(EDIT MOD) Lança-Rojões, qual o melhor, se é que tem.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
centropomus
Júnior
Júnior

(EDIT MOD) Lança-Rojões, qual o melhor, se é que tem.

#1 Mensagem por centropomus » Sex Set 26, 2008 8:30 am

Após vários e vários filmes sobre esses conflitos no Oriente Médio, nota-se claramente que há ou por parte dos cineastas ou por parte daquele povo uma predileção por RPG como estes deste link de origem iraniana ( http://uskowioniran.blogspot.com/2008/0 ... heads.html )......alguém saberia informar o porque de tão grande preferência por este tipo de armas, já que o recarregamento demandaria segundos fatais , ou ainda o transporte destas peças não deve ser nada comodo, ou ainda a munição deve ser de alto teor de risco durante o transporte......ainda assim fico imaginando o porque desta escolha se uma granada de mão pode fazer o mesmo efeito........??????????

Que venham as opiniões abalizadas...... [004] [004] [004]

*E quem quiser perder um tempinho....verá praticamente todo o arsenal iraniano, incluído alguns de seus caças com imagens do Google.

Editado pela última vez por centropomus em Sex Set 26, 2008 3:07 pm, em um total de 1 vez.
brasileiro
Jacobs
Sênior
Sênior

Re: Morteiros.......qual o melhor......se é que tem.

#2 Mensagem por Jacobs » Sex Set 26, 2008 10:04 am

Não sei, mas a preferência pode ser porque o morteiro pode disparar munição mais longe.

Talvez o uso do morteiro seja subtituido pelo lança-granadas atachado ao fuzil.

Imagem
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#3 Mensagem por Guerra » Sex Set 26, 2008 10:41 am

O link leva a um RPG, que é um lança-rojão.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 222 vezes
Agradeceram: 532 vezes

#4 Mensagem por delmar » Sex Set 26, 2008 12:41 pm

SGT GUERRA escreveu:O link leva a um RPG, que é um lança-rojão.
Talvez o companheiro centropomus esteja confundindo morteiro com RPG. Digo isto por nunca ter visto pessoas carregando morteiros nas reportagens, mas é comum combatentes serem filmados levando RPG.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 3324 vezes

#5 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 26, 2008 1:18 pm

Até pode ser um RPG feito no Irão, mas o RPG foi desenhado na URSS usando um modelo alemão.

Morteiro é isto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Morteiro

Lança-roquetes/canhão sem-recuo/lança-rojão/etc:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lan%C3%A7a ... as-foguete

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Ogun K-9
Avançado
Avançado

#6 Mensagem por Ogun K-9 » Sex Set 26, 2008 1:42 pm

Não sei se responde a sua pergunta,mas esse link tem um texto que acho interessante(se quiser saber sobre morteiro e não so bre lança rojão).

http://members.tripod.com/~ZIPrpg/guerra/morteiro.htm

Nascido de alma caudilha- nem por isso menos franca -Deus te deu essa cor branca que até de noite rebrilha.Lua do herói na coxilha,por onde eu for, onde eu ande e sem que ninguém me mande eu te canto, troféu mudo que é puro neste Rio Grande!
centropomus
Júnior
Júnior

#7 Mensagem por centropomus » Sex Set 26, 2008 1:59 pm

Erro meu........é RPG mesmo.

brasileiro
Guerra
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Guerra » Sáb Set 27, 2008 10:54 am

centropomus escreveu:Erro meu........é RPG mesmo.
centropomus, a função do RPG é igual a qualquer outro lança-rojão já fabricado. Aumentar o poder de fogo da infantaria.
O grande uso dos RPG, por parte de alguns exércitos tem a ver com minha fixação pelo can 84.
Eu vou explicar...

A infantaria é combate aproximado, certo? Ainda não inventaram nada melhor que o fuzil de assalto para combater assim. è a arma que todo mundo quer para enfrentar o inimigo olho no olho. Mas para isso você precisa se aproximar do inimigo. É ai entra o fogo e movimento.
Na teoria, para se aproximar do inimigo é preciso um grande volume de fogos, para causar baixas ou pelo menos fixa-lo na posição, para ser destruido no mano a mano.

O exércio americano desenvolveu uma enorme quantidade de armas que funcionam em sincronia para apoiar essa aproximação.
Na guerra deles, enquanto a infantaria se aproxima de uma posição, uma enorme quantidade de fogos esta caindo naquela posição até o momento do assalto. Isso sem contar que a essa altura o inimigo não tem mais carros de combate nem artilharia.

