Sukhoi-30 x F22 RAPTOR QUAL O MELHOR?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#46 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 20, 2007 12:41 am

Koslova escreveu:
orestespf escreveu:
Não falei nada sobre F22 X SU-35-1. Apenas disse "hummm". rsrsrs

Minha opinião sobre o F-22: não gosto mesmo, não acredito nesse "imbróglio".

Abração,

Orestes

Porque meu caro Orestes, o F-22 é um imbróglio em vossa opinião?

X2 gostaria de saber tambem por favor...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Pedro H Serafim
Intermediário
Intermediário

#47 Mensagem por Pedro H Serafim » Ter Nov 20, 2007 1:06 am

Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
Nao cometa tal gafe, nao compare:
F 22 com Su-30
200 milhoes de dolares com 50 milhoes
Stealth com nao stealth
EUA com Russia
Corinthians com o resto :shock:

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#48 Mensagem por orestespf » Ter Nov 20, 2007 7:33 am

Koslova escreveu:
orestespf escreveu:
Não falei nada sobre F22 X SU-35-1. Apenas disse "hummm". rsrsrs

Minha opinião sobre o F-22: não gosto mesmo, não acredito nesse "imbróglio".

Abração,

Orestes

Porque meu caro Orestes, o F-22 é um imbróglio em vossa opinião?

Olá Koslova,

não sabia que isso iria gerar polêmica. rsrs Não é a primeira e nem a segunda vez que digo isso aqui no DB. Vou escrever um post (hoje ainda) dando a minha opinião, mas já adianto que sou muito parcial no que diz respeito a este vetor. Mas para afirmar algo do tipo seria razoável apresentar alguma coisa mais concreta, farei isso, prometo.

Em linhas gerais, o problema está na tal tecnologia stealth, que não funciona como se anuncia. Não existe caça stealth, o que existe é baixa assinatura radar. E mais uma vez, em linhas gerais, se pode-se chegar a um RCS baixo essencialmente de duas formas: desenho do caça e o uso de materiais convenientes (ambos os casos são assuntos da minha área de estudos e pesquisas, logo conheço o assunto de maneira razoável).

As minhas críticas se devem ao desenho. Não tem um desenho de caça stealth americano que tenha me convencido realmente (falo da relação custo/eficiência).

Outro ponto que deve ser abordado (pelo menos por mim): os americanos se negam ao máximo em colocar seus stealth diante de outros aviões de outros países (será por quê?).

E por fim, um F-22 é detectado por sensores de outros caças, e os americanos já sabem disso. Continuam levando alguma vantagem, mas apenas em combates 1x1 2x2 (no máximo).

Minhas 3ª e 5ª são complicadas, mas volto nisso hoje ainda.

Abraços,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#49 Mensagem por orestespf » Ter Nov 20, 2007 7:35 am

Pedro H Serafim escreveu:Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
F 22 com Su-30
Stealth com nao stealth
EUA com Russia

Não tenha dúvida disso. Na verdade um F-22 continua sendo o melhor vetor atualmente, só não é tudo o que se fala, ou seja, ele também pode ser abatido.

Marcelo Reis Batista
Intermediário
Intermediário
Contato:

#50 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Ter Nov 20, 2007 10:08 am

orestespf escreveu:
Pedro H Serafim escreveu:Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
F 22 com Su-30
Stealth com nao stealth
EUA com Russia

Não tenha dúvida disso. Na verdade um F-22 continua sendo o melhor vetor atualmente, só não é tudo o que se fala, ou seja, ele também pode ser abatido.

Diria que é capaz um Par Mirage -5 pegar uma esquadrilha de F-22 desprevinidos no combate de curta distancia?

orestespf
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por orestespf » Ter Nov 20, 2007 10:32 am

Marcelo Reis Batista escreveu:
orestespf escreveu:
F 22 com Su-30
Stealth com nao stealth
EUA com Russia

Diria que é capaz um Par Mirage -5 pegar uma esquadrilha de F-22 desprevinidos no combate de curta distancia?

