[Dúvida] Leis de Newton [Aviação]

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Petrovski
Intermediário
Intermediário

#16 Mensagem por Petrovski » Qua Dez 19, 2007 6:50 pm

Hmm, desculpe a ignorância e obrigado pelo esclarecimento.
E se não for muito incômodo, por favor responda minha última pergunta.
No caso da mesa "perfeita", as forças se anulam, logo não há nenhuma força atuando sobre a bola. Então ela manteria sua integridade para sempre (imaginando que nenhuma outra força agiria sobre ela)? Eu sempre imaginei que a bola estivesse sendo esmagada constantemente por cima e por baixo.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#17 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 7:43 pm

Petrovski escreveu:Hmm, desculpe a ignorância e obrigado pelo esclarecimento.
E se não for muito incômodo, por favor responda minha última pergunta.
No caso da mesa "perfeita", as forças se anulam, logo não há nenhuma força atuando sobre a bola. Então ela manteria sua integridade para sempre (imaginando que nenhuma outra força agiria sobre ela)? Eu sempre imaginei que a bola estivesse sendo esmagada constantemente por cima e por baixo.

Suponhamos então uma mesa perfeita, onde não exista atrito entre a bola e a superfície da mesa e não exista força de resistência do ar, se você colocar a bola em uma determinada posição ou der um impulso inicial, ela permanecerá em repouso ou em MRU eternamente.
Não fica esmagada, ela exerce uma força sobre a mesa e a mesma retribui com outra de mesma intensidade e sentido oposto, isso é a essência da 3ª Lei Fundamental da Mecânica.

[ ]s

Responder