o substituto do FAL - o HK-417

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ThomasDWeiss
Júnior
Júnior

o substituto do FAL - o HK-417

#1 Mensagem por ThomasDWeiss » Sex Mar 28, 2008 5:13 pm

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: o substituto do FAL - o HK-417

#2 Mensagem por EDSON » Sex Mar 28, 2008 7:10 pm

Beleza de arma.

Mas acho que o Brasil nem cogita isso.

sed3hx
Intermediário
Intermediário

#3 Mensagem por sed3hx » Sex Mar 28, 2008 7:54 pm

percebe-se que ela possui trilho né, logo aceita vários equipamentos, já o G36 alguem sabe dizer se tem como colocar o trilho? Se aceita lança granadas , silenciador e tudo mais? e mais uma pergunta qual a diferença técnica entre o G36 e o HK417, tipo valor, rusticidade, confiabilidade.
Abraços

betoordie
Júnior
Júnior

#4 Mensagem por betoordie » Sex Mar 28, 2008 9:45 pm

Esse é o fuzil que uma unidade especial americana, está adotando para substituir o M4, mas é o HK-416 - 5,56

esse fuzil junto com o xm-8 e a Scar deram um banho no M4 com relação a travamentos em condições adversas: água, areia, lama, etc!

sed3hx
Intermediário
Intermediário

#5 Mensagem por sed3hx » Sex Mar 28, 2008 10:26 pm

hurra para o bom e velho 7,62x51mm NATO
aleluia um fuzil moderno neste calibre hein

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6 Mensagem por Bolovo » Sáb Mar 29, 2008 12:28 am

Pra começo de conversa, que acho que devemos (e vamos) mudar tudo de 7,62 para 5,56mm, mais mobilidade e poder de fogo (mais munição é igual a mais tiros). Os combates atuais provam isso. Falam que na Amazônia a munição 7,62mm é muito melhor que o 5,56mm, mas não é bem assim, lá os combates são quase corpo a corpo, com até calibre 12 na jogada, como o Rodrigo disse há alguns dias.
sed3hx escreveu:percebe-se que ela possui trilho né, logo aceita vários equipamentos, já o G36 alguem sabe dizer se tem como colocar o trilho? Se aceita lança granadas , silenciador e tudo mais? e mais uma pergunta qual a diferença técnica entre o G36 e o HK417, tipo valor, rusticidade, confiabilidade.
Abraços
Sim, o G-36 aceita tudo isso.

A diferença da G-36 pra HK-416 é que o primeiro é de polimero e o segundo é de duraluminio. :mrgreen:

Falando sério, tem muito diferença não. A grande jogada do HK416 é que ele é um M-4 "arrumado", daí todo mundo que usa M-16 ou M-4 vai partir pra HK416 mais fácil.
sed3hx escreveu:hurra para o bom e velho 7,62x51mm NATO
aleluia um fuzil moderno neste calibre hein
Tem a FN SCAR-H também.

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 335 vezes
Agradeceram: 601 vezes

#7 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mar 29, 2008 8:13 am

O HK-417 é uma arma fantastica, mais modular impossivel, possui o mesmo sistema de funcionamento do G-36 que ja foi mais que provado em combate, aceita todo tipo de equipamento.

Mas no EB creio que ele só vá aparecer na mão dos FE, Comandos e talves dos PRECs.

Na selva creio que a opção moderna que melhor se encaixa é o SCAR, pela facilidade na troca de calibres, de 5.56 para 6.8 e para 7.62 dependendo da missão, mas sustentar dois tipos de fuzis ainda mais em situação de combate não é facil.

Um abraço e t+ :D

sed3hx
Intermediário
Intermediário

#8 Mensagem por sed3hx » Sáb Mar 29, 2008 10:49 am

Acho que todos concordam que todo soldado deveria possuir um excelente fuzil, mas na atual realidade do Brasil, não sei se o Ministério da Defesa e os responsáveis pela compra de armamentos estão dispostos a ter esse gasto. Parece-me que o HK 417, está em torno de U$ 2.400,00, não sei quanto custa o G36 nem o FN SCAR, mas equipar um exército como o do Brasil que não está em guerra, que paga mal seus soldados, tenho minhas dúvidas. Acredito como o colega falou, armamentos de "1ª", só quem vai ter são os FE, Comandos, essa turma.
armar um exército com um grande contigente, que quase nunca está em conflito não seria viável, existem outras prioridades e sabe-se que o $$ das Forças Armadas é bem restrito. Já que existe a possibilidade de um conflito estar próximo, penso que um fuzil mais barato, confiável como AK por exemplo seria o ideal para equipar os reservistas.´
No contexto atual penso que mais vale um treinamento eficaz com um fuzil +-, do que um fuzil de última geração com um treinamento ineficiente.
Quanto ao calibre 6.8, este seja o futuro calibre adotado pelas forçar militares e policiais, mas o Brasil tem como produzir, tem como modificar os fuzis para este calibre? vídeo do 6.8 Remington SPC

vídeo do HK416, muito bom

Não quero polemizar, mas infelizmente a realidade do Brasil me deixa triste quanto a alguns assuntos. Me corrijam se pequei em alguma parte.
Abraços

Kratos
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por Kratos » Seg Mar 31, 2008 11:25 am

betoordie escreveu:Esse é o fuzil que uma unidade especial americana, está adotando para substituir o M4, mas é o HK-416 - 5,56

esse fuzil junto com o xm-8 e a Scar deram um banho no M4 com relação a travamentos em condições adversas: água, areia, lama, etc!
Já ouvi de um instrutor do JFK Special Warfare Center que praticamente todo soldado que manuseou o M8 achou o fuzil uma verdadeira merda. Menos versátil que um AK no que tange a acessórios opcionais.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Pablo Maica
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Pablo Maica » Seg Mar 31, 2008 11:41 am

O XM-8 a primeira vista é um retrocesso no quesito modularidade, não possui nenhum trilho e pontos para acoplar os mesmo, aquela alça curvada em cima é bizarra parece até arma de brinquedo.

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por A.K. for T-7 » Ter Abr 01, 2008 7:36 pm

sed3hx escreveu:Acho que todos concordam que todo soldado deveria possuir um excelente fuzil, mas na atual realidade do Brasil, não sei se o Ministério da Defesa e os responsáveis pela compra de armamentos estão dispostos a ter esse gasto. Parece-me que o HK 417, está em torno de U$ 2.400,00, não sei quanto custa o G36 nem o FN SCAR, mas equipar um exército como o do Brasil que não está em guerra, que paga mal seus soldados, tenho minhas dúvidas. Acredito como o colega falou, armamentos de "1ª", só quem vai ter são os FE, Comandos, essa turma.
armar um exército com um grande contigente, que quase nunca está em conflito não seria viável, existem outras prioridades e sabe-se que o $$ das Forças Armadas é bem restrito. Já que existe a possibilidade de um conflito estar próximo, penso que um fuzil mais barato, confiável como AK por exemplo seria o ideal para equipar os reservistas.´
No contexto atual penso que mais vale um treinamento eficaz com um fuzil +-, do que um fuzil de última geração com um treinamento ineficiente.
Quanto ao calibre 6.8, este seja o futuro calibre adotado pelas forçar militares e policiais, mas o Brasil tem como produzir, tem como modificar os fuzis para este calibre? vídeo do 6.8 Remington SPC

vídeo do HK416, muito bom

Não quero polemizar, mas infelizmente a realidade do Brasil me deixa triste quanto a alguns assuntos. Me corrijam se pequei em alguma parte.
Abraços
O HK416 é vendido para policiais americanos a US$ 1.200,00 a unidade. Em compras numerosas sai mais barato.
O FN SCAR-L, que vai começar a vender no segundo semestre nos EUA, estará nesta faixa de preço(US$ 1.200,00).
O G-36K saiu a US$ 1.500,00 para o DPF, já com o módulo de luneta e de mira ponto vermelho da Zeiss (caríssimo). Com miras abertas sai a menos de US$ 1.000,00
O MD-97 é vendido pela IMBEL a US$ 2.000,00... :roll: E viva o monopólio, digo, a indústria nacional...

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Pablo Maica
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 01, 2008 7:59 pm

O problema beraldi é que isso ja seria um absurdo se o MD-97 estivesse no patamar dos fuzis citados (Hk-416, SCAR, G-36) mas é muito inferior, tanto no que diz respeito a confiabilidade e na modularidade, isso sem falar no material.

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#13 Mensagem por rodrigo » Qua Abr 02, 2008 11:38 pm

O contexto atual é o uso de um fuzil com 40 anos de uso, normalmente remendado com fita isolante(quase invisível) e um treinamento bem ineficiente. Os militares não tem culpa, já que os governantes tem outras prioridades.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
thicogo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 17 vezes