Bom, mas essa é a guerra dos ricos, e a guerra dos pobres? E quem não tem armas modernas e um comando e controle de ultima geração capaz de dar sincronia a essas armas? E o pobre que nem sempre vai ter apoio de fogo do escalão superior, e vai ter que se virar com o que tem?
É simples, o pobre aumenta o poder de fogo das frações de infantaria.
Para o pobre, que não tem satelites, visão não-sei-o-que etc, quem vai ter que destruir o inimigo e tomar a decisão de empregar a arma certa para isso, é quem vai estar assistindo o combate na primeira fila.
Então, se eu estou movimentando meu pelotão em direção ao inimigo, minha grande dor de cabeça são os tiros diretos do inimigo, porque, pelo menos em tese, se eu estou atacando, o coitado é tão pobre quanto eu, e tem mais possibilidade de mim atingir com tiros diretos do que com fogos de artilharia, por exemplo. E se ele esta me atingindo eu posso atingi-lo também. E qual é a arma que eu posso usar para destrui-lo nessa situação (veja que ainda estamos na aproximação)? Para mim é o canhão 84, mas como o o canhão não dotação de fração, eu vou ter usar o poder de fogo dos GCs.

Portanto, se os pobres usam muito o RPG, ponto para eles. Eu acho que deveriamos estar nesse barco.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6948 vezes
Agradeceram: 7209 vezes
Contato:

Re: (EDIT MOD) Lança-Rojões, qual o melhor, se é que tem.

#9 Mensagem por Túlio » Dom Set 28, 2008 12:49 pm

Com o perdão do colega Centropomus (que diabos quer dizer isso, POWS???) eu editei o título do tópico para evitar que alguém entre pensando erradamente que vai acompanhar uma discussão sobre morteiros, tá tri? Foi o MEU caso...heheheheh

EXCELENTE o post do Guerra véio. Pessoalmente, tenho uma especial predileção pelo RPG7, considero-o, mesmo sabendo que é bem antigo, o mais moderno e eficaz lança-rojões em operação. É uma ARMA, portanto recarregável, podendo sê-lo com uma variedade de munições que incluem ogivas tandem, imprescindíveis contra CCs com blindagem reativa; termobáricas, mortais contra forças protegidas em/por locais fechados/veículos leves; HEFRAG contra frações de Infantaria em campo aberto. Que outro lança-rojões tem isso? Os concorrentes geralmente são MUNIÇÕES, não armas, como o LAW, o AT-4 e seu xerox brazuca, o ALAC, os RPGs Russos mais modernos e similares. Aliás, concorrentes verdadeiros para o RPG7 são os CANHÕES SEM RECUO, como o citado Carl Gustav e estes perdem por serem maiores e mais pesados, além de muito mais caros, arma e munição.

PS.: Guerra véio, PELAMORDEDEUS, tira essa mosca FDP da assinatura, POWS, volta e meia me esqueço e fico metendo o dedo, tentando matar a desgranhuda...

Aliás, ontem mesmo estava lendo um post teu e a nêga véia veio ver se eu estava chineando na net, viu que era o DB e, olhando para o monitor: "Tem um bicho andando na tela do monitor, viste?" [003]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por A.K. for T-7 » Dom Set 28, 2008 1:14 pm

Pode crer, Túlio. Outro dia dei uma porrada no meu LCD novinho que caiu para trás e quase quebrou...

Quanto a Lança-Rojões/Canhões sem Recuo, meu voto é para o Carl Gustav. Ele tem a mesma variedade de munições do RPG, mas é bem mais preciso do que este. Não adianta você ter uma puta munição, como a 7VR que é uma fura-tudo, mas que não acerta um blindado em movimento a mais de 150m, além de ser mandada longe por qualquer vento lateral.

O Carl Gustav, com seu sistema de tubo raiado e seus projéteis mais aerodinâmicos e com formato mais uniforme, se combinam para apresentar um comportamento mais preciso e consistente que a arma russa: você mira e acerta no que está mirando. Por isso que você vê Carl Gustav com luneta de tiro e telêmetro laser de qualidade, porque eles realmente aumentam o potencial da arma, ou seja, a arma é precisa o suficiente para justificar seu uso. Com a munição HEFRAG, é como ter um morteiro de 81mm de tiro direto, com uma precisão de 1m a 300m... Nada melhor que este poder de destruição para mandar pelos ares uma posição fortificada com uma GPMG que esteja dando trabalho, ou para desentocar um Sniper inimigo...

Por sinal, na LAAD passada fotografei uma munição nova do Carl Gustav que ainda não vi em lugar nenhum... Vou ver se faço uma nota para o Defesanet sobre ela: é uma munição HEAT e Termobárica combinada, para uso geral e combate urbano, com dois modos de uso: impacto e retardo... MUUUITO interessante...

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por ZeRo4 » Dom Set 28, 2008 1:33 pm

Beraldi, talvez o problema seja o custo... como o Guerra falou é arma de pobre. Quanto deve custar um lançador e as granadas para o Carl Gustav? mas de resto concordo com a sua análise...

E sobre o RPG-29??? será que ele tem uma performance melhor em termos de precisão?