Olá Marcelo,

se um Mirage 2000 -5 conseguir se aproximar de um F-22 para realizar um combate a curta distância, tudo bem, será uma loteria, tudo pode acontecer, inclusive com o F-22 sendo abatido. Porém dificilmente um Mirage conseguirá se aproximar de um F-22, a única possibilidade é através de rastreamento por um vetor de alerta antecipado (vetoramento) e com o Mirage com radar desligado. Mesmo assim o F-22 teria outros recursos para localizar o Mirage, mas no jogo de gato e rato o combate pode se tornar a curta distância.

Muito difícil um Mirage abater um F-22, mas...

Sds,

Orestes

Jacobs
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por Jacobs » Ter Nov 20, 2007 10:50 am

Uma coisa que eu acho que falta pro F-22 é um IRIST. Será que existem planos para colocar um no F-22?

Imagem
Jolly Roger
Intermediário
Intermediário

#53 Mensagem por Jolly Roger » Ter Nov 20, 2007 11:53 am

refinando a minha pergunta

então até que ponto a tecnologia stealth do F-22 lhe da vantagem nos confrontos ar ar ??

Imagem
Imagem
orestespf
Sênior
Sênior

#54 Mensagem por orestespf » Ter Nov 20, 2007 12:42 pm

Vou tentar criar um tópico ainda hoje sobre furtividade, F-22 e cia. Se houver algum específico, me avisem para não criar um novo desnecessariamente.

Antes de entrar especificamente no assunto F-22 e "minhas reclamações", colocarei vários posts "básicos" para dar subsídios às nossas discussões. Depois de compreendida a parte técnica, poderemos debater a vontade. Sem isso, torna-se impossível discutir um assunto tão complexo.

Sds,

Orestes

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#55 Mensagem por Penguin » Ter Nov 20, 2007 12:56 pm

Jacobs escreveu:Uma coisa que eu acho que falta pro F-22 é um IRIST. Será que existem planos para colocar um no F-22?

O IRST pode ser muito util, porem possui limitações:
- Nao determina alcance
- Não enxerga através de nuvens (refletem muito calor)
- É afetado por condições climaticas

Nos caças russos, o IRST trabalha em conjunto com o radar e com o telemetro laser. Estes determinam a distancia ao alvo traqueado pelo IRST. Isto quer dizer que o alvo pode saber que esta sendo sondado ou traquedo. No caso dos cacas russo quando o alvo traquedo pelo IRST se perde em nuvens, entra automaticamente o radar.

Li uma vez algo interessante sobre o IRST dos Mig e Sukhoi. Qd os radares estão buscando alvos a baixa altitude (lock-down), os IRST funcionam como um alerta antecipado contra ameaças no quadrante dianteiro, vindos do mesmo nivel ou mais alto. Problema contornado por radares AESA e PESA.

A tendencia atual eh o uso de sensores IR que incorporam LLTV, FLIR, laser ranger, além obviamente do IRST e tudo integrado ao radar.

Creio que a USAF anda muito confiante com o modo LPI do radar do F-22 e nos seu EW/ECM ...mas isso pode mudar, até pq havia originalmente um projeto e espaço reservado para implantar IRST no F-22.

[]´s

midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#56 Mensagem por midnight » Qua Nov 21, 2007 12:31 am

orestespf escreveu:
F 22 com Su-30
Stealth com nao stealth
EUA com Russia

Concordo com o amigo Orestes, pois falam tanto em Stealth como se fosse algo que não tivesse como em abater um avião Stealth.
Não esqueçamos do F-117 que foi abatido.
"Sua fama de inatingível foi manchada durante as operações em Kosovo: um F-117A foi abatido por um MiG-21 e mísseis SAM, após a USAF quebrar uma das regras básicas do ataque aéreo: nunca voe na mesma rota. Todos os ataques feitos naquela região passavam pela mesma rota. O F-117A tinha sido avistado e os caças Fishbed voaram ao seu encontro. Um Nighthawk fora destruído."
Fuente: http://www.armasdeguerra.com.br/f117.htm
Fuente: http://www.jetsite.com.br/2004/mostra_a ... p?codi=254

Bom, vão falar é mas o F-117 saiu de operação, e estamos falando de F-22. Certo concordo, mas lembremos que ambos utilizam a tecnologia stealth, e que foi abatido caça mig-21 e mísseis SAM-3 Strella, bom é no mínimo de questionar a tecnologia.
Vão dizer é mas sabiam a rota usada. Isso mesmo sabiam a rota usada, mas isso serviu nada mais para que o controladores ficassem em alertas em pequenos pontos de assinatura no radar que utilizasse aquela rota, e deu certo. Então acho que é questionável que a tecnologia stealth seja imbatível.

midnight
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por midnight » Qua Nov 21, 2007 12:34 am

Jacobs escreveu:Uma coisa que eu acho que falta pro F-22 é um IRIST. Será que existem planos para colocar um no F-22?

você que dizer IRST ou IRIS-T?

midnight
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por midnight » Qua Nov 21, 2007 12:43 am

ATF e JSF
A USAF ainda não foi convencida da utilidade dos IRST, embora já tenha testado o AAS-42 em um F-15 no final da década de 80. A GE Aeroespace e Martin Marietta, que agora são parte da Lockheed Martin (LMEM), desenvolveram um IRST para o programa ATF, que se tornou o F-22A Raptor.

O IRST foi cancelado na fase de demonstração/avaliação (dem/val). A USAF acredita que o radar AN/APG-77 com capacidade LPI será capaz de preencher todos os seus requerimentos. O espaço, peso, potência e sistema de resfriamento para o IRST ainda está na aeronave.

Mesmo assim, a LMEM obteve um contrato para desenvolver tecnologia para um IRST (AIRST) com potencial de aplicação no F-22.

Fuente: Sistemas de Armas

orestespf
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por orestespf » Qua Nov 21, 2007 9:26 am

Gostaria de debater a questão do RCS de forma ligeiramente técnica, apresentar pelo menos os fundamentos. O problema é que este assunto está totalmente relacionado com a furtividade em geral. Assim, teria que ser um texto mais longo.

Abrimos um tópico, posto aqui de forma limitada (teria vários desenhos interessantes), ou alguém pega um PDF comigo e posta aqui o link para download?

A partir de um conhecimento mínimo é possível debatermos sobre o F-22 e as possíveis limitações. Mas deixo claro que minha intenção não é mostrar que o F-22 é um caça ruim, apenas desmistificar algumas "lendas urbanas".

E aí?

Sds,

Orestes

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#60 Mensagem por Alitson » Qua Nov 21, 2007 9:36 am

midnight escreveu:
orestespf escreveu:
F 22 com Su-30
Stealth com nao stealth
EUA com Russia

Concordo com o amigo Orestes, pois falam tanto em Stealth como se fosse algo que não tivesse como em abater um avião Stealth.
Não esqueçamos do F-117 que foi abatido.
"Sua fama de inatingível foi manchada durante as operações em Kosovo: um F-117A foi abatido por um MiG-21 e mísseis SAM, após a USAF quebrar uma das regras básicas do ataque aéreo: nunca voe na mesma rota. Todos os ataques feitos naquela região passavam pela mesma rota. O F-117A tinha sido avistado e os caças Fishbed voaram ao seu encontro. Um Nighthawk fora destruído."
Fuente: http://www.armasdeguerra.com.br/f117.htm
Fuente: http://www.jetsite.com.br/2004/mostra_a ... p?codi=254

Bom, vão falar é mas o F-117 saiu de operação, e estamos falando de F-22. Certo concordo, mas lembremos que ambos utilizam a tecnologia stealth, e que foi abatido caça mig-21 e mísseis SAM-3 Strella, bom é no mínimo de questionar a tecnologia.
Vão dizer é mas sabiam a rota usada. Isso mesmo sabiam a rota usada, mas isso serviu nada mais para que o controladores ficassem em alertas em pequenos pontos de assinatura no radar que utilizasse aquela rota, e deu certo. Então acho que é questionável que a tecnologia stealth seja imbatível.

MiG-21 e SA-3???

Onde???

Não foi um SA-2 Guidline por Gold Shot???? :wink:

E não seria SA-3 Goblet em vez de SAM-3 Strella???? :wink:

E este não seria na verdade o SA-14/SA-N-8 Gremlin???? :wink:

Tem uma matéria mito boa a respeito acredito que na RFA... :wink:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB