De vez em quando a gente vê umas comparações tão estranhas por aqui.
Querem comparar helicóptero com avião? Pera lá, né? Cada um tem suas vantagens e desvantagens.
Quanto ao A-29, as três missões principais dele são: treinamento, interceptação de aeronaves de baixo desempenho e COIN. Não creio que pensaram nele para missões de CAS, embora possa ser aproveitado para tal, guardadas as devidas limitações.
Um helo é mais eficiente para CAS do que um avião. Assim como em COIN acontece o inverso.
Táticas do A-29
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Editado pela última vez por Vinicius Pimenta em Dom Nov 04, 2007 11:47 am, em um total de 2 vezes.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Degan escreveu:Não vou esperar você entender o que é pra ser lido.....VOCÊ LANÇARIA UM HELICÓPTERO PARA CAÇAR UM AVIÃO?
a) No, no usaría helicópteros para cazar aviones
b) No trataba de decir eso, solo me apegue a tu definición, en forma precisa.
c) Mi argumento es claro, hoy para CAS es más eficiente un helicóptero que un turbohélice, para lo demás, depende...
a)Até que enfim bom senso.
b)Aí você está viajando na Maionese, PARA MIM, que foi que começou a te fazer a pergunta, SE TRATAVA SIM disso, o que se tratava pra você pouco me interessa.
c)Em algum momento eu discutí CAS?
Resumindo, só no Item (a) você falou algo que me interessa, e foi dando o braço a torcer, parabéns Degan, não doi né?
Fui!
AD ASTRA PER ASPERA
o ALX é um conceito mais novo e que nasceu depois da guerra fria, portanto não tem necessidade de levar 30 toneladas de armas pera parar 200 tanques, ja que um cenearios destes aquyi na AL é inimagivel atualmente...
El ALX no es un “nuevo concepto” de avión de ataque o CAS....es un derivado de un entrenador, con mejor capacidad de ataque.
Y hoy, en LA se está mucho mejor preparados que cuando se diseñaron en la OTAN o WARPAC los aviones de ataque tipo A-10 u Su-25.
e tambem cumpre missões anti guerrilha e de interceptação de aéronaves ilegai, e pode ser usado como caçador de tanques com máxima eficiência...
¿Por qué con máxima eficiencia?.
Tanto que, na Colômbia, a FAC vem operando os 5 Super Tucano já entregues impunemente contra as FARC, apesar de esta ter mísseis guiados lançados de ombro.
Mapi....se “cree” que las FARC “podrían” tener MANPADS:
Para ello, es probable que las Farc dispongan ya sea de misiles portátiles tierra-aire (MANPADS o man portable air defense) de origen Ruso SA-14 y SA-16, o de misiles Redeye o Stinger de origen Estadounidense.
http://www.fac.mil.co/index.php?idcategoria=1812
Eles estão se saindo tão bem contra as FARC que, na LAAD 2007, um executivo da área de Defesa da Embraer brincou dizendo que a empresa terá dificuldades em fazer a FAC aceitar o resto da encomenda de 25 unidades da aeronave, uma vez que as cinco já entregues estão fazendo todo o serviço.
Amigo....el A-29 puede que sea un excelente COIN, pero no derrotarán a las FARC solos.
Degan, eu já vi (ou melhor, não vi!) um A-1 AMX acertar em cheio um alvo lançando uma bomba burra (Mk82) de mais de 16.000 pés (mais de 5 mil metros) de altitude, usando CCIP/CCRP. Não vejo porque um A-29 Super Tucano não possa fazê-lo, uma vez que usa um sistema de nav/atq ainda mais moderno do que o usado nos A-1 da FAB...
Mapi, en polígonos de tiro, en condiciones óptimas, terreno conocido, día claro, vuelo recto y nivelado, etc., etc., claro que se puede....pero en condiciones tácticas es otra cosa, sino ¿para qué inventar las LGB o misiles?
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
- R.A.Barros
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes