Mas teus queridos já fizeram um que quase chega lá, tão tentando imitar de todas as formas as manobras, mas o bichinho é limitado demais.
Mas o tortinho só voa em linha reta mesmo coitado, é muito ruinzinho.
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Mas o tortinho só voa em linha reta mesmo coitado, é muito ruinzinho.
Sem gozacao CM...o Su-35 com TVC manobra muito, principalmente a baixas velocidades, regime no qual ocorrem essas manobras.Carlos Mathias escreveu:Isso é prá quem pode, avião torto não pooooode!
Mas teus queridos já fizeram um que quase chega lá, tão tentando imitar de todas as formas as manobras, mas o bichinho é limitado demais.
Mas o tortinho só voa em linha reta mesmo coitado, é muito ruinzinho.
Roberto escreveu:So por curiosidade...
Quais as taxas de giros instantaneas e sustentadas subsonica e supersonica do Su-35? do Su-30? so Su-27?
Limites de AoA? E do Typhoon?
Eu também faço esse questionamento quando dizem que as aeronaves mais manobráveis em combate são os caças da família Su-27. Recentemente o Coronel da USAF disse que pilotos experientes de F-15 e F-16 conseguiram vencer os Su-30 indianos e em sua entrevista ele falou que a taxa de giro sustentada do F-15 é de 15-16 graus e do F-22 chega a 28 graus e a do Su-30 em 22-23 graus. Eu sou leigo sobre quais fatores influenciam no momento do combate aéreo, mas já ouvi dizer que a taxa de giro sustentada é um fator muito importante; pelos dados citados pelo Coronel o Raptor, em combate aproximado, é melhor que a família Flanker, pois o Su-30 é um dos modelos mais manobráveis dessa família de caças extraordinários, e ainda assim fica atraz do Raptor. Eu sei que fatores como aceleração também são muito importantes no combate e o caça com melhor motorização também ficará em vantagens nesses encontros.
Sobre o Eurofighter eu não tenho informações sobre sua taxa de giro mas creio que como um caça de menor tamanho e com uma excelente motorização, Nas velocidades em que os combates aéreos são travadas ele seria um oponente à altura ou até mesmo superior à família Flanker.
Eu já assisti e fiquei impressionado com muitos vídeos do Su-27 em suas manobras excepcionais, mais essas manobras são feitas a velocidades bem abaixo da velocidade em que os enfrentamentos são feitos. E, como não sabemos o comportamento de todos esses caças nesses momentos, creio que ficamos sempre no campo especulativo sobre qual caça é o mais manobrável em combate.
Minha opinião é claro.
TVC não AUMENTA "taxa de giro", a não ser a velocidades muitissimo baixas.Carlos Mathias escreveu:O importante é conseguir fazer a curva no menor raio possível. Ora, se um caça tem TVC e aerodinamicamente ele já é excepcional, caso da família Flanker, é óbvio que ele vai curvar em menor raio.
Isso é consenso gente, os caças da família SU-27 são os melhores em manobrabilidade.
Menino tais brincando com fogo , mas você está certo, os combates ar-ar em geral são feitos em velocidades próximas a do som, e dificilmente abaixo dos 800 kms/h. Daí a força g´s que um caça de 4ª geração pode fazer, já são muito maiores que um ser humano é capaz de aguentar por mais de uns 5 minutos.Roberto escreveu:É isso que eu tenho notado em algumas leituras que tenho feito, tanto aqui no DB quanto em outros lugares, no combate aéreo em velocidades de 0,7 a 0,9 mach a utilidade do TVC como o supra-sumo no combate aéreo não fica assim tão evidente. Eu já vi cenas de filmes e animações na net um piloto de flanker fazendo a manobra cobra pra fugir de um míssil, eu gostaria de saber se é possível efetuar essa manobra voando perto da velocidade do som, e quais os efeitos que isso teria sobre um piloto.
Um outro questionamento que eu faço: em aviões de combate há distinção entre manobrabilidade e agilidade? Se sim, qual é a característica mais relevante? A primeira ou a segunda?