Brasileiro escreveu:
Este é o cockpit do PAK-FA.
Estou lendo um livro sobre aviônica. Cheguei à conclusão de que este cockpit é ultrapassado. Não condiz com a proposta inovadora/revolucionária de uma nova geração de caças.
Esta aviônica é a mesma do Su-35, exceto pelo HUD, que neste caso, é maior e mais moderno, de uma peça única. Esta tecnologia de HUD, se querem saber, está disponível do Eurofighter Typhoon desde meados da década passada. Detalhe: Este é o primeiro caça russo com este tipo de HUD.
O HUD, Head up display, também vai ficar fora de mão nos próximos caças. Os americanos F-35 e o novo F-18 já contam com painel de tela única e sem HUD, já que o visor é no próprio capacete.
O cockpit do PAK-FA seria extremamente moderno se estivéssemos nos anos 90, hoje não é, daqui a dez anos vira 'lixo'.

Aqui temos uma imagem do que é um cockpit do futuro. Uma única tela, de fácil acesso e sensível ao toque, com grande interatividade piloto-avião. Neste tipo de cockpit, a ausência do HUD demonstra a prioridade ao visor de capacete (HMDS), com disponibilização de dados de vôo e combate em todo momento, onde quer que o piloto esteja olhando.
Espero sinceramente que os russos observem bem isso, se quiserem mesmo trazer algo novo para a aviação de caça e não uma tecnologia dos anos 90 melhorada. Que este cockpit seja apenas a nível de protótipo e que os caças operacionais venham com algo novo, realmente moderno, pois no período 2015-2020, quando o PAK-FA chegar aos esquadrões, repito, este conceito de cockpit já estará totalmente obsoleto.
abraços]