Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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soultrain
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6406 Mensagem por soultrain » Seg Mai 31, 2010 5:57 pm

Alguém escreveu lá atrás que o Super Puma é uma adaptação de um modelo civil, isso não corresponde à verdade, o SA.330 Puma foi feito desde o inicio como um Heli miltar all weather para o exercito Francês e para a RAF.


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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Penguin
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6407 Mensagem por Penguin » Seg Mai 31, 2010 5:59 pm

soultrain escreveu:Alguém escreveu lá atrás que o Super Puma é uma adaptação de um modelo civil, isso não corresponde à verdade, o SA.330 Puma foi feito desde o inicio como um Heli miltar all weather para o exercito Francês e para a RAF.


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Aliás, o Puma está em serviço até hoje na RAF.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6408 Mensagem por Thor » Seg Mai 31, 2010 7:48 pm

Santiago escreveu:
soultrain escreveu:Alguém escreveu lá atrás que o Super Puma é uma adaptação de um modelo civil, isso não corresponde à verdade, o SA.330 Puma foi feito desde o inicio como um Heli miltar all weather para o exercito Francês e para a RAF.


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Aliás, o Puma está em serviço até hoje na RAF.

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Não tem a ver com o tópico, mas eu admiro como a Inglaterra usa por vários anos suas aeronaves e continua sendo uma potência por sua doutrina e profissionalismo.
Lembro dos Bucanner, Victor, Nimrod, Vulcan, Westland Wasp, Wessex, Harrier, etc...




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6409 Mensagem por Alitson » Seg Mai 31, 2010 8:28 pm

Mas veja bem as continuas atualizações e revitalizações realizadas junto as células. :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6410 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 31, 2010 9:02 pm

Eu ia falar justamente disso, eles estão constantemente atualizando seus vetores.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6411 Mensagem por pampa_01 » Seg Mai 31, 2010 9:12 pm

Ta ai uma coisa que me intriga. Ta cheio de xiru lascando pau no caracal, chamando de jaca voadora, rainha da hangar, mocinha francesa.... E me pergunto pq?
O bixo não está desenpenhado um bom papel mundo afora? Será que isso tudo é pq não é norteamericano? :?:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6412 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 31, 2010 9:30 pm

Pois é... na Inglaterra os vetores são atualizados o tempo todo, e é isso que tenho medo no nosso caso.

Um exemplo. Quantas atualizações os nossos R/E-99 já sofreram nos seus equipamentos eletrônicos? Podem crer que aquela parafernália toda possui versões bem mais modernas do que as que foram originalmente instaladas.

Por lá até o nosso Tucano passa por um "roadmap" que prevê atualizações constantes.

Sei lá... honestamente no nosso caso isso me preocupa muito nessas concorrências todas, porque comprar nem é tão díficil... o problema é manter atual.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6413 Mensagem por Penguin » Seg Mai 31, 2010 9:33 pm





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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6414 Mensagem por Enlil » Seg Mai 31, 2010 11:14 pm

Santiago escreveu:
soultrain escreveu:Alguém escreveu lá atrás que o Super Puma é uma adaptação de um modelo civil, isso não corresponde à verdade, o SA.330 Puma foi feito desde o inicio como um Heli miltar all weather para o exercito Francês e para a RAF.


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Também na Força Aérea e Exército françês.




Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6415 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 31, 2010 11:15 pm

Mas o heli não é uma merda como dizem aqui os azuis?




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6416 Mensagem por Enlil » Seg Mai 31, 2010 11:19 pm

Aerospatiale SA-330B Puma & Eurocopter EC-725 Caracal (France-AF, Metz - Frescaty_France, May-2007)

http://img576.imageshack.us/img576/8238/32050162.jpg


Aerospatiale SA-330B Puma (France Army, Nancy - Essey_France, July-2009)

http://img541.imageshack.us/img541/7686/93987257.jpg

* Jerome Mervelet




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6417 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 31, 2010 11:32 pm

cb_lima escreveu:Pois é... na Inglaterra os vetores são atualizados o tempo todo, e é isso que tenho medo no nosso caso.

Um exemplo. Quantas atualizações os nossos R/E-99 já sofreram nos seus equipamentos eletrônicos? Podem crer que aquela parafernália toda possui versões bem mais modernas do que as que foram originalmente instaladas.

