Que fim tiveram?
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Que fim tiveram?
Que fim tiveram os X-1A2?
Projeto calcado na revitalização dos tanques leves M-3 "Stuart", que na sua versão "A2", possuía blindagem frontal inclinada, além do canhão belga de 90 mm.
Lembro que na época, pensava-se em fazer dele a espinha dorsal das unidades blindadas, para fazer frente ao "TAM" argentino.
Alguém poderia enriquecer as informações sobre este veículo?
Obrigado.
Projeto calcado na revitalização dos tanques leves M-3 "Stuart", que na sua versão "A2", possuía blindagem frontal inclinada, além do canhão belga de 90 mm.
Lembro que na época, pensava-se em fazer dele a espinha dorsal das unidades blindadas, para fazer frente ao "TAM" argentino.
Obrigado.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- eligioep
- Sênior
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Re: Que fim tiveram?
Sucata.... Alguns estão enfeitando a frente dos RCB/RCC, mas a maioria foi para "banha".....
Graças a Deus!!!
Graças a Deus!!!
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Museu Militar Conde de Linhares na quinta da Boa Vista/São Cristóvão.Ilya Ehrenburg escreveu:Que fim tiveram os X-1A2?
Obrigado.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- eu sou eu
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
aqui na Arsenal de Guerra de SP, tem um, e no Dsup de Barueri tem 2 m41
o amor é lindo
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Tenho um primo que foi oficial R2 do EB, e comandou um pelotão de M-41C "Caxias", não sei em que unidade mas era no RJ.
Segundo ele eram 4 unidades no pelotão: Uma servia somente para a retirada de peças para as demais, outra não atirava (culatra de canhão quebrada) e apenas rebocava uma terceira que não andava (caixa de câmbio estourada). Chegaram a pensar em desmontar estas duas e montar uma com elas uma que funcionasse, mas aí seriam só 2 carros na ativa ao invés dos 3 que constavam no inventário, então o comandante da companhia mandou deixar prá lá. A quarta unidade funcionava, e era a que meu primo utilizava nos treinamentos e manobras, alternando as tripulações.
Quando ele deu baixa ao completar os oito anos de serviço os M-41C ficaram lá. Isto já faz uns 10 ou 15 anos.
Leandro G. Cardoso
Segundo ele eram 4 unidades no pelotão: Uma servia somente para a retirada de peças para as demais, outra não atirava (culatra de canhão quebrada) e apenas rebocava uma terceira que não andava (caixa de câmbio estourada). Chegaram a pensar em desmontar estas duas e montar uma com elas uma que funcionasse, mas aí seriam só 2 carros na ativa ao invés dos 3 que constavam no inventário, então o comandante da companhia mandou deixar prá lá. A quarta unidade funcionava, e era a que meu primo utilizava nos treinamentos e manobras, alternando as tripulações.
Quando ele deu baixa ao completar os oito anos de serviço os M-41C ficaram lá. Isto já faz uns 10 ou 15 anos.
Leandro G. Cardoso
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Fui encontrar informações no site do "PT", Área Militar:
http://www.areamilitar.net/directorio/t ... NN=60&P=15
X1-A1
X1A
X1-A2
Agradeço ao site português, Área Militar, pela preservação da memória industrial e militar brasileira, que pouca ou nenhuma atenção recebe dos seus nacionais.
X1-A1
X1A
X1-A2
Agradeço ao site português, Área Militar, pela preservação da memória industrial e militar brasileira, que pouca ou nenhuma atenção recebe dos seus nacionais.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Ilya Ehrenburg
- Francoorp
- Sênior
- Contato:
Ilya Ehrenburg escreveu:Que fim tiveram os X-1A2?
Obrigado.
AQUI JAZ...
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Se não me engano, já li um artigo numa revista muito antiga que o M 50 derrubou a idéia inicial desse CC, e acabou vindo o M 41. Se alguém puder confirmar essa informação.
Um conceito que deria ter chegado ao Brasil (em sua devida epoca é claro) é esse da foto.
Um conceito que deria ter chegado ao Brasil (em sua devida epoca é claro) é esse da foto.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Ilya Ehrenburg escreveu:Fui encontrar informações no site do "PT", Área Militar:
X1-A1
X1A
X1-A2
Tem coisas da nossa historia de blindados que deveriam ser apagados. Quando fechamos nossa escola de blindados nós simplesmente paramos de pensar em blindados. Ninguém sabia nada sobre blindados. Existe uma história cabeluda que aconteceu numa unidade de cavalaria, por um general oriundo da arma de cavalaria que é um dos segredos mais bem guardados da arma. O excesso de iniciativa e a falta de conhecimento do general inutilizou um esquadrão inteiro de cascavel.
As coisas eram assim. Cada um fazendo sem metodo, sem doutrina. Digamos que a historia de blindados no Brasil começa com a criação do CIBLD.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Olá pessoal!
Se não me engano tem dois desses na EsMB, 1 X1A1 e 1 X1A2...
Abraços
Elias
Se não me engano tem dois desses na EsMB, 1 X1A1 e 1 X1A2...
Abraços
Elias
- nemesis
- Avançado
- Agradeceu: 3 vezes
- Contato:
Guerra escreveu:Ilya Ehrenburg escreveu:Fui encontrar informações no site do "PT", Área Militar:
X1-A1
X1A
X1-A2
Tem coisas da nossa historia de blindados que deveriam ser apagados. Quando fechamos nossa escola de blindados nós simplesmente paramos de pensar em blindados. Ninguém sabia nada sobre blindados. Existe uma história cabeluda que aconteceu numa unidade de cavalaria, por um general oriundo da arma de cavalaria que é um dos segredos mais bem guardados da arma. O excesso de iniciativa e a falta de conhecimento do general inutilizou um esquadrão inteiro de cascavel.
As coisas eram assim. Cada um fazendo sem metodo, sem doutrina. Digamos que a historia de blindados no Brasil começa com a criação do CIBLD.
você podia tenta simplica né Guerra...
sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Outro Lado Rock: