O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ganesh
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Dez 12, 2009 2:59 pm
Localização: Rio de Janeiro

O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#1 Mensagem por Ganesh » Sáb Dez 12, 2009 3:18 pm

Não entendo muito sobre questões militares, por isso decidi perguntar aos colegas do Fórum se um texto que li na Internet tem alguma base sólida. A pessoa que o escreveu parece ter algum conhecimento, mas também parece gostar de causar certo alarde. Ponho abaixo um trecho do texto e vocês, por gentileza, podem dizer se há alguma verdade nisso:
Que Triste vergonha !!!
A pressão política e outras não confessáveis acabou vencendo o patriotismo brasileiro frouxo, a partir da edição do Plano Estratégico de Rearmamento das forças armadas do Brasil.

No dia 2 /junho/09 foi assinado uma acordo de cooperação militar Brasil/EEUU, para nossas FAs começarem a receber material bélico vencido, inservível, defasado tecnicamente, de uso inútil e muito deficiente, total lixo que os americanos não querem. E mais o Brasil se obriga a abrir os quartéis para vistoria periódica pelos oficiais americanos. Eu servi numa Unidade de Artilharia, organizada com obuses 155mm rebocados por tratores blindados, oriundos do final da guerra da Coréia / EEUU, acordo este, denunciado, sabiamente, pelo Ex- Presidente Ernesto Geisel. O mais humilhante do acordo é que freqüentemente, este lixo norte americano, era inspecionado pelo governo americano.
Confesso que fiquei preocupado com a possibilidade de ser certo o que foi dito acima. Se for verdade, será um verdadeiro absurdo e retrocesso na política de defesa nacional. Gostaria de saber se vocês têm alguma informação de em que estágio está esse tal Plano Estratégico de Defesa, se é que ele ainda existe, é claro. :?

Desde já agradeço.
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#2 Mensagem por joao fernando » Sáb Dez 12, 2009 3:29 pm

Pior é a Fab receber F-14 desativado a preço de ouro. Estamos mesmo ruins pacas... :twisted:
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#3 Mensagem por Francoorp » Sáb Dez 12, 2009 4:23 pm

Que nada, certo se a END não terá um percentual fixo do PIB, 3% ou mais, de forma legal e constitucional, que não possa nunca ser reduzido...mas se assim não for, fica difícil manter a END em Pé.

Quanto o texto sobra, que abre a discussão, não tem algum fundamento e credibilidade, além de não ter a fonte de informação reconhecida, ainda pois pelo que vejo estamos comprando material e equipamentos de outras nações e ao que parece os USA estão mais por fora que bund...de índio!! :D :D
As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55154
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#4 Mensagem por P44 » Sáb Dez 12, 2009 4:36 pm

se os EUA oferece sucata aos aliados da NATO (Portugal por ex.) porque não há-de oferecer ao Brasil?
Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#5 Mensagem por Bourne » Sáb Dez 12, 2009 4:47 pm

É só pagar que compra novo :wink:

Ou querem as coisas novas de graça. Tio não é tão bonzinho assim :?
Editado pela última vez por Bourne em Sáb Dez 12, 2009 4:53 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#6 Mensagem por Francoorp » Sáb Dez 12, 2009 4:51 pm

P44 escreveu:se os EUA oferece sucata aos aliados da NATO (Portugal por ex.) porque não há-de oferecer ao Brasil?

Pode oferecer mas aceitar e comprar ferro velho é outra coisa!! 8-]
As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Don
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Dez 07, 2009 10:58 pm

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#7 Mensagem por Don » Sex Dez 18, 2009 2:35 am

P44 escreveu:
se os EUA oferece sucata aos aliados da NATO (Portugal por ex.) porque não há-de oferecer ao Brasil?

Bem se for de graça, que eu não sei se é o caso, e funcionar tem q aceitar sim.
Da mesma forma como a Aeronáutica propôs a doação de três aviões modelo T-27 Tucano para a Força Aerea Paraguaia. Caros colegas vcs acham q só pq são aviões usados os paraguaios não vão aceitar? Logico que vão. Por isso se for 0800(me perdoem se estiver enganado) o Brasil tem que aceitar sim. Agora lógico, se for oferecido para compra deve ser analizado para ver se a procedencia na compra dos aviões. E de maneira alguma o Tio Sam deve vir inspecionar coisa alguma, a menos que seja convidado a faze-lo pela FAB.
Avatar do usuário
guilhermecn
Sênior
Sênior
Mensagens: 853
Registrado em: Seg Ago 03, 2009 6:03 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceram: 4 vezes

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#8 Mensagem por guilhermecn » Sex Dez 18, 2009 7:30 am

Don escreveu:
P44 escreveu:
se os EUA oferece sucata aos aliados da NATO (Portugal por ex.) porque não há-de oferecer ao Brasil?

