PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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AlbertoRJ
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#721 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Jan 30, 2010 12:22 pm

gaitero escreveu:
kurgan escreveu:Algumas perguntas sobre o T-50 / PAK-FA e suas parcerias:

Qual é a real parcela de participação indiana no projeto?

É um projeto totalmente russo, ou de parceria com a Índia?

Qual seria a ajuda brasileira (Embraer) no desenvolvimento do caça?

http://img706.imageshack.us/img706/8900/t50.jpg
O conceito é Russo, e a produção é Russa também.

A India entra com uma grande quantidade de dólares, e em troca recebe o repasse de conhecimento para produzir o caça localmente e nacionalizar alguns sistemas.

Cabe a India também, desenvolver a versão Biplace do caça.

No caso Brasileiro, a maior ajuda seria financeira, mas em troca, receberiamos muito conhecimento. Além da montagem local, e nacionalização de alguns sistemas de interesse..
Olha, o projeto de 5ª geração entre os russos e indianos é outro.
Esse T-50 é apenas russo.
Eles terão ainda OUTRO avião de 5ª geração com os indianos e será mono-motor.

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Jan 30, 2010 12:22 pm, em um total de 1 vez.
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#722 Mensagem por Centurion » Sáb Jan 30, 2010 12:22 pm

Camarada Bender...

Se alguém se opõe a estudos concretos e bem definidos, avaliações criteriosas, meramente por decisão politica, o que tem vem a cabeça?

Ver que existe melhor opção para o pais, que trará maiores benefícios e melhorias e ainda assim manter a posição de escolher o pior! Qual é a lógica disso?

Só te digo que o que disse foi mero desabafo. Ainda não é calunia, mas logo será fato!

Abraços,

Centurion




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#723 Mensagem por Marino » Sáb Jan 30, 2010 12:28 pm

Olha, pelo bem de nosso fórum, eu sugiro parar com as acusações sem prova.
Devem se lembrar do fórum no Nordeste que foi processado, perdeu e teve que indenizar aqueles que o processaram.
Se alguém tem alguma prova, que poste, que denuncie ao Ministério Público, mas que não lance acusações que podem redundar em prejuízo próprio e ao DB.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#724 Mensagem por Bender » Sáb Jan 30, 2010 12:33 pm

Centurion escreveu:Camarada Bender...

Se alguém se opõe a estudos concretos e bem definidos, avaliações criteriosas, meramente por decisão politica, o que tem vem a cabeça?

Ver que existe melhor opção para o pais, que trará maiores benefícios e melhorias e ainda assim manter a posição de escolher o pior! Qual é a lógica disso?

Só te digo que o que disse foi mero desabafo. Ainda não é calunia, mas logo será fato!

Abraços,

Centurion
Caríssimo Centurion,se alguem se esforça tanto para comprar um caça que não existe em um projeto de alto risco onde só ganham as empresas cupinchas interessadas,com tamanho e desempenho aquem do que poderá o país ter que enfrentar no futuro,Qual é a lógica disso?

Isto também poderá deixar de ser uma ilação também e virar um fato!

Abraços.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#725 Mensagem por Pedro Gilberto » Sáb Jan 30, 2010 12:43 pm

pafuncio escreveu:Depois de muiiiittooooooo tempo, um tópico mais vibrante e com mais postagens que o FX !!! Viva o PAK !!!!!!!!!

Salu2.
Puerra!!! +20 pags em 24Hrs!!

E 2010 é ano de eleição.......Espera!!

Mas PAK-FA é lindão!!!! Parabens ao russos.

[]´s




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#726 Mensagem por Junker » Sáb Jan 30, 2010 12:43 pm

The 'Raptorski' creates its ripples of envy
Rajiv Singh
30 January 2010


Moscow: The successful debut test flight of the Russian Sukhoi-designed fifth-generation fighter jet in the Russian Far East on Friday is already creating ripples, including those of the envious kind. The fighter prototype, designated the PAK-FA T-50, is meant to be Russia's answer to the American Lockheed constructed F-22 Raptor.

Imagem
Sukhoi's T-50 fighter taking off for its test flight


Indeed, Western military sources, for long, have referred to it as the 'Raptorski.'

The 47-minute flight carried out by Sergei Bogdan, one of Russia's best test pilots, marks the launch of a five year long project that will see two versions of the aircraft being developed. In accordance with the operational doctrines of both air forces, a single-seat version will be developed for the Russian Air Force and a two-seat version for the Indian Air Force.

