Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- soultrain
- Sênior
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Alguém escreveu lá atrás que o Super Puma é uma adaptação de um modelo civil, isso não corresponde à verdade, o SA.330 Puma foi feito desde o inicio como um Heli miltar all weather para o exercito Francês e para a RAF.
[[]]'s
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Aliás, o Puma está em serviço até hoje na RAF.soultrain escreveu:Alguém escreveu lá atrás que o Super Puma é uma adaptação de um modelo civil, isso não corresponde à verdade, o SA.330 Puma foi feito desde o inicio como um Heli miltar all weather para o exercito Francês e para a RAF.
[[]]'s
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Thor
- Sênior
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Não tem a ver com o tópico, mas eu admiro como a Inglaterra usa por vários anos suas aeronaves e continua sendo uma potência por sua doutrina e profissionalismo.Santiago escreveu:Aliás, o Puma está em serviço até hoje na RAF.soultrain escreveu:Alguém escreveu lá atrás que o Super Puma é uma adaptação de um modelo civil, isso não corresponde à verdade, o SA.330 Puma foi feito desde o inicio como um Heli miltar all weather para o exercito Francês e para a RAF.
[[]]'s
[]s
Lembro dos Bucanner, Victor, Nimrod, Vulcan, Westland Wasp, Wessex, Harrier, etc...
Brasil acima de tudo!!!
- Alitson
- Sênior
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Mas veja bem as continuas atualizações e revitalizações realizadas junto as células.
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Eu ia falar justamente disso, eles estão constantemente atualizando seus vetores.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
Ta ai uma coisa que me intriga. Ta cheio de xiru lascando pau no caracal, chamando de jaca voadora, rainha da hangar, mocinha francesa.... E me pergunto pq?
O bixo não está desenpenhado um bom papel mundo afora? Será que isso tudo é pq não é norteamericano?
O bixo não está desenpenhado um bom papel mundo afora? Será que isso tudo é pq não é norteamericano?
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Pois é... na Inglaterra os vetores são atualizados o tempo todo, e é isso que tenho medo no nosso caso.
Um exemplo. Quantas atualizações os nossos R/E-99 já sofreram nos seus equipamentos eletrônicos? Podem crer que aquela parafernália toda possui versões bem mais modernas do que as que foram originalmente instaladas.
Por lá até o nosso Tucano passa por um "roadmap" que prevê atualizações constantes.
Sei lá... honestamente no nosso caso isso me preocupa muito nessas concorrências todas, porque comprar nem é tão díficil... o problema é manter atual.
[]s
CB_Lima
Um exemplo. Quantas atualizações os nossos R/E-99 já sofreram nos seus equipamentos eletrônicos? Podem crer que aquela parafernália toda possui versões bem mais modernas do que as que foram originalmente instaladas.
Por lá até o nosso Tucano passa por um "roadmap" que prevê atualizações constantes.
Sei lá... honestamente no nosso caso isso me preocupa muito nessas concorrências todas, porque comprar nem é tão díficil... o problema é manter atual.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Agradeceram: 28 vezes
Também na Força Aérea e Exército françês.Santiago escreveu:Aliás, o Puma está em serviço até hoje na RAF.soultrain escreveu:Alguém escreveu lá atrás que o Super Puma é uma adaptação de um modelo civil, isso não corresponde à verdade, o SA.330 Puma foi feito desde o inicio como um Heli miltar all weather para o exercito Francês e para a RAF.
[[]]'s
[]s
Mas o heli não é uma merda como dizem aqui os azuis?
-
- Sênior
- Agradeceram: 28 vezes
Aerospatiale SA-330B Puma & Eurocopter EC-725 Caracal (France-AF, Metz - Frescaty_France, May-2007)
Aerospatiale SA-330B Puma (France Army, Nancy - Essey_France, July-2009)
* Jerome Mervelet
Aerospatiale SA-330B Puma (France Army, Nancy - Essey_France, July-2009)
* Jerome Mervelet
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3262 vezes
cb_lima escreveu:Pois é... na Inglaterra os vetores são atualizados o tempo todo, e é isso que tenho medo no nosso caso.
