Valdemort escreveu:Leandro
Eu li aqui no DB que o casco do projeto nacional teia algo com 10,7 de diametro , isso daria um Sub de grandes proporções .
Tambem li que o nosso reator e grande pra esse Barracuda , será que esse casco Françes seria adaptado ?
Como comentei no meu post anterior, é possível utilizar os subconjuntos estruturais de um sub para projetar outro diferente, mas o diâmetro do casco é um parâmetro que não permite mudanças. Se o reator RENAP-50 que está sendo desenvolvido para o SNB tem uma altura máxima maior que o diâmetro de casco maior que o do barracuda então três opções:
- Projetar um casco novo de maior diâmetro: os franceses com certeza podem fazer isso, mas vai ficar mais demorado e caro que apenas aproveitar os componentes pré-existentes do barracuda.
- Re-projetar o Reator: talvez seja possível redesenhar o reator para caber em um diâmetro de casco menor. O esforço aí é brasileiro, não depende dos franceses.
- Incluir "ressaltos" no casco do Barracuda: os franceses já fizeram isso, aplicando ressaltos cilíndricos ao casco de pressão de 12,5 metros da classe Triomphant, para que ele pudesse acomodar lado-à-lado dois mísseis mísseis M-5 com de 12 metros de comprimento. Pode-se pensar em algo parecido para o SNB. Depois o desenho da vela poderia ser extendido para trás para cobrir o ressalto, eliminando problemas hidrodinâmicos.
Pode parecer uma "acoxambração", mas um ressalto assim com uma escotilha superior poderia até mesmo facilitar a instalação e manutenção do reator. Quem sabe não é uma solução interessante?
Um abraço,
Leandro G. Card