UPP - Unidades de Polícia Pacificadora

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ZeRo4
Sênior
Sênior

Re: UPP - Unidades de Polícia Pacificadora

#91 Mensagem por ZeRo4 » Qua Mar 24, 2010 12:16 am

Vinicius Pimenta escreveu:ZeRo4, temos visto, de acordo com suas mensagens, e notícias o quão inócuas são as UPPs. Sendo assim, seria possível alencar de forma didática para nós, leigos no assunto, o que seria necessário fazer em termos de segurança pública no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na região metropolitana?
Quanta ironia... mas vms lá:

Vinicius, eu nunca disse que as UPPs são inócuas. Disse que precisamos estar atentos pois as UPPs estão sendo mal implementadas e usadas de forma política com fins de angariar votos. Tanto é que havia um grande alarde sempre que uma UPP estava para ser inaugurada. O último caso com a UPP da providência, foi o que acabou destoando dos demais, ponto para iniicativa, mas as UPPs não podem ser tratadas como carro-chefe da Segurança Pública no RJ!

E eu sempre indago: Por que o projeto das UPPs não começou com as comunidades que são um verdadeiro entrocamento do tráfico de drogas no RJ? Por que não começou no complexo do Alemão ou da Penha (Comando Vermelho) ou no Complexo da Maré (Terceiro Comando Puro/ADA)?

O que fazer?

A primeira coisa é acabar com as sacanagens que rolam dentro das estruturas dos órgãos Policiais do Estado (SEAP, Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros). O que eu quero dizer com "sacanagens"? pessoas de alto escalão que ganham muito dinheiro com atividades ilegais exercidas por Policiais (i.e Gatonet, Jogo do Bicho, Maquininhas, Transporte Alternativo e etc.).

Segundo é dar condições de trabalho ao Policial. Um salário descente, que permita ao Policial se dedicar a Polícia e não tratá-la como "bico", como a maioria dos Policiais fazem, ou seja, estão na Polícia apenas para ter a condição de uma carteira e uma arma para ganharem mais dinheiro com atividades "lícitas" (Segurança...) ou ilícitas (Gatonet, Máquinas, Transporte Alternativo).

Quando eu digo "salário", digo salário e ponto... sem gratificações que só servem para dividir! hoje o Policial Militar do RJ ganha cerca de R$ 900 quando formado! é vergonhoso um 2o Tenente ganhar R$ 1.800!

Investir em INTELIGÊNCIA POLICIAL (prevenção), fortalecer os quadros da Polícia Civil (que deveria ter 20.000 servidores na década de 80 e que hoje tem menos de 10.000) de forma inteligente e com foco na prevenção. Por que concursos para 4.000 PMs e concurso para 150 ou 300 PCs?

Fortalecer o sistema prisional, pois tudo que acontece nas Ruas é discutido antes em algumas cadeias chaves: Bangu3 e Vicente Piragibe (Comando Vermelho), Lemos de Brito e Plácido Sá Carvalho (Terceiro Comando Puro) e Bangu4 (Amigo dos Amigos).

E mais outras coisas bem básicas...

Mas qual o problema? por que não é feito? Por que tudo isso é feito no LONGO prazo... não há ganhos a curto prazo! Tudo que o Político menos gosta... por que ele quer resultado para poder usar na próxima eleição...

UPPs, Compra de Viaturas (acontece todo Governo), Aumento de efetivo da PM X Salário e condição para o policial trabalhar, Aumento de efetivo da PC...

O que dá mais votos?

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#92 Mensagem por Guerra » Qua Mar 24, 2010 8:41 am

ZeRo4 escreveu: Quanta ironia... mas vms lá:

Vinicius, eu nunca disse que as UPPs são inócuas. Disse que precisamos estar atentos pois as UPPs estão sendo mal implementadas e usadas de forma política com fins de angariar votos. Tanto é que havia um grande alarde sempre que uma UPP estava para ser inaugurada. O último caso com a UPP da providência, foi o que acabou destoando dos demais, ponto para iniicativa, mas as UPPs não podem ser tratadas como carro-chefe da Segurança Pública no RJ!

E eu sempre indago: Por que o projeto das UPPs não começou com as comunidades que são um verdadeiro entrocamento do tráfico de drogas no RJ? Por que não começou no complexo do Alemão ou da Penha (Comando Vermelho) ou no Complexo da Maré (Terceiro Comando Puro/ADA)?

O que fazer?

A primeira coisa é acabar com as sacanagens que rolam dentro das estruturas dos órgãos Policiais do Estado (SEAP, Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros). O que eu quero dizer com "sacanagens"? pessoas de alto escalão que ganham muito dinheiro com atividades ilegais exercidas por Policiais (i.e Gatonet, Jogo do Bicho, Maquininhas, Transporte Alternativo e etc.).

Segundo é dar condições de trabalho ao Policial. Um salário descente, que permita ao Policial se dedicar a Polícia e não tratá-la como "bico", como a maioria dos Policiais fazem, ou seja, estão na Polícia apenas para ter a condição de uma carteira e uma arma para ganharem mais dinheiro com atividades "lícitas" (Segurança...) ou ilícitas (Gatonet, Máquinas, Transporte Alternativo).

Quando eu digo "salário", digo salário e ponto... sem gratificações que só servem para dividir! hoje o Policial Militar do RJ ganha cerca de R$ 900 quando formado! é vergonhoso um 2o Tenente ganhar R$ 1.800!

Investir em INTELIGÊNCIA POLICIAL (prevenção), fortalecer os quadros da Polícia Civil (que deveria ter 20.000 servidores na década de 80 e que hoje tem menos de 10.000) de forma inteligente e com foco na prevenção. Por que concursos para 4.000 PMs e concurso para 150 ou 300 PCs?

Fortalecer o sistema prisional, pois tudo que acontece nas Ruas é discutido antes em algumas cadeias chaves: Bangu3 e Vicente Piragibe (Comando Vermelho), Lemos de Brito e Plácido Sá Carvalho (Terceiro Comando Puro) e Bangu4 (Amigo dos Amigos).

E mais outras coisas bem básicas...

Mas qual o problema? por que não é feito? Por que tudo isso é feito no LONGO prazo... não há ganhos a curto prazo! Tudo que o Político menos gosta... por que ele quer resultado para poder usar na próxima eleição...

UPPs, Compra de Viaturas (acontece todo Governo), Aumento de efetivo da PM X Salário e condição para o policial trabalhar, Aumento de efetivo da PC...

O que dá mais votos?
Zero4, eu acho que entendi o que vc esta dizendo. Um conjunto de medidas como as que vc citou seria mais eficiente. A questão é...

O governo algum dia vai fazer uma ação que não seja politica? Eu acho que não.
Se a presença do estado não é eficaz contra o crime, então a policia vai perder sua razão de existir.
Longe de mim querer comparar o EB com a PM que são duas atividades diferentes, porém o EB assumiu essa carapuça de representante do estado em todo o territorio e se não foi a melhor solução para a defesa, pelo menos foi com esse bonde que o EB sobreviveu ao longo dos anos.

Eu acho que vc esta fazendo seu papel. Quando o governo soltou a tal da END e tudo parecia que ia funcionar uma maravilha estava faltando dinheiro para comida nos quarteis. Todo mundo deu o grito: "que negocio é esse que falar em comprar isso e aquilo e não ter dinheiro para a comida?" Não sei se foi por isso, mas o fato é que o dinheiro apareceu. Só acho que, o govenro do Rio esta trançando uma estrategia politica. Não tem como resistir a isso, porque essa é a função do estado. Cabe a policia transformar essa ação politica em ação policial, e sim continuar mostrando as deficiencias. Isso esta dando certo com as FA.

Acho que e melhor postura é não esconder suas deficiencias como as FA escondiam a pouco tempo, e faziam isso por politica. Mas seguindo o exemplo da FA, o bonde politico passou para todo mundo. Quem conseguiu tirar proveito se deu bem.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#93 Mensagem por Skyway » Qua Mar 24, 2010 10:04 am

Projeto de deputado mantém UPPs por pelo menos 25 anos

RIO - A continuidade das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas do Rio pode ser assegurada. O deputado estadual Alessandro Molon (PT) apresentou na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) um projeto de lei que garante a permanência das UPPs já existentes, ou que ainda serão implantadas, por um período mínimo de 25 anos. A ideia é fazer com que o programa - que já tem seis unidades instaladas e uma em processo de implantação - vá além da política de governo.

- Queremos garantir que as UPPs se transformem em política de estado. As unidades não poderão ser desativadas por questões políticas, como aconteceu com o Gpae (Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais), que foi asfixiado. Há várias razões para se manter as UPPs. Uma delas é garantir a segurança dos moradores que já manifestam apoio aos policiais. Eles serão mortos se o tráfico voltar à comunidade - explicou o deputado.

Apresentado semana passada, o projeto impede a redução das instalações das UPPs e prevê que, a cada cinco anos, sejam realizados estudos sobre os índices de violência da área para se saber o efetivo de policiais necessário.

- Em casos de necessidade comprovada, será permitido o remanejamento temporário de até 20% do efetivo, com a finalidade única de reforçar outras UPPs - disse Molon.

A proposta determina ainda que o estado contrate prioritariamente policiais que acabaram de fazer o curso de formação. O deputado quer uma formação especializada para a comunidade:

- Para formá-los com base, o governo deve aplicar, no curso, os parâmetros do curso combativo e de policiamento comunitário da ONU.

Para cientista social, projeto de deputado blinda UPPs de questões políticas
O projeto determina também que o poder público se articule para, a partir da implantação das UPPs, oferecer serviços como escolas, creches, áreas de lazer e escolas técnicas.

A cientista social Silvia Ramos, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (Cesec), aprova a proposta de Molon. Para ela, o projeto de lei é um meio de proteger de questões eleitorais uma política pública que vem dando certo.

- De fato, a UPP é uma conquista para o Rio: depois de 20 anos de uma polícia que entrava na favela como se estivesse em guerra, surge a polícia comunitária. O projeto contribui até para que o atual governo não volte atrás. Hoje, o principal medo do morador é a descontinuidade das unidades.

O Globo

AD ASTRA PER ASPERA
ZeRo4
Sênior
Sênior

#94 Mensagem por ZeRo4 » Qua Mar 24, 2010 10:42 am

Guerra escreveu:Zero4, eu acho que entendi o que vc esta dizendo. Um conjunto de medidas como as que vc citou seria mais eficiente. A questão é...
Fico muito feliz por alguns dos colegas estarem entendendo o meu ponto de vista!
Guerra escreveu: O governo algum dia vai fazer uma ação que não seja politica? Eu acho que não.
Talvez passará a fazer quando a população estiver atenta ao problema. Todo mundo reclama da violência, mas ninguém se interessa em Segurança Pública. A População deveria se perguntar, por exemplo, por que o número de policiais civis não passa de 10.000 quando um estudo de 1980 indicava que a corporação naquela época deveria contar com 20.000 policiais.

Entretanto, quando aparece um projeto desse eleitoreiro... a maioria cai como patinho, pensando: "ahhh estão fazendo alguma coisa...", repare que sempre são os mesmos subterfúgios: Aumento do efetivo da PM (enquanto a civil que faz a parte de inteligência está as mínguas...), Compra de viatura, programas no mesmo estilo das UPPs (GPAE, PPC, DPO e etc... que não deram certo no passado...) e a população no final das contas acaba comprando gato por lebre, repare como alguns defendem ferozmente as UPPs aqui e ai eu lanço um desafio: Vá na comunidade PMERJ no Orkut e pergunte aos Policiais Militares o que eles acham do programa...
Guerra escreveu: Se a presença do estado não é eficaz contra o crime, então a policia vai perder sua razão de existir.
Para você ter noção do quão mal implementado foi esse programa... no começo o discurso era que as UPPs ACABARIAM com o crime organizado no local, o que aconteceu? NÃO ACABOU... ai eles mudaram o discurso de que as UPPs tinham meta de acabar com a ostensividade na área onde fosse instalada.

Agora eu pergunto: A UPP é eficaz contra o crime organizado?

NÃO!

Nos locais onde há UPPs instaladas continua rolando tráfico de drogas, gatonet, jogo do bicho, maquininhas, transporte alternativo... e mais um monte de blá blá blá! Analisando o custo-benefício do programa, você vai reparar que não compensa...

A quantidade de policiais empregada nesse programa, nas ruas trabalhando em RPs, PATAMOs e GATs ajudaria a população carioca de maneira bem mais eficaz.
Guerra escreveu:Longe de mim querer comparar o EB com a PM que são duas atividades diferentes, porém o EB assumiu essa carapuça de representante do estado em todo o territorio e se não foi a melhor solução para a defesa, pelo menos foi com esse bonde que o EB sobreviveu ao longo dos anos.

Eu acho que vc esta fazendo seu papel. Quando o governo soltou a tal da END e tudo parecia que ia funcionar uma maravilha estava faltando dinheiro para comida nos quarteis. Todo mundo deu o grito: "que negocio é esse que falar em comprar isso e aquilo e não ter dinheiro para a comida?" Não sei se foi por isso, mas o fato é que o dinheiro apareceu. Só acho que, o govenro do Rio esta trançando uma estrategia politica. Não tem como resistir a isso, porque essa é a função do estado. Cabe a policia transformar essa ação politica em ação policial, e sim continuar mostrando as deficiencias. Isso esta dando certo com as FA.

Acho que e melhor postura é não esconder suas deficiencias como as FA escondiam a pouco tempo, e faziam isso por politica. Mas seguindo o exemplo da FA, o bonde politico passou para todo mundo. Quem conseguiu tirar proveito se deu bem.
Você falou algo interessante, não querer esconder as deficiencias... isso eles fazem demais!

ZeRo4
Sênior
Sênior

#95 Mensagem por ZeRo4 » Qua Mar 24, 2010 1:51 pm

Moradores do Tabajaras protestam em frente à delegacia de Copacabana.

Moradores da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, fizeram um protesto contra a prisão de um homem por uma equipe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na noite desta terça-feira. O grupo fechou a Rua Tonelero, quebrou lixeiras e orelhões. Quinze pessoas foram detidas, mas liberadas durante a madrugada.

Segundo a versão dos PMs, eles faziam um patrulhamento de rotina e, por volta das 22h30m, decidiram abordar três homens. Um deles fugiu e os outros dois reagiram à abordagem. Gilson da Silva Jr., de 21 anos, recusou-se a ser revistado e teria agredido um dos PMs. Ele acabou sendo levado para a 12ª DP (Copacabana). Revoltados, os moradores saíram em defesa de Gilson.

Para tentar dispersar o bando, os PMs fizeram disparos para alto. Mas não adiantou: os manifestantes seguiram em direção à 12ª DP, onde continuaram o protesto. A situação só se acalmou depois que os detidos - incluindo Gilson - foram liberados depois de prestar depoimento. O delegado Antenor Martins Jr. criticou a ação dos manifestantes:

— A forma de protestar não é desta maneira. Se os moradores querem denunciar, devem procurar a delegacia. Todos serão ouvidos e as denúncias, encaminhadas ao Ministério Público.

Já aconteceu na CDD, no Pavão-Pavãozinho, Dona Marta e agora nos Tabajaras...

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#96 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mar 24, 2010 3:58 pm

ZeRo4 escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:ZeRo4, temos visto, de acordo com suas mensagens, e notícias o quão inócuas são as UPPs. Sendo assim, seria possível alencar de forma didática para nós, leigos no assunto, o que seria necessário fazer em termos de segurança pública no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na região metropolitana?
Quanta ironia... mas vms lá:
Confesso a ironia ( :mrgreen: ), foi uma forma de provocar você para apresentar ideias. :wink: É que sei do sei conhecimento, mas até então no tópico só havia críticas suas ao projeto, mas com pouca ou nenhuma alternativa. Agora você expôs bem. Penso que o que vale aqui no fórum é a gente propor coisas, não apenas apontar o dedo como em geral todos nós fazemos.
Concordo absolutamente.

