Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Skyway
- Sênior

- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
#826
Mensagem
por Skyway » Dom Jan 31, 2010 11:49 am
AlbertoRJ escreveu:Skyway escreveu:
São sim, como disse mais acima, elas são os lemes. Se movem integralmente, ao invés de ter um leme recortadp na deriva.
Agora entendi, mas isso é comum em aviões de alto-desempenho. As do F-22 também são.
Sério? Não sabia que as derivas do F-22 tambem se moviam...achei que fossem só os lemes.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
-
Penguin
- Sênior

- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
#827
Mensagem
por Penguin » Dom Jan 31, 2010 11:50 am
AlbertoRJ escreveu:[ quote="Skyway"]
Santiago escreveu:
Parece que elas são totalmente móveis.
São sim, como disse mais acima, elas são os lemes. Se movem integralmente, ao invés de ter um leme recortadp na deriva.
Agora entendi, mas isso é comum em aviões de alto-desempenho. As do F-22 também são.[/quote]
------------------------------------
Não é mesmo. Quase todos possuem leme(s) "recortado(s)" na(s) deriva(s), a exemplo do F-22, do SH, dos Eurocanards, etc.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
-
AlbertoRJ
- Sênior

- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
#828
Mensagem
por AlbertoRJ » Dom Jan 31, 2010 11:54 am
Santiago escreveu:AlbertoRJ escreveu: quote=["Skyway"]
São sim, como disse mais acima, elas são os lemes. Se movem integralmente, ao invés de ter um leme recortadp na deriva.
Agora entendi, mas isso é comum em aviões de alto-desempenho. As do F-22 também são.
------------------------------------
Não é mesmo. Quase todos possuem leme(s) "recortado(s)" na(s) deriva(s), a exemplo do F-22, do SH, dos Eurocanards, etc.
[]s[/quote]
Ah,
O LEME é uma superfície única! Entendi.
Achei que estavam falando da empenagem horizontal.
Alberto -
-
Skyway
- Sênior

- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
#829
Mensagem
por Skyway » Dom Jan 31, 2010 12:00 pm
Pô, bem que eu não tava entendendo tambem essa confusão aí...

AD ASTRA PER ASPERA
-
Centurion
- Júnior

- Mensagens: 43
- Registrado em: Qua Mai 23, 2007 4:57 pm
#830
Mensagem
por Centurion » Dom Jan 31, 2010 12:05 pm
Camaradas...
Mesmo que diminua a assinatura radar e tals, ainda assim, estéticamente, fica feio! Vejam o F-22!!!! NO PAKFA elas se parecem com a deriva/leme dos primeiros antigos! rs rs rs
Na minha opinião, as derigas grandes dos caças russos são umas de suas "marcas visuais", vide MiG-29, Su-27, Su-30, MiG-31...
Abraços
Centurion
-
Brasileiro
- Sênior

- Mensagens: 9459
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 252 vezes
- Agradeceram: 562 vezes
#831
Mensagem
por Brasileiro » Dom Jan 31, 2010 12:17 pm
Putz! Os russos 'copiaram' exatamente a geometria das asas do F-22 e YF-23! Os ângulos são exatamente IDÊNTICOS!
O nariz do T-50 deve ter sido inspirado no F-35, com formato de 'pentágono' e não do F-22, com forma de 'losango'.
abraços]
----------------
amor fati
-
Skyway
- Sênior

- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
#832
Mensagem
por Skyway » Dom Jan 31, 2010 12:27 pm
Brasileiro escreveu:
Putz! Os russos 'copiaram' exatamente a geometria das asas do F-22 e YF-23! Os ângulos são exatamente IDÊNTICOS!
O nariz do T-50 deve ter sido inspirado no F-35, com formato de 'pentágono' e não do F-22, com forma de 'losango'.
abraços]
Não é bem cópia, é mais solução comum ao mesmo problema.
AD ASTRA PER ASPERA
-
DELTA22
- Sênior

- Mensagens: 5726
- Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm
#833
Mensagem
por DELTA22 » Dom Jan 31, 2010 12:29 pm
Bonito eufemismo!! Gostei!!

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
-
Skyway
- Sênior

- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
#834
Mensagem
por Skyway » Dom Jan 31, 2010 12:34 pm
DELTA22 escreveu:Bonito eufemismo!! Gostei!!

Mas é verdade ué.
Assim como 99% dos aviões tem asas na frente e estabilizadores e derivas atras, não importa em que país ele é feito... É a solução comum para fazer o avião voar estável. Claro, tem suas exceções como o próprio B-2 e outros, mas para ser regra, tem de haver uma excessão...
O Pak não veio pra ser excessão pelo visto, veio trazendo a mesma solução. Se o Pak tivesse saído antes do F-22, muito provavelmente teria a mesma asa, e o F-22 que teria "copiado".

AD ASTRA PER ASPERA
-
DELTA22
- Sênior

- Mensagens: 5726
- Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm
#835
Mensagem
por DELTA22 » Dom Jan 31, 2010 12:36 pm
Estava só zuando!

[]'s.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
-
Skyway
- Sênior

- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
#836
Mensagem
por Skyway » Dom Jan 31, 2010 12:38 pm
DELTA22 escreveu:Estava só zuando!

[]'s.
Eu sei Delta. Fiz questão de explicar pra todos entenderem, sei que você sabe bastante disso, penso até que sabe muito mais que eu.

AD ASTRA PER ASPERA
-
DELTA22
- Sênior

- Mensagens: 5726
- Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm
#837
Mensagem
por DELTA22 » Dom Jan 31, 2010 12:41 pm
Skyway escreveu:DELTA22 escreveu:Estava só zuando!

[]'s.
Eu sei Delta. Fiz questão de explicar pra todos entenderem, sei que você sabe bastante disso, penso até que sabe muito mais que eu.

Sei nada... aprendo aqui!! De engenharia aeroespacial sei nadica de nada, infelizmente!
[]'s.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
-
Pedro Gilberto
- Sênior

- Mensagens: 1366
- Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
- Localização: Salvador / BA
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 17 vezes
#838
Mensagem
por Pedro Gilberto » Dom Jan 31, 2010 1:12 pm
Carlos Mathias escreveu:Ou seja, ha´muito espaço para o Brasil entrar. Mas o brasil parece que não quer.
Pois é, poderíamos ter negociado a participação no progama PAK cuidando do pós-venda (manutenção, peças,dos exemplares vendidos no mundo, exceto as área de influência russa.
Ou quem sabe, liderar os estudos para desenvolver um versão monomotor para competir com o F-35.
Mas infelizmente, falta visão,ou algo mais.
[]´s
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
-
Enlil
- Sênior

- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
#840
Mensagem
por Enlil » Dom Jan 31, 2010 3:20 pm
Santiago escreveu:
Primeiro vôo:
T-50: 2010
YF-22: 1990
YF-23: 1990
X-35: 2000
Interessante, tenho dezenas de fotos do Y-F23 mas nenhuma vista desse ângulo. Aliás, é a primeira imagem q vejo ele "por baixo".
Muitas disseram q acham o PAK-FA um pouco parecido com o YF-23. Na minha opinião são muito diferentes, a única
breve semelhança seriam as protuberâncias dos compartimentos dos motores, e olhe lá:
