[Dúvida] Leis de Newton [Aviação]

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

[Dúvida] Leis de Newton [Aviação]

#1 Mensagem por R.A.Barros » Seg Dez 17, 2007 1:10 am

Bom galera eu aqui mais uma vez..

Então eu lendo sobre aviões no wikipedia acho esse trecho

"Também atuam na sustentação, em muito menor escala, as leis da inércia, formuladas por Isaac Newton: uma força atuando em uma dada direção e em um dado corpo tende a ser balanceado por outra força com mesma intensidade, e de direção oposta. Como as asas dos aviões tendem a fazer curva para baixo, é criado um fluxo de ar nesse sentido e, como consequência, o avião recebe um empuxo de mesma força no sentido oposto: para cima."[..]

Então, minha dúvida é, a lei de uma força balancear a outra não é a 3° lei de Newton a da Ação e Reação ?

VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

Re: [Dúvida] Leis de Newton [Aviação]

#2 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Dez 17, 2007 1:42 am

RENN_Akino escreveu:Bom galera eu aqui mais uma vez..

Então eu lendo sobre aviões no wikipedia acho esse trecho

"Também atuam na sustentação, em muito menor escala, as leis da inércia, formuladas por Isaac Newton: uma força atuando em uma dada direção e em um dado corpo tende a ser balanceado por outra força com mesma intensidade, e de direção oposta. Como as asas dos aviões tendem a fazer curva para baixo, é criado um fluxo de ar nesse sentido e, como consequência, o avião recebe um empuxo de mesma força no sentido oposto: para cima."[..]

Então, minha dúvida é, a lei de uma força balancear a outra não é a 3° lei de Newton a da Ação e Reação ?

Sim, a 3ª Lei de Newton é a da ação e reação. Essas forças são as chamadas forças de contato. E a explicação sobre a força que age sobre a asa do avião está errada: empuxo é a força exercida por um meio líquido sobre um corpo que nele se encontra. Exemplo simples: pegue uma bacia de água e coloque um cubo de gelo. Depois faça uma pressão (leve) sobre o mesmo e tente afundá-lo, você sentirá que para que o cubo "afunde" cada vez mais na água, a força aplicada terá que ser maior. Essa força contrária a sua é o empuxo.
E mais: lei da inércia é a 1ª lei de Newton, que não tem nada à ver com ação e reação, ela diz que se um corpo estiver em MRU ou em repouso e não estiver sob ação de nenhuma outra força, o corpo manterá seu movimento ou repouso.

[ ]s

R.A.Barros
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por R.A.Barros » Seg Dez 17, 2007 1:49 am

O link http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o
Immortal Horgh escreveu:E mais: lei da inércia é a 1ª lei de Newton, que não tem nada à ver com ação e reação, ela diz que se um corpo estiver em MRU ou em repouso e não estiver sob ação de nenhuma outra força, o corpo manterá seu movimento ou repouso.
[ ]s

É isso mesmo que eu estudei na escola, valeu!!!

NÃO RECUAMOS JAMAIS;
PARA-SAR
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Dez 17, 2007 1:49 am

Ah, me passa o link lá do wikipedia que vou corrigir, porque o texto misturou tudo, meu mestre Issac Newton (sou aluno de bacharelado em física na USP) deve estar se contorcendo no caixão.

[ ]s

R.A.Barros
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por R.A.Barros » Seg Dez 17, 2007 1:50 am

NÃO RECUAMOS JAMAIS;
PARA-SAR
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Dez 17, 2007 1:58 am

RENN_Akino escreveu:O link http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o
Immortal Horgh escreveu:E mais: lei da inércia é a 1ª lei de Newton, que não tem nada à ver com ação e reação, ela diz que se um corpo estiver em MRU ou em repouso e não estiver sob ação de nenhuma outra força, o corpo manterá seu movimento ou repouso.
[ ]s

Pronto, Wikipedia corrigido.

[ ]s

R.A.Barros
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por R.A.Barros » Seg Dez 17, 2007 2:03 am

Immortal Horgh escreveu:
RENN_Akino escreveu:O link http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o
[ ]s

Pronto, Wikipedia corrigido.

[ ]s

Isso aí, wikipedia errado é crime ahsdusdhuasd

NÃO RECUAMOS JAMAIS;
PARA-SAR
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Dez 17, 2007 2:09 am

Acontece. Se você conhece algum assunto e vê que escreveram errado no wikipedia, conserte, essa é uma das melhores contribuições que podes dar para a humanidade.