Bem se for de graça, que eu não sei se é o caso, e funcionar tem q aceitar sim.
Da mesma forma como a Aeronáutica propôs a doação de três aviões modelo T-27 Tucano para a Força Aerea Paraguaia. Caros colegas vcs acham q só pq são aviões usados os paraguaios não vão aceitar? Logico que vão. Por isso se for 0800(me perdoem se estiver enganado) o Brasil tem que aceitar sim. Agora lógico, se for oferecido para compra deve ser analizado para ver se a procedencia na compra dos aviões. E de maneira alguma o Tio Sam deve vir inspecionar coisa alguma, a menos que seja convidado a faze-lo pela FAB.
Não é bem assim não.Não sou contra receber "presentinhos", mas pelo menos deve-se ver o estado do equipamente, por que podem nos mandar uma bomba relógio.

Sobre o texto, que material é esse comprado do Tio SAm?? Meio esquisito esse texto
Enquanto ao oficial na base, acho comum membros de diferentes exercítos em diferentes países.Isso estimula o intercâmbio entre as forças e se um membro do EB pode ir a West Point, por que um americano não pode vir para o Brasil?
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill


Imagem
tell
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Set 06, 2009 7:46 am

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#9 Mensagem por tell » Sex Dez 18, 2009 8:51 am

Acho que há interesse nesse material e por isso não vejo problemas até na sua aquisição.
Há uma possibilidade muito grande em se adquirir tecnologia desses materiais.
Tambem, pode-se obter algum lucro na reciclagem, devido ao tipo de aço utilizado em alguns desses componentes.
Não há nenhum demerito nisso, desde que as forças possam aproveita-lo da melhor forma,
Avatar do usuário
Don
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Dez 07, 2009 10:58 pm

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#10 Mensagem por Don » Sex Dez 18, 2009 5:11 pm

Não é bem assim não.Não sou contra receber "presentinhos", mas pelo menos deve-se ver o estado do equipamente, por que podem nos mandar uma bomba relógio.

Sobre o texto, que material é esse comprado do Tio SAm?? Meio esquisito esse texto
Enquanto ao oficial na base, acho comum membros de diferentes exercítos em diferentes países.Isso estimula o intercâmbio entre as forças e se um membro do EB pode ir a West Point, por que um americano não pode vir para o Brasil?
Concordo o intercâmbio é importante, mas esse deve ser recíproco entre as nações do contrário eles não tem nda que inspecionar aqui.
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#11 Mensagem por alexmabastos » Sex Dez 18, 2009 5:41 pm

Ganesh escreveu:Não entendo muito sobre questões militares, por isso decidi perguntar aos colegas do Fórum se um texto que li na Internet tem alguma base sólida. A pessoa que o escreveu parece ter algum conhecimento, mas também parece gostar de causar certo alarde. Ponho abaixo um trecho do texto e vocês, por gentileza, podem dizer se há alguma verdade nisso:
Que Triste vergonha !!!
A pressão política e outras não confessáveis acabou vencendo o patriotismo brasileiro frouxo, a partir da edição do Plano Estratégico de Rearmamento das forças armadas do Brasil.

No dia 2 /junho/09 foi assinado uma acordo de cooperação militar Brasil/EEUU, para nossas FAs começarem a receber material bélico vencido, inservível, defasado tecnicamente, de uso inútil e muito deficiente, total lixo que os americanos não querem. E mais o Brasil se obriga a abrir os quartéis para vistoria periódica pelos oficiais americanos. Eu servi numa Unidade de Artilharia, organizada com obuses 155mm rebocados por tratores blindados, oriundos do final da guerra da Coréia / EEUU, acordo este, denunciado, sabiamente, pelo Ex- Presidente Ernesto Geisel. O mais humilhante do acordo é que freqüentemente, este lixo norte americano, era inspecionado pelo governo americano.
Confesso que fiquei preocupado com a possibilidade de ser certo o que foi dito acima. Se for verdade, será um verdadeiro absurdo e retrocesso na política de defesa nacional. Gostaria de saber se vocês têm alguma informação de em que estágio está esse tal Plano Estratégico de Defesa, se é que ele ainda existe, é claro. :?

Desde já agradeço.
Isso vai totalmente contra o que já foi por demais exposto e agora estamos vendo na prática ( programas de produção nacional de equipamentos de defesa - subs, tanques, aviões etc etc etc ). Acredito que esta afirmação ( do texto ) não vale sequer o esforço para comentários. Nem vou entrar na questão de que não há nem fonte colocada e etc...
Uma piada...

Alex
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#12 Mensagem por alexmabastos » Sex Dez 18, 2009 5:44 pm

Debatamos em cima de argumentos embasados em fatos reais e não em algo jogado do nada, de não sei quem, falando não sei o quê.

Alex
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#13 Mensagem por alexmabastos » Sex Dez 18, 2009 5:46 pm

Acho que poderiam trancar isso aqui. Quem colocou não reparou que já existe outro lugar para este assunto.

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... 11&t=13962

Alex
Avatar do usuário
Don
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Dez 07, 2009 10:58 pm

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#14 Mensagem por Don » Sex Dez 18, 2009 5:50 pm

de acordo , to indo para o outro fui!!!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: O Plano Estratégico de Defesa "afundou" mesmo?

#15 Mensagem por Túlio » Sex Dez 25, 2009 7:51 pm

:wink:
Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Trancado