EE-T1 Osório

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
TR-1700
Avançado
Avançado
Mensagens: 621
Registrado em: Ter Jun 07, 2005 10:58 pm
Localização: Buenos Aires - Argentina
Agradeceram: 28 vezes

Re: EE-T1 Osório

#151 Mensagem por TR-1700 » Ter Set 02, 2008 10:34 pm

pt escreveu:Só para recolocar a questão: ...
O Leopard-1 é um carro de combate contemporâneo do TAM, embora tenha uma blindagem absolutamente superior ao TAM. O canhão de 105mm é o mesmo, mas para perfurar a blindagem do Leopard-1, o TAM tem que se aproximar tanto, que é quase impossível não ser atingido antes, por causa da sua fraca blindagem.

Amigo pt:
No veo porqué teniendo el mismo cañón y casi la misma computadora de tiro y componentes ópticos, el TAM tenga que acercarse más al LEO 1 para dispararle, que lo que tenga que hacer el Leo para dispararle al TAM.
Por lo demás te doy la razón acerca del blindaje del tanque argentino, pero pensá que un proyectil de 105 mm deja fuera de combate a cualquiera de ellos, y la agilidad y velocidad son muy importantes a la hora de un enfrentamiento blindado.-

Si mi razonamiento no es incorrecto, los dos tanques deberían dar en el blanco a igual distancia. Seguramente el alcance de un Leo 2 será muy mayor, pero en la hipótesis de un combate entre un Leo 1 y un TAM, no veo otra ventaja en el Leo 1 más que su cámara termal en disparo nocturno, pues el proyectil penetra en uno tanto como en el otro.-

Por otro lado, comparto contigo que el Ejército Argentino, en un futuro no muy lejano, irá por un tanque superior al TAM, en peso y capacidades. Al principio, muy posiblemente será en un número reducido, tal vez como fuerza de elite, pero después irá sustituyendo sus Kurassiers por ese tanque más pesado, para dejar a los TAM en un segundo plano, ocupando el lugar que ahora ocupan los SK-105.-

El 120 mm. recién ha desembarcado en sudamérica, la historia recién empieza. Gracias a Dios, las excelentes relaciones que mantienen entre sí todos o casi todos los países de la región, va a hacer que el desembarco de los cañones de 120 mm. sea más lento de lo que hubiera sido en las décadas de los 60 70 y los 80.-

Te dejo mis saludos cordiales.-




Las Islas Malvinas, Georgias y Sandwich del Sur, fueron, son y serán Argentinas.-
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: EE-T1 Osório

#152 Mensagem por Bolovo » Ter Set 02, 2008 11:05 pm

Bah, que isso. Uma OBRA DE ARTE!! Se tivesse grana, mandava fazer um só pra mim!! :mrgreen:

Imagem


Tem gente que sonha com Ferrari, BMW e etc... meu sonho de consumo é isso aí da foto!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 400 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: EE-T1 Osório

#153 Mensagem por eligioep » Ter Abr 21, 2009 9:45 pm

Não sei se já postaram aqui ou se alguém viu o programa, mas é bom ouvir o relato de quem projetou (e hoje vive de recuperar o que sobrou no EB...) e ver algumas imagens!





Eu vi e vivi esta fase :D , no começo do meu tempo no EB, e é lamentável que hoje vejamos Leopard I sendo tratado como algo "novo", a nova esperança do EB.... :cry:




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 400 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: EE-T1 Osório

#154 Mensagem por eligioep » Ter Abr 21, 2009 9:57 pm

Mais um:





Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 400 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: EE-T1 Osório

#155 Mensagem por eligioep » Ter Abr 21, 2009 10:06 pm

Não tem nada a ver com o tópico, mas achei interessante:





A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

Re: EE-T1 Osório

#156 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Abr 22, 2009 5:54 pm

TR-1700 escreveu:
pt escreveu:Só para recolocar a questão: ...
O Leopard-1 é um carro de combate contemporâneo do TAM, embora tenha uma blindagem absolutamente superior ao TAM. O canhão de 105mm é o mesmo, mas para perfurar a blindagem do Leopard-1, o TAM tem que se aproximar tanto, que é quase impossível não ser atingido antes, por causa da sua fraca blindagem.