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#12 Mensagem por jauro » Dom Set 28, 2008 4:45 pm

Não vejo concorrência entre LRoj (RPG) e Can SR, independentemente de suas marcas, pelo menos no EB.
Basta que se veja onde e como são empregadas:
Os Can SR são empregados nos pelotões de apoio e pelotões AC para apoiar as frações de 1º Escalão no combate AC seja em que tipo de Op for (Def, Ofs). Já os L Roj são armas empregadas nas Sec Cmdo das SU de Btl, Rgt e Gpo, etc para a defesa anti-carro de PCmdo instalações logísticas de variadas naturezas postos rádios etc.
Por isso não concorrem e sim se complementam.
Na Cia Inf os atiradores de RPG ou L ROG são os Mec, Mot, Corneteiros e Elm de Sup e Comunicações. Arma (LRoj ou RPG) essencialmente AC, defensiva e de proteção final.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Guerra
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por Guerra » Dom Set 28, 2008 5:41 pm

jauro escreveu:Não vejo concorrência entre LRoj (RPG) e Can SR, independentemente de suas marcas, pelo menos no EB.
Basta que se veja onde e como são empregadas:
Os Can SR são empregados nos pelotões de apoio e pelotões AC para apoiar as frações de 1º Escalão no combate AC seja em que tipo de Op for (Def, Ofs). Já os L Roj são armas empregadas nas Sec Cmdo das SU de Btl, Rgt e Gpo, etc para a defesa anti-carro de PCmdo instalações logísticas de variadas naturezas postos rádios etc.
Por isso não concorrem e sim se complementam.
Na Cia Inf os atiradores de RPG ou L ROG são os Mec, Mot, Corneteiros e Elm de Sup e Comunicações. Arma (LRoj ou RPG) essencialmente AC, defensiva e de proteção final.
Coronel, a comparação do can com o RPG vem da pergunta incial do topico. Alguns paises utilizam os RPGs para missões onde seria empregado um can.

Por isso que eu acho que aqui no Brasil deveriamos estar procurando o meio termo entre os dois comentários abaixo (Tulio e Beraldi):
EXCELENTE o post do Guerra véio. Pessoalmente, tenho uma especial predileção pelo RPG7, considero-o, mesmo sabendo que é bem antigo, o mais moderno e eficaz lança-rojões em operação. É uma ARMA, portanto recarregável, podendo sê-lo com uma variedade de munições que incluem ogivas tandem, imprescindíveis contra CCs com blindagem reativa; termobáricas, mortais contra forças protegidas em/por locais fechados/veículos leves; HEFRAG contra frações de Infantaria em campo aberto. Que outro lança-rojões tem isso? Os concorrentes geralmente são MUNIÇÕES, não armas, como o LAW, o AT-4 e seu xerox brazuca, o ALAC, os RPGs Russos mais modernos e similares. Aliás, concorrentes verdadeiros para o RPG7 são os CANHÕES SEM RECUO, como o citado Carl Gustav e estes perdem por serem maiores e mais pesados, além de muito mais caros, arma e munição.
Quanto a Lança-Rojões/Canhões sem Recuo, meu voto é para o Carl Gustav. Ele tem a mesma variedade de munições do RPG, mas é bem mais preciso do que este. Não adianta você ter uma puta munição, como a 7VR que é uma fura-tudo, mas que não acerta um blindado em movimento a mais de 150m, além de ser mandada longe por qualquer vento lateral.
Na minha opinião, temos espaço para as três armas (ALAC, RPG, e can 84) na nossa infantaria. Depois eu explico com mais tempo.

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por A.K. for T-7 » Dom Set 28, 2008 6:53 pm

Como já disse outras vezes, sou favorável ao Can SR 84 nos Pel Inf. Em minha humilde opinião o GCmdo do Pel ficaria assim:

1) Ten Cmt Pel: Fz e Pst
2) Sgt Adj: Fz e Pst
3) Sd Rd Op: Fz
4) Cb At Can SR: Can SR 84, 2 Cargas 84 e Fz
5) Sd Mun: 6 Cargas 84 e Fz
6) Cb At Mtr: Dona MAG e Pst
7) Sd Mun: Fz e Mun MAG

Como reforço, para um GCmdo de 9 elementos, poderiam colocar:
- Mais uma dupla Cb At/Sd Mun com outra MAG; ou
- Mais um Sd Mun de Can SR e um Sd Mun de MAG.

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6948 vezes
Agradeceram: 7209 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Túlio » Dom Set 28, 2008 7:17 pm

Aguardando ansioso o novo port, Guerra, adoro este assunto. Ando meio que enjoado de armas portáteis...

Quanto ao post do Beraldi, esclareço que vejo as kôzaz com olhos de Sd da Infantaria, são uns dois ou três quilos a mais para carregar no lombo no caso de ser a versão M3, que imagino ser a em uso no EB, e depois de alguns quilômetros dois a três quilos são uma diferença DAQUELAS...

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Responder