Se fores ver as unidades de Operações Especiais e de anti-terrorismo por todo o mundo usam a MP-5 nas suas variadissimas versões. Ultimamente têm surgido umas pistolas-metralhadoras mais exóticas que estão a ter muito sucesso nessas mesmas unidades. Isso acontece por causa dos novos calibres que usam a maior facilidade de colocar "brinquedos" e por serem digamos uma evolução para enfrentar as novas ameaças.
Um bom exemplo disso é a UMP:
No entanto eu tenho que retornar a dizer que a MP-5 ainda vai continuar a ser usada por unidades de elite por todo o mundo durante muitos anos.
Na Segurex '07 (Lisboa) tive oportunidade de falar com membros da Comp. Operações Especiais (do Bat. Operacional) da GNR (esta comp. é o equivalente ao BOPE em Portugal, em conjunto com o GOE da PSP).
A UMP é vista como uma alternativa mais barata da MP-5.
Usam também (no Iraque, por exemplo) a G-36, mas para outras funções.
A arma que ameaça muito a MP5 é a HK MP7 - isto devido ao 9mm da MP5 já ter dificuldades com certos coletes e o calibre 4,6mmx30 "furar tudo" (falaram em uns testes com portas blindadas...); a COE/GNR tem esta ultima arma. O GOE/PSP têm a FN P90.
Por acaso falei à uns tempos atrás com um bacano da minha tropa e ele disse que os Precs adoravam ter a P90. A Mini Uzi é uma excelente pistola-metralhadora mas já tem uns aninhos em cima...
Duas baixas (feridos de granada de morteiro)
5000 munições 5,56mm gastas em combate
10000 munições 7,62mm gastas em combate
50 munições 7,62 LAPUA (Sniper) disparadas em combate
500 granadas 40mm gastas em combate
Quando falei com eles na Segurex fiquei muito impressionado com alguns episódios no Iraque por eles relatados... aquilo era guerra pura e simples!
LM escreveu:Quando falei com eles na Segurex fiquei muito impressionado com alguns episódios no Iraque por eles relatados... aquilo era guerra pura e simples!
Fique à vontade para nos repassar as informações...