Amigo pt:
No veo porqué teniendo el mismo cañón y casi la misma computadora de tiro y componentes ópticos, el TAM tenga que acercarse más al LEO 1 para dispararle, que lo que tenga que hacer el Leo para dispararle al TAM.
Por lo demás te doy la razón acerca del blindaje del tanque argentino, pero pensá que un proyectil de 105 mm deja fuera de combate a cualquiera de ellos, y la agilidad y velocidad son muy importantes a la hora de un enfrentamiento blindado.-

Si mi razonamiento no es incorrecto, los dos tanques deberían dar en el blanco a igual distancia. Seguramente el alcance de un Leo 2 será muy mayor, pero en la hipótesis de un combate entre un Leo 1 y un TAM, no veo otra ventaja en el Leo 1 más que su cámara termal en disparo nocturno, pues el proyectil penetra en uno tanto como en el otro.-

Por otro lado, comparto contigo que el Ejército Argentino, en un futuro no muy lejano, irá por un tanque superior al TAM, en peso y capacidades. Al principio, muy posiblemente será en un número reducido, tal vez como fuerza de elite, pero después irá sustituyendo sus Kurassiers por ese tanque más pesado, para dejar a los TAM en un segundo plano, ocupando el lugar que ahora ocupan los SK-105.-

El 120 mm. recién ha desembarcado en sudamérica, la historia recién empieza. Gracias a Dios, las excelentes relaciones que mantienen entre sí todos o casi todos los países de la región, va a hacer que el desembarco de los cañones de 120 mm. sea más lento de lo que hubiera sido en las décadas de los 60 70 y los 80.-

Te dejo mis saludos cordiales.-
Blindados não são muito lá minha praia, mas vou dar meus 2 cents:

A blindagem frontal do Leopard 1A5 contra munição cinética está em torno de 450mm de equivalência de aço homogêneo.

A blindagem frontal do TAM contra munição cinética está em torno de 90 a 100 mm de equivalência de aço homogêneo.

Os argentinos, se não me engano, estavam utilizando para seus canhões de 105mm dos CC TAM s munição americana M728 ou a L52 inglesa, que perfura cerca de 280mm a 1km. Esta era a munição adquirida junto com os canhões de 105mm argentinos. Parece que eles andaram comprando há um tempo a munição israelense M111, que perfura 310mm a 2km.

Os Leo 1A5 brasileiros vem com munição alemã DM-63, que perfura 450mm a 2km.

Conclusão: a 2km um Leo 1A5 atravessa mais de dois TAM enfileirados. Na mesma distância, um TAM não atravessa a blindagem frontal do Leo 1A5. Na realidade um TAM tem que chegar a menos de 1 km para vencer a blindagem frontal do Leo 1A5.




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Carlos Mathias

Re: EE-T1 Osório

#157 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 22, 2009 6:05 pm

Possa mandar um "escrááááááácha"???? :mrgreen:




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: EE-T1 Osório

#158 Mensagem por Moccelin » Qui Abr 23, 2009 1:23 am

Mata a cobra e mostra o pau hehehehehehehe...

Agora imaginem as munições de alta pressão mais modernosas que podem ser atiradas pela CT-CV do nosso futuro 8x8... Junto com a capacidade hunter-killer dela!!! Seriam blindados sobre rodas derotando CCs!




The cake is a lie...
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 400 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: EE-T1 Osório

#159 Mensagem por eligioep » Qui Abr 23, 2009 9:33 am

Moccelin escreveu:..... Seriam blindados sobre rodas derotando CCs!
Não seria a 1ª vez.... Teve a Batalha do Cuíto-Cunavale, na guerra fratricida de Angola, na década de 80, onde os blindados 4x4 com canhão 90 mm sul africanos caçaram os T72 angolanos às dezenas. Como? Mobilidade e tiro pela retaguarda, nunca combate frontal ou lateral. Teve T72 abandonado no local sem nenhum risco de estilhaço. A proporção de perdas de Blindado S/R para CC foi de 20 CC abatido para 1 S/R.... :shock:




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: EE-T1 Osório

#160 Mensagem por Moccelin » Qui Abr 23, 2009 4:36 pm

Mas nesse caso foi por incopetência dos Angolanos quanto a operação? Ou não???