Por lá até o nosso Tucano passa por um "roadmap" que prevê atualizações constantes.

Sei lá... honestamente no nosso caso isso me preocupa muito nessas concorrências todas, porque comprar nem é tão díficil... o problema é manter atual.

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CB_Lima


CB, nossos vetores nas fa's não tem refit's regulares porque simplesmente nós não temos em nosso país a cultura que os europeus e americanos tem de PLANEJAR e PENSAR a defesa do país.

Até ontem, nossas FA's comprávam o que dava, ou o que lhes davam, geralmente de 2a mão, ou pouco usado. Não tem tesão nenhum em fazer reforma em material carne de pescoço. Com pouca vida útil e sem maiores tecnoloogias.

A regra sempre foi comprar coisas que fossem boas e baratas de manter e operar. Nada de muita tecnologia. Simples. Porque nunca tivemos verba planejada e regular para manter e operar sistemas mais avançados. E por consequência, não havia muita necessidade de se pensar a manutenção dos níveis tecnologicos, só os operacionais.

Daí não termos industria de defesa, não termos politica de defesa, não temos estratégias de defesa por séculos. Só o entendimento de manter o pouco que havia funcionando bem.

Qualquer país sério, tem em seus planejamentos estratégicos, quando da aquisição de material de defesa, pensá-lo a partir de sua contextualização dentro de um plano maior, o que significa, antever a vida daqueles materiais desde o estabelecimento dos pré-requisitos operacionais, manutenção e refit's necessários até a sua saída de linha. Nós nunca fizemos isso de forma regular, pois só trabalhamos com refugo alheio.

Mas parece que isso pode estar mudando... se efetivamente essa tal de END for tirada dos papel pelos politicos.

Infelizmente vamos ter que esperar até 1 / 1 / 11 para saber.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6418 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 01, 2010 2:27 am

Pois é...

Nesses H-X, F-X, C-X, XX todos o que me preocupa é "manter" e manter não é só fazer voar.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6419 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 01, 2010 3:05 am

Carlos Mathias escreveu:Eu ia falar justamente disso, eles estão constantemente atualizando seus vetores.
Vero. Nós não temos essa cultura. Até hoje não entendi porque trocamos os nossos Puma pelos Super Puma há uns tempos. Pra mim não compensou.
pampa_01 escreveu:Ta ai uma coisa que me intriga. Ta cheio de xiru lascando pau no caracal, chamando de jaca voadora, rainha da hangar, mocinha francesa.... E me pergunto pq?
O bixo não está desenpenhado um bom papel mundo afora? Será que isso tudo é pq não é norteamericano? :?:
O Caracol é sim um heli bom, mas acho que há melhores. O maior problema dele é que ele é derivado de um heli antigo, que é o Puma, que voou nos anos 60. Muita gente, inclusive eu, critica o UH-1Y Venom, ultima versão da família Huey, por conta disso mesmo: por mais que tentem modernizar, trocar motor, colocar avionico digital e não sei o que, continuará tendo as mesmas limitações de projeto que o Huey tem, um projeto dos anos 50. Depois que o conceito de helicóptero militar passou pelos teste bruto que foi o Vietnã, todos os projetos a partir dessa época passaram a adotar mudanças significativas, por exemplo, o meu amado e querido Blackhawk. O mesmo ocorreu com os helis russos após a guerra no Afeganistão. A guerra mostrou aos russos o mesmo que o Vietnã mostrou aos americanos, que o heli é um bom vetor mas que terá que melhorar. Por exemplo, o que viram de errado no Mi-24 Hind, corrigiram e colocaram certo no Mi-28, um heli de projeto moderno, dos anos 80. Espero que tenha entendido minha tese (que é boa, fale ae).
Carlos Mathias escreveu:Mas o heli não é uma merda como dizem aqui os azuis?
O Puma? O Puma é excelente. Merda é o Caracol. :mrgreen: [003]




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cabeça de martelo
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6420 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 01, 2010 7:21 am

Carlos Mathias escreveu:Mas o heli não é uma merda como dizem aqui os azuis?
Não é a coisa mais moderna no mundo, mas se queres saber, acho que se pudessem muitos países que adquiriram os NH-90 se pudessem voltar atrás compravam o Cougar.

Vê-lá como os Super-Puma Portugueses andam a voar desde os anos 70 e ainda continuam a fazer um trabalho impecável.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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