[ ]s

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Sniper » Seg Dez 17, 2007 9:41 am

Akino, se quer um conselho, pesquise em outras fontes porque a Wikipédia é uma tremenda porcaria.

Outro conselho, entre em contato com o César aqui do DB. Se o assunto é física ele é o cara que pode lhe ajudar.

Imagem
R.A.Barros
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por R.A.Barros » Seg Dez 17, 2007 1:45 pm

Sniper escreveu:Akino, se quer um conselho, pesquise em outras fontes porque a Wikipédia é uma tremenda porcaria.

Outro conselho, entre em contato com o César aqui do DB. Se o assunto é física ele é o cara que pode lhe ajudar.

valeu as dicas sniper.

NÃO RECUAMOS JAMAIS;
PARA-SAR
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Dez 17, 2007 8:11 pm

Sniper escreveu:Akino, se quer um conselho, pesquise em outras fontes porque a Wikipédia é uma tremenda porcaria.

Só para constar: estou no 4º ano do curso de bacharelado em Física na USP, se não soubesse explicar coisas como essas, já teria trancado.

[ ]s

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Sniper » Ter Dez 18, 2007 11:37 am

Immortal Horgh escreveu:

Só para constar: estou no 4º ano do curso de bacharelado em Física na USP, se não soubesse explicar coisas como essas, já teria trancado.

[ ]s

:?:

Parabéns meu caro!

Imagem
rodman
Sênior
Sênior
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

#13 Mensagem por rodman » Ter Dez 18, 2007 9:16 pm

O equivoco do cara foi dizer "as leis de inércia formuladas por Isaac Newton", ao invés de leis de movimento.

Um tempo atrás li um artigo apresentado por um físico, que criticava o uso da lei de Bernoulli para explicar "como os aviões voam", que a grosso modo usa diferenças de pressão entre as superfícies inferior e superior da asa para explicar a sustentação.

Numa pesquisa rápida achei este artigo, sinceramente não li todo, mas creio que seja o mesmo, e do mesmo autor, resumindo "ação e reação", link abaixo:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S01 ... ci_arttext

Petrovski
Intermediário
Intermediário

#14 Mensagem por Petrovski » Qua Dez 19, 2007 5:28 am

Immortal Horgh escreveu: lei da inércia é a 1ª lei de Newton, que não tem nada à ver com ação e reação, ela diz que se um corpo estiver em MRU ou em repouso e não estiver sob ação de nenhuma outra força, o corpo manterá seu movimento ou repouso.

Gostaria de acrescentar que, se outra força agir sobre o corpo, haverá resistência. Isso sim seria a 3ª lei, correto Immortal?

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 3:27 pm

Petrovski escreveu:
Immortal Horgh escreveu: lei da inércia é a 1ª lei de Newton, que não tem nada à ver com ação e reação, ela diz que se um corpo estiver em MRU ou em repouso e não estiver sob ação de nenhuma outra força, o corpo manterá seu movimento ou repouso.

Gostaria de acrescentar que, se outra força agir sobre o corpo, haverá resistência. Isso sim seria a 3ª lei, correto Immortal?

O que diz a 3ª Lei Fundamental: que para toda ação (força empregada) haverá reação de mesma intensidade e sentido contrário para corpos em contato.
Suponhamos que você coloque uma bola de bilhar sobre uma mesa. Suponhamos também que essa mesa seja "perfeita", ou seja, não exista atrito, se você não empregar uma força, a bola ficará em repouso. Na situação de repouso, já existe a resultante nula de forças: a força peso dela é anulada pela força normal da mesa, isso é a terceira lei. Se você aplicar uma força na bola, ela entrará em movimento e então teremos a 2ª Lei (resultante das forças = massa x aceleração).
Agora respondendo sua pergunta: suponhamos a mesma bola de bilhar sob uma mesa, mas agora uma mesa "normal", ou seja , a superfície dela é irregular, mesmo extremamente polida, ela ainda é irregular, logo irá gerar atrito. A força peso da bola será compensada pela força normal da mesa, se você aplicar uma força na bola, ela só entrará em movimento, se a força contrária que agora é a força de atrito estático, for suplantada, e novamente teremos a 2ª Lei.

[ ]s

Responder