While induction of the single-seat version for the Russian Air Force is slated for 2015, the twin-seat version for the IAF will likely be ready only two years later.

The two-seat version is being worked upon by Indian aerospace engineers from the country's Hindustan Aeronautics Ltd (HAL). India and Russia have agreed to co-develop the fighter and share the estimated development costs of $8-10 billion equally. Both nations will also place similar quantum of orders for the production version of the aircraft – approximately 250 aircraft each.

The Indians are also entrusted with a 25 per cent share of the design and development work.

The Indian version of this advanced stealth fighter is designated the Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA).

Following Friday's successful test, Russian prime minister Vladimir Putin has said that initial induction of the aircraft with the Russian Air Force must begin in 2013, even though mass production is slated only for 2015.

Speaking to Russian TV from an airfield in Komsomolsk-on-Amur where the company's KnAPPO production facility is located, Sukhoi's director general, Mikhail Pogosian said, "I think this is a new stage in the development of the military aircraft industry in our country, and I believe that this is a very good start of a big work we have yet to do."

According to Sukhoi, the T-50 will display "intellectual" capabilities allowing it to fly at any time of the day and in any weather conditions. The aircraft will be capable of simultaneously attacking multiple targets in air, on the ground and in the sea. The plane is also touted to have a very high degree of manoeuvrability and a very short take-off and landing capability.

"It will also be less recognizable for radars thanks to many innovations, the use of composite materials and a special coating on the surface of the plane," Suhkoi officials informed the media. They said that the T-50 would now allow them to catch up with the Americans, who developed advanced stealth technologies much before.

Predictably, the test flight has drawn a certain amount of scorn from some military observers.

They point out that the new prototype doesn't have new engines or electronics and hence cannot qualify to be called a fifth generation fighter, for it is components such as these that allow it to be placed in another generation. They said that the prototype was only a souped up model of the existing Su-27 platform and have characterised the test flight as a ''bluff.''

Not so far back in time, when the Su-27 platform, with its thrust vectoring engines and advanced aeronautic capabilities, was making its first entry into the world of military aviation similar scorn was heaped upon it. It was denied that the aircraft would succeed in displaying the kind of capabilities that the Russians claimed it would.

As Russian experts point out even the Su-27 made its first appearance borrowing engines from earlier models.

Strangely, the Western air forces now consider it a privilege to be able to take on its advanced variants, such as the Indian Su-30MKI, in air-to-air exercises.

For India, the Russo-Indian FGFA will mark a quantum jump in technology development for it will be the first time they will be involved in developing fifth generation technologies as full-fledged partners.

Both countries are set to sign commercial contracts and set up a joint venture company to build the aircraft. The BrahMos joint venture model is being kept in mind for this project as well, for it is indeed a successful example of joint venture cooperation

As for mutual understandings arrived at so far with regard to the project, India will supply the plane's navigation systems, mission computer, cockpit display, and also provide composites for the airframe.

Sukhoi chief is also confident about the cost-effectiveness of the fighter in comparison to its American counterparts –the F-22 Raptor and the F-35 Lightning II.

''The joint Russian-Indian aircraft will not only strengthen the defence might of the Russian and Indian air forces, but will take a worthy place in the world market,'' said Pogosyan.

According to Sukhoi, the FGFA will have a radar cross section (RCS) that will be 40 times less than that of the Su-30MKI. While the Su-30MKI has an RCS of about 20 square metres, the FGFA will display an RCS of 0.5 square metres, making it almost invisible to enemy radar.

Its ''intellectual'' capability will lie in data fusion, with a wide variety of inputs being electronically combined and displayed to pilots in an easy-to-read form. Data inputs will come from the fighter's infrared, radar, and visual sensors.
http://www.domain-b.com/aero/mil_avi/mi ... eView.html




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#727 Mensagem por Quiron » Sáb Jan 30, 2010 12:46 pm

Túlio escreveu:
gaitero escreveu:Só para alimentar a esperança... este foi o ultimo texto relacionando o Brasil ao PaK-Fa...

''A Rússia não exclui a possibilidade de participação do Brasil na fabricação de caças de quinta geração, declarou hoje o vice-diretor do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar russa, Alexander Fomin.
“Estamos estudando com a companhia brasileira Embraer questões de troca de tecnologias, da criação, na base dessa empresa, de áreas para a montagem e a produção, segundo licenças russas, de aviões no futuro”, afirmou à agência noticiosa russa Ria-Novosti.

