Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
Guerra
- Sênior

- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Mensagem
por Guerra » Sáb Abr 10, 2010 1:59 pm
Túlio escreveu:Eis aí uma pérola: um guri de dezoito vai servir, ganha uma farda e pode atirar de FAL, se for dos buenos até de MAG e .50; se cair na Artilharia, além de tudo isso, pode disparar obuseiro 155mm; se, como alguns atuais APs meus colegas aqui da PMO, cair na Cavalaria, bueno, para poder aprender a ser motorista de tanque primeiro tem que ser Atirador (pelo menos era assim até uns anos atrás), o guri estava ali atirando com até 105 mm a bordo de um tanque. Daí esse guri dá baixa do EB, volta a ser paisano e aí, como que por mágica, torna-se um perigo terrível com um prosaico trinta e oito...
Isso não é nada. Esse memso garoto vai para um NPOR faz um cursinho bunda e 9 meses depois pode ter uma arma. E eu com 20 anos tenho que aguentar em ver o moleque fazer merda com arma.
Incoerências assim é que me levam ao Getúlio e seu medo de revolução. Desarmou todos os que pôde e isso se tornou, ao longo de sua ditadura - a rigor a ÚNICA verdadeira ditadura que tivemos, e nem militar era - uma política de Estado. Esta até teve sua valia nas décadas complicadas que vivemos na maior parte do século XX, com Democracias e regimes autoritários se sucedendo, era conveniente manter o Povo tão desarmado quanto possível, mal ou bem isso pode ter evitado uma guerra civil, vai saber...
O estado radicalizou depois de 35. O EB foi o instrumento? Sim, foi. E sempre será. A missão de qualquer exército é garantir a sobrevivência do estado.
O século XXI começou e vai andando dentro da mais bela consolidação da Democracia entre nós. Parece haver uma compreensão clara, por parte da esmagadora maioria dos componentes da classe política e mesmo da população civil e militar que outro regime não seria de modo algum satisfatório. Não obstante, o modelo getulista de paranóia antiarmas está claramente esgotado, o vazio de poder de fogo/autodefesa nas mãos do Cidadão e a incapacidade da Polícia de estar em toda parte ao mesmo tempo atiçaram a criminalidade, que encontrou meios de se armar tão bem quanto o Exército e mesmo melhor do que a Polícia. Mais e mais Cidadãos se tornam verdadeiros reféns da vagabagem organizada. E o Estado ainda com medo do Povo que trabalha, consome e paga impostos...
Isso vai ter que mudar, cedo ou tarde, a despeito do que digam as aberrações como 'Viva Rio' e 'Sou da Paz'. Cedo ou tarde algum Governo com 'g' maiúsculo vai perceber que é no mínimo indelicado nos dizer todos os dias, a nós que o elegemos e sustentamos, que não confia em nós, que se tivermos armas sairemos por aí matando e matando, que até os Talibãs são santinhos perto de monstros sanguinários como nós. Cedo ou tarde vão notar que o perigo não está na arma registrada nem no Cidadão com porte e sim naquele que não compra em loja nem registra e muito menos faz curso, exame e tira porte. Cedo ou tarde se separará o joio do trigo.
Mas principalmente, cedo ou tarde NÓS finalmente saberemos que a ARMA contra uma situação assim, insustentável, está em nossas mãos: nosso TÍTULO ELEITORAL! E aprenderemos a usá-lo contra isso, a eleger apenas quem nos GARANTA os nossos Direitos ao invés de SUPRIMI-LOS porque nos teme. E finalmente eles deverão temer mesmo, quando se derem conta de que podemos arrasá-los: não pressionando um gatilho de arma de fogo mas um botão de URNA ELETRÔNICA!
Cedo ou tarde isso ocorrerá. Espero ainda estar por aqui para ver e...AJUDAR...

Eu acho dificil mudar. Infelizmente.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
-
Túlio
- Site Admin

- Agradeceu: 6706 vezes
- Agradeceram: 7016 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Sáb Abr 10, 2010 7:21 pm
Guerra escreveu:
Eu acho dificil mudar. Infelizmente.
Talvez tenhas razão. Quando entrei aqui para o DB, em 2005, se algum colega me dissesse que os EUA sofreriam um baita cataclismo econômico em poucos anos e que sairíamos quase ilesos eu encheria um post de emots de risadinhas, meu referencial era de que se os EUA escrevessem ATCHIM num pedaço de papel o Brasil pegaria pneumonia dupla na mesma hora. Se o infeliz colega acrescentasse que no meio da bagunça ainda emprestaríamos dinheiro
AO FMI, nosso velho algoz, (!!!) eu provavelmente seria expulso, de tanto zoar o índio. Não obstante...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)