EE-T1 Osório

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Maximos669
Júnior
Júnior
Agradeceu: 2 vezes

EE-T1 Osório

#1 Mensagem por Maximos669 » Sex Mai 09, 2008 11:50 pm

Pessoal, meu primeiro post aqui e tmb meu primeiro tópico :D

Pesso desculpas antecipadas se algum tópico igual já tenha sido criado,mas minha curiosidade me impede de procurar :lol:

Oque se deu do projeto EE-T1 Osório ??? Já era?? Não existe como toca-lo o EB mesmo ou outra empresa?? O EE-T1 Osório atualmente teria alguma real capacidade de combate, ou seria necessario de mudanças no projeto??
Alguma chansse de essa utopia voltar ???

Agradeço.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

Re: EE-T1 Osório

#2 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Mai 10, 2008 12:06 am

Maximos669 escreveu:Pessoal, meu primeiro post aqui e tmb meu primeiro tópico :D

Pesso desculpas antecipadas se algum tópico igual já tenha sido criado,mas minha curiosidade me impede de procurar :lol:

Oque se deu do projeto EE-T1 Osório ??? Já era??
O projeto do Osório foi muito bem sucedido, culminando num carro de série, que quase, mas quase foi vendido aos milhares.
Não existe como toca-lo o EB mesmo ou outra empresa?? O EE-T1 Osório atualmente teria alguma real capacidade de combate, ou seria necessario de mudanças no projeto??
Não. Seria mais fácil adotar as soluções do Osório, e montar algo completamente novo... Se nós utilizássemos o projeto original, teríamos que modernizar todo o projeto, que originaria outro projeto...
Alguma chansse de essa utopia voltar ???
Não.
Agradeço.
Opa!

Vai na busca, e procura por "Osório", que você acha muita coisa!

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1242 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#3 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mai 10, 2008 11:47 am

Se tivéssemos adquirido algumas unidades dele naquela época, hoje estaríamos melhor servidos do que com relação ao Leo 1A5.

Pelos próximos anos a prioridade do EB deve ser a finalização do Urutu III e, consequentemente, a aquisição do mesmo.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 10, 2008 3:09 pm

Eramos para ter uns 2500 Osorios pelo país. [000]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#5 Mensagem por Matheus » Dom Mai 11, 2008 11:27 am

Uns 200 T-90 já me fariam esquecer do Osório.... :lol:

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#6 Mensagem por Moccelin » Ter Mai 20, 2008 2:20 am

Bolovo escreveu:Eramos para ter uns 2500 Osorios pelo país. [000]
Não digo 2500, mas uns 250 eu acredito que sim, e de graça (se não me engano cada 10 Osórios exportados resultariam em um para o EB)... Mas o big stick vermelho e azul era maior que a varetinha verde e amarela naquela época, e provavelmente hoje também seria...

The cake is a lie...
Bolovo
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 20, 2008 3:35 pm

vilmarmoccelin escreveu:
Bolovo escreveu:Eramos para ter uns 2500 Osorios pelo país. [000]
Não digo 2500, mas uns 250 eu acredito que sim, e de graça (se não me engano cada 10 Osórios exportados resultariam em um para o EB)... Mas o big stick vermelho e azul era maior que a varetinha verde e amarela naquela época, e provavelmente hoje também seria...
A questão do Osorio não foi bem essa não.

Essa de que os americanos nos passaram a perna, não foi bem assim.

Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#8 Mensagem por Brigadeiro » Ter Mai 20, 2008 4:29 pm

Bolovo escreveu:
vilmarmoccelin escreveu: Não digo 2500, mas uns 250 eu acredito que sim, e de graça (se não me engano cada 10 Osórios exportados resultariam em um para o EB)... Mas o big stick vermelho e azul era maior que a varetinha verde e amarela naquela época, e provavelmente hoje também seria...
A questão do Osorio não foi bem essa não.

Essa de que os americanos nos passaram a perna, não foi bem assim.
Eu nunca consegui entender direito a história do Osório... Uns dizem que os americanos "passaram a perna", outros dizem que foram os sauditas que fizeram uma média para ter os Abrams, outros dizem que não ganhou porque não era tão bom assim...

Afinal, o que aconteceu? :? :?

