#187
Mensagem
por Tigershark » Seg Dez 10, 2007 4:03 pm
10/12/2007 - 15h28 - Atualizado em 10/12/2007 - 15h35
Gol avalia possibilidade de fechar aliança mundial
Da France Presse
PARIS, 10 dez 2007 (AFP) - A companhia aérea Gol, a segunda do Brasil, que está negociando um código compartilhado (code share) com a Air France-KLM, estuda também a possibilidade de se somar a uma grande aliança aérea, indicou seu diretor, Constantino de Oliveira, nesta segunda-feira, em Paris.
"Estamos conversando sobre um código compartilhado com a Air France-KLM", afirmou.
Para isso, a Gol terá de obter um certificado da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o que pode sair em julho de 2008. Atualmente, a Air France-KLM e a Gol têm um acordo, porém limitado, pelo qual podem realizar correspondências.
Com um código compartilhado, uma companhia aérea pode vender em seu nome vôos de outras empresas. O passageiro poderá comprar uma passagem na Gol e, na hora do embarque, descobrir que viajará num vôo operado pela Air France.
Constantino de Oliveira considerou que é "muito cedo" para fazer uma aliança, embora tanto a Skyteam, que inclui a Air France, e a One World, fundada pela British Airways, "estejam de portas abertas" para receber a Gol.
Paralelamente, Richard F. Lark, diretor financeiro do grupo, explicou que a companhia brasileira pretende realizar uma encomenda no próximo ano para renovar sua frota entre 2014 e 2017.
No entanto, ainda não se sabe se os modelos escolhidos serão o Boeing 787 ou o Airbus 350, nem o número de aeronaves, embora não menos de 14 podendo chegar a 20, segundo Lark.
A Gol, que nasceu como uma companhia de baixo custo, comprou em março a companhia aérea brasileira Varig que estava à beira da falência. Atualmente, tem cinco Boeing 767-300 com capacidade para 218 passageiros e vai receber cinco no fim do ano e quatro em 2008.