O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ganesh
Novato
Novato

O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#1 Mensagem por Ganesh » Sáb Dez 12, 2009 3:18 pm

Não entendo muito sobre questões militares, por isso decidi perguntar aos colegas do Fórum se um texto que li na Internet tem alguma base sólida. A pessoa que o escreveu parece ter algum conhecimento, mas também parece gostar de causar certo alarde. Ponho abaixo um trecho do texto e vocês, por gentileza, podem dizer se há alguma verdade nisso:
Que Triste vergonha !!!
A pressão política e outras não confessáveis acabou vencendo o patriotismo brasileiro frouxo, a partir da edição do Plano Estratégico de Rearmamento das forças armadas do Brasil.

No dia 2 /junho/09 foi assinado uma acordo de cooperação militar Brasil/EEUU, para nossas FAs começarem a receber material bélico vencido, inservível, defasado tecnicamente, de uso inútil e muito deficiente, total lixo que os americanos não querem. E mais o Brasil se obriga a abrir os quartéis para vistoria periódica pelos oficiais americanos. Eu servi numa Unidade de Artilharia, organizada com obuses 155mm rebocados por tratores blindados, oriundos do final da guerra da Coréia / EEUU, acordo este, denunciado, sabiamente, pelo Ex- Presidente Ernesto Geisel. O mais humilhante do acordo é que freqüentemente, este lixo norte americano, era inspecionado pelo governo americano.
Confesso que fiquei preocupado com a possibilidade de ser certo o que foi dito acima. Se for verdade, será um verdadeiro absurdo e retrocesso na política de defesa nacional. Gostaria de saber se vocês têm alguma informação de em que estágio está esse tal Plano Estratégico de Defesa, se é que ele ainda existe, é claro. :?

Desde já agradeço.
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#2 Mensagem por joao fernando » Sáb Dez 12, 2009 3:29 pm

Pior é a Fab receber F-14 desativado a preço de ouro. Estamos mesmo ruins pacas... :twisted:
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#3 Mensagem por Francoorp » Sáb Dez 12, 2009 4:23 pm

Que nada, certo se a END não terá um percentual fixo do PIB, 3% ou mais, de forma legal e constitucional, que não possa nunca ser reduzido...mas se assim não for, fica difícil manter a END em Pé.

Quanto o texto sobra, que abre a discussão, não tem algum fundamento e credibilidade, além de não ter a fonte de informação reconhecida, ainda pois pelo que vejo estamos comprando material e equipamentos de outras nações e ao que parece os USA estão mais por fora que bund...de índio!! :D :D
As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3020 vezes
Agradeceram: 2719 vezes

#4 Mensagem por P44 » Sáb Dez 12, 2009 4:36 pm

se os EUA oferece sucata aos aliados da NATO (Portugal por ex.) porque não há-de oferecer ao Brasil?
*Turn on the news and eat their lies*
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#5 Mensagem por Bourne » Sáb Dez 12, 2009 4:47 pm

É só pagar que compra novo :wink:

Ou querem as coisas novas de graça. Tio não é tão bonzinho assim :?
Editado pela última vez por Bourne em Sáb Dez 12, 2009 4:53 pm, em um total de 1 vez.
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#6 Mensagem por Francoorp » Sáb Dez 12, 2009 4:51 pm

P44 escreveu:se os EUA oferece sucata aos aliados da NATO (Portugal por ex.) porque não há-de oferecer ao Brasil?

Pode oferecer mas aceitar e comprar ferro velho é outra coisa!! 8-]
As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Don
Novato
Novato

#7 Mensagem por Don » Sex Dez 18, 2009 2:35 am

P44 escreveu:
se os EUA oferece sucata aos aliados da NATO (Portugal por ex.) porque não há-de oferecer ao Brasil?

Bem se for de graça, que eu não sei se é o caso, e funcionar tem q aceitar sim.
Da mesma forma como a Aeronáutica propôs a doação de três aviões modelo T-27 Tucano para a Força Aerea Paraguaia. Caros colegas vcs acham q só pq são aviões usados os paraguaios não vão aceitar? Logico que vão. Por isso se for 0800(me perdoem se estiver enganado) o Brasil tem que aceitar sim. Agora lógico, se for oferecido para compra deve ser analizado para ver se a procedencia na compra dos aviões. E de maneira alguma o Tio Sam deve vir inspecionar coisa alguma, a menos que seja convidado a faze-lo pela FAB.
guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#8 Mensagem por guilhermecn » Sex Dez 18, 2009 7:30 am

Don escreveu:
P44 escreveu:

Bem se for de graça, que eu não sei se é o caso, e funcionar tem q aceitar sim.
Da mesma forma como a Aeronáutica propôs a doação de três aviões modelo T-27 Tucano para a Força Aerea Paraguaia. Caros colegas vcs acham q só pq são aviões usados os paraguaios não vão aceitar? Logico que vão. Por isso se for 0800(me perdoem se estiver enganado) o Brasil tem que aceitar sim. Agora lógico, se for oferecido para compra deve ser analizado para ver se a procedencia na compra dos aviões. E de maneira alguma o Tio Sam deve vir inspecionar coisa alguma, a menos que seja convidado a faze-lo pela FAB.
Não é bem assim não.Não sou contra receber "presentinhos", mas pelo menos deve-se ver o estado do equipamente, por que podem nos mandar uma bomba relógio.

Sobre o texto, que material é esse comprado do Tio SAm?? Meio esquisito esse texto
Enquanto ao oficial na base, acho comum membros de diferentes exercítos em diferentes países.Isso estimula o intercâmbio entre as forças e se um membro do EB pode ir a West Point, por que um americano não pode vir para o Brasil?
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
tell
Novato
Novato

#9 Mensagem por tell » Sex Dez 18, 2009 8:51 am

Acho que há interesse nesse material e por isso não vejo problemas até na sua aquisição.
Há uma possibilidade muito grande em se adquirir tecnologia desses materiais.
Tambem, pode-se obter algum lucro na reciclagem, devido ao tipo de aço utilizado em alguns desses componentes.
Não há nenhum demerito nisso, desde que as forças possam aproveita-lo da melhor forma,
Don
Novato
Novato

#10 Mensagem por Don » Sex Dez 18, 2009 5:11 pm

Não é bem assim não.Não sou contra receber "presentinhos", mas pelo menos deve-se ver o estado do equipamente, por que podem nos mandar uma bomba relógio.

Sobre o texto, que material é esse comprado do Tio SAm?? Meio esquisito esse texto
Enquanto ao oficial na base, acho comum membros de diferentes exercítos em diferentes países.Isso estimula o intercâmbio entre as forças e se um membro do EB pode ir a West Point, por que um americano não pode vir para o Brasil?
Concordo o intercâmbio é importante, mas esse deve ser recíproco entre as nações do contrário eles não tem nda que inspecionar aqui.
alexmabastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#11 Mensagem por alexmabastos » Sex Dez 18, 2009 5:41 pm

Ganesh escreveu:Não entendo muito sobre questões militares, por isso decidi perguntar aos colegas do Fórum se um texto que li na Internet tem alguma base sólida. A pessoa que o escreveu parece ter algum conhecimento, mas também parece gostar de causar certo alarde. Ponho abaixo um trecho do texto e vocês, por gentileza, podem dizer se há alguma verdade nisso:
Que Triste vergonha !!!
A pressão política e outras não confessáveis acabou vencendo o patriotismo brasileiro frouxo, a partir da edição do Plano Estratégico de Rearmamento das forças armadas do Brasil.

No dia 2 /junho/09 foi assinado uma acordo de cooperação militar Brasil/EEUU, para nossas FAs começarem a receber material bélico vencido, inservível, defasado tecnicamente, de uso inútil e muito deficiente, total lixo que os americanos não querem. E mais o Brasil se obriga a abrir os quartéis para vistoria periódica pelos oficiais americanos. Eu servi numa Unidade de Artilharia, organizada com obuses 155mm rebocados por tratores blindados, oriundos do final da guerra da Coréia / EEUU, acordo este, denunciado, sabiamente, pelo Ex- Presidente Ernesto Geisel. O mais humilhante do acordo é que freqüentemente, este lixo norte americano, era inspecionado pelo governo americano.
Confesso que fiquei preocupado com a possibilidade de ser certo o que foi dito acima. Se for verdade, será um verdadeiro absurdo e retrocesso na política de defesa nacional. Gostaria de saber se vocês têm alguma informação de em que estágio está esse tal Plano Estratégico de Defesa, se é que ele ainda existe, é claro. :?

Desde já agradeço.
Isso vai totalmente contra o que já foi por demais exposto e agora estamos vendo na prática ( programas de produção nacional de equipamentos de defesa - subs, tanques, aviões etc etc etc ). Acredito que esta afirmação ( do texto ) não vale sequer o esforço para comentários. Nem vou entrar na questão de que não há nem fonte colocada e etc...
Uma piada...

Alex
alexmabastos
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por alexmabastos » Sex Dez 18, 2009 5:44 pm

Debatamos em cima de argumentos embasados em fatos reais e não em algo jogado do nada, de não sei quem, falando não sei o quê.

Alex
alexmabastos
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por alexmabastos » Sex Dez 18, 2009 5:46 pm

Acho que poderiam trancar isso aqui. Quem colocou não reparou que já existe outro lugar para este assunto.

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... 11&t=13962

Alex
Don
Novato
Novato

#14 Mensagem por Don » Sex Dez 18, 2009 5:50 pm

de acordo , to indo para o outro fui!!!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6888 vezes
Agradeceram: 7171 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Túlio » Sex Dez 25, 2009 7:51 pm

:wink:
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Trancado