No caso do que deve ser o Urutu 8x8 105mm é diferente... Ele vai ter sistemas superiores à maioria dos MBTs atualmente em uso na américa do sul (acho que só perde, ou empata, com os Leo 2 Chilenos)... Mas estou falando de sistemas, logicamente se qualquer MBT acertar o primeiro tiro adeus blindado sobre rodas.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 410 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: EE-T1 Osório

#161 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Abr 23, 2009 5:44 pm

Moccelin escreveu:Mas nesse caso foi por incopetência dos Angolanos quanto a operação? Ou não???

No caso do que deve ser o Urutu 8x8 105mm é diferente... Ele vai ter sistemas superiores à maioria dos MBTs atualmente em uso na américa do sul (acho que só perde, ou empata, com os Leo 2 Chilenos)... Mas estou falando de sistemas, logicamente se qualquer MBT acertar o primeiro tiro adeus blindado sobre rodas.
A torre do Urutu será capaz de utilizar aquelas munições modernozas, que equivalem às munições 120mm de 1ª geração?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: EE-T1 Osório

#162 Mensagem por Moccelin » Qui Abr 23, 2009 6:02 pm

Sim... Se for a CT-CV (a escolha do pessoal técnico), o canhão Cockerill CV atira TODAS as munições existentes e em desenvolvimento de 105mm.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

Re: EE-T1 Osório

#163 Mensagem por R.A.Barros » Sex Abr 24, 2009 10:07 pm





VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: EE-T1 Osório

#164 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Jul 11, 2009 10:47 am

VOU USAR A MENSAGEM DE NOSSO COLEGA FORISTA REGINALDO BACCI NO TOPICO ABAIXO E APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA FAZER UMS QUESTIONAMENTOS QUE A MUITO TEMPO ME INTRIGA, PARA ISSO RESOLVI FAZER NESTE TÓPICO DEDICADO AO CC-OSÓRIO

Título: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??
Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu: Quanto as NFBR, segundo o planejamneto do EB o peso maximo das 8x8 não ultrapassaria as 20/22t. No plano de reequipamento do EB tem a apresentação das versões da NFBR, e delas não consta nada que se aproxime do conceito do VBCI francês.

abraços
Meu caro Carvalho,

Graças a Deus o pessoal do EB é muito inteligente para saber se aproveitar de uma boa ideia.

Durante os 14 anos que trabalhei na ENGESA sempre encontrei nos mesmos uma mente aberta dirigida para se obter do equipamento o melhor possivel.

Bacchi

Olá Reginaldo Bacci,


Aproveitando de sua experiência dentro da ENGESA, gostaria de saber de sua opnião a respeito dos CC Osório e o CT Sucuri II, afinal...esses veiculos realmente foram revolucionários pra sua época ou existiu muita desinformação sobre os mesmos? vez ou outra sempre leio comentários em fóruns, que aqueles veículos não foram tão excepcionais assim, que faltaria uma desenvolvimento maior, como você fez parte dessa história, haveria algum fundo de verdade nisso?

Grande abraço

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: EE-T1 Osório

#165 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jul 11, 2009 11:50 am

[/quote]

Olá Reginaldo Bacchi, aproveitando de sua experiência dentro da ENGESA, gostaria de saber de sua opnião a respeito dos CC Osório e o CT Sucuri II, afinal... esses veiculos realmente foram revolucionários para sua época ou existiu muita desinformação sobre os mesmos? Vez ou outra sempre leio comentários em fóruns, que aqueles veículos não foram tão excepcionais assim, que faltaria uma desenvolvimento maior, como você fez parte dessa história, haveria algum fundo de verdade nisso?

Gerson[/quote]

Nem o Osório, nem o Sucuri II foram revolucionários.

Poderíamos dizer que foram representantes do estado da arte, na ocasião em que foram projetados.

O que se pode dizer é que o projeto do Osório, foi um excepcional trabalho de engenharia, realizado por um grupo de engenheiros jovens, que jamais tinham projetado um veículo blindado de lagartas. Algo de que todos os brasileiros deveriam se orgulhar (Eu pelo menos me orgulho).

A única característica em que o Osório era superior aos seus concorrentes, era o sistema de tiro, o melhor disponível comercialmente (na época) para ser utilizado em carro de combate.

Tanto ele, como o Sucuri II, se tivessem sido adotados pelo EB, seriam veículos para serem utilizados por pelo menos mais 50 anos.

Eu previa na ocasião, para um futuro longínquo, a introdução de duas melhorias: suspensão ativa e carregamento automático.

Bacchi




Responder