Quanta ironia... mas vms lá:Vinicius Pimenta escreveu:ZeRo4, temos visto, de acordo com suas mensagens, e notícias o quão inócuas são as UPPs. Sendo assim, seria possível alencar de forma didática para nós, leigos no assunto, o que seria necessário fazer em termos de segurança pública no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na região metropolitana?
Vinicius, eu nunca disse que as UPPs são inócuas. Disse que precisamos estar atentos pois as UPPs estão sendo mal implementadas e usadas de forma política com fins de angariar votos. Tanto é que havia um grande alarde sempre que uma UPP estava para ser inaugurada. O último caso com a UPP da providência, foi o que acabou destoando dos demais, ponto para iniicativa, mas as UPPs não podem ser tratadas como carro-chefe da Segurança Pública no RJ!
E eu sempre indago: Por que o projeto das UPPs não começou com as comunidades que são um verdadeiro entrocamento do tráfico de drogas no RJ? Por que não começou no complexo do Alemão ou da Penha (Comando Vermelho) ou no Complexo da Maré (Terceiro Comando Puro/ADA)?
O que fazer?
A primeira coisa é acabar com as sacanagens que rolam dentro das estruturas dos órgãos Policiais do Estado (SEAP, Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros). O que eu quero dizer com "sacanagens"? pessoas de alto escalão que ganham muito dinheiro com atividades ilegais exercidas por Policiais (i.e Gatonet, Jogo do Bicho, Maquininhas, Transporte Alternativo e etc.).
Segundo é dar condições de trabalho ao Policial. Um salário descente, que permita ao Policial se dedicar a Polícia e não tratá-la como "bico", como a maioria dos Policiais fazem, ou seja, estão na Polícia apenas para ter a condição de uma carteira e uma arma para ganharem mais dinheiro com atividades "lícitas" (Segurança...) ou ilícitas (Gatonet, Máquinas, Transporte Alternativo).
Quando eu digo "salário", digo salário e ponto... sem gratificações que só servem para dividir! hoje o Policial Militar do RJ ganha cerca de R$ 900 quando formado! é vergonhoso um 2o Tenente ganhar R$ 1.800!
Investir em INTELIGÊNCIA POLICIAL (prevenção), fortalecer os quadros da Polícia Civil (que deveria ter 20.000 servidores na década de 80 e que hoje tem menos de 10.000) de forma inteligente e com foco na prevenção. Por que concursos para 4.000 PMs e concurso para 150 ou 300 PCs?
Fortalecer o sistema prisional, pois tudo que acontece nas Ruas é discutido antes em algumas cadeias chaves: Bangu3 e Vicente Piragibe (Comando Vermelho), Lemos de Brito e Plácido Sá Carvalho (Terceiro Comando Puro) e Bangu4 (Amigo dos Amigos).
E mais outras coisas bem básicas...
Mas qual o problema? por que não é feito? Por que tudo isso é feito no LONGO prazo... não há ganhos a curto prazo! Tudo que o Político menos gosta... por que ele quer resultado para poder usar na próxima eleição...
UPPs, Compra de Viaturas (acontece todo Governo), Aumento de efetivo da PM X Salário e condição para o policial trabalhar, Aumento de efetivo da PC...
O que dá mais votos?