Koslova escreveu:orestespf escreveu:
Não falei nada sobre F22 X SU-35-1. Apenas disse "hummm". rsrsrs
Minha opinião sobre o F-22: não gosto mesmo, não acredito nesse "imbróglio".
Abração,
Orestes
Porque meu caro Orestes, o F-22 é um imbróglio em vossa opinião?
Olá Koslova,
não sabia que isso iria gerar polêmica. rsrs Não é a primeira e nem a segunda vez que digo isso aqui no DB. Vou escrever um post (hoje ainda) dando a minha opinião, mas já adianto que sou muito parcial no que diz respeito a este vetor. Mas para afirmar algo do tipo seria razoável apresentar alguma coisa mais concreta, farei isso, prometo.
Em linhas gerais, o problema está na tal tecnologia stealth, que não funciona como se anuncia. Não existe caça stealth, o que existe é baixa assinatura radar. E mais uma vez, em linhas gerais, se pode-se chegar a um RCS baixo essencialmente de duas formas: desenho do caça e o uso de materiais convenientes (ambos os casos são assuntos da minha área de estudos e pesquisas, logo conheço o assunto de maneira razoável).
As minhas críticas se devem ao desenho. Não tem um desenho de caça stealth americano que tenha me convencido realmente (falo da relação custo/eficiência).
Outro ponto que deve ser abordado (pelo menos por mim): os americanos se negam ao máximo em colocar seus stealth diante de outros aviões de outros países (será por quê?).
E por fim, um F-22 é detectado por sensores de outros caças, e os americanos já sabem disso. Continuam levando alguma vantagem, mas apenas em combates 1x1 2x2 (no máximo).
Minhas 3ª e 5ª são complicadas, mas volto nisso hoje ainda.
Abraços,
Orestes