Olha, diria várias razões, e acredito que nem eu mesmo teria começado por lá. É um projeto diferente. Por mais que se diga que é um grande GPAe, a filosofia de trabalho me parece diferente. Então, começar com áreas com um grau de dificuldade menor, colher ensinamentos, adaptar o projeto para só então ir para áreas piores eu acho bem válido.

Lembre-se que qualquer projeto, de qualquer área, antes do resultado final, você tem testes, protótipos, modelos em escala, etc. O mesmo vale para a segurança pública. Até porque, na filosofia das UPPs, o contingente necessário para pacificar esses grandes complexos precisa ser bem maior, como tem sido demonstrado na CDD, que melhorou muito, mas ainda não está totalmente pacificada. Seja como for, a pacificação leva tempo. Se a UPP garante o Estado 24h em localidades onde só entrava com polícia eventualmente, já é um avanço. Tirar a imagem da polícia, de invasora para parceira, é muito válido. O problema de violência não pode ser encarado como se fosse só questão de força. É força mas é proximidade com o cidadão. Confiança. Essa é a filosofia da UPP. Se tem erros, e certemente há erros, eles precisam ser revistos. Acho válido cobrar que não seja só isso, como realmente não é, mas eu acho ruim a gente bombardear o projeto que trouxe resultados que no mínimo são interessantes e servem de ensinamento do que pode e o que não pode ser feito.

O Rio de Janeiro precisa de políticas contínuas. Segurança Pública é isso. São ações permanentes.

O que fazer?

Olha, isso é muito complicado. Acho que isso é com tempo que se consegue. Com educação, etc. A corrupção no Brasil é endêmica. Não adianta achar que esses cargos um dia estarão blindados contra isso se a população em geral aceita como exemplo de coisa boa o "jeitinho brasileiro". Não o jeitinho da improvisação, da criatividade, mas aquele jeitinho de levar vantagem em alguma coisa. De reclamar de político corrupto, mas aceitar pagar a "taxa de urgência" para conseguir aquela agilização do processo no Detran, de arrumar um remédio com o amigo que trabalha na farmácia do hospital, de um monte de coisa. E, isso, me desculpem a franqueza, é marca registrada da nossa cultura.

Isso é fato. Tem a tal da PEC 300 aí, queria até saber da sua opinião.
Outro fato. A questão é que a criminalidade está alta e policiamento ostensivo na rua, para dar sensação de segurança ao cidadão, recebe prioridade.
Sabe que sou da opinião que esses caras não deveriam ser presos...
Fato.

O que dá mais votos?
Fato.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#97 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mar 25, 2010 1:57 am