“Trata-se de uma direção promissora como o caça russo de quinta geração. Por enquanto, isso está na fase inicial, ao nível da teoria. Mas admitimos isso”, acrescentou o dirigente do departamento que controla a exportação de armamentos russos.''


Não adianta, a EMBRAER e a FAB querem Gripinho pequenininho gudigudigudigudigudi da mamãe que é muito melhor que essa tranqueira aí cheia de parafusos que giram pro lado errado, painéis horrorosos em azul-bebê e manuais intraduzíveis... :roll:

Acho que a abordagem correta seria: se a FAB aceitou o NG no papel como candidato, não há como não aceitar o Pak voando + um TOT. E sim, o FX deveria ser revisto caso os russos nos oferecessem uma oportunidade agora (o que parece ser bem óbvio... bastaria o governo tocar no assunto). "ah, mas a parceria estratégica com a França mimimi" - bem, parceria estratégica que termina por um lado não comprar os aviões do outro não é parceria estratégica.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#728 Mensagem por Centurion » Sáb Jan 30, 2010 1:01 pm

Camarada Bender...

Chegamos exatamente no ponto...

Se vamos investir num caça que não existe ou noutro que existe, mas é caro, voa numa única força aérea e perdeu todas as concorrências que particiou, não seria melhor segurar a onda e investir no programa PAKFA?

E olha que eu sou Gripen desde pequenino e cuspi para cima, assim como muitos aqui no fórum! Pra mim o PAKFA não voaria nunca!

Eu mesmo disse pra mim "Chupa esta manga otário"

Nenhum dos três concorrentes do FX-2 tem lógica agora! Mas a decisão será politica...

E não vejo lógica nisso!

Abraços,
Centurion




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#729 Mensagem por R.A.Barros » Sáb Jan 30, 2010 1:05 pm

O estabilizador vertical está tão pequeno.. E poxa, vamos acordar, nossa realidade não é 5G, estamos lutando a 10 anos para ter um caça de 4G e ja está difícil.

O T-50 deve ser absurdamente caro de se manter.
Vou sugerir um nome pra ele, que acham?
O "T" do T-50 é:
Tiranossauro Rex

Tira;
Rex;
Invisivelssauro;
Ou mesmo Tiranossauro Rex.
:D




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#730 Mensagem por Pedro Gilberto » Sáb Jan 30, 2010 1:10 pm

Bolovo escreveu:Ouvi falar que o codenome OTAN para o avião é "Firefox". Pra quem não sabe, o nome "Flanker" foi dado pela OTAN.
Firefox é outro...

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Pra quem não lembra...http://pt.wikipedia.org/wiki/Firefox_(filme)

[]´s




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#731 Mensagem por felipexion » Sáb Jan 30, 2010 1:14 pm

Edu Lopes escreveu:Mais umas sugestões de avatar.

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A "vanguarda" vai berrar: a lá, a lá, não tem roda de magnésio!!!!
Edu!
[009]

2° já era!




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#732 Mensagem por Edu Lopes » Sáb Jan 30, 2010 1:37 pm

Vinte centavos de um leigo:

Minha preferência pelo Flanker sempre se deveu ao fato de ser a única oportunidade de participarmos de um projeto de caça de quinta geração como sócios importantes e não como meros fabricantes de parafusos e decalques. Esse era, e ainda é, o meu sonho, ver o Brasil com uma Força Aérea poderosa.

Não tínhamos nos anos 90, quando começou o Projeto FX, (nem hoje) cacife para entrar num projeto como o do F-35 (Raptor nem pensar) em igualdade de condições com os EUA ou pelo menos em condições de podermos exigir um mínimo de transferência de conhecimento. E muito menos os americanos precisam de quem quer que seja para tocar um projeto desses sozinhos.

Por outro lado, os russos não estavam, como não estão, nadando em dinheiro e teríamos, sim, cacife para entrar no PAK-FA ombro-a-ombro com a Rússia e, desse modo, com maiores possibilidades de absorvermos conhecimento tecnológico de Projeto/Desenvolvimento/Fabricação de um caça 5G. Essa É a cereja do bolo. Essa deveria – dizem até que é - ser a maior ambição do Governo Federal (nem falo da FAB). Imaginem o ganho para a indústria aeronáutica brasileira participar de um projeto dessa magnitude (nem vou citar ganhos para a metalurgia, indústria civil, etc...).

Não faço a menor idéia das pressões que o GF sofreu para tirar os russos do FX-2. Devem ter sido muito grandes e, na minha opinião, não partiu dos americanos. O fato é que, ao ceder a essas pressões, o governo condenou a FAB a uma precoce obsolescência que vai durar mais quarenta anos.

