também. :wink:


João fernando escreveu:Não é Jamming, é cancelamento de emissão de radar.

Nisso que falei lá no inicio, que demanda energia e altissima capacidade de processamento.

Jamming é vc ligar 20 Kw de potencia, perto da antena do seu cliente (aquele em que vc vai lavar bombas e outros)

Mesmo com esa potencia, apaga o radar, tal a intensidade do sinal.

Interessante, isso está me parecendo EMP. Poderias explicar melhor?
Oras, donde se concluiu que o Rafale é o bicho :D :D , porém, como falaram, isso é para fazer ataque eletrônico usando o radar, não me consta que o Erieeye tenha essa capacidade.

[]´s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6021 Mensagem por Túlio » Qui Jul 08, 2010 2:14 pm

PRick escreveu:
Oras, donde se concluiu que o Rafale é o bicho :D :D , porém, como falaram, isso é para fazer ataque eletrônico usando o radar, não me consta que o Erieeye tenha essa capacidade.

[]´s

Não me parece que ele precise ter isso, o que discuto aqui é a capacidade ele enfrentar um ataque assim e/ou de um caça como o Rafale poder jammeá-lo. :wink:




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6022 Mensagem por joao fernando » Qui Jul 08, 2010 2:48 pm

Vamos por partes? O dialogo está interessante demais!

O E-99 não tem por função "atacar" outros radares, apenas olha para fora. Está longe de ser um Aesa, ainda mais pela idade do projeto.

Já os novos AESA, que eu vi a descrição a umas 3 paginas atras, é uma antena que contem dezenas de outras antenas. Cada antena, por sua vez, pode se mover para posições diferentes, com emissões diferentes.

E no caso do Rafale, a Spectra, apresenta mais de 1 antena - ou seja, são antenas, e cada dessas antenas ainda apresentam diversas outras antenas!

Na pratica, o centro de controle pode criar um lobulo de emissão de RF que engana todo mundo. Pode, usando essa enorme quantidade de antenas, detectar sinais muito fracos. Pode enganar radares adversarios. Pode plotar na tela do inimigo, uma frota de diversos caças, ou fazer sumir seu proprio rastro.

Pode, se concentrar a energia, em cegar um radar adversario (não é uma bomba PEM, um pulso eletromagnetico, não temos energia para tanto). Mas, se concentrar, cega o receptor. Ou seja, ultrapassamos o nivel de jammear (já que um missel anti radiação, seguindo esse sinal, acerta o alvo) mas de energia muito maior que isso - apagando o sensor de detecção dos radares inimigos.

O que pensei acima, vai de encontro com as possibilidades do Spectra, correto? Entendo que não é papo gaules.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6023 Mensagem por PRick » Qui Jul 08, 2010 2:53 pm

joao fernando escreveu:Vamos por partes? O dialogo está interessante demais!

O E-99 não tem por função "atacar" outros radares, apenas olha para fora. Está longe de ser um Aesa, ainda mais pela idade do projeto.

Já os novos AESA, que eu vi a descrição a umas 3 paginas atras, é uma antena que contem dezenas de outras antenas. Cada antena, por sua vez, pode se mover para posições diferentes, com emissões diferentes.

E no caso do Rafale, a Spectra, apresenta mais de 1 antena - ou seja, são antenas, e cada dessas antenas ainda apresentam diversas outras antenas!

Na pratica, o centro de controle pode criar um lobulo de emissão de RF que engana todo mundo. Pode, usando essa enorme quantidade de antenas, detectar sinais muito fracos. Pode enganar radares adversarios. Pode plotar na tela do inimigo, uma frota de diversos caças, ou fazer sumir seu proprio rastro.

Pode, se concentrar a energia, em cegar um radar adversario (não é uma bomba PEM, um pulso eletromagnetico, não temos energia para tanto). Mas, se concentrar, cega o receptor. Ou seja, ultrapassamos o nivel de jammear (já que um missel anti radiação, seguindo esse sinal, acerta o alvo) mas de energia muito maior que isso - apagando o sensor de detecção dos radares inimigos.

O que pensei acima, vai de encontro com as possibilidades do Spectra, correto? Entendo que não é papo gaules.
O Erieye é um radar AESA. E já existem upgrades dele, sobretudo na capacidade de processamento.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6024 Mensagem por joao fernando » Qui Jul 08, 2010 2:55 pm

Continuando: dizem as más linguas, que a noite dos Ufos, lá em 86, foi um teste de novos radares.

Pode ser. Um sistema que consiga cancelar seus propios sinais, e emita um pulso "descompassado" em relação ao radar inimigo, vai se apresentar a este, como um avião em outro setor (obviamente, que é apenas um plote no radar, fazendo o nosso potencial inimigo gastar querosene ou misseis com um alvo traqueado que não existe)

Usabdo um datalink e processamento de terra, pode-se ainda, dispor de altissima capacidade de engarar o adversario. Vc recebe com o seu radar, passa para o controle de terra, este analisa, e envia os comandos para o radar lá em cima. Este comando central, poderia ainda, emitir usando os radares de uma frota lá no ceu, fazer coisas que nem Deus acreditaria.

Resumo: sistemas modernos, usando datalinks, com grande capacidade de manobra, radares AESA potentes, daria uma capacidade aerea impresionante.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6025 Mensagem por joao fernando » Qui Jul 08, 2010 2:57 pm

Não sabia Prick. Mas a nossa economica Fab, fez upgrades nele? E essa AESA de geração antiga, não é aquela em que a grande revolução é manter a antena parada para a detecção?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6026 Mensagem por Jacobs » Qui Jul 08, 2010 4:54 pm

joao fernando escreveu:Continuando: dizem as más linguas, que a noite dos Ufos, lá em 86, foi um teste de novos radares.