Vinicius Pimenta escreveu: Confesso a ironia ( :mrgreen: ), foi uma forma de provocar você para apresentar ideias. :wink: É que sei do sei conhecimento, mas até então no tópico só havia críticas suas ao projeto, mas com pouca ou nenhuma alternativa. Agora você expôs bem. Penso que o que vale aqui no fórum é a gente propor coisas, não apenas apontar o dedo como em geral todos nós fazemos.
Sem problemas, Vinicius! Quando a discussão é no estilo "bate-bola" as coisas fluem normalmente, o debate fica gostoso e proveitoso para todos... o ruim é tentar conversar com alguém que sequer consegue discutir idéias.
Vinicius Pimenta escreveu: Olha, diria várias razões, e acredito que nem eu mesmo teria começado por lá. É um projeto diferente. Por mais que se diga que é um grande GPAe, a filosofia de trabalho me parece diferente. Então, começar com áreas com um grau de dificuldade menor, colher ensinamentos, adaptar o projeto para só então ir para áreas piores eu acho bem válido.
O ideal, na minha opinião, seria instalar uma UPP com um grande efetivo numa favela realmente importante no RJ... mas até lá não vamos saber qual das duas opiniões seria mais favorável.
Vinicius Pimenta escreveu: Lembre-se que qualquer projeto, de qualquer área, antes do resultado final, você tem testes, protótipos, modelos em escala, etc. O mesmo vale para a segurança pública. Até porque, na filosofia das UPPs, o contingente necessário para pacificar esses grandes complexos precisa ser bem maior, como tem sido demonstrado na CDD, que melhorou muito, mas ainda não está totalmente pacificada. Seja como for, a pacificação leva tempo. Se a UPP garante o Estado 24h em localidades onde só entrava com polícia eventualmente, já é um avanço. Tirar a imagem da polícia, de invasora para parceira, é muito válido. O problema de violência não pode ser encarado como se fosse só questão de força. É força mas é proximidade com o cidadão. Confiança. Essa é a filosofia da UPP. Se tem erros, e certemente há erros, eles precisam ser revistos. Acho válido cobrar que não seja só isso, como realmente não é, mas eu acho ruim a gente bombardear o projeto que trouxe resultados que no mínimo são interessantes e servem de ensinamento do que pode e o que não pode ser feito.
Se for falar em teste... o método de funcionamento das UPPs já foi testado... se for falar especificamente do programa UPP, o Governo do Estado está querendo criar várias... mas não testou e nem analisou os resultados das UPPs atuais, além de não dar estrutura nem para as atuais UPPs funcionarem...
Vinicius Pimenta escreveu: Olha, isso é muito complicado. Acho que isso é com tempo que se consegue. Com educação, etc. A corrupção no Brasil é endêmica. Não adianta achar que esses cargos um dia estarão blindados contra isso se a população em geral aceita como exemplo de coisa boa o "jeitinho brasileiro". Não o jeitinho da improvisação, da criatividade, mas aquele jeitinho de levar vantagem em alguma coisa. De reclamar de político corrupto, mas aceitar pagar a "taxa de urgência" para conseguir aquela agilização do processo no Detran, de arrumar um remédio com o amigo que trabalha na farmácia do hospital, de um monte de coisa. E, isso, me desculpem a franqueza, é marca registrada da nossa cultura.
Concordo Vinicius, mas acho que a população deveria fiscalizar, de verdade... começar a debater sobre os assuntos relacionados a segurança pública, por que nós sozinhos não temos força... mas parece que para alguns é mais importante ficar maravilhado com a UPP do que ouvir as reclamações de quem trabalha de fato no problema.
ZeRo4 escreveu:Segundo é dar condições de trabalho ao Policial. Um salário descente, que permita ao Policial se dedicar a Polícia e não tratá-la como "bico", como a maioria dos Policiais fazem, ou seja, estão na Polícia apenas para ter a condição de uma carteira e uma arma para ganharem mais dinheiro com atividades "lícitas" (Segurança...) ou ilícitas (Gatonet, Máquinas, Transporte Alternativo).

Vinicius Pimenta escreveu: Isso é fato. Tem a tal da PEC 300 aí, queria até saber da sua opinião.
Se for aprovada... BLZ!
Vinicius Pimenta escreveu: Outro fato. A questão é que a criminalidade está alta e policiamento ostensivo na rua, para dar sensação de segurança ao cidadão, recebe prioridade.
É ai que muitos se enganam... é com inteligência policial que se evita entrada de armas e drogas no Estado, com a mesma inteligência policial é possível evitar confrontos entre marginais, com a mesma podemos prender grandes líderes dentro do seu reduto... com o policiamento ostensivo isso não ocorre... tem que acabar essa história de "sensação de segurança", isso é utopia.
Vinicius Pimenta escreveu: Sabe que sou da opinião que esses caras não deveriam ser presos...
Também acho... é difícil ouvir todo plantao que o cara é criminoso e que isso e que aquilo... e eu fico imaginando: "O que será de suas vítimas quando esse animal ganhar a liberdade e estiver com uma pistola nas ruas?"

