artenobre escreveu:no caso brasileiro para que servem os designadores laser nas armas?
O designador AN/PEQ-2 tem a mesma função tanto no Exército Brasileiro como no Exército Norte-Americano e qualquer outro pelo mundo.
Explicação do Beraldi,
A "saída mais grossa" é uma lanterna com freqüência IR, para você poder usar seu OVN em um ambiente fechado, como no interior de um prédio ou numa caverna, você precisa ter uma fonte de luz pois o OVN é nada mais que isso: um multiplicador de luz residual. Assim esta "lanterna" é usada para fazer funcionar o OVN em ambientes fechados, sem luz residual.
A "saída mais fina" é um laser pulsante IR, que serve para apontar/indicar alvos. Você alinha ele com o cano da arma e pré-ajusta para uma distância específica de modo que você possa usá-lo como uma "mira laser" facilitando o tiro rápido em condições CQB sem a necessidade de "contorcionismos de pescoço" para alinhar o OVN com a EO TEch o a Aimpoint. Pode ser usada taticamente para indicar um alvo para uma aeronave cuja tripulação esteja usando óculos OVN, sem que se tenha que recorrer ao disparo de munição traçante, que denuncia sua posição. Serve para um Cmt de Pel/GC indicar um alvo para uma equipe de tiro, ou um caminho para um assalto, ou o que quer que seja, como um "apontador" ou indicador de direção. NÃO serve para "iluminar" alvos para armas guiadas a laser .