Diesel X Nuclear

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Diesel X Nuclear

#1 Mensagem por Roberto Dias » Sáb Nov 15, 2008 10:09 pm

Não sou nenhum especialista em assuntos navais, mas algo me chama muito a atenção com relação ao plano de defesa: O desenvolvimento do submarino nuclear, não que eu seja contra, já que o desenvolvimento desta tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de muitas outras, principalmente as ligadas ao setor de energia, mas sim pelo fato dos submarinos diesel serem colocados em segundo plano, e serem eles considerados muito mais eficientes para defesa do que os "nukes", estes empregados para ataque, cuja versão brasileira, nem parece ser direcionada para isto. Silenciosos e difícieis de detectar, os diesels são vistos pelos EUA Navy como a maior ameaça para esquadras, e inclusive os alemães são considerados os melhores, nossos antigos parceiros. Agora com a colocação da França neste setor, me pergunto o que acontecerá com nossos antigos diesels?




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Re: Diesel X Nuclear

#2 Mensagem por Marino » Sáb Nov 15, 2008 11:52 pm

Continuarão operando, modernizados com sistemas LM.




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Re: Diesel X Nuclear

#3 Mensagem por Roberto Dias » Seg Nov 17, 2008 5:00 pm

...mas a família alemã/brasileira será continuada, ou os novos sub-diesel serão agora todos de tecnologia francesa?




Carlos Mathias

Re: Diesel X Nuclear

#4 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 17, 2008 5:27 pm

Corrija-me se estiver errado Marino.

Daqui prá frente, só sub francês.




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Re: Diesel X Nuclear

#5 Mensagem por talharim » Seg Nov 17, 2008 5:33 pm

Para nossa condição de mar aberto a melhor escolha é o nuclear.

O Brasil deveria possuir futuramente apenas classes de subs nucleares.

Na primeira intenção de ameaça teríamos condição de enviar matilhas de caçadores assassinos em qualquer lugar do globo.




"I would rather have a German division in front of me than a French

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Re: Diesel X Nuclear

#6 Mensagem por talharim » Seg Nov 17, 2008 5:36 pm

Temos acesso privilegiado a todos os oceanos do mundo e a grande maioria dos mares.

Somos abençoados Deus nos ordena o uso de larga escala de submarinos nucleares.

Não vamos desapontá-lo.




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Re: Diesel X Nuclear

#7 Mensagem por Marino » Seg Nov 17, 2008 7:02 pm

Carlos Mathias escreveu:Corrija-me se estiver errado Marino.

Daqui prá frente, só sub francês.
Correto, todos os convencionais serão franceses.
Abração




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Re: Diesel X Nuclear

#8 Mensagem por joao fernando » Seg Nov 17, 2008 7:41 pm

Talharim cada vez mais Cerebro (da dupla Pink e Cerebro...) Vamos dominar o mundo!!!




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Diesel X Nuclear

#9 Mensagem por Roberto Dias » Ter Nov 18, 2008 8:27 pm

Mas o Scorpene é realmente superior as versões alemães ou é mais um caso de lobby político? Vi recentemente um documentário sobre uma versão alemã (U-214?), acho que no Discovery, ou History chanel, que era dada como a mais avançada do mundo.




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Re: Diesel X Nuclear

#10 Mensagem por Junker » Ter Nov 18, 2008 11:00 pm

Deve ter sido o texto mais repetido no DB pelo colega Marino, mas aí vai:
Marino escreveu:Caro amigo, estas dúvidas já foram sanadas em vários posts, em diferentes tópicos.
Vamos ver:
1) O pensamento da MB foi, é, e será um só. O que ocorreu foi a MB dizendo claramente ao governo: ou tornam o programa nuclear um programa de Estado, ou a MB, que não suporta mais bancá-lo com seu próprio orçamento, vai fechá-lo, com todas as consequências para o país. O governo sabia que era verdade, o quanto o programa trouxe para o Brasil, tinha intenção de expandir as usinas nucleares e precisava garantir o fornecimento de urânio enriquecido, sabia que na situação internacional que ora vivemos, ou já tínhamos capacidade, ou não teríamos mais. E o governo assumiu o programa.
Não há possibilidade de mudança de pensamento. Na verdade, ele nunca mudou.
2) Nada foi assinado com os alemães.
Havia a intenção da MB em continuar com a linha alemã, que era a solução mais natural a seguir. Mas dando a "peleja" ganha, os alemães partiram para obter o maior lucro possível, entre outras coisas.
As imposições foram muitas:
- não formariam mais engenheiros brasileiros, pois estariam formando futuros competidores;
- não aceitaram as mudanças de projeto pretendidas pelos engenheiros brasileiros;
- não aceitavam a compra direta de sobressalentes nas fábricas, criando uma subsidiária, a MARLOG, que cobrava de 30 a 80% mais caro pelos sobressalentes;
- o mais importante: não tinham tecnologia de sub nuclear.
A siderúrgica, que colocavam como off-set, já era parte do planejamento estratégico da Thyssen, tanto que sua construção prosseguiu.
Quanto ao 1 sub alemão, por 4 subs franceses, tire sua conclusão, e acrescente na lista acima.
3) ou seja: não há, nem nunca houve, insegurança por parte da MB. Simplesmente ela soube dar o recado para o governo, e soube preservar os interesses nacionais na negociação internacional que vai dotá-la de um meio imprescindível.
Quem viver, verá.
viewtopic.php?f=2&t=13779&p=4822083&#p4822083

Esqueça o lobby alemão do Poder Naval.

:wink:




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Re: Diesel X Nuclear

#11 Mensagem por Roberto Dias » Qua Nov 19, 2008 11:31 pm

Junker escreveu:Deve ter sido o texto mais repetido no DB pelo colega Marino, mas aí vai:
Marino escreveu:Caro amigo, estas dúvidas já foram sanadas em vários posts, em diferentes tópicos.
Vamos ver:
1) O pensamento da MB foi, é, e será um só. O que ocorreu foi a MB dizendo claramente ao governo: ou tornam o programa nuclear um programa de Estado, ou a MB, que não suporta mais bancá-lo com seu próprio orçamento, vai fechá-lo, com todas as consequências para o país. O governo sabia que era verdade, o quanto o programa trouxe para o Brasil, tinha intenção de expandir as usinas nucleares e precisava garantir o fornecimento de urânio enriquecido, sabia que na situação internacional que ora vivemos, ou já tínhamos capacidade, ou não teríamos mais. E o governo assumiu o programa.
Não há possibilidade de mudança de pensamento. Na verdade, ele nunca mudou.
2) Nada foi assinado com os alemães.
Havia a intenção da MB em continuar com a linha alemã, que era a solução mais natural a seguir. Mas dando a "peleja" ganha, os alemães partiram para obter o maior lucro possível, entre outras coisas.
As imposições foram muitas:
- não formariam mais engenheiros brasileiros, pois estariam formando futuros competidores;
- não aceitaram as mudanças de projeto pretendidas pelos engenheiros brasileiros;
- não aceitavam a compra direta de sobressalentes nas fábricas, criando uma subsidiária, a MARLOG, que cobrava de 30 a 80% mais caro pelos sobressalentes;
- o mais importante: não tinham tecnologia de sub nuclear.
A siderúrgica, que colocavam como off-set, já era parte do planejamento estratégico da Thyssen, tanto que sua construção prosseguiu.
Quanto ao 1 sub alemão, por 4 subs franceses, tire sua conclusão, e acrescente na lista acima.
3) ou seja: não há, nem nunca houve, insegurança por parte da MB. Simplesmente ela soube dar o recado para o governo, e soube preservar os interesses nacionais na negociação internacional que vai dotá-la de um meio imprescindível.
Quem viver, verá.
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Esqueça o lobby alemão do Poder Naval.

:wink:
Se realmente for nestas condições justifica a troca da tecnologia, por interesse de soberania, mas comparando o equipamento, qual dos dois é o mais eficiente em termos de diesel?




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Re: Diesel X Nuclear

#12 Mensagem por Marino » Qui Nov 20, 2008 7:17 pm

Os relatos que a MB recebe dos Scorpene são espetaculares.




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Re: Diesel X Nuclear

#13 Mensagem por Jin Jones » Qui Nov 20, 2008 7:34 pm

Mas é lógico Marino !
Desde quando o almirantado iria dar atestado de B..... ?

Não importa as reais capacidades desse submarino, se são incríveis ou bem limitados, o que acontece, que o Scorpene da FR é a única opção possível no mercado, tirando os SSK Germânicos.

Se só tem tu, vai tu mesmo :roll:

Agora que tenham no mínimo o bom senso de fazer uma versão desse SSK com requisitos de sistemas que atendam as necessidades da MB, e não pacotão pronto.
Pra mim deveria ser uma versão do Barracuda com sistemas da LM, mas ai nós teríamos ai um S-80 genérico e isso a francesada não iria querer nem a pau.

Abraços
Jin




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Re: Diesel X Nuclear

#14 Mensagem por Jin Jones » Qui Nov 20, 2008 7:41 pm

joao fernando escreveu:Talharim cada vez mais Cerebro (da dupla Pink e Cerebro...) Vamos dominar o mundo!!!
Essa foi ótima [003] :mrgreen: [003]

O duro é saber quem é quem

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Re: Diesel X Nuclear

#15 Mensagem por Marino » Qui Nov 20, 2008 7:44 pm

Jin Jones escreveu:Mas é lógico Marino !
Desde quando o almirantado iria dar atestado de B..... ?

Não importa as reais capacidades desse submarino, se são incríveis ou bem limitados, o que acontece, que o Scorpene da FR é a única opção possível no mercado, tirando os SSK Germânicos.

Se só tem tu, vai tu mesmo :roll:

Agora que tenham no mínimo o bom senso de fazer uma versão desse SSK com requisitos de sistemas que atendam as necessidades da MB, e não pacotão pronto.
Pra mim deveria ser uma versão do Barracuda com sistemas da LM, mas ai nós teríamos ai um S-80 genérico e isso a francesada não iria querer nem a pau.

Abraços
Jin
Só vamos saber depois de assinado o contrato.
Até lá, só especulação.
Mas digo que os franceses estão "muito receptivos".




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