Mas infelizmente... tem aquele papo de direitos humanos, né? bem que eu queria que fosse específico para humanos direitos mas infelizmente tem mto hipócrita nesse mundo.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#98 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mar 25, 2010 2:07 am

Denúncia do Boca:

"Semana passada um leitor passando pela R Edgard Werneck, na CDD, viu uma pessoa com FUZIL atravessado nas costas conversando com o PM da UPP..."

Como já havia relatado anteriormente, já começam focos de promiscuidade entre os policiais lotados nas UPP e a bandidagem local, sejam traficantes ou de outras "modalidades".

ZeRo4
Sênior
Sênior

#99 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mar 25, 2010 2:49 am

Cel Paul...

Guerra
Sênior
Sênior

#100 Mensagem por Guerra » Qui Mar 25, 2010 9:15 am

ZeRo4 escreveu:Denúncia do Boca:

"Semana passada um leitor passando pela R Edgard Werneck, na CDD, viu uma pessoa com FUZIL atravessado nas costas conversando com o PM da UPP..."

Como já havia relatado anteriormente, já começam focos de promiscuidade entre os policiais lotados nas UPP e a bandidagem local, sejam traficantes ou de outras "modalidades".
Eu sabia que mais cedo ou mais tarde essa noticia viria.

A população do Rio precisa escolher de que lado eles estão.

Guerra
Sênior
Sênior

#101 Mensagem por Guerra » Qui Mar 25, 2010 9:21 am

É ai que muitos se enganam... é com inteligência policial que se evita entrada de armas e drogas no Estado, com a mesma inteligência policial é possível evitar confrontos entre marginais, com a mesma podemos prender grandes líderes dentro do seu reduto... com o policiamento ostensivo isso não ocorre... tem que acabar essa história de "sensação de segurança", isso é utopia.
Se a Pm esta entregue, como eu estou entendendo aqui no tópico, o melhor é manter a fachada. Porque a inteligência vai ser comprometida tb. Dai nem sensação de segurança o cidadão vai ter. É o fim do estado, fim da PM.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#102 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mar 25, 2010 5:42 pm

A PM não está entregue, Guerra! A PM é uma ótima corporação, com praças muito eficazes... só que o problema do RJ não se resolve com mais policiais, com salário famélico, nas ruas do RJ.

O problema do RJ se resolve com inteligência.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#103 Mensagem por ZeRo4 » Seg Abr 05, 2010 10:53 am

Mesmo com UPP, bandidos expulsam moradora da Ladeira dos Tabajaras

O medo levou uma comerciante da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, a deixar a comunidade. Ela foi ameaçada por bandidos e abandonou a favela, na última quinta-feira. A mulher fechou o seu bar, na Rua Euclides da Rocha, nº 426, depois de receber um ultimato de um grupo de jovens, que não gostaram de sua aproximação com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Eles compravam quentinhas no estabelecimento.

A comandante da UPP, capitã Rosana Alves dos Santos, foi comunicada. No relatório da equipe que fez a ronda pela área, na madrugada de quarta para quinta-feira, os policiais citam as ameaças e a intenção de Dona Lúcia. Segundo Rosana, os responsáveis pelo crime são companheiros de Gilson da Silva Júnior, de 23 anos, preso há dez dias, acusado de ter roubado um caminhão de gás e agredido o motorista de uma distribuidora. Ele é apontado ainda como um dos responsáveis por ações de vandalismo em ruas próximas à comunidade, quando latas de lixo foram quebradas em protesto pela detenção de três moradores. Um grupo chegou a espalhar lixo pela Rua Tonelero.

— Esses jovens fizeram as ameaças porque estão incomodados devido ao bom relacionamento dos moradores com os policiais. Eles não são considerados traficantes, mas vamos procurá-los para esclarecer a denúncia — disse a capitã.