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#9 Mensagem por helio » Ter Mai 20, 2008 5:37 pm

Amigos
O Osorio poderia ter sido um otimo blindado.O que aconteceu na verdade foi uma sucessao de equivocos, principalmente por parte do fabricante.
1) A ENGESA resolveu jogar todas as fichas num projeto caro, e que as chances de concretizar a venda para os arabes eram remotas
2) Se o Osorio fosse realmete muito superior ao M1, poderia-se optar pela escolha dele ,mas evidentemente o M1 por ser norte-americano, e por tras dele todo uma estrutura jah existente, era evidente que o Osorio era um azarao ( o Osorio tinha apenas prototipo enquanto, o M1 jah estava em producao e em uso no exercito americano.)
3) O Osorio apesar de ter se saido muito bem nos testes, por ser um prototipo necessitaria ainda de muitos acertos antes de entrar em producao. Por exemplo: em suas especificacoes constava o peso, mas em nenhum momento citaram a espessura de sua blindagem. Por que? Porque nem a ENGESA sabia ainda qual seria a espessura do modelo de serie. Eh sabido , que ao adotar uma espessura requerida pelo comprador, na maioria dos casos o peso deve subir consideravelmente. Se ao inves dos declarados 32 ton de peso , ao colocar os equipamentos solicitados pode aumentar de tal forma o peso que comprometeria o desempenho mostrado nos testes. Por exemplo o AMX-30 tinha inicialmente esta nomenclatura por pesar 30ton(o prototipo). Vejam agora quanto pesava o modelo de serie!!!
4) Depender de exportacao para poder dar uma sobrevida a ENGESA foi fatal, ainda mais se o EB nao adquiriria nenhum, e sim receber de bonificacao 10% da exportacao.
5) O governo brasileiro nao podia mais estender emprestimos complementares numa empresa que ja devia muito
6) O momento mundial apos o fim da Uniao Sovietica, colcou um monte de armas no mercado a preco de banana, pois a guerra fria tinha terminado.
7) O governo militar tinha acabado no Brasil, e as coisas para andar passaram a depender de aprovacao do congresso
8) Resumindo:A megalomania do presidente da ENGESA nao enxergou o panorama mundial, nem o futuro politico do pais

Lendas sao contados a respeito do Osorio, mas para os olhos das industrias belicas do primeiro mundo, o Osorio foi um sonho de uman oite de verao.

Um abraco

Helio

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#10 Mensagem por jauro » Ter Mai 20, 2008 9:15 pm

Ou seja a ENGESA pulou a cerca com a ARABIA, engravidou e pariu o Osório.
Os árabes não adotaram a cria. Nesta altura, como foi concebido pelos padrões Árabes, o EB não quiz adotar filho alheio, pois não tinha nehuma característica (ROBs) para nosso s posssíveis TOs. A Engesa virou mãe solteira e não conseguiu dar conta do bastardo (Osório). Fora o calote de 250 Vtr EE25 que não entregou e também não pagou a multa de recisão de contrato. Essa eu vi, ainda estava lá!

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 20, 2008 9:33 pm

Ou seja, os Árabes é que no final das contas estavam certos. Imagina se eles compram os blindados de uma empresa frágil, mal administrada e que fatalmente quebraria anos à frente? Infelizmente criou-se um mito em torno do Osório que é difícil de ser quebrado.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 20, 2008 9:40 pm

Mas compramos ano passado 250 tanques semelhantes com os Osorios 105mm de 1985...

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#13 Mensagem por helio » Ter Mai 20, 2008 10:24 pm

Bolovo
Vc tem toda razão pois os Leopard 1 são de uma geração anterior ao Osorio.
Entretanto considere-se que na época do Osório (1985-91) o EB não tinha recursos para bancar a produção do Osorio, e mais os Leo 1A5 que estão vindo 17 anos depois custaram muito menos que o Osório.
Com o Osorio triamos tecnologia, mas engana-se se imaginar que teriamos independencia quanto a peças, pois quase tudo no Osório (canhão,suspensão,equipamentos para tiro etc..) eram importados.
Se a ENGESA continuasse a focar a sua produção em veículos convencionais, aguardando um momento de maior prosperidade (hoje por exemplo) sem duvida o Osorio seria produzido e fazia parte do inventário do EB .

Um abraço
Hélio

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#14 Mensagem por Moccelin » Ter Mai 20, 2008 10:45 pm

E o pior é que o Osório acabou por assassinar qualquer possibilidade do Tamoyo 3 ir para frente e talvez ser comprado pra atuar junto com os M-41C. Pra época ele era muito mais lógico para o EB do que o Osório, um carro de combate leve, ágil, e com bons sistemas, não a nata da nata, mas bons e relativamente baratos.

The cake is a lie...
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#15 Mensagem por rodrigo » Ter Mai 20, 2008 11:08 pm

Pensei que o Osório era o melhor do mundo :wink:

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,