Vamos voar um caça moderno, o Rafale? Não se discute isso. Em comparação com o que temos é um avanço extraordinário. Mas e daí? E depois? Quais ganhos teremos? Vamos dominar o Projeto/Desenvolvimento/Fabricação dos Rafas? Um caça que já está pronto? Os franceses vão nos por a par de tudo? Agora que já fizeram tudo sozinho? Duvido muito. Vamos, no máximo, montar os caças e isso é muito pouco para um país que defende a bandeira da transferência de tecnologia a fim de capacitar sua indústria de defesa.

Nunca vi problema algum em compra de prateleira. Acho mais importante, no estágio que está a nossa Força Aérea, ter e saber operar do que saber fazer. Temos riquezas incalculáveis para defender num mundo cada vez mais faminto de recursos energéticos – leia-se petróleo – e precisamos de um mínimo de condições de garantir nossa soberania sobre esses recursos. Nesse cenário, por que não comprarmos, lá atrás, nos anos noventa, 36 SU-30 como caça-tampão, encomendar outras 36 unidades (chute) de SU-35BM, para recebermos a partir de 2015 e, a tal cereja do bolo, garantir a participação no Projeto PAK-FA? Hoje teríamos uma FAB respeitada não só por nossos vizinhos, mas também por alguma “potência” que pensasse em se aventurar por aqui.

Quanto tempo levou para a Venezuela receber todos os seus Flankers? Desde a encomenda? Quanto tempo levou para a França nos entregar 12 M2K desde o fechamento do negócio? É por ai.

Vamos operar um caça – o Rafale - pensado para a defesa de um espaço aéreo menor do que o de Minas Gerais. É isso mesmo que vocês querem? O TO das Américas é um pouquinho maior que o da Europa. Tem gente que defende o... Gripen???? Tão de sacanagem com o Brasil, né não? O F-18 eu descarto, não pelo vetor em si, mas pelo controle que os americanos iriam querer ter sobre o mesmo.

Quem é o maior vencedor do FX-2 (leia-se Rafale)? A Embraer. Uma empresa que nem brasileira é mais.

Se daqui há vinte anos o governo – seja lá quem for – vir a público, cheio de pompas, anunciar que, finalmente, desenvolvemos um caça 4G 100% nacional sabem como vou me sentir? Como o marido daquela piada:

Marido para a mulher: duvido que você me diga uma coisa que me faça feliz e triste ao mesmo tempo.

A mulher pensa, olha pro marido e diz: teu pau é maior que o do meu chefe.


Serei o marido da piada. Feliz e triste ao mesmo tempo. Francamente.

Já disse e repito: perdemos o bonde 5G. Vamos de 4G até sabe-se lá quando. Continuaremos obsoletos. Seremos o BRIC militarmente mais fraco, embora com economia inferior apenas a da China.

Falar em cancelar o FX-2 nessa altura do campeonato é passar um atestado de moleque para a comunidade internacional. Sou contra. Ficaria imensamente envergonhado se o governo fizesse uma coisa dessas. Agora é garantir a mancada. E pressionar a França/Dassault para desenvolvermos em conjunto um projeto de sexta geração.

Aliás, não quero acreditar que uma potência como a França não tenha um projetinho desses na gaveta. Eu quero acreditar nisso.

Mas eu sou leigo, claro.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#733 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jan 30, 2010 1:41 pm

Carlos Mathias escreveu:Pior de tudo é que tenho de acordar relativamente cedo, prá tá indo pra cama às 2:15.

Olha, vou te dizer, brochei com esse FX-2. :x
Eita... :? :? :? :roll: :roll:




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#734 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jan 30, 2010 1:42 pm

Bolovo escreveu:Ouvi falar que o codenome OTAN para o avião é "Firefox". Pra quem não sabe, o nome "Flanker" foi dado pela OTAN.
Lá no MP.Net já sugeriram Super Fucker.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: [002]




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#735 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jan 30, 2010 1:47 pm

gaitero escreveu:
Bolovo escreveu:Quantos a Rússia e Índia irão encomendar? Será que vai ter alguma repercussão no programa F-22 ou F-35? Digo, em continuar o projeto e aumentar as encomendas.
A previsão nos dois países é a de substituir a médio/longo prazo todos os SU-27/Su-30/Su-35...

Imagino um volume grande de encomendas...
Eu imagino 400 aviões, uns 250 para a a Rússia e 150 para a Índia.




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