Santos afirmou ainda que há um carro da PM baseado no fim da Rua Vila Rica, próximo de onde fica o bar, também conhecido como Toca do Zé. O ponto comercial, fechado por pressão dos bandidos, está localizada a cerca de 200 metros dos dois contêineres que funcionam como sede da UPP da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos. A capitã vai procurar a moradora para dar as garantias de segurança e tentar convencê-la a retornar.

Fonte: Jornal Extra 5/4/2010

iblek
Júnior
Júnior
Agradeceram: 1 vez

#104 Mensagem por iblek » Ter Abr 06, 2010 9:48 am

UPPs, UPAs...veio de Sérgio Cabral... [002]

Iblek

Rio de Janeiro
ZeRo4
Sênior
Sênior

#105 Mensagem por ZeRo4 » Qui Abr 08, 2010 1:24 pm

Pois é Iblek... e tem usuário ingênuo que acha na UPP alguma solução! quero ver como ficará depois das eleições!

Mais do mesmo...

Bandidos da Cidade de Deus vêm usando paus e pedras contra desafetos

Diante da lei do silêncio que prevalece na Cidade de Deus, bandidos que tentam resistir na comunidade vêm adotando métodos ainda mais crueis. Em vez de armas de fogo, desafetos são mortos a pauladas, pedradas e facadas, e seus corpos ficam expostos nas ruas como antigamente.

A Secretaria de Segurança diz que tudo o que acontece nas UPPs é monitorado pelo setor de inteligência, que por sua vez desconhece o fato. Mas a lei de cão é de conhecimento de voluntários que atuam na favela e muitos sobreviventes dão entrada no Hospital Lourenço Jorge ou Cardoso Fontes.

Fonte: Jornal Extra

"Moradores 'malham' policial-judas" A Eficiente UPP de Mario Sergio

O Sábado de Aleluia foi tenso na Rua Euclides da Rocha, uma das principais vias da Ladeira dos Tabajaras. Alguns moradores, que, de acordo com a polícia, são "sobras do tráficos", criaram um judas, representando um PM, e colocaram sobre a sua cabeça um papel com palavras ofensivas à UPP. O boneco foi apreendido e guardado em um dos contêineres.

O clima entre a polícia e a comunidade está ruim. Neste domingo, duas pessoas, visivelmente, alcoolizadas hostilizaram uma equipe da UPP que patrulhava a favela: "Vocês nem são policiais", gritou uma mulher.

— Sabemos que vamos conquistar a confiança total da população, mas esse início está sendo muito difícil. Algumas pessoas não estão acostumadas a respeitar a palavra do policial — admitiu um soldado da UPP.

Policiais insatisfeitos

Agentes da UPP reclamam da falta de condições de trabalho. Eles afirmam que, há três meses, não recebem nenhuma das gratificações — R$ 350 ou R$ 500 — pagas a policiais dessas unidades especiais. O Riocard, cartão com os créditos do vale-transporte, também estaria atrasado.

Os grupos ficam baseados em diversos pontos da favela. Na parte baixa, com entrada pela estação de metrô Siqueira Campos, os policiais se organizam nos dois contêineres da Rua Euclides. No alto, a situação é diferente. PMs baseados no fim da Rua Sacopã dependem de favores para beberem água e usarem o banheiro da cabine de um vigilante particular.

Fonte: Jornal Extra

Denúncias do Boca:

Cap Medeiros humilha tropa da UPP/CDD. Exige corridão após serviço de 12H noturno. As estatísticas estão despencando...

Em 2008 a PMERJ abriu concurso para preenchimento de vagas em batalhões do interior do RJ.

Muitos moradores do interior fizeram esse concurso a fim de serem classificados em batalhões proximos as suas cidades.

Porem o sonho virou pesadelo e MS, de maneira arbitraria classifica todos nas UPP de Copa.

Muitos não tem condições financeiras para ir trabalhar, visto que nem recebem as gratificações que tem direito...

... E vem se apresentando em unidades do interior, proximo as suas cidades de origem. MS pôs esses PM em Conselho a fim de excluí-los.

Responder