[]s
CB_Lima
CB, nossos vetores nas fa's não tem refit's regulares porque simplesmente nós não temos em nosso país a cultura que os europeus e americanos tem de PLANEJAR e PENSAR a defesa do país.
Até ontem, nossas FA's comprávam o que dava, ou o que lhes davam, geralmente de 2a mão, ou pouco usado. Não tem tesão nenhum em fazer reforma em material carne de pescoço. Com pouca vida útil e sem maiores tecnoloogias.
A regra sempre foi comprar coisas que fossem boas e baratas de manter e operar. Nada de muita tecnologia. Simples. Porque nunca tivemos verba planejada e regular para manter e operar sistemas mais avançados. E por consequência, não havia muita necessidade de se pensar a manutenção dos níveis tecnologicos, só os operacionais.
Daí não termos industria de defesa, não termos politica de defesa, não temos estratégias de defesa por séculos. Só o entendimento de manter o pouco que havia funcionando bem.
Qualquer país sério, tem em seus planejamentos estratégicos, quando da aquisição de material de defesa, pensá-lo a partir de sua contextualização dentro de um plano maior, o que significa, antever a vida daqueles materiais desde o estabelecimento dos pré-requisitos operacionais, manutenção e refit's necessários até a sua saída de linha. Nós nunca fizemos isso de forma regular, pois só trabalhamos com refugo alheio.
Mas parece que isso pode estar mudando... se efetivamente essa tal de END for tirada dos papel pelos politicos.
Infelizmente vamos ter que esperar até 1 / 1 / 11 para saber.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Pois é...
Nesses H-X, F-X, C-X, XX todos o que me preocupa é "manter" e manter não é só fazer voar.
[]s
CB_Lima
Nesses H-X, F-X, C-X, XX todos o que me preocupa é "manter" e manter não é só fazer voar.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Vero. Nós não temos essa cultura. Até hoje não entendi porque trocamos os nossos Puma pelos Super Puma há uns tempos. Pra mim não compensou.Carlos Mathias escreveu:Eu ia falar justamente disso, eles estão constantemente atualizando seus vetores.
O Caracol é sim um heli bom, mas acho que há melhores. O maior problema dele é que ele é derivado de um heli antigo, que é o Puma, que voou nos anos 60. Muita gente, inclusive eu, critica o UH-1Y Venom, ultima versão da família Huey, por conta disso mesmo: por mais que tentem modernizar, trocar motor, colocar avionico digital e não sei o que, continuará tendo as mesmas limitações de projeto que o Huey tem, um projeto dos anos 50. Depois que o conceito de helicóptero militar passou pelos teste bruto que foi o Vietnã, todos os projetos a partir dessa época passaram a adotar mudanças significativas, por exemplo, o meu amado e querido Blackhawk. O mesmo ocorreu com os helis russos após a guerra no Afeganistão. A guerra mostrou aos russos o mesmo que o Vietnã mostrou aos americanos, que o heli é um bom vetor mas que terá que melhorar. Por exemplo, o que viram de errado no Mi-24 Hind, corrigiram e colocaram certo no Mi-28, um heli de projeto moderno, dos anos 80. Espero que tenha entendido minha tese (que é boa, fale ae).pampa_01 escreveu:Ta ai uma coisa que me intriga. Ta cheio de xiru lascando pau no caracal, chamando de jaca voadora, rainha da hangar, mocinha francesa.... E me pergunto pq?
O Puma? O Puma é excelente. Merda é o Caracol.Carlos Mathias escreveu:Mas o heli não é uma merda como dizem aqui os azuis?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2849 vezes
Não é a coisa mais moderna no mundo, mas se queres saber, acho que se pudessem muitos países que adquiriram os NH-90 se pudessem voltar atrás compravam o Cougar.Carlos Mathias escreveu:Mas o heli não é uma merda como dizem aqui os azuis?
Vê-lá como os Super-Puma Portugueses andam a voar desde os anos 70 e ainda continuam a fazer um trabalho impecável.