Que venham as opiniões abalizadas......
![Fogo! [004]](./images/smilies/004.gif)
*E quem quiser perder um tempinho....verá praticamente todo o arsenal iraniano, incluído alguns de seus caças com imagens do Google.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Talvez o companheiro centropomus esteja confundindo morteiro com RPG. Digo isto por nunca ter visto pessoas carregando morteiros nas reportagens, mas é comum combatentes serem filmados levando RPG.SGT GUERRA escreveu:O link leva a um RPG, que é um lança-rojão.
centropomus, a função do RPG é igual a qualquer outro lança-rojão já fabricado. Aumentar o poder de fogo da infantaria.centropomus escreveu:Erro meu........é RPG mesmo.
Coronel, a comparação do can com o RPG vem da pergunta incial do topico. Alguns paises utilizam os RPGs para missões onde seria empregado um can.jauro escreveu:Não vejo concorrência entre LRoj (RPG) e Can SR, independentemente de suas marcas, pelo menos no EB.
Basta que se veja onde e como são empregadas:
Os Can SR são empregados nos pelotões de apoio e pelotões AC para apoiar as frações de 1º Escalão no combate AC seja em que tipo de Op for (Def, Ofs). Já os L Roj são armas empregadas nas Sec Cmdo das SU de Btl, Rgt e Gpo, etc para a defesa anti-carro de PCmdo instalações logísticas de variadas naturezas postos rádios etc.
Por isso não concorrem e sim se complementam.
Na Cia Inf os atiradores de RPG ou L ROG são os Mec, Mot, Corneteiros e Elm de Sup e Comunicações. Arma (LRoj ou RPG) essencialmente AC, defensiva e de proteção final.
EXCELENTE o post do Guerra véio. Pessoalmente, tenho uma especial predileção pelo RPG7, considero-o, mesmo sabendo que é bem antigo, o mais moderno e eficaz lança-rojões em operação. É uma ARMA, portanto recarregável, podendo sê-lo com uma variedade de munições que incluem ogivas tandem, imprescindíveis contra CCs com blindagem reativa; termobáricas, mortais contra forças protegidas em/por locais fechados/veículos leves; HEFRAG contra frações de Infantaria em campo aberto. Que outro lança-rojões tem isso? Os concorrentes geralmente são MUNIÇÕES, não armas, como o LAW, o AT-4 e seu xerox brazuca, o ALAC, os RPGs Russos mais modernos e similares. Aliás, concorrentes verdadeiros para o RPG7 são os CANHÕES SEM RECUO, como o citado Carl Gustav e estes perdem por serem maiores e mais pesados, além de muito mais caros, arma e munição.
Na minha opinião, temos espaço para as três armas (ALAC, RPG, e can 84) na nossa infantaria. Depois eu explico com mais tempo.Quanto a Lança-Rojões/Canhões sem Recuo, meu voto é para o Carl Gustav. Ele tem a mesma variedade de munições do RPG, mas é bem mais preciso do que este. Não adianta você ter uma puta munição, como a 7VR que é uma fura-tudo, mas que não acerta um blindado em movimento a mais de 150m, além de ser mandada longe por qualquer vento lateral.