Pode ser. Um sistema que consiga cancelar seus propios sinais, e emita um pulso "descompassado" em relação ao radar inimigo, vai se apresentar a este, como um avião em outro setor (obviamente, que é apenas um plote no radar, fazendo o nosso potencial inimigo gastar querosene ou misseis com um alvo traqueado que não existe)

Usabdo um datalink e processamento de terra, pode-se ainda, dispor de altissima capacidade de engarar o adversario. Vc recebe com o seu radar, passa para o controle de terra, este analisa, e envia os comandos para o radar lá em cima. Este comando central, poderia ainda, emitir usando os radares de uma frota lá no ceu, fazer coisas que nem Deus acreditaria.

Resumo: sistemas modernos, usando datalinks, com grande capacidade de manobra, radares AESA potentes, daria uma capacidade aerea impresionante.
E quem teria feito esse teste? A própria FAB ou outro país?




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6027 Mensagem por Thor » Qui Jul 08, 2010 5:00 pm

joao fernando escreveu:Vamos por partes? O dialogo está interessante demais!

O E-99 não tem por função "atacar" outros radares, apenas olha para fora. Está longe de ser um Aesa, ainda mais pela idade do projeto.
Definição AESA - An Active Electronically Scanned Array (AESA), also known as active phased array radar is a type of phased array radar whose transmitter and receiver functions are composed of numerous small solid-state transmit/receive modules (TRMs).
Definição Sistema Erieye - ERIEYE is a long range airborne early warning and control (AEW&C) system based on an active phased array pulse-Doppler radar.
Acho que são a mesma coisa.
Esse debate foi tão complexo e cheio de interpretações que nem me atrevi a dar pitaco...
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6028 Mensagem por joao fernando » Qui Jul 08, 2010 5:54 pm

"transmitter and receiver functions are composed of numerous small solid-state transmit/receive modules "

Lá no inicio do radar, era um transmissor de alta frequencia, acoplado a um sistema de TV. Uma valvula gerava RF de alta potencia, que era emitido por uma parabola que girava. O sinal era emitido pela antena, e se voltasse, era mostrado numa tela redonda. O sistema em sí, é muito simples, visto que é de antes da II guerra.

(Pra quem se interesar, era usado guias de ondas, se o sinal entrasse pela antena, ia ao receptor. Se viesse do transmissor, ia para a antena. E a guia de onda, é um cano de metal, cientificamente calculado)

Só que uns malandros, criaram um sistema de radar, que não tem a cupula que gira: são diversas antenas, que emitem e recebem ao comando de um sistema de controle, que pode ser digital.

A tale da "Active Electronically Scanned Array"

Na tradução porca, "scanner ativado eletronicamente"

Na pratica, antigamente era um radar, agora, são dezenas de radares, que podem ser operados de forma separada (ou não) com o comando de uma central de inteligencia artificial (o tale do Spectra, no caso do Rafale)

Toda essa suite pode operar em rede, via datalink.

Jacobs, procure no Google por "A noite dos Ufos". Tambem tem no Youtube. E de forma velada, existem relatos de que fomos testados.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6029 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 08, 2010 6:16 pm

Só que o SPECTRA não é o único sistema capaz de fazer essas coisas.

O Prick vai dizer que sim, mas outros aviões com sistemas similares podem fazer tudo isso e mais alguma coisa, com a vantagem de alguns terem uma área de antena maior, o que significa maior capacidade de recepção/emissão.

Mas veja bem, isso é o estado da arte.
Caças recauchutados estilo F-5M dificilmente vão ter essas coisas TOP do TOP neles.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#6030 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 08, 2010 6:53 pm

Bom... falando no que diz respeito ao E-99.

Sim o seu radar é um AESA e funciona como tal. Ou seja, os feixes e a eneriga neles pode ser direcionados em multiplas direções e "comprimentos".

Entenda-se como "mini radarzinhos que podem operar independentemente ou em conjunto" (em Português).

E é essa que é uma das vantagens quando comparado a sistemas anteriores, no caso por exemplo de aeronaves com sistemas avançados que emitem muito pouco, os operadores desse radar podem dedicar mais energia para uma determinada direção para uma verificação melhor do que está sendo "plotado".

Interferir nesse tipo de radar também é mais complicado em função da banda em que opera (E/F eu acho). Não sei os pormenores mas a comparação que eu ouvi foi que era complicado comparado a dor de cabeça que sempre foi "Jammear" o AWG-9 do Tomcat... (não estou dizendo que sào a mesma coisa, mas tem algo a ver como aquele radar funcionava - fico devendo os detalhes... ou seja só estou me referindo a nível de complexidade de um modo geral).

Quanto as capacidades do Spectra... bom... existem dois pontos de debate:

1. O que o Spectra representa para o Rafale (o que quero dizer é que os 2 são completamente integrados e o Spectra aumenta o grau de sobrevivência do Rafale por meio de ações ativas, passivas e gigante capacidade de interpretação de sinais)

2. O quanto o Spectra pode 'crescer' ... honestamente é aí que está o pulo do gato e é aí que está um dos gigantes ToTs que todo mundo quer dos Franceses...

Continuo depois... :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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